domingo, 5 de dezembro de 2010

cenaaberta.com

cenaaberta.com


A crise das novelas no ar e longe das telas

Posted: 05 Dec 2010 04:34 AM PST

Os últimos dias não foram muito bons para os fãs de telenovelas. Quer dizer, os últimos tempos tem feito o telespectador optar por rever os grandes sucessos da TV no Viva, na certeza de que está vendo algo com a garantia de que não haverá decepção e, bem, a única novela que atualmente dá audiência satisfatória na TV brasileira é um remake.

Nesta semana até foi cogitado que o ocorrido em Passione é caso de Procon: fomos enganados, essa foi a sensação após assistir a revelação do segredo de Gerson em Passione.

Depois, não contente, Silvio de Abreu decidiu que a antes malvada, depois doce Clara, na verdade era uma fingida. Não cola.

Ele quer reutilizar a técnica que garantiu o sucesso de A Favorita com duas personagens que facilmente enganaram o público. Qual era a boa? E a malvadinha? Sim, Flora Pereira se fingia de boa, nós víamos.

Esse é o problema: ele decidiu que Clara teria outras faces depois de quase virar uma freira, mas essa transformação surgiu do nada. Tipo acordou e resolveu que ia voltar a aprontar.

Enquanto isso, nos bastidores da próxima "novela das oito", mais um desfalque: depois de Ana Paula Arósio foi a vez de Fabio Assunção ser afastado da telenovela.

Ou seja, nos faz pensar que se a situação na teledramaturgia não está bem com o que a Globo tem no ar, as chances de melhorar, diante de uma novela que já começa nos bastidores, são mínimas.

A Globo tem em mãos dois grandes pepinos, justamente em seu principal produto.

Telespectadores decepcionados, a gente vê por aqui.

Telenovelas em crise: o mau começo e o “mais do mesmo”

Posted: 04 Dec 2010 02:00 PM PST

* por Emanuelle Najjar

É, parece que as coisas estão meio complicadas no mundinho da ficção. Pelo menos foi essa a impressão que eu tive enquanto lia as notícias de "Insensato Coração" sobre o afastamento de dois de seus atores. Primeiro foi Ana Paula Arósio, e agora Fábio Assunção. Dizem que é melhor dar problemas no começo do que no decorrer da coisa, mas o mau início já não levanta a pequena hipótese de como será daqui por diante?

Problemas de bastidores lá ou cá, resolvidos ou não – já que Paola Oliveira e Gabriel Braga Nunes foram os escolhidos para substituir os ausentes  –  o fato é que as coisas não parecem ir bem. E convenhamos que nem o público lá parece muito animado com a coisa.

Bem, falo por mim. De vez em quando assisto uma ou duas cenas de novela, despretensiosamente, o que significa que mal estou olhando para a tela. Minha decepção começou com Passione e talvez se estenda para o que venha depois. Pode chamar de má vontade ou do que lhe parecer melhor mas perdi o ânimo.

Por mais que eu diga que é difícil reinventar a roda e inovar nesse campo, onde aparentemente dizem que todas as histórias já foram contadas, bate aquele cansaço, aquela sensação de "mais do mesmo" antecipada. E olha que nunca reclamei da sensação de reprise, afinal houve uma época onde fui consumidora inveterada de "Sessão da Tarde". Porém, como tudo tem um fim, a minha paciência também. Nâo que isso seja exatamente negativo, afinal é um ciclo. Talvez eu esteja em um momento onde preciso de algo novo que aumente minha tolerância e recomece toda a ladainha.

De qualquer modo, desejo sorte para a obra que sucederá Passione, afinal os problemas iniciais não são determinantes para o futuro da trama. Alguém lembra de  "O Clone", onde praticamente todo o elenco pensado no início recusaram os convites? E do sucesso que foi depois?

Não custa acreditar, não é? A oportunidade para o sucesso pode estar justamente aí.

 _________________________________________________


* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Crise nas telenovelas beira a falta de criatividade

Posted: 04 Dec 2010 12:00 PM PST


Entre os noveleiros de plantão a afirmação é taxativa: não se faz mais telenovelas como antigamente. E isso não é apenas saudosismo. Boa parte dos roteiristas entraram numa zona de conforto e não querem mais surpreender o público. O ano de 2010 foi um prova latente disso. Se pararmos para pensar, no máximo duas novelas, realmente, causaram a ponto de levantar os ânimos da crítica e da imprensa: Escrito nas Estrelas e TiTiTi. Se bem que por mais que Maria Adelaide Amaral esteja fazendo um mashup na trama das 7, TiTiTi é um remake que é sucesso tanto na primeira vez que foi exibido, quanto a versão atual.

Já Escrito nas Estrelas trouxe um texto mais envolvente, mas em nenhum momento ousou em trazer novas abordagens. Foi um conto de fadas moderno com temas espiritualistas. A novela em si teve grandes momentos e prendeu o telespectador que estava carente de uma boa trama das seis, mas Escrito se foi e Araguaia ainda está se esforçando para cair nas graças do público.

Já na faixa mais importante de novelas da Globo, Passione pode ser considerado, sem sombra de dúvidas, um dos piores trabalhos de Silvio de Abreu. O roteirista que já escreveu grandes sucessos como Belíssima e Guerra dos Sexos, apostou num dramalhão sem uma grande história que realmente prendesse o público. O que salva em Passione são as excelentes atuações. Ver o elenco em cena é mais interessante do que a própria novela em si.

Passione já está  chegando na reta final e a substituta Insensato Coração já tem as suas primeiras crises nos bastidores. Ana Paula Arósio e Fábio Assunção, protagonistas da história, foram afastados da novela pela direção da emissora. Paola Oliveira e Gabriel Braga Nunes vão substituí-los. Cenas vão ter que se regravadas faltando menos de um mês para a nova novela estrear.

Apesar da história ainda não ter sido revelada com detalhes, o que já circula na mídia é que Insensato apostará em histórias de núcleo familiar e na rivalidade entre dois irmãos. Alguma novidade? Não. A impressão que temos é que as mesmas histórias são contadas o tempo todo. E com isso, o telespectador mais atento pára de assistir, pois não é mais surpreendido. Talvez, as emissoras só se preocupem com a crise de criatividade dos roteiristas quando a audiência despencar de vez. É hora de revolução, antes que seja tarde demais.
________________________________________

*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Cena Sonora: Se eu pudesse voltar no tempo...

Posted: 04 Dec 2010 10:12 AM PST

Hoje enquanto programava os posts do Cena Aberta me deu vontade de fazer algo que há muito tempo não fazia: ouvir Cher.

Alguém não a conhece?

Para muitos uma atriz, para outros uma cantora... para muita gente, uma diva gay. Cher é uma quase, sei lá, travesti.

Roupas extravagantes, cabelo e maquiagem seguindo o mesmo estilo. Apesar do lado excêntrico, interpreta e canta muito bem.

Bom, não a toa já levou para casa um Oscar, três Globos de Ouro, um Emmy e um Grammy.

Posso até dizer que Cher é um dos marcos da minha infância... quem aí não gostava do filme Minha Mãe é uma Sereia e não gostava de Gypsies, Tramps and Trieves?

Pois é, e eu nem tinha noção de quem era Cher digamos... até cinco anos atrás, quando assisti o DVD Living Proof: The Farewell Tour, anunciado como a última turnê de sua carreira - a turnê mundial feminina mais bem sucedida da história - 2007 Guinnes World Records.

Bom, se até agora você não ligou o nome a pessoa, procura aí a música Believe... certeza que você já curtiu essa faixa em alguma balada!

Pesquisando sobre ela encontramos números surpreendentes: 250 milhões de cópias vendidas, já eleita a maior artista feminina de todos os tempos. Em 2007 o A&E a elegeu como uma das três maiores atrizes da história ao lado de... escuta essa: Audrey Hepburn e Katherine Hepburn!

Faz qualquer Madonna morrer de inveja, né? O sonho da loira é ser reconhecida como atriz... rs

Tá bom já, né? Não dá pra resumir Cher em um único post.

Anota aí: ela está preparando um novo disco de estúdio.

Agora vamos curtir um pouco?






"All I really wanna do is baby be friends with u, baby be friends with u..."

"Strong enough to live withou u..."

* Clique aqui e saiba mais sobre Cher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !