domingo, 14 de novembro de 2010

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Desperate Housewives: Ah, fala sério! (7X07)

Posted: 13 Nov 2010 04:00 PM PST

Quem os redatores de Desperate Housewives pensam que enganaram com a revelação de que Beth é filha de Felícia?
Acho que até minha avó se assistisse teria concluído isso. Estava na cara, fácil demais.

Seria muito mais bonito se ela já tivesse aparecido a mando da mãe, seria mais convincente.

Acho que já foram muito mais criativos e surpreendentes e é exatamente disso que estou sentindo falta nessa temporada de DH: está chata, previsível.

Tá faltando aquela pimenta que sempre teve e, na boa, tô achando esse o pior ano da produção.

Boring.

ENEM: O caminho das pedras em direção a... onde mesmo?

Posted: 13 Nov 2010 02:00 PM PST

por Emanuelle Najjar

E eis que chegamos naquela fase de neuras que acontece com dez entre dez adolescentes: fase de decidir  futuro, com aquele velho e costumeiro dilema sobre "o que fazer do resto da vida". E desse modo, a neura dos vestibulares chega ao limite. Por todos os lados vemos jovens a ponto de uma pane no cérebro devido às cobranças, seja pela realização de seus próprios sonhos ou do sonho dos outros.

É também nessa fase que o ENEM desse ano virou um #MEGAFAIL. Como se não bastasse ser uma prova de resistência – desde o número de questões até mesmo a proibição de lápis, borracha e relógio – ainda tem a gigantesca pressão psicológica. Imagine a pressão por um futuro que as vezes pode depender do resultado desse exame? A ideia de perder um ano de sua vida – por mais que isso pareça drama na maior parte das vezes – por erro alheio?

Não, não é  como culpar o acaso ou o destino dizendo para si mesmo que "não era pra ser". Que tal algo como falhas graves durante a impressão do caderno de provas e nas folhas de resposta? Caramba, não estamos falando em uma provinha qualquer da escola onde é só passar um corretivo e o problema está resolvido. O ENEM é um exame que, por diversos aspectos, está se tornando mais tortuosa que a o caminho das pedras em busca de um emprego público. Estamos falando de coisa séria!

Até ontem, 13 de novembro falavam em anulação da prova, alegando que os erros causariam flagrantes desigualdades entre os candidatos. Até aquele momento os gabaritos sequer podiam ser divulgados. Hoje, foi decidido que as provas valerão, e os alunos que se sentirem prejudicados podem requerer outra correção, devido aos problemas com gabarito e até mesmo com a possibilidade de reaplicação da prova para alunos que responderam as questões do caderno amarelo, que foi a causa de todo o problema.

Tudo bem, o pior dos problemas foi resolvido mas e agora? Como fica a credibilidade do exame ao enfrentar problemas pelo segundo ano consecutivo? Afinal, ano passado foi o vazamento das questões que rendeu o bafafá. Ok, errar é humano, mas agora temos uma segunda vez. Um erro grave que além de prejudicar os estudantes que estão ralando para ter um futuro, prejudicam a imagem de uma instituição.

Será que precisam de uma terceira avacalhação para que olhem para os estudantes com mais respeito?

 ________________________________________________

* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Enem nada mais é que um reflexo do Brasil

Posted: 13 Nov 2010 12:00 PM PST

O Enem era um sucesso antes de quererem torná-lo maior do que sempre foi.

Vi no Happy Hour que esse novo formato adotado é pioneiro no mundo todo, porém, acredito que cada universidade deva ter uma prova específica destinada ao público alvo de seus cursos e não a um público geral.

E em meio a todos esses micos a única certeza, de início, é que conseguiram transformar o Enem, antes referência. em algo desacreditado e motivo de chacota.

E vejo, ainda, como um reflexo do governo Lula, ainda mais quando o presidente declarou que a prova foi um tremendo sucesso, sendo que não foi o que vimos - da mesma forma ele colocou panos quentes em casos que mancharam sua administração como o Mensalão ou os cartões corporativos e cia. Ou seja, novamente o Brasil vira motivo de piada.

É errando que se aprende? Sim, logicamente, mas talvez, aumentando as proporções do Enem aos poucos o resultado fosse menos desastroso.

A sorte dos brasileiros é que as urnas eletrônicas seguem com credibilidade inabalável, não fosse isso...

Ah, claro, ainda tem aquela de que a gente não desiste nunca. Coloca aí um sorriso amarelo no rosto e finge que é por aí!

Polêmicas do Enem abalam a credibilidade da prova

Posted: 13 Nov 2010 10:00 AM PST

Wander Veroni* 

Não deu outra: o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou um dos assuntos mais comentados da semana. Assim como no ano passado, uma nova polêmica toma conta do exame. A prova que, atualmente, é usada para muitos vestibulandos adentrarem em Universidades ou conseguirem bolsas de estudo teve a credibilidade mais uma vez abalada. Dessa vez, por conta dos erros de impressões em 21 mil cadernos do exame do tipo amarelo, a Justiça Federal resolveu suspender o exame na segunda-feira (08/11), um dia após aplicação.

A decisão veio por parte da juíza da 7ª Vara no Ceará, Carla de Almeida Maia, que acatou uma liminar do MPF (Ministério Público Federal) sob o argumento de que o erro na impressão das provas prejudicou os estudantes que fizeram a prova em cadernos do tipo amarelo onde haviam questões repetidas, páginas duplicadas e em branco.

Poucos dias depois, nessa sexta-feira (12/11), o Enem voltou a valer. O Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspendeu a liminar concedida pela Justiça Federal no Ceará de suspender a divulgação do gabarito do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). O desembargador atendeu um pedido do Inep, cuja aplicação de uma nova prova traria muitos prejuízos aos estudantes coincidindo com vários outros vestibulares. Apenas os alunos prejudicados, a principio, farão novamente o Enem.

O vai e volta na suspensão do Enem coloca em debate muitos pontos: um deles é o modelo de prova cansativo com enunciados grandes para as questões. Outro ponto muito discutido é a logística da prova, colocando estudantes que moram em determinada região tendo que fazer a prova, praticamente, do outro lado da cidade.

No ano passado, quando as questões do Enem foram fraudadas a prova passou pela sua maior crise de credibilidade. E esse ano, os erros na impressão nos faz questionar o porquê dos erros permanecerem. Em meio a toda essa crise, será que não é hora de repensar o Enem antes que seja tarde demais? #Ficaadica

________________________________________

*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.  

Tô nervoso, tô passando mal...

Posted: 13 Nov 2010 08:44 AM PST

Já ouviram a nova do Fernando & Sorocaba?

Acho que nunca escrevi aqui no Cena Aberta sobre essa dupla, que é um dos grandes destaques da música sertaneja... universitária!

Aliás, Sorocaba assim como o Victor, da dupla com Léo, tem se destacado por suas composições. Sucessos como Meteoro e Você Não Sabe o que é Amor, do Luan Santana, são dele.

Tem dupla por aí que vive de regravar sucesso dos outros, né? Pois é, por isso temos que destacar quem vive do que é seu e merece crédito e sucesso.

E agora, além de Madri, tá estouradíssima nas paradas a música Tô Passando Mal, tem um ritmo muito bacana... vale a pena curtir:

Tá, tá, tá, tá....


* Clique e saiba mais sobre Fernando & Sorocaba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !