domingo, 11 de março de 2012

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Arroz prático e sem panela elétrica?

Posted: 11 Mar 2012 08:00 AM PDT

Essa semana passei pelo Mulheres na TV Gazeta e estavam fazendo uma receita onde o arroz era cozido na panela de pressão.

Nunca tinha feito. Fiz uma pesquisa na internet e resolvi testar.

Basicamente é a mesma coisa do arroz tradicional.

Você refoga o alho e a cebola, dá uma "fritada" no arroz e acrescenta água e sal.

A diferença? O processo é mais rápido e lembra as panelas elétricas.

Então, que tal essa praticidade sem colocar a mão no bolso?

Deu super certo e o arroz fica soltinho.

Para a quantidade de arroz que você utilizar coloque o dobro de água.

Quando a panela pegar pressão conte cinco minutos. Desligue o fogo e deixe-a perder a pressão sozinha - isso fará com que o cozimento termine.

Depois... tchãraaaaam: arroz soltinho e pronto pra comer.

Experimente!

O Esquenta! comemora o crescimento do país com Pixote e Vik Muniz

Posted: 11 Mar 2012 04:40 AM PDT

Neste domingo, dia 11, o 'Esquenta!' festeja a posição de sexto lugar que o Brasil ocupa na lista de países mais ricos do mundo com histórias de brasileiros que cresceram junto com o país. O vocalista Dodô, da banda Pixote, conversa com Regina Casé, lembrando de quando conciliava seu emprego na lanchonete perto de casa, os estudos e os primeiros shows do grupo. Hoje o conjunto celebra 20 anos de carreira. Ao lado de seus filhos, eles cantam "Brilho de Cristal" e "Dilema". Outro brasileiro de história memorável que leva sua família para o palco do programa é Vik Muniz. O artista plástico relata a Regina Casé como foi sair do Brasil para tentar a sorte nos Estados Unidos e hoje poder se orgulhar de ter seu trabalho reconhecido internacionalmente

Regina Casé menciona o crescimento do número de portugueses que vem para o Brasil em busca de uma vida melhor e convida ao palco o lusitano Roberto Leal. O cantor chegou ao país aos 10 anos de idade e, na década de 70, estourou nas rádios do país com a música "Arrebita". Ele canta a faixa no palco do programa, além de seu hit "Bate o Pé". Outra atração musical é a dupla Forró dos Plays. Provando que o gênero musical também retrata a realidade de jovens de classe média do nordeste, Samyra Show e Doidim de Mossoró cantam "Primeira Vez" e "Uh, Papai Chegou".

No time de comentaristas, os convidados são Mayana Neiva, que integra o elenco de 'Amor Eterno Amor'; o ator português Paulo Rocha, o Guaracy de 'Fina Estampa'; a atriz também lusitana que interpreta Amália, em 'Aquele Beijo' e o editor de moda Paulo Martinez. Acompanhados de Fábio Porchat, Camila e Maira, eles vão ajudar a definir o casal ganhador do 'Calourão', que escolhe a dupla que melhor dança o tradicional vira português. Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy recebem as visitas musicais de Mariana Aydar e Ed City, que lhes fazem companhia durante o programa.

'Esquenta!' vai ao ar aos domingos, após 'Esporte Espetacular'. O programa tem direção de núcleo de Guel Arraes e direção de Estevão Ciavatta, Leonardo Netto, Monica Almeida e Mário Meirelles. O roteiro é finalizado por Alberto Renault e Hermano Vianna.

BBB: Já temos um favorito ao prêmio. E Yuri roda?

Posted: 10 Mar 2012 03:40 PM PST

O paredão dessa semana já está decidido. Com Monique ganhando a auto-imunidade, Kelly, sem a menor sombra de dúvidas vota em Yuri, não tem outra opção. E ela é amiga de João Carvalho.

Também sem opções os demais confinados votam em João Carvalho.

Se JC já eliminou Laisa e Renata, quase certeza que Yuri é outro que deixa a casa, não? Apesar de ele ter "melhorado" nas últimas semanas ele é selva e, por isso, tem rejeição.

Rejeição essa que não sei se Monique tem. JC nem teve muita vantagem contra Renata.

E o resultado é simples: sobra apenas um na selva e nem vai ser muito difícil para Mona, afinal, basicamente era a única a manter um laço com os dois quartos.

Em nosso Parlatório, nenhuma surpresa, só confirma o que todo mundo desconfiava desde o início: Fael é o forte candidato dessa edição para levar o prêmio. O segundo lugar sim "surpreende": Monique, mas ela é querida, como eu já disse.

Fael, no entanto, tem quase o dobro da segunda posição.

E a Kelly "Fazendo a planta", literalmente? A menos votada.

Confira o resultado:

Quem merece ganhar o BBB 12?

Fael 33,56% 
Monique 17,81%
Jonas 14,38%.
Fabiana 11,64%
Yuri 8,90%
João Carvalho 7,53%
Kelly 6,16%

Os Maias: Beleza rara na TV

Posted: 10 Mar 2012 01:47 PM PST

Estava lendo algumas matérias publicadas em 2001 sobre Os Maias. A maioria trata sobre a baixa audiência.

Não me lembrava disso, mas o primeiro capítulo foi editado as pressas por falta de tempo e, portanto, não foi exibido pronto. Na estreia Os Maias fez 32 pontos.

Até que foi muito, o primeiro é muito lento, cheio de passagens sem diálogo. Também com imagens escuras, apostando em iluminação por velas.

Assusta a maioria dos telespectadores, nem dá pra culpá-los, dizer algo como "eles não tem cultura".

Os Maias fica muito mais ágil nos capítulos seguintes, portanto, é mais fácil constatar que a estreia, devagar, espantou muita gente.

E eu sempre falo que muitas estreias deveriam ser repensadas. Lembram que eu detestei o primeiro capítulo de A Vida da Gente? É o principal convite para quem assiste, por isso os roteiristas deveriam repensar seus textos nesse primeiro momento.

E a minissérie realmente é muito mais bonita do que me lembrava. Nem é muito difícil, na época eu tinha o que, 16 anos?

Acredito que seja o melhor trabalho da carreira de Fábio Assunção e Leonardo Vieira. Do segundo fico em dúvida por conta de Renascer, mas não me recordo de sua atuação.

Walmor Chagas está espetacular. O que era aquela cena em que Pedro tentava conversar com o pai e ele não movia um músculo? Depois, disfarçadamente, desabou.

Nesses quatro primeiros capítulos destaque especial para a novata Simone Spoladore, Eva Wilma e Ariclê Perez, que infelizmente nos deixou após outro espetáculo, em JK.

E Myrian Muniz e Sérgio Viotti, saudosos, como Dona Patrocínio e Padre Vásquez?

O melhor de Os Maias está no texto, direção e elenco, ou seja, conjunto da obra. Mas é especial o trabalho do elenco e direção, o elenco se expressa com os olhos, tipo quando aos poucos todo mundo vai notando a bela bisca que é Maria Monforte, uma troca de olhares que é inevitável até em Pedro da Maia.

Um espetáculo que, insisto, é imperdível.

No Viva, de segunda a sexta, 23h15.

O jogador de futebol Lucas é o convidado do ‘Altas Horas’

Posted: 10 Mar 2012 10:06 AM PST

Neste sábado, dia 10, Serginho Groisman recebe na arena do programa o jogador de futebol Lucas, que joga pelo São Paulo. Durante a entrevista, ele fala de como é jogar em um dos principais times do Brasil e que está satisfeito com seu trabalho no clube. "Estou muito feliz e não pretendo sair do Brasil agora. Ainda tenho que aprender muito por aqui", comenta.

O jogador relembra o início da carreira quando ainda não tinha reconhecimento e enfrentava dificuldades para poder treinar. "Eu tinha de tomar ônibus e metrô todos os dias. Acordava super cedo para chegar todo dia na hora", recorda.

Ainda no programa, Groisman conta com a participação de Cris Vianna - a Dagmar de 'Fina Estampa', Thalita Carauta - a Janete do 'Zorra Total, o skatista Sandro Dias, mais conhecido como "Mineirinho", a cantora Maria Gadú, o músico paraense Felipe Cordeiro e a cantora internacional Kaki King.

Cena Aberta, Fina Estampa e uma crítica necessária

Posted: 10 Mar 2012 08:30 AM PST

Antes de tudo,  preciso dizer, não assisto a novela de Aguinaldo Silva. Aliás, devo dizer, não acompanho novelas na Tv Globo há um bom tempo. A última que acompanhei de cabo a rabo, coincidentemente foi de Aguinaldo Silva, "Senhora do destino". As vilanias da inesquecível Nazaré, personagem brilhantemente interpretada por Renata Sorrah ainda me paira na memória; Giovani Improtta e seu estiloso português, personagem de José Wilker também me traz boas lembranças. Ponto parágrafo.

Voltando aos tempos atuais, preciso falar da atual obra de Aguinaldo Silva, "Fina Estampa". Nessa semana o CENAABERTA fez algumas críticas à novela que me chamaram a atenção. Penso que muitas dessas críticas, feitas pelo fígado demonstra uma certa perseguição do site para com esse autor que, à despeito de sua personalidade polêmica , traz em sua biografia obras memoráveis.  Aguinaldo Silva é mesmo um cara polêmico e suas incursões através das redes sociais não raro causa certo clamor, pela contundência e pela expressão de um ego que não cabe em saturno.

Devo dizer que já tive um certo pé atrás com esse autor exatamente por causa desse seu estilo. Com o tempo passei a admirá-lo também por esse motivo. É uma dessas coisas inexplicáveis da vida, eu sei. O fato é que Aguinaldo Silva, com seu estilo "que se dane o politicamente correto" mostra uma personalidade sem medo de ser feliz e, sobretudo, sem medo de críticas. Pois muito bem.

UMA GUINADA NA GLOBO:

Antes de mais nada, preciso fazer umas ponderações aqui pra dar substâncias ao que virá à seguir.  É do conhecimento de todos que houve uma guinada nas várias estruturas da Rede Globo no intuito de conquistar a audiência da nova classe "c" uma classe que emergiu nos últimos anos, ganharam maior poder de consumo e com isso ganhou maiores atenções pela emissora. Isso aconteceu no jornalismo e também na teledramaturgia. Antes mesmo da estréia de "FINA ESTAMPA" já existia citações na mídia que davam conta sobre uma guinada e uma linguagem mais popular, vamos assim dizer, na novela de Aguinaldo que estrearia. O próprio Aguinaldo já dizia que sua novela seria mesmo uma espécie de cozidão com um caldeirão cheio de elementos que deram certos em outras tramas.

Aguinaldo Silva é, sem dúvidas, o autor que mais aborda temas populares em suas telenovelas. E ele faz isso com maestria, com um pé nas costas. Com FINA ESTAMPA não poderia ser diferente. Embora eu não assista, vejo pelos comentários espalhados nos fóruns da net agora, muitas situações nessa novela que remetem ao que foi explorado em novelas anteriores. Especialmente de obras do próprio autor. Isso também não é exclusividade de Aguinaldo, pois alguns atores, por conta do estilo, acabam repetindo situações criadas por eles próprios em obras anteriores. E é nesse ponto que quero chegar.

Nessa semana o CENAABERTA publicou um post em que fazia menções que FINA ESTAMPA não seria uma novela memorável. No post o Endrigo recolheu comentários de alguns navegantes e os trouxeram pra dar guarida à manchete. Aqui, devo esclarecer, respeito as opiniões de todas as pessoas que tiveram seus comentários citados e suas opiniões devem ser preservadas em nome da democracia e do gosto de cada um.

Em muitos fatores, acho que FE pode sim ser uma novela memorável. Não é possível esperar que criem um personagem no nível de uma Nazaré, um Giovani Improtta ou Odete Roitmann que marcaram suas respectivas épocas e ficaram na memória dos brasileiros. Isso não é culpa do autor, mas sim dos novos tempos. Vamos e convenhamos: com a forte concorrência de informações nas diversas mídias e na própria televisão (A Globo já não é a mesma de antes), é praticamente impossível criar um personagem na dimensão de uma Nazaré, por exemplo. Acho meio difícil aparecer um autor nos dias de hoje que consiga isso.

Porém, apesar de tudo, acho que FE pode ser uma novela memorável mais pelos bastidores do que pela novela em si. É uma novela que conseguiu um grande feito, qual seja, de inverter a curva de decadência que vinha sofrendo os folhetins globais, nesse horário. Aguinaldo Silva será visto como o primeiro autor bem sucedido na criação de uma novela que, à despeito das críticas, conseguiu falar com um público novo. Os autores vindouros passarão por esse teste, aí tiramos a prova dos nove.

AUDIÊNCIA NÃO É TUDO, MAS...:

É bem certo que audiência não é tudo pra se mensurar aquilo que é sucesso e aquilo que é fracasso. Mas audiência diz muito sobre uma obra que é dirigida para grandes massas. em televisão,especialmente as comerciais, o sucesso é quando um produto consegue falar com o público para o qual é dirigido. Nesse sentido, a obra de Aguinaldo Silva é sim um sucesso.

O CENAABERTA fala em estagnação de audiência, que a novela não vive uma boa fase e que perdeu o ritmo. É preciso dar à Aguinaldo o que é de Aguinaldo. Audiência estagnada, nesse caso, não pode ter ares negativos como quer o CENA, uma vez que estagnou em números bons e, além de tudo, sugere fidelidade do público. Em que sentido o CENA afirma que a novela não vive uma boa fase não sei, mas acho que, à despeito das opiniões dos internautas, a fase parece ser boa, sobretudo quando em comparação com folhetins de um passado recente.

Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !