sexta-feira, 16 de março de 2012

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Bárbara Paz mostra que é uma gaúcha genuína

Posted: 16 Mar 2012 04:04 AM PDT

Angélica convida a atriz Bárbara Paz para uma brincadeira muito divertida no 'Estrelas' deste sábado, dia 17. A atriz teve que provar que é gaúcha de verdade e mostrar que lembra direitinho das suas raízes. "Eu saí do Sul há 20 anos, mas o Sul não saiu de mim", contou Bárbara, natural de Campo Bom, no Rio Grande do Sul. No encontro, a atriz fez uma série de tarefas, como preparar um chimarrão, dançar balaio e até chula, tradições da região. Em meio a tantas lembranças sobre sua origem, ela se emocionou. "Vocês não sabem o quanto isso foi importante pra mim", disse Bárbara.

Ainda no programa, a repórter Dani Monteiro leva Angélica para acompanhar sua rotina de exercícios no Rio de Janeiro e o ator Miguel Rômulo, que interpreta o personagem Bruno em 'Amor Eterno Amor' mostra seus dotes culinários ao ensinar a receita de uma Bracciola a La Vida, especialidade de sua família paterna.

'Estrelas' tem direção de núcleo de J.B Oliveira, o Boninho, direção geral de L.P Simonetti e redação final de Leila Maia. A atração vai ao ar aos sábados, logo após o 'Jornal Hoje'.


Globo Repórter nos Céus do Brasil embarca em aventura na Caatinga

Posted: 15 Mar 2012 07:59 PM PDT

Nesta sexta-feira, dia 16, vai ao ar a segunda edição do 'Globo Repórter nos Céus do Brasil'. Depois de viajar pela Mata Atlântica em um imenso balão colorido, em novembro do ano passado, o especial faz agora uma expedição pela Caatinga, um bioma que não existe em nenhum outro lugar do mundo.

Na primeira aventura aérea do programa em 2012, o apresentador Sérgio Chapelin e o repórter Francisco José chegam à mais brasileira de todas as matas e, juntos, mostram a beleza da Caatinga verdejante, que, na época das chuvas, perde a aparência seca e retorcida e se transforma em uma área coberta de vegetação, que aflora pelos quatro cantos do sertão.

No programa, o telespectador conhece a reserva florestal onde vivem espécies que só existem no Brasil e as substâncias e plantas que são usadas na indústria farmacêutica. Os repórteres mostram também vestígios do homem pré-histórico, já que a Caatinga serviu de abrigo para os primeiros habitantes da América. "Neste especial, o telespectador vai descobrir toda a exuberância da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro localizado em uma região onde vivem mais de 18 milhões de nordestinos. Inclusive eu, que nasci no sertão, onde predomina esse ecossistema tão valioso!", adianta o repórter Francisco José.

O especial acompanha a rotina de trabalho do povo sertanejo. Como é o dia a dia dos moradores desta região? Cangaceiros mostram suas habilidades em desbravar as terras do sertão no meio da vegetação espinhosa. E um dos trabalhadores é convidado para um passeio no balão do 'Globo Repórter' e fica encantado com a beleza de sua terra vista sob um novo ângulo.

Nesta segunda expedição do 'Globo Repórter nos Céus do Brasil', o apresentador Sérgio Chapelin também embarca no balão: "Desta vez a aventura foi completa. Voei junto com o Chico José. Foi uma experiência muito bacana. A paisagem vista lá de cima é incrível!", conta Chapelin.

Toda a filmagem do programa foi feita em tecnologia de alta definição (HD) e com lentes especiais capazes de aproximar em um grande close as imagens dos animais e plantas do local. Além disso, foram usadas gruas gigantes, helicópteros e mini câmeras especiais, que permitiram captar imagens de todos os ângulos da Caatinga.

O 'Globo Repórter nos Céus do Brasil' sobre a Caatinga vai ao ar nesta sexta-feira, dia 16, logo após 'Fina Estampa'.

Awake me faz lembrar outra série (1X02)

Posted: 15 Mar 2012 05:59 PM PDT

Esse episódio dois de Awake me deu ainda mais certeza de que essa é uma produção que não vale a pena seguir especialmente por ser o tipo "mais do mesmo".

Me fez lembrar de Medium.

Mesmo que com propostas diferentes, basicamente tem o mesmo tema: sonhos que ajudam o protagonista a desvendar casos.

Alisson era uma medium, sonhava com os mortos que a ajudavam em seu trabalho. Em Awake Michael sonha, sem saber distinguir o que é sonho e realidade, com a esposa ou o filho e ao mesmo tempo reúne artifícios que também dão um help no trabalho.

O resultado é que tirando alguns momentinhos Awake é bem boring.

Mil vezes Medium!

Amor, Eterno Amor segue como um fiasco

Posted: 15 Mar 2012 02:10 PM PDT

Ao menos nos números de audiência a nova novela das seis da Globo ainda não disse a que veio.

Quando os primeiros capítulos da novela de Elizabeth Jhin são com parados com os de A Vida da Gente temos média de 21 para a primeira e 22 para a segunda.

No entanto, se analisarmos AEA com o mesmo período do ano passado, quando Araguaia estava no ar, a diferença é ainda maior. Araguaia tinha 25 pontos.

Bom nem comparar com Escrito nas Estrelas da mesma autora, né?

Vale lembrar que mesmo na reta final de AVDG o Cena Aberta á tinha comparado a audiência em igual período do ano passado e ainda assim também perdia para Araguaia.

E olha que na época Araguaia já não era considerada aquelas coisas...

Globo erra ao deixar esse grande autor na gaveta

Posted: 15 Mar 2012 01:30 PM PDT

LASTIMO

Uma das manchetes sobre televisão nessa quinta dá como certo o engavetamento de "O Velho Chico" de Benedito Ruy Barbosa. Era pra ser uma das próximas novelas das nove, no entanto, já há algum tempo estão cozinhando o folhetim em banho maria.

Eu, sinceramente, liberaria a produção enquanto minissérie, não vejo a temática interessante para uma telenovela.

Mas gostaria, sim, que a Globo fizesse um remake de Pantanal. Isso sim seria bom pramaisdemetro.

ESTIMO

Globo Repórter da última sexta sobre economia doméstica. Reportagem interessante a dos dois irmãos que ralaram a vida toda, juntaram uma graninha e agora podem usufruir de sombra e água fresca. Dicas bem interessantes e práticas.

Só vi um problema: coragem a desse povo ao ficar contando na TV sobre suas economias...

Os Maias: Espetáculo com um ator que destoa

Posted: 15 Mar 2012 12:26 PM PDT

Mais um show de Walmor Chagas no capítulo de ontem na reprise do Viva.

Assim como no dia em que Dom Afonso se segurou para não demonstrar sentimentos ao filho e depois se desmanchou, o "carrancudo" saiu de seu pedestal e, mesmo em mente avaliando todas as consequências que essa acolhida lhe traria, recebeu Pedro da Maia de braços abertos.

Especialmente Carlos Eduardo. Emocionante, Walmor em um de seus melhores momentos na TV! Pena que anda meio esquecido depois de pagar micos naquela coisa chamada Os Mutantes, né?

O último grande personagem foi Dr Salvatore em... A Favorita!!! s2

Mas se todo o elenco dá um show, sempre tem que ter alguém pra destoar, né?

No caso Fábio Fulco como o príncipe italiano Tancredo que "roubou" a bisca Maria Monforte de Pedro.

Até vi o @WalterdeAvezedo no Twitter questionando se o cigano Igor estava fazendo Os Maias. Tipo isso.

Sorte que em nada compromete esse espetáculo televisivo!

Vale a pena ver de novo, com certeza!

Malhação vive uma fase muito, muito estranha

Posted: 15 Mar 2012 11:26 AM PDT

Malhação é o tipo de produção que faz qualquer roteirista ou executivo de TV "pirar o cabeção".

Em março, ao mesmo tempo em que a novelinha chega aos 15, 18 pontos, também vai a doze.

No finalzinho de fevereiro estava sempre na casa dos 18. De repente voltou a cair, e subiu de novo. E... caiu.

Tipo, ao mesmo tempo em que a equipe pode estar celebrando a alta logo são atropelados por outra baixa.

Não existe fidelidade.

Em março tem média de 14,5 pontos.

Chaves: Foi sem querer, querendo!

Posted: 15 Mar 2012 10:31 AM PDT

O Chaves completa 40 anos em 2012 e há alguns anos eu li o livro "Foi sem querer querendo". Além disso, conversei com um dos autores. Revirando o baú achei esse artigo e resolvi republicá-lo:

Hoje irei escrever sobre uma das atrações televisivas de maior sucesso no mundo todo, que agrada crianças, jovens e adultos. Pela breve descrição já deu para saber do que se trata? E se eu disser que o protagonista da série é uma criança - embora não pareça - que apronta mil trapalhadas, mora dentro de um barril e adora sanduíches de presunto? Além disso, sempre que alguém fica bravo, solta a pérola "ninguém tem paciência comigo" e sai chorando com seu conhecidíssimo "pi pi pi pi". É claro, nem preciso dizer que trata-se de "Chaves". 


"Chaves" foi criado há mais de 30 anos e é exibido no Brasil há 20, pelo SBT. Em nosso país, nunca deixou de ser sucesso e "sem querer querendo" aumenta cada vez mais sua legião de fãs. Fãs que fazem movimentos em prol do seriado a cada cartão vermelho de Silvio Santos, que volta e meia tira o enlatado da grade e provoca a ira dos telespectadores que adoram ver e rever (e rever, e rever...) os episódios. 


A saga do personagem Chaves é a mais simplória possível. Ele mora em um barril, no meio de uma vila, onde fica cercado por seus amigos. Juntos, aprontam todas com os outros moradores. Os cenários são simples, vestuário idem, porém, as interpretações são marcantes, por isso fizeram história. Cada participante deste seriado teve papel importante para torná-lo um sucesso. Como imaginar Chaves (Roberto Gomez Bolaños) - criador da série - sem Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves), Kiko (Carlos Villagrán), Seu Madruga (Ramón Valdez), Dona Florinda (Florinda Meza), Bruxa do 71 (Angelina Fernández), Seu Barriga (Edgar Vivár) e cia limitada? 


No ar desde 1984, quando estreou como atração do programa do palhaço Bozo, a série logo foi mostrando a que veio. Para se ter uma idéia, foi por causa de Chaves que a apresentadora Ana Maria Braga foi parar nas manhãs da Rede Globo, afinal, a tarde o seriado mexicano batia diariamente a audiência do feminino "Mais Você". É conhecido como o coringa de Silvio Santos, que ao perceber que sua grande de programação corre perigo, coloca a série no ar, e, como sempre, retoma os índices de audiência perdidos. 


"Tinha que ser o Chaves mesmo!". Mas nem sempre foi assim, pois quando o pacote de episódios de "Chaves" chegou ao Brasil, os diretores do SBT não acreditaram no potencial do enlatado e descartaram sua exibição. Diziam que era de péssima qualidade, por ser feito quase que artesanalmente. Não fosse a teimosia de Silvio Santos, o Brasil não teria conhecido esse que é um dos maiores sucessos da TV. 


O motivo do sucesso? É impossível descrever. São poucas as atrações televisivas que, como Chaves, não perdem a graça conforme suas reprises são exibidas. Eu diria que a inocência dos personagens criados por Roberto Gomez Bolaños só conseguiu algo similar por aqui com "Os Trapalhões". Fora isso, as tentativas foram frustradas. Hoje, Didi e Dedé, ambos ex-trapalhões, tentam reviver situações que fizeram sucesso no passado, mas sem êxito. A inocência, ingenuidade, que conseguiram outrora, já não existe mais. Ainda mais se for levado em conta o alto teor de sexualidade presente nas piadas. "Tá bom, mas não se irrite, é que me escapuliu...". 


Recentemente, foi lançado o livro "Chaves - Foi Sem Querer Querendo", contendo curiosidades sobre as séries (tratam também de outro sucesso de Bolaños, o "Chapolim"), desde as filmagens até o sucesso que fez em vários pontos do mundo. Curiosidades como fitas que volta e meia "somem" do SBT, os vários movimentos em prol da permanência de Chaves na grade do SBT e até entrevista com psicólogos que tentam explicar como é esse fenômeno que atrai tantas pessoas. 


Conversei com Fernando Thuler, um dos autores do livro, que disse assistir a série "desde que nasceu". Ele, e os outros autores, Luís Joly e Paulo Franco, analisaram o enlatado mexicano para o trabalho de conclusão do curso de jornalismo. Uma idéia audaciosa e de grande interesse, afinal, conseguiram em pouco mais de 150 páginas decifrar os mistérios desse fenômeno. 


"Acabamos juntando tanta informação, que pensamos: Isso dá um livro. Levamos a idéia ao nosso orientador e seguimos em frente com o projeto", diz, revelando que não haviam pensado em outra temática, sempre quiseram ter o Chaves como objeto de pesquisa. 


Para Thuler, a maior dificuldade do trio foi desvendar todas as lendas que cercam a série. Fizeram pesquisas em vários sites e, para poder confirmar as informações apuradas, buscaram por fontes confiáveis que pudessem comprovar sua veracidade. "Realizamos um forte trabalho de pesquisa em sites e jornais dos anos 70 e 80 do México, além de fazer contato e entrevistar os atores da série. O Edgar Vivár veio ao Brasil em 2003, período em que estávamos escrevendo o livro. Além de entrevistá-lo, ele nos passou o contato dos demais atores", conta. 


Li o livro e recomendo a vocês, um trabalho muito bem elaborado e que, principalmente, traz novidades com relação a história da série. 


Fica aqui minha homenagem à esses grandes talentos da TV mexicana, que por anos e anos cativaram tantos fãs e que fizeram e continuam fazendo a infância de muitas crianças bem mais feliz. Que sejam sempre bem vindas atrações desse nível. Deixo também meu carinho para os atores do elenco que já não estão mais conosco: Ramón Valdez (Seu Magruga - 1988); Angelines Fernández (Dona Clotilde - 1994); Raul Padilha (Jaiminho - 1994) e Horacio Bolaños (Godinez - 1999). 


+ Chaves

Rede TV: Uma crise que a emissora procurou

Posted: 15 Mar 2012 08:00 AM PDT

De tempos em tempos as emissoras de TV entram em crise e desde que me conheço por gente não me recordo de alguma que não tenha tido "culpa no cartório".

A falida TV Manchete é um excelente exemplo. Fechou as portas.

A TV Cultura vive em crise, por isso não serve para ilustrar esse post. Como recebem dinheiro do Governo, é tipo a Rede Record que tem onde se apoiar mesmo quando a coisa tá muito feia.

Mas tem o SBT. Todo mundo sabe que perderam a vice-liderança porque fizeram o telespectador de trouxa inúmeras vezes com a famosa "grade voadora". Perderam audiência e faturamento.

A bola da vez é a Rede TV. Perdeu o Pânico, tem um monte de processo envolvendo o canal (ex-Manchete, Clodovil, Rita Lisauskas, etc) e teve que vender horários para pastores. O motivo?

Ora, o mercado publicitário investe em produções de qualidade. Já há um bom tempo o canal tá focado em produzir porcaria e, o resultado, é que só atrai merchandising meia boca.

E tem outra: ao invés de investirem em programação preferem gastar dinheiro com tecnologia.

Tipo pra gente poder assistir a Sonia Abrão em 3D... imagine!!!

O último que sair, apague a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !