quinta-feira, 22 de março de 2012

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Cena Aberta "deixa" o computador e vira livro

Posted: 22 Mar 2012 04:00 AM PDT

Desde que vi o amigo @pedrofabrini lançando o livro O Diário de Jacob pelo site Clube de Autores, que eu desconhecia, fiquei com aquilo martelando em minha cabeça.

Há alguns anos escrevi um livro analisando a credibilidade da internet. Comecei enquanto ainda cursava jornalismo. Não consegui publicar.

E nem dá mais, a internet muda diariamente numa velocidade assustadora. Está defasado e não tenho interesse em atualizá-lo, virou meio que minha primeira decepção.

Mas voltei a me animar por conta desse Clube, tenho várias ideias em mente, entre elas, compartilhar um pouco da história do Cena Aberta com vocês. Mais que isso: a possibilidade de verificar o quanto a TV mudou, pra melhor ou pior, nessa última década.

Passei os últimos dias revirando a internet buscando artigos. Não foi fácil, quando comecei eu não tinha essa visão de que precisamos documentar tudo. Mudava de servidor como quem muda de roupa e só pude recuperar mesmo o período em que o Cena esteve no blogger e agora no blogspot.

Por sorte consegui alguma coisa dos tempos de weblogger.

Em "Quem TViu, Quem TVê" reuni artigos que me surpreenderam. Eu não me lembrava de ter dito que certa novela era a "da minha vida", e não estou falando de A Favorita, foi antes disso.

Em algumas passagens uma briga para que o SBT desse uma sacudida. É sério, logo no início estou dizendo que o Pânico é o melhor programa da TV e tem um monte de elogios à Record.

Num tempo em que as novelas do SBT também tinham críticas positivas. Se recordam das tramas produzidas em parceria com a Televisa?

Não eram uma Éramos Seis ou As Pupilas do Senhor Reitor, mas superam o que vemos hoje.

E o tropeço da Record que estava em ascensão? Época em que o sensacionalismo ainda não era estrela.

Tem meu último elogio ao Aguinaldo Silva. Vocês sabem em que novela foi, né? No mesmo em que elogiei Susana Vieira.

Lá no túnel do tempo também critico Elizabeth Savalla por estar interpretando a mesma vilã cômica de sempre em telenovelas de Walcyr Carrasco. E nada mudou.

Tem a Favorita? Tem sim, senhor!

Enfim, tem muita coisa, são quase duzentas páginas.

Selecionei, inclusive, as três entrevistas que mais adorei fazer. Não estão inteiras, são os trechos mais interessantes.

É algo que eu gostaria de ter, por ter um pouco de minha história ali, ao mesmo tempo em que quero compartilhar com vocês, amigos e principais responsáveis por esse espaço estar completando 12 anos no ar em abril.

É mais que uma década e é ininterrupto. O Cena Aberta é um dos primeiros blogs do Brasil, tenho orgulho disso.

Estou disponibilizando o "Quem TViu, Quem Tê Vê - Os Altos e baixos da fábrica de sonhos" antes da estreia de Avenida Brasil pois acredito que a partir de segunda iniciaremos um novo ciclo, juntamente com a comemoração do aniversário do Cena.

"Quem TViu, Quem Tê Vê - Os Altos e baixos da fábrica de sonhos" é vendido através do Clube de Autores, clique aqui e confira!

:: O Preço do livro diminui de acordo com a vendagem e número de comentários

Vicente voltará a andar

Posted: 21 Mar 2012 04:12 PM PDT


A cirurgia foi um sucesso. Vicente (Ricardo Pereira) recebe a notícia de que voltará a andar por Claudia (Giovanna Antonelli) e fica muito emocionado. Mas tudo tem o seu tempo e ele precisará ter paciência para terminar o tratamento.

Além dos amigos que foram dar uma força ao procurador, ele também recebe a visita espiritual de Iara (Claudia Jimenez). E é graças a ela que Vicente sente o toque das mãos de Claudia em sua perna. Todos pensam que é pura ansiedade do rapaz, porque apenas Joselito (Bruno Garcia) consegue ver a presença da prima por ali.

A cena está prevista para ir ao ar a partir da desta quinta-feira, dia 22. 'Aquele Beijo' é escrita por Miguel Falabella, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Cininha de Paula. A novela vai ao ar de segunda-feira a sábado, logo após 'Praça TV 2ª edição'.

Doce Vingança: Um "esquenta" pra Avenida Brasil

Posted: 21 Mar 2012 03:18 PM PDT

Revirei o baú do Cena em busca dessa dica de livro de uma de minhas autoras favoritas, Nora Roberts.

Fiz isso porque vi muita gente dizendo que Avenida Brasil foi "inspirada" na série Revenge. Tipo como se vingança fosse uma novidade na dramaturgia.

E me lembrei de Doce Vingança, livro que li, gostei e recomendei, notem que cito Poder Paralelo, também sobre vingança Disse isso na época:


Há tempos eu me questionava se os livros de Nora Roberts eram bons. Sempre muito bem vendidos e comentados, resolvi experimentar.
Esse eu li ainda no começo deste ano, mas ainda não tinha indicado para vocês. Se chama Doce Vingança.
Um dos melhores que eu já li. Romance mesclado com suspense, mistério, drama, aventura. É um monte de coisa ao mesmo tempo e, o principal, aquele tipo de livro que você não vê a hora de chegar ao final. Neste caso, para saber se a vingança dará certo.
Em época de Poder Paralelo, conhecida ainda como Vendetta, ou seja, vingança em italiano, nada como um livro com essa temática.
A vingança desta pessoa levou dez anos para ser colocada em prática. Foi necessário muito estudo, tudo milimetricamente pensado para que desse certo.
Gostei demais e não vejo a hora de embarcar em outra história de Nora Roberts.
Recomendo viu? 

Carlos vem para o Rio de Janeiro

Posted: 21 Mar 2012 11:58 AM PDT

Miriam (Letícia Persiles) mal consegue acreditar que Carlos (Gabriel Braga Nunes) aceitou viajar com ela e Fernando (Carmo Dalla Vecchia) para o Rio de Janeiro. O peão surpreende a jornalista ao chegar no aeroporto e dizer que decidiu conhecer Verbena (Ana Lúcia Torre), mesmo correndo o risco dela não ser sua mãe. Em troca, Miriam promete ajudá-lo a encontrar sua amada Elisa com os recursos de que dispõe na cidade.

Durante o voo, Fernando aproveita todas as oportunidades para deixar claro para Miriam que existe uma grande chance de Carlos não ser Rodrigo e de esse falso reencontro só piorar a condição de saúde de Verbena. Mas sua noiva está certa de que encontrou o filho perdido de sua amiga e não consegue se conter de felicidade e esperança. Já Carlos encara essa viagem como um caminho para descobrir o que aconteceu em seu passado.

As cenas foram gravadas na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro e vão ao ar nesta quinta-feira, dia 22. 'Amor Eterno Amor', de Elizabeth Jhin, tem direção de núcleo de Rogério Gomes, direção geral de Pedro Vasconcelos e direção de Roberta Richard, Luciana Oliveira, Paulo Ghelli e Fabio Strazzer. A novela vai ao ar de segunda a sexta, logo após 'Malhação', e sábado depois de 'Caldeirão do Huck'.

BBB: A merecida vitória da Praia, só faltou um

Posted: 21 Mar 2012 08:58 AM PDT

Ontem, em respeito ao João Carvalho, nenhuma comemoração sobre a vitória de Fael enquanto ele estava por ali. Quando a porta de fechou, a situação era outra.

Todos respiraram aliviados, inclusive Fabi. Continuei com pena dela.

Durante todo o programa estava com cara de velório e em sua face era possível verificar o terror que estava vivendo. Depois, o alívio.

Acho que ela não poderia e não pode falar isso pra não se queimar, mas colocou Fael na dança porque sabia que ele tinha mais chances contra JC que Kelly.

E aí todos se jogaram na piscina e curtiram a vitória que fizeram por merecer.

Foram colocados contra a parede pela selva e, não querendo jogar, basicamente combinaram votos em uma ocasião.

Quando não "fizeram", ocasionaram na saída de João Maurício. Pensei nele logo que João Carvalho saiu e fiquei feliz por terem se lembrado do amigo que é tão merecedor daquele lugar quanto eles.

Conseguiram provar que estavam certos e se livraram de todos do quarto concorrente e também de JC que, mesmo sendo "praia", sempre fez questão de afirmar ser selva. Só mudou de lado por conveniência.

Dos quatro restantes, não gosto de Jonas. Estou com Monique, acho que ele pensa antes de falar e atua mais que todo mundo. Não me engana.

Acho, acima de tudo, que os piores paredões nessa reta final podem ser entre Kelly e Fabi ou Fabi e Fael, especialmente com os últimos dois.

Eles me farão lembrar quando Pink e Jean se enfrentaram antes da final.

Só faltava a "planta" Kelly ter a mesma sorte de Grazzy, hein?

Vai ser uma final bunda e com resultado óbvio, mas, independente de quem leve o prêmio, os quatro mereceram ficar para a reta final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !