quinta-feira, 2 de setembro de 2010

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Hot in Cleveland: Valeu a pena insistir! (1X09)

Posted: 01 Sep 2010 07:00 PM PDT

Semanas atrás fiz o primeiro post sobre Hot in Cleveland, recomendando essa série e dizendo que ela não fazia rir, mas que era simpática.

Depois veio outro post e agora o terceiro, em sequência.

E dessa vez para dizer que sim, Hot in Cleveland além de simpática também diverte.

O que me fez mudar de opinião?

Tem produções que "chegam chegando" e facilmente você entra na onda delas. Foi assim - mais recentemente - com The Middle.

Com outras elas vão ganhando corpo conforme o tempo vão passando e também vamos nos adequando aos personagens.

E em comédia, quanto mais você conhece os trejeitos dos personagens mais você ri.

E o dessa semana foi impagável, do início ao fim.

Fico feliz, um motivo a mais para assistir!

O que faz The Big C. ser tão comentada

Posted: 01 Sep 2010 06:00 PM PDT


Pode procurar em qualquer lugar da internet, aposto que vai encontrar diversos comentários e notícias sobre The Big C., a mais nova sensação do mundo das séries.

E o que a torna tão... diferenciada? O humor, muitas vezes negro. Você aí que gosta de Desperate Housewives sabe muito bem do que se trata.

A mulher está com um câncer terminal e aparentemente lida muito bem com isso. Já começa fazendo piadas ao afirmar preferir perder o nariz no lugar dos cabelos.

Também briga por uma piscina em um lugar que não seria nada adequado. Mas "que é, ela tá pagano!"?

Apronta uma tremenda para o filho e essa estava fácil de descobrir. Como a protagonista apareceria morta no primeiro episódio? Não, era vingança!

E qual o prazer de sujar todo o seu sofá e depois resolver queimá-lo, em um anúncio feito ao irmão também nada normal que... gosta de comidas que vão ser jogadas fora?

Ah... ainda tem a implicância com a aluna gordinha e mal humorada que vai g-a-n-h-a-r para emagrecer, não é um sonho?

E não é que a gordinha é a simpática e talentosa Gabourey Sidibe de Preciosa?

A produção tem potencial e um lado muito bom: fazer humor com o câncer, uma doença tão... maldita e triste, não seria uma forma de amenizar o sofrimento de tantas pessoas acometidas por essa dor? Eu acho.

Men Of a Certain Age: Sexo? Até parece (1X09)

Posted: 01 Sep 2010 05:00 PM PDT

O episódio começa com nossos meninos querendo tirar vantagem sobre quem tinha fazia mais sexo, essa disputa comum entre homens. Tratavam dos planos que tinham para uma noite quente e a verdade é que ninguém transou.

Joe mais uma vez resolveu jogar e um jogo pesado, tudo para garantir uma bela casa. E é bem verdade que vem um sentimento de invejinha por sua sorte, mas bem sabemos que o caminho que ele trilha não é nada bom. Tanto que Dori sumiu, ou seja, sem sexo.

Owen iria ter a noite dos sonhos sem os filhos em casa, mas quem imaginaria que seu pai surtaria durante uma venda e acabaria na cama de um hospital? Ou, pior, que em meio a uma conversa adulta entre eles acabaria vendo o pai concordando com ele? Mas nem tanto... enfim, e também sem sexo.

Já Terry, bem, ele continua tentando ser adulto e segue lidando com suas frustrações. Ele não teve sexo, no entanto em seu caso o "buraco é mais embaixo".

Foi ou não sua "namorada" que o empurrou para essa produção ao lado de seus antigos amigos? Então porque ficou bravinha quando ele demoraria um pouco mais para voltar?

Só sei que se eu fosse ele não teria ficado. Quer dizer, teria ido embora quando tiraram onda com ele... apesar que se deu bem ao final.

Em resumo, nenhum transou e os três estão cheio de conflitos para o episódio final, que é o próximo!

Ah... Owen não engoliu o que o pai fez. Isso vai prestar?

Os 41 anos bem vividos do Jornal Nacional

Posted: 01 Sep 2010 04:11 PM PDT

Finalizei nesta semana a leitura do livro de William Bonner, Jornal Nacional - Modo de Fazer. A intenção realmente era tratar sobre o livro nesta data onde o principal telejornal do país celebra mais um aniversário.

São 41 anos de uma trajetória vitoriosa e repleta de desafios superados e que resultaram em aprendizado.

E o livro de Bonner fala sobre uma curiosidade que é comum entre muitos telespectadores: como é feito o telejornal?

Para o telespectador comum imaginar todo o trabalho necessário para se colocar um telejornal no ar é ainda maior. Eu, como jornalista, já participei de um como repórter e apresentador e conheço boa parte dos desafios. Obviamente que em menores proporções, não era o principal telejornal do país, como já afirmado.

Mas eu sei, por exemplo, o quão insuportável é produzir uma simples reportagem. Eu digo isso porque realmente precisa gostar, é muito, muito trabalho. E sabe o que é pior? Você termina uma e já precisa começar outra na sequência.

Você tem que colher informações, buscar entrevistados - nem todo mundo gosta de aparecer na TV -, buscar por imagens para ilustrar o que é falado, gravar sua passagem - quando o repórter aparece na TV - com o texto d-e-c-o-r-a-d-o. Dependendo o assunto, tem que fazer isso ao vivo. E etc e tal.

Ou seja, é desgastante.

Por isso eu não achava graça quando alguns babacas resolviam ficar brincando enquanto os repórteres da Globo estavam fazendo alguma cobertura. É uma total falta de respeito, tira a concentração.

Apesar disso, ver o material pronto e bem feito é um prazer muito grande.

Agora, apresentar o telejornal no estúdio, todo bonitinho e maquiadinho, ah, isso é bem, bem mais fácil. E é gostoso.

No entanto, como disse, é bem diferente da visão e do que é tratado por Bonner no livro.

Ele fala, por exemplo, dos dias comuns do jornal e cita passagens atípicas, como quando por um "milagre"  recebeu ajuda de freiras para conseguir fazer a cobertura da morte do Papa, sobre o navio que afundou durante a Caravana JN ou sobre seus próprios erros.

E sabe o que mais? Esse cara é bem humorado até quando escreve, o que torna a leitura pra lá de prazerosa.

Agora, imaginem, se eu "pobre mortal" disse que é um prazer ver um material produzido bonitinho no ar, imaginem após a grande aventura que é produzir uma edição do Jornal Nacional comandar essa nave que é a maior janela do telejornalismo no Brasil?

Não dá pra imaginar, não mesmo. E eu acho que é o sonho de muitos jornalistas vivenciar essa experiência.

Eu super recomendo a leitura e aproveito, por fim, para parabenizar o Jornal Nacional por seus 41 anos. Merece esse reconhecimento.

* Saiba mais sobre Jornal Nacional - Modo de Fazer

10 anos de Cena Aberta e 60 de TV #significa

Posted: 01 Sep 2010 03:00 PM PDT

A partir de hoje você confere um trabalho a parte e especial desenvolvido para o Cena Aberta: uma série que visa celebrar os 10 anos desse espaço e os 60 de TV.

"TV60: a TV que temos e a que queremos", com esse título o projeto irá contar com postagens diárias durante o mês de setembro analisando a TV atual. E existirá, obviamente, uma comparação com o que já foi feito nesses 60 anos.

O que temos hoje, é melhor, igual ou pior?

A TV corre riscos ao concorrer com outras mídias?

Tudo isso e mais estará em discussão nesse site especial que resgata um layout bem bacana mas que por não ser funcional logo ficou em desuso pelo Cena Aberta. No entanto, como eu disse, é bacana e por isso será explorado nessa ocasião.

Para você ficar atento as atualizações, basta verificar o espaço "Cena Mais" no menu do Cena Aberta: ali você encontra as postagens do blog "A Seguir" e também as desse especial.

E porque as postagens não ficarão disponíveis por aqui mesmo? Por ser um projeto a parte e por ter um conteúdo "especial" por celebrar essas duas datas, achei bacana e inteligente utilizar um espaço próprio.

O primeiro post, uma apresentação - que trata também sobre a TV Manchete -, já está no ar. Confira clicando aqui!

Pelo fim do Casseta e Planeta

Posted: 01 Sep 2010 02:00 PM PDT

Eu não sei e muita gente não entende o motivo de a Globo manter um programa como o Casseta & Planeta.

Ontem, por exemplo, o programa recebeu de Passione com 40 pontos. Agora preste atenção: em dois minutos, eu disse dois, perdeu 10 pontos. Em vinte, perdeu outros vinte.

E eu garanto: só não perdeu mais logo de início porque ainda há quem goste da sátira da novela.

Vejam bem, se o C&P não conseguiu índices melhores neste ano nem com a Copa do Mundo ou as Eleições há uma comprovação de que a atração está desgastada.

Eu sugiro duas opções: se é realmente necessária a presença desse programa - e eu insisto, é necessário? - que seja em um quadro do Fantástico ou que entre na sequência dos outros programas de terça.

É justo A Cura registrar apenas 15 pontos por pura incompetência do programa que entra antes e que espanta o público?

Acorda Globo!

Recorde de Passione não se confirma, mas...

Posted: 01 Sep 2010 12:00 PM PDT

Ontem estávamos em êxtase no Twitter pelo recorde conquistado pela novela Passione no capítulo desta terça-feira.

Na prévia o folhetim registrou média de 38 pontos com picos de 42. O motivo foi o encontro tenso entre Totó e Fred, Diana tentando encontrar o teste de Melina e demais acontecimentos.
No entanto, a média consolidada foi de 37, ou seja, não se confirma o recorde.

Mas o que eu pergunto é: se a novela já está conquistando os telespectadores que comentam o desenrolar da história nas ruas e se mesmo recebendo no "chão" do Horário Eleitoral ainda assim mantém sua audiência habitual, se não tivesse o HP, como seria?

Só em outubro pra saber.

Entrevista no Jornal da Globo: 20 minutos perdidos

Posted: 01 Sep 2010 10:00 AM PDT

Não gostei muito da entrevista no JG. E não é pelo fato desse brucutu chamado William Waack ser visivelmente anti Dilma. Até aí tudo bem, pois cada um cada um desde que a entrevista flua bem e não se não se rebaixe em baixarias, atropelamentos etc e etc. Ainda não há elementos que William foi parcial, porque pra isso é preciso comparar as entrevistas principalmente com os candidatos que polarizam o pleito.

Pra mim a entrevista foi ruim porque deixou de lado muitas questões que interessariam a sociedade como um todo. Não que as questões apresentadas não interessem,mas acho que há outras mais importantes.

Todas essas questões sobre Farcs, Zé Dirceu, dossiês geralmente pautam a internet e páginas de jornais e revistas e tem pouca relevância entre o povão.

O povo quer saber mais de questões como saúde, educação, empregos etc e etc. Lamentavelmente em momento algum a entrevista entrou nesse mérito. Me pareceu que foi uma entrevista "casca de banana" que pretendia fazer a candidata escorregar em algum momento. Foi, me parece, uma entrevista mais dirigida a uma classe mais politizada que geralmente também já tem seu voto decidido. entrevista, portanto, inépta no sentido de questionar o candidato sobre questões mais relevantes em detrimento de outras menos relevantes.


E que fique claro: Não quero com isso dizer que esses temas não sejam abordados. Quero dizer que outros mais importantes deveriam ser abordados.

No meu ver foram vinte minutos perdidos em questões cabeludas que nada esclareceu e deixou de lado temas mais importantes.

* do internauta Ary Nunes

Vc no Cena Aberta: Como assim Gugu?

Posted: 01 Sep 2010 08:00 AM PDT

Nos dias de hoje entre cem garotas que você pergunte "De quem você é fã?" 90% vai dizer Justin Bieber, até ai tudo bem. E quando um programa se aproveita disso para alavancar a audiência e o foco não muda?

Gugu é dessas pessoas, há meses ele só sabe reprisar as matérias sobre o cantor, mas aonde quero chegar mesmo? Ah, o apresentador que tem uma verba monstruosa e uma estrutura que não fica atrás foi passado pra trás pela Eliana e pelo Pânico na TV, ambas atrações com verba bem inferior à do apresentador da record.

Todos nós sabemos que o Gugu daria um dos rins por uma entrevista com o Justin. Após a entrevista que a loira do sbt fez com o cantor ela trouxe uma camiseta autografada para posteriormente ser dada como presente a uma fã, e o que aconteceu um domingo depois? O Gugu apareceu com vários produtos do cantor - pausa pra rir "uahauhuahuauhua" - que criatividade, não é?

Mas o mais engraçado estava por vir! Eu estava vendo o Pânico na TV e o que me aparece? A Sabrina entrevistando o Justin, eu parei, olhei e imaginei a cara do Gugu e de sua produção naquela hora. Pô vamos combinar? Foi um soco na cara da produção do apresentador, foi como um "Olha, vocês esperam enquanto nós fazemos" e o pior a Sabrina nem sabia o que perguntar, mas saiu.

O que aprendemos com isso? A produção do Gugu não faz esforço nenhum para conseguir a entrevista, enquanto isso vamos continuar rindo da cara deles. Ah, quem sabe se o apresentador colocar uma peruca loira e se maquiar bem ele não consiga, né! #ficadica.

* do internauta Hugoh D.


* Você também pode participar do "Vc no Cena Aberta", envie seu e-mail para blogcenaaberta@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !