domingo, 26 de setembro de 2010

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Escrito nas Estrelas e minha grande decepção

Posted: 25 Sep 2010 03:00 PM PDT

Sabe, se eu não tivesse combinado com o Wander e a Manu que o tema dessa semana seria o final de Escrito nas Estrelas eu não escreveria absolutamente nada a respeito.

E ainda: se eu imaginasse que aquela trama do início que me fez resgatar o gosto por telenovelas fosse virar essa coisa, juro que jamais teria assistido.

Uma coisa é você saber que Viver a Vida não vai sair daquele lenga lenga - mesmo desejando o contrário - assim como é bem diferente Passione começar devagar quase parando e se tornar o melhor folhetim em exibição.

Agora, quando uma novela é excelente desde o primeiro dia, o que se espera dela? Que termine melhor ainda. E não foi o que aconteceu.

Após a Copa do Mundo a senhora Elizabeth Jhin se perdeu e matou seus melhores personagens.

Logo de início eu disse que Suzana Faini era a protagonista da história. Repararam que virou mera figurante de luxo?

E o Gilmar que tanto aprontou no início? Também quase não dava as caras e, se aparecia, era pra ameaçar Viviane.

Sabe que Jhin conseguiu matar até o Daniel, que na verdade já estava morto? O céu virou um inferno de chato!

Lembram que eu disse que a Berenice era um barato? Era, né? Passado.

A autora só não conseguiu minimizar o sucesso estrondoso que foi a dupla dinâmica Beatriz e Sofia que foi o que realmente salvou o folhetim. Além das duas, Carolina Kasting também cresceu e muito nos capítulos finais.

E Elizabeth Jhin se perdeu tanto que teve a proeza de redigir apenas um capítulo interessante nesta última semana, o de terça.

Se eu já estava decidido a nunca mais assistir uma telenovela dessa senhora, o fato de Gilmar - que ela já tinha "matado" - morrer assassinado por um tubarão foi o fim da picada.

Foi uma das coisas mais ridículas que eu já assisti, comparável à meleca que é Os Mutantes, de Tiago Santiago.

E tudo isso que eu disse é uma pena, preferia que Escrito nas Estrelas terminasse embalada.

Um detalhe: Jhin quer fazer uma trilogia. Eu já comparei o que ela fez com Os Mutantes, né?

Então, passo!

*por Endrigo Annyston

Escrito nas Estrelas resgata o telespectador das 18h

Posted: 25 Sep 2010 01:10 PM PDT

Por Wander Veroni*

Missão cumprida. Essa é a impressão que o telespectador fica, ao ver todos esses meses de exibição de "Escrito nas Estrelas". Um trabalho primoroso, com um texto sensível, elenco afinado e uma direção caprichada. Claro, a trama teve alguns pontos negativos, como a barriga de algumas partes da história. Mas, no final, o saldo é mais positivo do que negativo. A trama resgatou o telespectador das 18h que voltou a sentir prazer em acompanhar uma novela nesta faixa de horário.

No ano do centenário de vida do médium Chico Xavier, a Rede Globo resolveu apostar novamente em um folhetim com a temática espírita. "Escrito nas Estrelas" chegou ao fim no dia 24 de setembro. A novela abordou, de forma humana e reflexiva, a importância do perdão e o amor além da vida terrena. O último capítulo da novela registrou recorde de audiência, segundo do Ibope da Grande São Paulo. A trama espírita de Elizabeth Jhin marcou média de 33 pontos com pico de 40. O recorde anterior foi registrado em julho, quando a trama havia marcado 32 pontos no Ibope.

"Escrito nas Estrelas" pegou um horário complicado, onde as novelas que a antecederam não foram bem no quesito audiência, muito menos repercussão. Além disso, Elizabeth Jhin tinha a missão de contar uma história contemporânea, no melhor estilo Cinderela moderna, onde a temática espírita fosse apenas um pano de fundo para falar sobre questões mais amplas como o perdão, amor e laços familiares. Em declaração à imprensa, a autora prometeu uma trilogia de novelas espíritas, o que promete ser um novo filão de folhetins para o horário que, durante um tempo, se especializou em novelas de época e remakes.

No início da novela, o público torcia pelo amor além da vida de Daniel e Viviane. Mas, na verdade, o filho do médico foi um elo importante para que uma história de amor através dos tempos pudesse ser revivida. A grande mensagem da novela, se pararmos para pensar, estava concentrada no médico Ricardo Aguilar, interpretado por Humberto Martins, pois todas as personagens principais estavam ligadas a ele pelo perdão. Ricardo tinha muito forte na história à missão de ter que aprender a perdoar as pessoas em que ele tanto amou durante a vida. Além disso, a trama trouxe para o debate o tema "espírita", mostrando que a vida é infinita e que nos somos o reflexo dos nossos atos e o quanto elas interferem na nossa vida.

Um destaque de "Escrito nas Estrelas" foi para atuação da atriz Nathália Dill – nova heroína dos folhetins das seis, que encontrou o tom da personagem Viviane/Vitória de uma maneira que passava bastante sinceridade. Além de Suzana Faini – que interpretou a governanta Antônia, roubava a cena pela emoção e verdade da sua interpretação. Outro ponto alto da trama foram os vilões. Eles eram atrapalhados e, em meio às armações e intrigas que nunca davam certo, seguraram com competência algumas das cenas mais hilárias da novela. Gilmar, Sofia e Beatriz pareciam vilões de desenhos animados, daqueles que nos fazem rir pela ignorância de achar que o mundo está aos pés deles – e na mais pura verdade, nunca esteve.

No final da novela, Sofia e Beatriz encontraram outro milionário para "sugar". Gilmar que havia fugido para uma ilha no Caribe acabou sendo engolido por um tubarão e, provavelmente, ninguém sentirá a falta dele – desfecho, por sinal, inusitado. Ricardo perdoou Viviane e o melhor amigo Vicente. O casal que já havia tido uma história de amor em Toledo, na Espanha, pôde, finalmente, viver felizes para sempre. Ah, e Daniel, após aceitar a missão de unir novamente Valetina e Pedro Cassiano, reencarnará como filho dos dois de Ricardo e Viviane. Foi um final emocionante e cheio de mensagens espirituais importantes. A novela vai fazer falta! Com certeza, vale a pena ver de novo.

________________________________________
*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias. 

Escrito nas Estrelas: sem luto ou nostalgia

Posted: 25 Sep 2010 11:00 AM PDT

*por Emanuelle Najjar

Admito que não estou exatamente familiarizada com a trama. Não que eu não assistisse "Escrito nas Estrelas", mas devo dizer que a frequência não seria a comum. Na verdade, eu acompanhava mais pela internet ou pelos intervalos comerciais, pois eu mesma já nem fazia questão. A TV estava ligada, mas a trama não atraia mais minha atenção.

Mas como novelas terminam, achei por bem sentar a buzanfa no sofá e assistir. A ocasião simplesmente exigia algum caráter especial.

Merecia, mas eu me arrependi profundamente.

Quando a trama de Elizabeth Jhin estreou parecia interessante. Com o passar do tempo, fui deixando de lado. Algo surpreendente tendo em vista que, mesmo não gostando da falecida "Tempos Modernos", eu ainda assisti o suficiente para me manter informada.

Não há grandes explicações, mas enfim... me mantive informada o quanto pude e assisti o final. Não valeu a pena.

Fuga do Gilmar (Alexandre Nero) pegando Viviane (Nathalia Dill) de refém, indo super direto ao assunto... tá, era só não fazer muitas perguntas e até dava pra engolir. Reencontro entre Viviane e Daniel (Jayme Matarazzo) foi tão curto e chocho... não era pra ser uma ocasião especial? O sofrimento do Ricardo (Humberto Martins) rendeu pouco. Um tiquinho mais de lágrima não faria mal a ninguém.

E convenhamos: Gilmar e o ataque de tubarão?? Não foi nada forçado, hein?

Talvez a autora tenha optado por cenas ágeis na reta final... algo pouco mais fluido, limitando os acontecimentos ao essencial já que telespectador costuma reclamar do excesso de informação durante a última semana de uma história... porém lamento dizer que foi um dos piores finais de novela que já assisti.
Talvez isso tenha muito de gosto pessoal, mais por critério subjetivo que por uma análise de fatores, mas enfim...

Uma vez eu escrevi sobre "Escritos nas Estrelas" ser um oásis para o telespectador. Sobre a leveza da trama, sobre não apelar para velhos clichês duvidosos para certo tipo de público (leia-se sensualidade), e também sua simplicidade. Que sim, poderia ser um "mais do mesmo" e seus personagens serem terrivelmente estereotipados, mas ainda assim conseguia atrair público por tais aspectos.

Agora, lamento dizer que fiquei pelo meio do caminho, sem o desejo de voltar a assistir, ou aquele sentimento de luto pela palavra "fim" escrita na última cena.

Para alguém que gosta de assistir novelas, esse realmente é um panorama triste.  

O final de Escrito nas Estrelas pode ser culpa da Globo

Posted: 25 Sep 2010 10:14 AM PDT

Sinceramente, eu tb estou revoltado com o último capítulo de Escrito nas Estrelas e repito: acredito que a culpa por aquilo que assistimos não é totalmente de Elizabeth Jhin - ela poderia ter resolvido muitos conflitos em capítulos anteriores pra não deixa o capítulo final sobrecarregado e Globo provavelmente mutilou e fez um resumo.

Mas mesmo assim não entendo como vocês podem afirmar que a novela foi enrolativa jogando uma obra inesquecível por causa de alguns pequenos tropeços, tirando o maior que foi o capítulo final. Quem acompanhou toda a novela e prestou atenção em todos os detalhes garanto que não teve a mesma opinião e soube entender a narrativa da novela que sempre primou por dar um andamento crível na história, em momento algum atropelaram tudo fizeram tudo com um andamento natural para que chegassem bem próximos do aceitável, o tropeço pra mim foi o último capítulo que não lembrava em nada toda a naturalidade da novela.

Podem falar o que quiserem, mas vou lembrar pra sempre dessa novela como uma das melhores, a autora soube mesclar tudo sem exageros. Tirando o último capítulo, praticamente tudo foi perfeito.Antes uma novela inteira boa com um último capítulo ridículo, do que uma novela inteira horrível com um último capítulo bom, como aconteceu com Sabor da Paixão que teve um dos melhores finais de novela que já assisti, sendo que toda a novela foi uma grande porcaria.

Lembrando da evolução da autora, Começar de Novo = lixo, Eterna Magia = razoável até alterarem tudo pra atender as expectativas, agora vejam como ela evoluiu com Escrito nas Estrelas. Temos uma grande autora começando sua trilha de sucessos, aposto que ainda nos fará assistir boas novelas, garanto que na próxima ela não vai deixar acontecer os poucos erros da anterior. Ela possui  crédito comigo pelo menos.

* do internauta Ricardo Ferrarez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !