domingo, 19 de junho de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


A volta do Cidade Alerta: que venham as câmeras e os urubus

Posted: 18 Jun 2011 03:30 PM PDT

A bomba da semana sem dúvida foi a volta de Datena para a Record. Ok, pode ser a bomba e o bafo da semana, mas também não era nada que já não fosse esperado.

Nos últimos tempos a trajetória do apresentador não era marcada exatamente pela estabilidade em seu local de trabalho. Não por suas andanças e negociações que o levavam a escutar uma proposta ou outra mas sim pela frequência com que isso lhe era oferecido, e claro que nas últimas semanas a frequência com que essas informações vinham a público já não deixavam mesmo grande dúvidas.

Que ninguém se engane: ele merece as propostas de trabalho que tem. Ele é o melhor no que faz e o retorno do seu trabalho provavelmente vale os investimentos feitos diante da promessa de um público cativo. Ignore sua má fama e seu modo ranzinza de ser no trato com seus colegas enquanto está no ar. Datena é um bom investimento, mas o que sua presença significa dentro da Record?

Significa um monte de coisas não necessariamente boas.

Não falando contra o seu trabalho, mas significa uns bons passos para trás em relação a tudo que a emissora quis ser. Ignore o fato de que o apresentador saiu brigado da emissora – aliás, quase todo mundo que sai de lá sai brigado, mas ok, esse não é o tema. O fato é que o Cidade Alerta, programa do qual Datena era o rosto e a voz, foi extinto por dois motivos: audiência abaixo da esperada e também por estar abaixo do padrão de qualidade desejado da Record. Agora com sua volta, o que podemos dizer?

Há algum tempo a linha editorial da Record investe em crimes para fisgar sua audiência. Crimes no café  da manhã, no almoço, lanche da tarde e jantar. São operações policiais e crimes banais contados em seus mínimos detalhes em programas de tanto apelo humano que faz a definição comum de sensacionalismo se esvair. Isso passa longe de ser um padrão de qualidade comum. E agora que o Cidade Alerta volta ao ar na segunda feira (20/06) das 17h às 19h30 com o seu novo velho apresentador para tentar alavancar sua faixa nobre, para onde esse padrão foi? Que critérios de qualidade são esses?



Talvez esse seja mais um dos mistérios mais bem guardados da humanidade, tal como a origem da paciência e do sangue frio do telespectador para aguentar demagogia disfarçada de senso de justiça. Tudo isso vociferado por horas a fio e sem descanso maior do que os minutos dos intervalos comerciais.

O fato é que o mundo cão é bastante lucrativo, não somente para o lado dos bandidos. Os urubus e as câmeras sempre estarão à espreita em busca de sua parte da carniça.


_________________________________________________



* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Datena volta para a Record e emissora investe pesado no mundo cão

Posted: 18 Jun 2011 11:30 AM PDT

*Por Wander Veroni

Apesar de tentar camuflar ao máximo – e se dizendo uma TV de Primeira (?), de alguns anos para cá, a Record voltou a apostar novamente no noticiário "mundo cão", aquele baseado em tragédia, crimes, desgraça e denúncia. É aquele formato que atrai audiência, mas que afasta o telespectador que gosta de ver (outro tipo) conteúdo. Em 2005, com o intuito de dar um novo gás à programação, a Record quis eliminar da grade tudo que era popularesco e imprimir um padrão de qualidade. Não deu certo! Tentaram imitar a Globo, mas o tiro saiu pela culatra. Aos poucos, a Record foi construindo a sua própria linha editorial e se viu com os dois pés (bem fundos) no mundo policial, principalmente na programação local. Essa semana, com a contratação de José Luiz Datena, a Record escancarou de vez: o mundo cão está de volta a todo vapor!

É sabido entre os jornalistas que a editoria policial sempre deu muito mais audiência do que qualquer outra. Isso é fato! Apesar de sabermos que a TV aberta está de olho na nova Classe C, a volta de um dos noticiários policiais mais polêmicos das tardes da televisão nos faz ver que a Record quer ir pelo caminho mais fácil e contratou o profissional que se tornou referência, quando pensando em um âncora desse tipo de telejornal. Datena é uma figuraça! Acredito que ele só de falar qualquer coisa no ar já atraia audiência pelo seu jeito sincero e escrachado. Mas, o que me assusta, é o rumo que a TV aberta está tomando. Nada se cria, tudo se recicla ou compra de produtoras estrangeiras. Complicado!


Menos de uma semana de rompimento de contrato com a Band, Datena estréia nesta segunda-feira, de 17h às 19h, o novo Cidade Alerta, na Rede Record. A idéia é alavancar a programação vespertina e, principalmente, a média do início da grade noturna. Há quem diga, dentro da emissora, que provavelmente Rebeldes deve mudar de horário, indo para faixa das 20h, para que Datena entregue o horário para o Jornal da Record, com uma média muito melhor, às 19h. Há ainda, outro grupo, que defende que a novela seja exibida no meio do Cidade Alerta para segurar a audiência e não haver choque entre os dois públicos. Pode ser que isso não aconteça e que a novela continue no horário habitual, mas enfim....como a programação da Record é uma caixinha de surpresa tudo pode acontecer. Só segunda-feira feira (20/06) teremos a resposta!



De acordo com fontes de dentro da própria Record, o telejornal policial já estava com a produção montada há pelo menos dois meses e, caso os bispos não conseguissem tirar Datena da Band, o noticiário iria estrear de qualquer jeito com Marcelo Rezende. Outro detalhe que aumentou ainda mais as especulações da volta de Datena à Barra Funda foi o fato do Comandante Hamilton – parceiro do apresentador em captura de imagens aéreas, ser contratado um pouco antes. Com um carga de trabalho pesada no rádio e na TV, Datena já sinaliza algum tempo estar insatisfeito com a Band, principalmente pelos rumos que o canal está tomando.

Mas, o que mais pesou para a escolha de Datena foi o fato da Record perdoar uma dívida que ele tinha com a emissora, em torno de R$ 20 milhões, por conta de uma quebra de contrato há oito anos atrás. Com contrato de cinco anos, especula-se que o salário do apresentador será por volta de R$ 500 mil, metade o que ele ganhava na Band. Será? No entanto, a novidade mesmo do novo Cidade Alerta é a transmissão simultânea no Portal R7, ao vivo, onde o público poderá interagir com o apresentador, seja enviando vídeos, fotos, denúncias, recados, além de poder conferir o Blog do Datena, no portal, a partir do dia 20. Jornalismo policial na web, quem diria....e você, vai assistir?


________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.  

Record tira a máscara e finalmente se assume como sensacionalista de primeira

Posted: 18 Jun 2011 07:32 AM PDT

Chegou ao fim o embromation da Record.

Após se livrar de parte de seus contratados por considerá-los brega (Raul Gil, Claudete Troiano, etc) e tirar o Cidade Alerta do ar porque queriam uma programação de qualidade, resolveram regredir.

Surgiram boatos de novas conversas com Raul Gil e agora a amplamente divulgada recontratação de Datena para a volta do policiaresco.

O retorno do "brega" não muda a vida de ninguém, no entanto, o acerto com Datena faz com que a emissora tire a máscara que por tempos usou para disfarçar - sem disfarçar de fato - essa dita programação de qualidade que teve vida curta.

Todos sabemos que pela ânsia por crescer rapidamente apostaram com todas as forças em sensacionalismo para alavancar a programação.

Tiroteios, perseguições e afins viraram estrela de última grandeza nos telejornais e nas novelas.

Coincidência ou não, astros da Globo que tinham apostado na rede dos bispos voltaram para o plimplim e, veja que coisa, Ana Paula Padrão em um momento de entrega total "confundiu" o Jornal da Record com o Nacional. Ou seja... ai como eu queria voltar!

O "engraçado", devo dizer, é divulgarem a contratação de Datena com os dizeres "Aqui se faz jornalismo de primeira com equipe de primeira".


Como se José Luís Datena, hipócrita como ele só - vivia detonando a Record, além de criticar todo mundo e não aceitou críticas de Tiago Leifert, etc) fosse de primeira ou se o jornalismo do canal fosse pelo mesmo caminho.

A verdade, no final das contas, continua sendo uma só: a Globo não tem concorrentes no Brasil e, se tem, concorre com si mesma através do Canal Viva.

Continua tentando Record, vai que cola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !