domingo, 26 de junho de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


30 anos de SBT: Um baú de lembranças e quem sabe um sonho possível?

Posted: 25 Jun 2011 03:35 PM PDT

E eis que a emissora mais feliz do Brasil está fazendo aniversário. O SBT, emissora do nosso querido tio Sílvio – apelido carinhoso de quem fez e faz a alegria de muita gente – completa 30 anos em uma comemoração de estilo: estão indo ao ar 17 programas especiais sob apresentação de Patrícia Abravanel com o propósito de vasculhar a história da emissora.

Com o título de Festival SBT 30 anos, esses programas vieram em boa hora. Com a emissora passando por um momento bastante delicado, esse festival mostra ser uma injeção de ânimo. A retrospectiva mostra um SBT glorioso, que sabia ousar e que para surpresa de muitos, acostumado com a injeção diária de elementos trash, teve uma boa programação, contou com um excelente elenco e que realmente fazia por merecer a batalha pela liderança e o seu cativo título na memória popular como vice-líder. E a inevitável conclusão é a de que as atrações de outrora são mais queridas que as atuais. Não somente por força de nostalgia – e todos sabem o quanto ela pode ser forte – mas sim por qualidade, elenco ou imaginação.

Mais do que a nostalgia, esse festival também pode significar algo novo. A possibilidade de que este programa possa ser permanente parece ser cogitada e de modo algum seria uma má ideia. O SBT tem mais riquezas guardadas do que o Chaves, seu coringa para todas as horas e as novelas mexicanas. Também significa a presença cada vez mais forte e relevante da família de seu dono e manda-chuva mor Sílvio Santos, onde não se limitam mais aos bastidores.

Quem sabe isso não possa significar um resgate de autoestima, uma mensagem de que ainda dá para fazer acontecer? Algo que vá além do uso extenuante do recurso "foi sem querer querendo" a cada momento onde houver um buraco na programação? Francamente, ainda acredito em algo: se depois de tantos anos e tanta tecnologia, o programa de Sílvio Santos continua sendo uma opção viável no domingo e do qual dá para tirar proveito sem o mínimo de vergonha em assumir, o que não seria possível com um pouco mais de vontade?



Aguardo ansiosamente o dia em que a guerra de emissoras possa ter mais um concorrente a altura, já que se essa longa novela não prima em qualidade, que prime em ser desafio constante. Com certeza um destino melhor para uma emissora outrora tão boa, do que ser apenas um baú cheirando a naftalina, em um triste esgar do passado. Um sonho bom. Será que vale a pena esperar?

 _________________________________________________


* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Festival SBT 30 Anos: Pra matar saudades e acompanhar a sucessão empresarial

Posted: 25 Jun 2011 11:37 AM PDT

O Festival SBT 30 Anos é uma atração que faz pensar.

De um lado os bons e inesquecíveis momentos do SBT: os infantis, programas de auditório e os talentos que durante três décadas nos divertiram através do televisor na emissora que sim, já foi muito mais feliz.

Do outro acompanhamos, agora através do video, o SBT se preparando para a sucessão empresarial.

Como assim?

Já há algum tempo noticiam que Daniela Beyruti está ali, lutando bravamente para tornar o canal novamente atrativo, tentando amolecer o pai, Silvio Santos, desde sempre o único a pitar de verdade por ali.

Também sabemos que Silvia Abravanel é diretora do núcleo infantil e Iris Abravanel, esposa de Silvio, tem escrito novelas. Tudo isso acontecia nos bastidores, não era tão nítido quanto a chegada de uma outra herdeira.

Patricia Abravanel começou no canal do pai anunciando os merchandisings do Programa Silvio Santos, ganhou uma cadeira fixa na brincadeira mais querida no programa do patrão, o Jogo dos Pontinhos e, não demorou muito, ganhou sua própria atração, o Festival SBT 30 Anos, programa que há quem diga que pode permanecer na grade como uma espécie de Video Show.

E o que tudo isso significa?

Que estão se preparando para um momento que vai ser inevitável: quando Silvio Santos resolver que chegou a hora de descansar ou quando Deus decidir que nosso maior animador deve ir animar o pessoal lá do céu.

Eu, como fã, não estou interessado em nenhuma das opções. SS está mais louco que nunca, e, já de algum tempo, voltou a ser a melhor opção dos domingos.

Só que é preciso preparar o terreno para o futuro e, já que suas meninas estão interessadas em tocar o negócio, é hora de distribuir funções e compartilhar experiências.

Todo mundo sempre disse que Silvio Santos era cabeça dura. Pode até ser, contudo, não a ponto de deixar o império que construiu nas mãos de outras pessoas que não fossem de sua família, os herdeiros diretos de seu trono.

Atitude digna, necessária e merecedora de palmas.


Não apenas pela atitude, mas porque Patricia, para surpresa de todos, tem se mostrado competente e, tirando as birras no Jogo dos Pontinhos, esbanja simpatia e tem crescido a cada semana.

Uma prova de que, ainda em vida, Silvio Santos pode ter merecida paz.

Ah, insisto: que Deus permita que nosso querido apresentador fique por mais um bom tempo por aqui, ainda mais agora que está brincando de Benjamin Button. Ele é o cara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !