domingo, 1 de agosto de 2010

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Achei que ia ser o maior TiTiTi, mas...

Posted: 31 Jul 2010 04:00 PM PDT

A minha grande decepção em 2010 atende pelo nome de TiTiTi.

Desde que a TV Globo anunciou o remake ouvi maravilhas sobre a primeira versão. No entanto, só criei expectativas após as chamadas da estreia entrarem no ar. Parecia que seria uma tremenda novela.

Entretanto, para mim, TiTiTi ainda não disse a que veio. O principal problema é o elenco: de um lado excelentes atores, do outro, nomes. Apenas nomes.

E é aí que está o perigo: um folhetim com gosto de mais do mesmo sem um elenco que convença de verdade, não desce.

Escrito nas Estrelas e Passione também tem gosto de "mais do mesmo", mas dêem uma olhada no elenco das duas e comparem com o de TiTiTi. Quer dizer, não tem comparação nenhuma.

Malu Mader interpretando ela mesma pela milésima vez em sua carreira e Caio Castro com destaque mesmo sem fazer por merecer, é de embrulhar o estômago de qualquer um.

Mas acho, acima de tudo, que o problema está na direção. Tem gente de gabarito fora do tom, como Giulia Gam: a cena em que a personagem fica sabendo da morte do filho é de um exagero digno de um dramalhão mexicano. E ela pode bem mais que isso.

Tem tudo para ser um grande sucesso e a audiência até agora é animadora.

Por ora, eu passo. Fico com o bom e velho Happy Hour no GNT, salve, salve simpatia!

Tititi e os remakes como investimento seguro

Posted: 31 Jul 2010 03:00 PM PDT

Bom, ultimamente não tenho assistido a tantas novelas como gostaria. Tanto por falta de tempo quanto simplesmente por certo desânimo com as tramas atuais. Por uma questão de lógica, acabei assistindo o final de Tempos Modernos, e por oportunidade acabei assistindo Tititi.

A história veio ao ar com a penosa missão de reerguer o horário das 19 horas, atordoado com o fracasso de "Tempos Modernos". A opção pelo remake minimiza os riscos em criar uma nova história, com novos personagens e travar uma relação de afeto com o público. Reinventar a roda demanda custos e muito trabalho, além de ser como pisar em ovos. E , convenhamos: nada como a segurança de um grande sucesso...

Para quem não sabe, Tititi foi originalmente escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida pela Globo entre 1985 e 1986, sob direção de Wolf Maia. Conta a história de dois inimigos de infância, André Spina (Reginaldo Faria) e Ariclenes Almeida (Luís Gustavo) que levam a inimizade a até a vida adulta quando decidem competir profissionalmente no mundo da alta costura onde se tornam respectivamente Jacques L'Eclair e Victor Valentin.

Agora, os personagens pertencem a Alexandre Borges e Murilo Benício, que se apresentam com muita desenvoltura em seus papéis. As rédeas do texto agora são de Maria Adelaide Amaral e a direção ficou a cargo de Jorge Fernando com quem qualquer toque de comédia é devidamente acentuado.

Embora se trate de um remake, devo dizer que estou assistindo a novela como se fosse a primeira vez. Sim, eu nem era nascida quando a novela começou. Sei do que pesquisei, do YouTube e também lembro algumas passagens da abertura, mas ainda assim não por ter uma boa memória, mas sim de tantos "Vídeo Show" que assisti na vida, antes que ficasse ruim do jeito que está. Então não tenho o espírito saudosista em dizer que a primeira versão era incomparável e nada chegará aos seus pés.

Não sei se isso é bom ou ruim, mas enfim...

Desde o início, o que mais me chamou a atenção depois do embate de entre Jacques L'Eclair e Victor Valentim foram os acontecimentos envolvendo Marcela (Ísis Valverde). Ok, mais uma personagem pra chorar muito e quebrar o clima de comédia mas não tenho nada contra drama. Também fiquei sentida pela morte do personagem Osmar (Gustavo Leão), deixando o namorado Julinho (André Arteche) sozinho no mundo, mas não adianta nada queixar, não é mesmo? O jeito é esperar e torcer para que as coisas se acertem.

Até o momento, as coisas ainda parecem estar para acontecer. Estamos no início da trama, ainda há muito a ser avaliado, se Tititi é a salvação e se o uso global dessa alternativa fará com que definitivamente os remakes se firmem como um investimento seguro. O SBT já descobriu isso há eras.

Qual o seu palpite?

__________________________________________________

* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

TiTiTi tem canastrice sim, mas o texto salva a novela

Posted: 31 Jul 2010 02:00 PM PDT

Por Wander Veroni * 

Existem novelas e novelas. Prova disso são algumas tramas que ficam eternizadas na cabeça do público por décadas e décadas, seja por uma história genial ou por personagens que fizeram a diferença. Em poucas palavras, são novelas que marcaram uma época. Mesmo antes da estreia, TiTiTi sempre foi uma dessas que eram lembradas com carinho pelas pessoas que assistiram o folhetim há 25 anos atrás.

Para o remake de Maria Adelaide Amaral houve uma grande expectativa. Principalmente, entre os noveleiros de plantão que ficaram órfãos de uma novela de qualidade na faixa das sete. TiTiTi chegou com a missão de recuperar um público que fugiu do horário por conta do fiasco de Tempos Modernos. Mas, o que faz uma novela não ser boa? Apenas a baixa audiência ou atuações inexpressivas? Não. É o texto. Geralmente, fraco e sem sal. E para falar a verdade, vivemos hoje uma safra de alguns roteiristas canastrões. Aqueles que juntam todos os clichês aplicáveis e não se preocupam com a proposta do folhetim.

TiTiTi estreou e, para a nossa triste surpresa, tem mais rostinhos bonitos no elenco, do que atores de verdade. O que tem de ator canastrão que interpreta ele mesmo em várias novelas ou o pior que sempre faz a mesma cara de paisagem quando está alegre e triste não está no gibi...rs. Esse é um ponto negativo, infelizmente. Mas a novela se salva pelo texto. Não sei sou só eu que penso assim, mas quando uma novela, filme ou série tem texto com "T" maiúsculo, a gente até faz vista grossa para a canastrice de alguns, porque tem outras atuações que salvam a novela.

Gosto do texto. Da criatividade de autor e diretor de proporem uma linguagem à novela e o telespectador entrar no mundo proposto pela história. Se o texto for bom, estou dentro...rs. Viro fã. Talvez porque eu trabalhe com as palavras ou seja um entusiasta pela linguagem televisiva é que presto muito mais atenção ao texto do que, propriamente, a atuação.

Sim, tem atores e atores também. Tem ator que em uma simples fala numa cena transforma aquele instante em algo maior. E são esses atores que valorizam o texto que continuam por aí, firme e forte no mercado, conquistando fãs e reconhecimento. Por isso dou tanto valor ao texto. Se não tiver um bom roteirista não há um grande nome da nossa teledramaturgia que consiga sustentar uma novela por quase oito meses. E TiTiTi tem bom texto e, por ora, o meu aplauso.

________________________________________

*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.  

Um comentário:

  1. concordo com algumas criticas sobre tititi .. e tenho alguns questionamentos .. a morte do personagem osmar não foi do gosto do publico .. agora se já sabiam que essa morte era inevitavel porque não escalaram um ator menos carismatico e mesmo lindo assim essa morte nao teria tanta repercussão .. agora matar gustavo leao ator lindo que estavamos morrendo de saudades é pedir para novela não fazer sucesso mesmo.. lamentavel

    ResponderExcluir

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !