domingo, 15 de agosto de 2010

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Eleições: falando de futuro e ouvindo “mais do mesmo”

Posted: 14 Aug 2010 07:00 PM PDT

Eleições, e lá  vamos nós.

É hora de encher os ouvidos, de ouvir mais do mesmo e acompanhar uma nova guerra pelos quatro anos de poder. E eis que em meio a mesmice há adversários que prometem uma batalha no mínimo curiosa de assistir.

A petista Dilma Roussef, o tucano José Serra e a candidata do Partido Verde, Marina Silva são as principais atrações do novo circo, em uma temporada que começou mais cedo que o habitual. Provavelmente pelo destaque que a própria mídia ofereceu ao tema, das leis do Tribunal Superior Eleitoral, como o "Ficha Limpa" e sem contar a facilidade da Internet com blogs e redes sociais para amplificar e repercutir quaisquer assunto. Talvez por isso, de antemão pareça que já estamos falando nisso há eras.

Já começamos com a fase de debates e entrevistas. Aliás, um início tedioso com o primeiro debate, promovido pela Band, com direito a orquestra ao vivo e duas horas (ou mais) de puro argumento ensaiado, tendo como único atrativo o candidato do PSOL à presidência Plínio Sampaio, cuja representatividade do partido não lhe assegura uma exposição maior.

Nesta última semana as coisas foram pouco mais apimentadas, por assim dizer. Os candidatos estão foram entrevistados pelo Jornal Nacional. Individualmente, os três principais nomes ao poder estiveram submetidos pelo casal JN a um bombardeio de perguntas sobre temas espinhosos, em um verdadeiro exemplo do "tira bom e do tira mal" típico de filmes norte-americanos.

Diga-se de passagem, três entrevistas mais válidas que as duas horas de debate arrastado, isso deixando de lado as polêmicas sobre o tratamento que os apresentadores do telejornal dispensaram aos presidenciáveis. Tocando nesse argumento então, as opiniões ficam realmente explosivas.

Afinal, é nesta época que os políticos que lavaram as mãos durante três anos acordam pra vida e passam a tratar o eleitor com toda boa intenção do mundo e sem o mínimo interesse em seu voto... e também as mentes pensantes dos filósofos e analistas políticos de boteco inevitavelmente despertam e dispõe-se a expor toda sua sapiência aos incautos.

Diante disso, quem precisa mesmo de pregadores anunciando o fim do mundo?

Nos próximos dias, quem não se interessa pelo assunto tem que tomar providências para escapar. Os próximos tempos serão de superexposição e falatório. Até mesmo a Internet que aparenta ser um local seguro para os querem escapar de determinados assuntos será um território minado, afinal internautas também votam, e outros fazem campanha, vestem a camisa – ou o avatar – e compram briga mesmo.

Para os menos esquentadinhos, sugiro uma viagem demorada para as montanhas, em isolamento total, embora haja grandes possibilidades de um santinho ser jogado em sua mala, e de pregações em nome de um futuro melhor para o Brasil detonarem os tímpanos de pessoas inocentes.

Seja lá que tipo de eleitor for, use de bom senso na hora de escolher seu candidato. Por mais aborrecedor que seja, ainda estamos falando em futuro.

Tente pensar além do que seria trivial, além da promessa de quatro anos de pura reclamação, pois qualquer que seja o resultado, não dá pra agradar a todos, e além da utopia de promessas vazias feitas aos montes a cada quatro anos.

Se bem que o bom senso não é mesmo o forte do ser humano. Esqueça.


__________________________________________________

* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Nas eleições, o meu voto não é pinico

Posted: 14 Aug 2010 05:02 PM PDT

Por Wander Veroni* 

Eleição é coisa séria, afinal o futuro do nosso país está em jogo. A democracia é assim: todos tem a chance de mostrar a sua opinião. Seja ela contra ou a favor. Se a voz da maioria será boa ou ruim, só o tempo dirá. Por isso, nunca concordei com essa história de votar no "menos pior". Você contrataria um funcionário "menos pior" em um processo seletivo? Desculpa, mas eu não. Se, depois de avaliar todos os candidatos, nenhum me conquistar ou se mostrar verdadeiro nas convicções apresentadas, o melhor é abrir outro processo seletivo. Não tem mistério. É preciso ter mais consciência e compromisso consigo mesmo.

Que me desculpem os céticos, mas nas eleições o meu voto não é pinico. Votar é um ato de muita responsabilidade. Quando colocamos um "candidato menos pior" estamos concordando com a falta de caráter, ausência de ética, de profissionalismo e, acima de tudo, de não termos um compromisso com a sociedade. Confesso que ainda não decidi o meu voto em todos os cargos que temos esse ano. São muitos e a pesquisa está a todo vapor. Alguns serão avaliados e, outros terão o meu voto novamente. E se alguém esqueceu, para esse ano, temos que votar para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Ufa! A dica é levar uma listinha para a urna, pois são muitos números...rs.

Em todo caso, independente de acompanhar o noticiário político, debates e horário eleitoral, é muito importante pesquisar sobre a história e ideologia dos partidos e do candidato em questão antes de votar e, acima de tudo, não se deixar levar pela onda das pesquisas de intenção de voto. No caso dos cargos do legislativo, muitos deputados e senadores trabalham para um determinado tipo de pauta, como saúde, educação, meio ambiente, agricultura, direito do consumidor, movimentos sociais, enfim, o ideal é votar em um que esteja trabalhando em prol da realidade que você está inserido.

Mais do que saber o voto para presidente, é importante decidir o seu voto para os cargos do legislativo. Acompanhar o trabalho de um determinado deputado ou senador e vê se ele realmente está trabalhando ou esta ali "a passeio". Essa atitude é importante para que possamos mudar a realidade do nosso Congresso, Senado e Assembléia Legislativa. Se existe corrupção por lá, a culpa é sua, minha, de todo mundo. Afinal, na última eleição, por preguiça ou comodismo, deixamos de pesquisar o histórico de determinado partido e candidato. Pense nisso. Nas eleições, lembre-se que, nos próximos quatro anos, você está contratando um funcionário para tomar conta da sua casa, do seu negócio. Vote certo, vote consciente. Valorize o seu poder de escolha!

________________________________________

*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.  

Eleições: Políticos melhores = pessoas melhores

Posted: 14 Aug 2010 11:00 AM PDT

Estamos em mais um ano de eleições e um novo presidente será escolhido em outubro.

Nesta semana os melhores posicionados nas pesquisas foram sabatinados no Jornal Nacional "sem dó nem piedade": Fátima Bernardes e William Bonner foram para cima dos três entrevistados sem dar tempo para que respirassem.

Isso, além de elogiável, nos faz pensar por outro prisma, o de que o tempo passa e os candidatos continuam sendo questionados por seus erros ou o de seus colegas de partido.

As promessas sobre saúde, educação, emprego e moradia são as mesmas de sempre.

O relógio continua andando e temos a sensação diária de um dejavu: o ano começa com enchentes, volta o caos aéreo, corrupção na polícia, violência nas ruas.

A cada dia o noticiário é baseado em informações como essas citadas em meio a muitas promessas dos governantes que dizem desejar fazer o melhor por nós.

Mas "nós" estamos pagando nossas contas em dia? Não estamos roubando coisas alheias? Não estamos falando mal dos vizinhos e desejando-lhes coisas desagradáveis?

Os políticos são sempre malhados porém é preciso lembrar que são pessoas como a gente que possuem apenas um status diferente e, por isso, tem destaque na mídia e suas falcatruas viram manchete.

Por conta disso, neste ano, ao invés de votar e desejar políticos melhores, vamos torcer por pessoas melhores. É o caminho, mesmo sabendo o quão piores estamos a cada dia.

#oremos

Convite: Não assista o Criança Esperança

Posted: 14 Aug 2010 10:46 AM PDT

Estou convidando todos vocês para um movimento contra a Rede Globo de Televisão. Vamos nos unir a Xuxa, Zezé di Camargo e Luciano e outros que tiveram coragem de se posicionar contra o evento - mesmo que Zezé e Luciano tenham feito isso por rancorzinho por não terem sido convidados.

Mas é preciso mostrar que não estamos contentes com o rumo que o programa, antes super esperado, está tomando. Está chato, sem graça e nada popular. Em nada lembra o grande evento que não a toa está comemorando 25 anos.

Acho que estamos em um momento onde não devemos mais ficar quietos. Desligue seu televisor, vá para uma balada ou faça Legendários, Busão do Brasil e afins liderarem.

Não estou aqui pedindo para você deixar de doar e sim para não dar sua audiência ao programa.

Isso é diferente do movimento "um dia sem a Globo", que era uma grande bobeira. A intenção, repito, é que a emissora volte a produzir um grande show.

Não que isso vá fazer diferença na audiência, como também o "dia sem Globo" foi um fiasco, mas é o primeiro ano em que não irei assistir ao Criança Esperança como forma de protesto.

Do jeito que está não dá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !