domingo, 29 de agosto de 2010

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Ponto de Vista: Censura ao Humor não teve graça

Posted: 28 Aug 2010 05:00 PM PDT

*Por Wander Veroni

Foi a piada mais sem graça desse início de período eleitoral. É por meio do humor que muitas pessoas conseguem entender ou fazer uma reflexão sobre algo que está acontecendo no momento ou em determinado registro temporal. Tiramos uma onda daquilo que mais marcou durante um determinado período. Mas, ainda bem que a justiça voltou atrás e o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar suspendendo o trecho do artigo da lei eleitoral que veta piadas com políticos em programas de televisão durante os três meses que antecedem o pleito.

Ninguém sabe ao certo como a discussão da censura aos humoristas teve início. Mas o fato é que ela foi parar nos jornais, redes sociais, reportagens, blogs e foi tema de debates em programas de TV e rádio. Mesmo parecendo clichê, a política brasileira rende piada. Alguns dos nossos deputados, senadores, prefeitos, vereadores, governadores, secretários, ministros e afins tratam o poder público com descaso. Não são todos. Mas, vira e mexe, vemos algo bombando na mídia, seja em forma de declaração ou atitude equivocada.

Em entrevista para o site da Abraji, o jornalista e humorista do CQC, disse uma coisa certa: "O CQC, por exemplo, se tornou um canal de informação para jovens eleitores, o que passou a incomodar e fazer com que o programa se tornasse alvo de intimidações". Isso é a mais pura verdade. Falar a verdade e instruir o povo, nem que seja, pelo humor crítico ou escrachado, incomoda muita gente que tem rabo preso.

Se eles fazem piada com o nosso dinheiro, com o nosso país, porque o humor deve se calar? Não deve. Ainda mais em período eleitoral. Se o humor ajudar ao eleitor ver o que está pegando no debate político ou a perceber o perfil de cada candidato está valendo. Temos todo o direito de nos expressar e formar opinião sobre aquilo que nos interessa enquanto agente social.
__________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Censura no humor: não seria melhor rir pra não chorar?

Posted: 28 Aug 2010 02:00 PM PDT

Censura: uma unica palavra que carrega um peso imenso em seu significado, especialmente quando vivemos em um país que durante um grande tempo viveu sob essa égide. Ela está em nossas raízes de uma forma ou de outra.

Não tente ignorar o período de ditadura. Mais que uma época importante e sombria na história brasileira, ela será argumento para quase todos os tipos de assunto, especialmente na hora de falar em liberdade de expressão e política. Coincidentemente, é disso que estamos falando por aqui hoje.

Época de eleições presidenciais. O cargo mais importante em jogo e certamente o mais fértil em se tratando de humor. Mais do que um assunto vital para o cotidiano dos cidadãos, a política também é fonte de piada, a fonte mais rica de toda a graça. Fazer a sátira parece indispensável tanto por rendimentos quanto pelo fato de humor colocar em xeque tudo aquilo que a seriedade e o desalento não despertem interesse.

E eis que essa importante ferramenta foi impedida de cumprir efetivamente seu papel por força de uma lei que está em vigor há tempos, mas só agora despertou burburinhos e manifestações especialmente dos profissionais da mídia, como o movimento Humor sem Censura.

Na teoria, o trecho da Lei Eleitoral (9.504) que prevê aplicação de multas de até R$ 100 mil a programas que usem "trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação" nos três meses que antecedem eleições está em vigor desde 1997.

Tem tempo, não é mesmo? Porém nunca é tarde para protestar. Talvez um pouco atrasado mas nesse caso certamente não haveria época mais propícia já que a diversidade do humor é real, além do fato  do público ter mais formas de interagir e se expressar. Nunca antes na história deste país (um bordão muito usado em toda e qualquer sátira do Lula) houve tantos programas dedicados ao riso, especialmente aqueles que tem como matéria-prima os bastidores da política. Programas como CQC e Pânico invadem os corredores do Congresso em busca de todo e qualquer deslize, piada ou legenda engraçadinha.

Obviamente isso incomoda.

Humoristas protestaram, dando repercussão a um tema que poderia ter ficado intocado e a pressão foi tanta que sexta-feira, 27 de agosto, o ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu as restrições da Lei Eleitoral. Nada concreto, apenas uma liminar. O processo continua correndo, tendo ainda de ser julgada pelo STF, mas já representa algo de valor.

Mais que o direito de uma classe de profissionais, estava em jogo a liberdade dos meios de comunicação: um requisito importante para o que chamamos de democracia. Mais que o direito de fazer piada e rir delas, mas também de fazer as pessoas participarem de um momento importante para o Brasil.

Não, não  é ufanismo. Em meio ao desalento e a descrença típica no que diga respeito a política, as vezes o riso é o único pretexto válido para despertar algo.

Não dizem que é melhor rir pra não chorar?

Talvez seja hora do ditado fazer valer.



__________________________________________________

* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

O circo estava armado, agora já pode rir

Posted: 28 Aug 2010 01:54 PM PDT

Domingo passado humoristas e demais manifestantes do país se reuniram em protesto por conta de censura. Sim, estamos em 2010 e ainda somos obrigados a calar a boca - e já tivemos diversos exemplos só neste ano.

A censura da vez dizia respeito ao pessoal do humor que não podia rir ou fazer piada com candidatos.

Mas eu, cá com meus botões, me questionava desde que o Horário Eleitoral Gratuito entrou no ar se realmente era necessário fazer graça sendo que a lona do circo já estava posta.

Tem candidato ali que você nem precisa pensar para fazer humor. Basta olhar. E rir.

E sabe o que eu, desanimadoramente concluo? Não existem representantes mais perfeitos.

O brasileiro está tão decepcionado com seus governantes e tão acostumado a engolir pizza murcha e fria que o que vier é lucro. Não pra gente, claro.

E o que fazer, sendo que fazer humor agora está liberado e a gente já estava rindo antes?

O resultado é que nossos humoristas vão ter que ser muito, muito bons para superar esses outros concorrentes.

Horário Eleitoral não prejudica em nada Passione

Posted: 28 Aug 2010 11:00 AM PDT

Ontem a telenovela Passione manteve os índices registrados durante a semana, uma das melhores audiências dentre as noites de sexta.

Mas essa vitória vem com um gostinho especial: a exibição aconteceu após o Horário Eleitoral, conhecido por derrubar os índices das atrações que entram na sequência.

Acontece que Silvio de Abreu foi muito do esperto.

Não bastasse seu folhetim estar crescendo dia após dia - o conteúdo - ele deixou os grandes acontecimentos para este momento atípico da TV.

Ontem, por exemplo, o assunto do Twitter era o Gérson. Todos querendo saber qual o segredo do cara.

Pois é, ele conseguiu mais uma vez. Está na boca do povo e não é com o famoso "quem matou quem". Diferente da novela das seis, né? Caindo, caindo, caindo....

Nota 10!

Falando em Xuxa... você vai perder???

Posted: 28 Aug 2010 10:01 AM PDT

Mas oi?

Nem tava sabendo de nada... perdido para mim é apelido!

Fui informado agorinha mesmo por um internauta do Cena Aberta (jornalistavêTV) que viu esse post da liderança de Xuxa na manhã deste sábado sobre sua presença pra lá de especial no Caldeirão do Huck.

Eu já tinha visto algo na internet mas como era sobre o Caldeirão e n-ã-o gosto desse programa nem dei bola.

Uma fã da Xuxa vai participar e a loira entrou na dança. E não é que recriaram até a nave espacial?

Sério, que inveja dessa menina. Meu, quem da minha geração nunca sonhou em descer da nave espacial com a Xuxa? Eu confesso, não tenho a menor vergonha!

E tomar o café da manhã? Ideeeeem!!

Você vai perder?? Eu, mas nem morto!

Nos encontramos no Twitter para comentar juntos! \o/

É bom estar com você, brincar com você....

Luan Santana leva TV Xuxa aos dez pontos

Posted: 28 Aug 2010 08:30 AM PDT

Hoje não teve pra ninguém: TV Xuxa liderou.

Isso é uma novidade. Não que Xuxa não lidere aos sábados, isso ela faz com frequência.

A questão é que em dia de Fórmula 1 o espaço é aberto para a concorrência fazer a festa por conta da troca de públicos.

No entanto a Globo mudou sua estratégia: ao invés de Hanna Montana, a Turma da Mônica foi escalada para anteceder o matinal da rainha dos baixinhos.

E não é que deu certo? Em diversos momentos registrava o dobro da Record e SBT.

Com Luan Santana, chegou aos dez pontos (9,7).

Fora que quem perdeu, perdeu mesmo. Programa redondinho e bom do início ao fim. Destaque para t-u-d-o.

Glenda e Tadeu, a Little Duda e o Litte Luan Santana.

Te dei o sol te dei o mar pra ganhar seu coração, você é raio de saudade meteóro da paixão....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !