domingo, 31 de outubro de 2010

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Reprise de Vale Tudo é sucesso de crítica e repercussão

Posted: 30 Oct 2010 05:36 PM PDT

 Por Wander Veroni* 
Desde o dia 04 de outubro, o Canal Viva passou a ser primeiro lugar em audiência entre o público adulto à 00h45 e ao meio-dia pelo fato de reprisar a novela "Vale Tudo". Apesar do horário ingrato, o telespectador está com saudades de novelas que, realmente, valem a pena ver de novo. Quem é noveleiro de carteirinha sabe o quanto o folhetim é um marco na TV brasileira. Inclusive há um movimento na internet para que a TV Globo reprise tramas dos anos 80 e 90 no "Vale a pena ver de novo", e não somente novelas que passaram a cinco ou três anos atrás.

Mesmo quem não tenha assistido a primeira exibição da trama de Gilberto Braga, com a colaboração de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, tem na memória nomes como Odete Roitman (Beatriz Seagal), Heleninha Roitman (Renata Sorrah), Raquel (Regina Duarte), Maria de Fátima (Gloria Pires), Ivan (Antonio Fagundes) e  Marco Aurélio (Reginaldo Faria). A história de "Vale Tudo" retrata um momento político do Brasil, do final dos anos 1980, em que se colocava em discussão até onde é possível fazer tudo por dinheiro.

Apesar de não aparecer nos primeiros capítulos e morrer para dar o lugar ao clímax mais famoso da história das telenovelas, Odete Roitman foi a vilã mais odiada e lembrada até hoje, principalmente pelo mistério que envolveu a sua morte. O sucesso de "Vale Tudo" não está apenas na TV Paga, mas também na internet. Na madrugada, é possível ver uma legião de fãs que comentam o folhetim no Twitter com o mesmo interesse de mais de 20 anos atrás. No YouTube é possível ver a novela inteira por vídeos disponibilizados por internautas que querem acompanhar a trama que parou o Brasil e eternizou o hit "do quem matou fulano" nas telenovelas.

Esse sucesso todo é  uma prova do quanto o telespectador está carente de boas novelas, tanto as atuais, quanto as reprises ou remakes. Os roteiristas atuais – salvo alguns poucos gatos pingados, estão passando pela pior crise de criatividade dos últimos tempos. Não sei se o público está mais exigente ou praticamente todas as boas histórias já foram contadas, mas o sucesso de "Vale Tudo" nos faz repensar que é preciso os autores contemporâneos falarem mais do Brasil e, principalmente, pesquisar novas narrativas ou formas de encantar o público sem usar descaradamente os clichês típicos dos folhetins. É hora de inovar e não só viver da sombra do passado.

________________________________________

*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Quando os reprises não significam “mais do mesmo”

Posted: 30 Oct 2010 05:26 PM PDT

por Emanuelle Najjar

E eis que o passado nem sempre deve ser esquecido. Ok, sei que esse texto está bastante filosófico, mas lembre-se de que estamos discutindo aqui um outro tipo de universo: ficção.

Não sei se alguém se surpreenderia com o fato de que a reprise de "Vale Tudo", em um horário digamos "fora de mão", se tornou líder de audiência do canal VIVA. Sim, a reexibição de uma novela que originalmente foi ao ar em 1988. Novela de uma época em que poderia estar fora de cogitação por questões técnicas como a precária qualidade de imagem se comparada a atual, onde falamos em tv digital.

O que pode explicar o panorama?

Você pode argumentar que o público que assiste a TV aberta e a TV paga são muito diferentes e não devem ser comparados, começando por fatores pelo poder aquisitivo e o alcance que seus gostos tomam em ambientes de mídia social, ou veículos alternativos a grande imprensa. Porém o fato aqui é de que estamos falando em uma trama clássica, de uma narrativa diferenciada, e um tema atualíssimo especialmente em tempos de corrida eleitoral: ética.

Entre espectadores de diferentes classes econômicas e que tem as novelas como uma forma de lazer, "Vale Tudo" é praticamente unanimidade: uma trama com narrativa e linguagem diferenciada, ousada. Uma obra prima inesquecível.

O que explicaria um reprise ter proporcionalmente mais sucesso que uma trama inédita? Talvez a carência de um público ávido por uma boa história, se decepcionando por uma coisa ou outra, cansado dos velhos clichês mas com os pudores de uma era onde qualquer coisa veiculada poderá ser taxada de amoral. Telespectadores que cobram ousadia, mas rejeitam o diferencial, e mesmo assim dizem que a criatividade do pobre autor se esgotou quando sua história parece seguir uma mesma linha. Público esse difícil de agradar. E pior dilema que isso é reinventar a roda.

Isso seria possível?

Reinventar a roda ou o público?

_________________________________________________


* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Reprise de Vale Tudo é um sucesso, o que significa?

Posted: 30 Oct 2010 11:00 AM PDT

Contra tudo o que eu imaginava, a reprise de Vale Tudo é um sucesso.

Logicamente todos sabíamos que a reapresentação de um de uma das novelas mais comentadas da história da TV iria criar um bafafá, mas a ponto de levar o canal Viva a liderança de audiência?

Difícil afirmar ou imaginar algo assim, ainda mais quando é preciso levar em conta que o folhetim é apresentado pelo canal durante a madrugada com uma reprise em outro horário nada acessível para quem trabalha: meio dia.

O fenômeno é tanto que conseguiu superar com vantagem o burburinho criado por outras atrações também populares como Sai de Baixo e Por Amor.

Seria tudo isso resultado de uma busca pela resposta da pergunta que é um dos marcos da TV? Quem matou Odete Roitman?

Ou é simplesmente a procura por uma telenovela de verdade, já que os folhetins de hoje sequer conseguem média de 40 pontos?

E se Vale Tudo é líder em plena madrugada em um canal pago, dá pra imaginar o bafafá que criaria na Globo?

Não, não dá, a emissora tem medo de apostar em reprises mais antigas e opta por perder audiência ocupando o Vale a Pena Ver de Novo com produções recentes.

Quem entende a lógica?

Sorte de quem pode conferir Vale Tudo, mais atual que nunca e, vamos combinar, a melhor telenovela em exibição. Brasiiillll!

Gugu ou Faustão, quem você prefere?

Posted: 30 Oct 2010 09:00 AM PDT

Rivais por anos no domingo, há alguns meses Gugu e Faustão voltaram a ter confronto direto.

De início Gugu não fez cócegas em Fausto Silva, porém, com sensacionalismo e agora com a participação dos eliminados de A Fazenda tem abocanhado alguns pontinhos.

Ainda não assusta, mas mostra que ele é capaz de tudo - até de forjar uma entrevista, como a do PCC - e ainda pode causar algum susto.

A questão, no final das contas, é:


Gugu e Faustão em guerra novamente, qual você prefere?

Gugu
Faustão
Nenhum



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !