quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Amigo De Cristo

Amigo De Cristo

Link to Amigo de Cristo Notícias Cristãs

Na França, a cada dez dias uma nova igreja evangélica abre as portas

Posted: 14 Feb 2012 06:18 AM PST

Ao som de bateria e teclado, quatro cantores dão o tom do culto na igreja, enquanto são acompanhados fervorosamente por fiéis que, com os braços erguidos, dançam e repetem as letras mostradas em um telão. Logo acima, os escritos "Dieu est Amour". A cena, comum para a maioria dos brasileiros, é novidade na França, que viu a fé neopentecostal crescer nos últimos anos, impulsionada pela crise econômica.

Cada vez mais franceses abraçam a fé protestante

Franceses abraçam a fé protestante

Na França, a cada dez dias uma nova igreja evangélica abre as portas, de acordo com dados do CNEF (Conselho Nacional dos Evangélicos da França). Essa é a corrente religiosa que mais se expande no país e a com o maior número de praticantes.

"A primeira razão é simplesmente a necessidade de esperança", opina Sébastien Fath, sociólogo das religiões especializado no protestantismo e autor de Do gueto à rede – O protestantismo evangélico na França e do recém lançado Nova França Protestante – Desenvolvimento e crescimento no século XXI.

Cenas de um culto na Igreja evangélica de Montreuil CCPE, leste de Paris:

Fath defende que o retorno da religiosidade está ligado à crise do discurso político. "Os franceses estão decepcionados com a política. O país que, durante muito tempo exportou pensamento político, se desencantou com as soluções políticas, há 15 ou 20 anos atrás", avalia.
Conversão
Longe do anonimato das ruas, nas manhãs de domingo na entrada da Église Réformée de Belleville a recepção é calorosa e personalizada. "É a proximidade entre nós, os pastores, e nossos fiéis que faz a força do movimento evangélico", afirma Amos Ngoua Mouri, pastor da Communauté Évangélique la Bonne Nouvelle, no norte de Paris.

Mais da metade dos evangélicos franceses tinha outra religião. "Essas igrejas se apresentam de uma maneira adaptada às formas de comunicação contemporânea, enquanto as tradicionais utilizam ainda modelos históricos e ultrapassados. As evangélicas recrutam", explica Frédéric Rognon, professor de filosofia das religiões na Faculdade de Teologia Protestante de Estrasburgo, na França.

Vista geral da Église Réformée de Belleville, em Paris. Na frase em dourado, “Deus é Amor”

L'Hermenault, também presidente da Faculdade Livre de Teologia Evangélica de Vaux sur Seine, principal instituição para a formação de novos pastores franceses, anuncia que o objetivo é alcançar a meta de uma igreja para cada 10 mil habitantes, ao invés dos atuais uma para cada 30mil.

Ao todo, são 2308 igrejas em território francês, que abrigam o ainda discreto número de 600 mil evangélicos. Desde 1950, eles são nove vezes mais numerosos, em um país onde apenas 5% da população se declara praticante de alguma religião.

Fé pública, questão privada

Na igreja evangélica Paris Bastille é possível ver os vídeos do último culto no iPhone e acompanhar o blog do pastor. Outros atrativos são as visitas em casa, os grupos de estudo e as atividades de inserção específicas para jovens, crianças, mães, casais ou idosos. À vontade com a revolução digital, para Fath, esse estilo litúrgico é mais adaptado à cultura dos jovens que a tradicional missa católica.

"O lado da expressão pública da fé dos evangélicos, quase publicitário, choca numa cultura francesa que relega a religião ao domínio privado", afirma, garantindo que as coisas estão mudando no país da laicidade. O pastor camaronês Mouri confirma que o movimento evangélico é mais reconhecido no espaço público, embora ainda seja uma minoria.

A presença dos mulçumanos teria sido a primeira abertura para a naturalização da expressão religiosa em lugares públicos. "Há um retorno da visibilidade da fé mesmo entre os católicos. A procissão do 15 de agosto em Paris pela ‘Ascenção da Virgem’ é um dos exemplos disso. Algo que não poderíamos imaginar, há 20 anos atrás", cita.

Missionários latinos

Pastores brasileiros têm cruzado o oceano para conquistar essa nova terra. "Nós sabemos que hoje a rede evangélica é transnacional. Há uma presença brasileira de protestantes na França. A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada em Paris já há alguns anos e também outras igrejas neopentecostais", afirma mesmo sem poder contabilizar esse fluxo.
"Não é comparável com a ligação que existe com a América do Norte, mas isso deve se desenvolver", dizem. Para eles, missionários latinos têm boa reputação entre os franceses, além de brasileiros, pastores espanhóis e portugueses também são populares, como Nuno Pedro, português que faz cultos para oito mil pessoas todos os domingos na megachurch Charisma, em Saint-Denis, periferia de Paris.

*Informações: Luiza Duarte/Opera Mundi

Escreva um comentário rápido

Procurador de São Paulo quer tirar frase ‘Deus seja louvado’ das cédulas

Posted: 14 Feb 2012 05:31 AM PST

Procurador de São Paulo quer tirar frase 'Deus seja louvado' das cédulas

Procurador de São Paulo quer tirar frase 'Deus seja louvado' das cédulas

De acordo com o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, "Em dezembro do ano passado, o procurador substituto do MPF em São Paulo, Pedro Antonio de Oliveira, notificou o BC (Banco Central) a apresentar defesa em representação por suposta 'ofensa à laicidade da República Federativa do Brasil'. Em português claro, o procurador acionou o BC por manter o termo 'Deus seja louvado' nas cédulas de Real. Aos olhos do procurador, tal registro na moeda nacional desrespeita o Estado laico e deve, portanto, ser banido das cédulas".

Diante da ação, o BC instaurou procedimento interno para tratar do caso e só na semana passada respondeu ao procurador. Sem se estender, o banco lembra que, a exemplo da moeda, até a Constituição foi promulgada "sob a proteção de Deus", e argumenta:

"A República Federativa do Brasil não é anti-religiosa ou anti-clerical, sendo-lhe vedada apenas a associação a uma específica doutrina religiosa ou a um certo e determinado credo."

O BC afirma que a representação do procurador "padece de vício de origem", pois é atribuição do Conselho Monetário Nacional definir as características gerais das cédulas e das moedas. O MPF analisa o que fazer.

*Informaões: Verdade Gospel

Escreva um comentário rápido

Diante do Trono se prepara para lançar o novo CD Glória de Deus

Posted: 14 Feb 2012 05:31 AM PST

Diante do Trono se prepara para lançar o CD Glória de Deus

Diante do Trono CD Glória de Deus

O CD "Glória a Deus" que foi gravado pelo Diante do Trono no começo de 2011 já está em fase final de produção e deve ser lançado em breve pela Som Livre. Este álbum é a versão em português de músicas da Gateway Church, igreja localizada no Texas onde a cantora Ana Paula Valadão frequentou no período que esteve morando nos Estados Unidos.

Neste álbum gravado durante o 12º Congresso Internacional de Louvor e Adoração estão letras, músicas e instrumental da Gateway Worship com versões em português assinadas pela líder do DT que contou com a participação de diversos cantores do grupo neste álbum.

Além de vocalistas principais da Igreja Batista da Lagoinha os cantores André Valadão, Mariana Valadão, Felippe Valadão, Adhemar de Campos, Nívea Soares, Rodrigo Campos, Breno Borges, Soraya Gomes, Sandro Reis, Keylla de Paula, Renê Vander, Luiz Gustavo e Flavianne Mara também participaram deste CD.

Na plateia estavam 6 mil pessoas que lotaram o templo da IBL, mas a gravação também foi assistida por milhares de pessoas através da internet, por esse motivo as expectativas para esse lançamento são grande.

O CD "Glória de Deus" tem 15 faixas todas são versões do CD "God be Praised". As versões assinadas por Ana Paula Valadão são: "Deus está perto de nós", "Louvem", "Sou vencedor", "Mil línguas", "Maravilhado", "Foi o sangue", "Uma gota", "Pela graça de Deus", "Te adoro, meu Rei", "O louvor oferecemos a Ti", "Só a Ti", "Lindo", "Deus fiel", "Estás comigo" e "Glória a Deus".

*Com informações: Gospel Pirme

Escreva um comentário rápido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !