segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Fantástico perde ainda mais pontos em 2012

Posted: 20 Feb 2012 07:26 AM PST

Nunca mais vou tirar da minha mente uma frase do Boni quando questionado sobre o que mais sente falta na TV Brasileira:

"O Fantástico".

Isso fica ainda mais claro quando em seu livro, O Livro do Boni, ele trata sobre o nascimento do Show da Vida, todos os passos que culminaram na criação da revista eletrônica.

E a gente sempre diz isso: antes dava gosto esperar pelo Fantástico, hoje em dia, não faz muita diferença. São poucas as edições que realmente valem a pena e o público tem respondido na medida certa, ou seja, a audiência cai um pouco a cada ano.

Fiz uma comparação entre os primeiros domingos de 2012 com igual período de 2011.

Em 2011 o Show da Vida tinha 21,12 pontos, neste ano, 19,87, ou seja, 1,25 ponto a menos.

Ano que vem, quando comemora 40 anos no ar, será que realmente terão motivos para festa?

Band pode ter um problema com o Pânico

Posted: 20 Feb 2012 04:46 AM PST

Nos últimos anos a galinha dos ovos de ouro da Band atende pelo nome de CQC.

O sucesso da atração fez com que os componentes fossem crescendo dentro da casa e ganhando atrações próprias, registrando, inclusive, índices superiores aos do Custe o Que Custar.

O Agora é Tarde tem até mais repercussão.

A chegada do Pãnico pode resultar em que? Mais audiência, e o dominical já tinha índices melhores que o CQC.

Estando na Band, que normalmente tem números melhores que a Rede TV, tudo indica que a vida do Pânico será ainda mais fácil.

E aí que... e se os participantes do Pânico também desejarem programas próprios?

Vai rolar ciumeira?

Teremos uma bola de neve???

Uma vitória Fátima Bernardes já tem e é algo que ninguém consegue

Posted: 20 Feb 2012 02:00 AM PST

Pois é, estamos quase chegando em abril e ninguém sabe absolutamente nada sobre o novo programa matinal da Globo.

Desde que saiu do Jornal Nacional inúmeras especulações saíram na mídia. De que seria a nova Oprah, faria dupla com Palmirinha ou que teria plateia.

Nada, no entanto, foi confirmado.

O curioso?

Há algum tempo os autores de novela tentam manter os capítulos de suas telenovelas em sigilo, especialmente os momentos finais e nenhum consegue. Sempre vaza.

Já teve até duelo entre produções, lembram? Com leva e traz nos bastidores do Fantástico e Domingo Espetacular e outros exemplos.

Todos os outros destalhes das novas programações da Globo, SBT e Record são conhecidos, inclusive como serão novos quadros e tal.

Já sobre a Fátima... nada!

Ela conseguiu formar uma equipe realmente admirável, porque em tempos de gente que vende informações pra faturar um extra no final do mês...

TODOS SE COÇA.

Shameless: Bom pra você! (2X06)

Posted: 19 Feb 2012 05:47 PM PST

E eis que aparece a mãe de Frank para causar ainda mais turbulências na vida dessa família. Quer dizer, a mulher criou tanto rebuliço que meio que virou um divisor de águas naquela casa, afinal, finalmente p-a-r-e-c-e que Sheila acordou para a vida.

Incrível que essa criatura já tinha engolido de tudo e a gente nem sabe se realmente engoliu porque, aparentemente, a ficha dela demora a cair.

Soube que Frank comia a filha, ele vivia insistindo pra "ajudar" com o seguro, sempre tinha uma desculpa esfarrapada, aturou os desaforos da mãe dele que quase lhe matou e, só foi agir como a gente esperava, quando ele colocou pra fora tudo o que aguentou pra colocar a mão no dinheiro.

A criatura já estava fazendo peixe na banheira e ainda acreditava em Papai Noel.

Agora como será a vida dos Gallager, que já não era fácil, com avó e pai trambiqueiros embaixo do mesmo teto?

E ainda teve a volta de "Jimmy".

Acho que após um início tímido Shamelles está voltando a causar!

O Livro do Boni: As idas e vindas de Chacrinha

Posted: 19 Feb 2012 03:00 PM PST

Percebi que teria que comentar O Livro do Boni em partes para não deixar passar batido detalhes importantes e interessantíssimos da história da TV brasileira, especialmente porque Boni dedicou capítulos especiais à algumas estrelas e fatos.

Sobre Dercy, por exemplo, ele relatou tudo o que vimos na minissérie, além de ele ter retribuído o carro que ela lhe deu quando roubaram seu fusca. Ele soube por Decimar que a mãe frequentava a casa de amigas e bingos utilizando um táxi.

Disse ainda que até perto dos cem anos ela lhe enviava frequentemente a famosa "carne de panela da Dercy".

Na sequência o tema foi Chacrinha. Pude entender os motivos do afastamento do comunicador da Globo. Ele assinou prometendo menos polêmicas porque já naquela época a Globo queria apostar em qualidade e, de cara, o cara entra no ar com um concurso dos cães mais pulguentos do Brasil. Empesteou toda a emissora.

Acabou aceitando os conselhos do Boni e resolveu dar uma virada na atração, conseguiu. Ampliou os índices.

Tudo ia muito bem até que a forte concorrência com Flavio Cavalcante fez com que os dois descessem terrivelmente o nível.

Pais de santo, sequestro de convidados, armação sobre suicídio...

E foi com essa armação que Chacrinha, com o depoimento do ator "suicida", feriu a credibilidade do concorrente.

Foi aí que Boni exigiu que agora deveriam retomar a qualidade, afinal, tinha dado certo.

Só que o apresentador achou que Boni estava se interferindo demais, se estranharam. Pirracento Chacrinha começou a entregar o horário com atraso, ultrapassando limites.

Boni acabou tirando-o do ar, já que não entregava o horário e, bem, isso significou o fim do casamento de Chacrinha com a Globo.

Foi para a Tupi, mas a audiência não foi a mesma.

Nas quartas a Globo o substituiu pelo Globo de Ouro e Kung Fu, e se manteve líder.

Chacrinha fazia a esposa anotar tudo o que estava passando na Globo e ele, incredúlo, dizia não saber como concorrer com atrações diferentes da dele.

E foi Dona Florinda que, com seus almoços especiais, conseguiu reaproximar Boni e Chacrinha. O resultado foi que ele ficou na emissora por mais dez anos, nas tardes de sábado.

Ahhh, detalhe importante: com a saída de Abelardo Barbosa dos domingos nasceu o Fantástico.

A hora de mais uma virada no BBB 12

Posted: 19 Feb 2012 02:04 PM PST

Hoje foi uma noite orgasmática. O que foi aquela festa?

Rafa partindo com tudo pra cima de João Dicésar Carvalho e o chamando de moleque?

Laisa se chacoalhando como louca enquanto Yuri estava puto?

E o resultado da votação?

Era o que eu queria. Ou Yuri ou Laisa com João Dicésar.

Queria o casal porque sabia que um deles sairia e, também, pra desfazer o casal. Claro, é a lógica.

Só que, terminando o programa, não teve preço João chorando e tremendo ao mesmo tempo pedindo, incansavelmente, pra Rafa não chamá-lo de moleque.,

Tanto no Uol quanto no Terra Laisa sai com mais de 80%.

Qual será a cara e a reação do zé povinho da selva após o resultado? Ou vão achar que ela rodou "só porque ficou mudando de lado"?

É bem a cara deles resumir assim.

#orgasmo

Cougar Town: Enfim, o retorno (3X01)

Posted: 19 Feb 2012 11:25 AM PST

O que mais me fez sorrir nesse retorno foi, na abertura, terem escrito algo como "sim, ainda chamamos de Cougar Town, e também não estamos contentes com isso".

Fizeram mais uma daquelas brincadeirinhas com vinho e essa não teve graça: pendurá-los no pescoço.

Também o lance de Jules com os garotos do cabelo seboso não foi lá aquelas coisas.

Acabou chamando mais a atenção Stan tendo seu momento de Laurie, as piadinhas sobre Tom pelado e aquela parede verde que Travis, Bobby e cia usavam pra se divertir.

Ou Ellie concluindo que a turma era melhor apenas... com ela!

De qualquer forma ainda estava faltando alguma coisa, algo que divertisse um pouquinho mais como costuma ser com Cougar Town.

Ficaram tanto tempo fora do ar, acho que era pra terem voltado com um pouquinho mais de graça.

Ah, e me incomoda Courteney cada vez mais parecida com a Gretchen #prontofalei

Tão Forte, Tão Perto é lindo!

Posted: 19 Feb 2012 10:10 AM PST

Tive a curiosidade de ler a critica do Rubens Ewald Filho antes de escrever minha opinião. Fiquei chocado por ele ter detestado o longa e, especialmente, a atuação do pequeno Thomas Horn.

Tão Forte, Tão Perto está nas primeiras colocações dentre meus favoritos a estatueta e, nesse momento, já vi todos (thank´s God). É, aliás, um dos que mais gostei com abordagem sobre o 11 de setembro. E o bacana é que não exploraram tanto a tragédia, serviu apenas pra dar sequência à história de Oskar Schell.

Além do menino, adorei o trabalho de Sandra Bulock longe de uma comédia romântica. Um drama é bom pra dar uma variada e achei que ela convenceu bem como essa mãe que surpreende a gente e o garoto no final.

Acho até que caberia indicação para melhor roteiro original. É um filme bem "Sessão da Tarde", no entanto, perto dos outros longas voltados ao segmento juvenil, esse é bem mais inteligente. E segue uma lógica interessante.

Destaque também para Max von Sydow como o avô mudo - e indicado como melhor coadjuvante - e Viola Davis.

+ Sandra Bulock

Grey´s Anatomy: And the Emmy´s goes to... Shonda! (8X15)

Posted: 19 Feb 2012 09:14 AM PST

Não tô me cansando de repetir que essa caminha pra ser a melhor temporada da história de Grey´s Anatomy, sem embromations e onde até episódios by "Zorra Total" funcionam.

Dessa vez tinha até um pobre coitado que perdeu os dedos numa máquina de moer carnes e... teve um implante com um dedo do pé!

Cristina e Owen, após aquele bapho todo, foram parar num terapeuta e, sei lá o que significa esse afastamento dos dois no final do episódio.

Acho, aliás, que ela não foi feita pra ter filhos e muito menos pra casar. É muito focada em seu próprio umbigo e, apesar de ter melhorado um pouco, continua basicamente a mesma.

Mas será que faz sentido ele ter questionado sobre algum trauma de infância? Pode ser.

Não deram sequência ao lance entre Lexie e Mark, no entanto, o casal Mark X Avery a cada dia está mais interessante. Teve preço Avery virando homem e tocando Miranda?

Ou Mark terminando de dar uma ferrada nela?

Outro que não muda é o Karev e eu até acho que ele é mais gente que a Cristina. Apesar de tipo se amar e só pensar em si, Karev sempre tem umas recaídas e mostra seu lado bom moço.

Ele tenta ser bad boy mas a verdade é que, aparentemente, é louco pra alguém pegá-lo no colo e terminar de criar.

Só uma coisa: e a virgindade da Kepner, vai virar mais uma temporada? OMG!

Um BBB que desdenha de seu público!

Posted: 19 Feb 2012 07:30 AM PST

O BBB deveria se chamar apenas B!...B de Boninho – já que além de se achar acima do bem e do mal, ele inventa e muda as regras sempre quando lhe é mais conveniente.

Nunca vi uma temporada do reality tão prepotente e presunçosa como a atual. A sensação que me passa é que, além de rirem da cara do telespectador brasileiro, eles queiram dizer " a gente põe na colher, vocês engolem e depois pedem mais!".

Primeiro vamos falar do Big Fone que ao meu ver é a maior ferramenta de manipulação do jogo! Ele toca esporadicamente, sem nenhuma regra ou ordem. Eu não irei fazer acusações – porém sintam-se livres pra classificar como insinuações – mas irei levantar 2 perguntas:

 1 – Vejo uma briga ou discussão de X e Y no BBB, sei que X está na mira da casa pra ir pro paredão, mas para mim é mais interessante que X fique; não seria mais conveniente eu tocar o Big Fone bem no momento em que X estiver por perto? Se ele atender, digo que ele ganhou a imunidade, mas caso uma outra pessoa seja mais rápida e atenda, invento qualquer coisa na hr.

2 – Quero que A vá para o paredão, sei que B,C,D e E não gostam dele. Toco o Big Fone perto de um deles, se eles atenderem digo que podem indicar uma pessoa pro paredão, mas caso uma outra pessoa atenda, simplesmente fico mudo e no dia seguinte mostro como se fosse uma pegadinha. É mais fácil, não?

Enfim, poderia ficar horas questionando o Big Fone ou falando das edições tendenciosas do programa, mas o meu foco, é a maneira como o telespectador é tratado pelo  "Boninho/pseudo-Deus/pseudo-malandro/pseudo-engraçado".

No caso Daniel, a Globo simplesmente mostrou não saber lidar com a situação. O erro foi deixar que o Boninho resolvesse do seu jeito, causando uma dor no estômago pela vergonha alheia ao tentar fazer da situação uma piada no programa subestimando a capacidade mental dos brasileiros. O que não deu certo, as pessoas questionaram e pressionaram. O problema agora é que elas já esqueceram.

Hoje me aparecem com essa prova do líder cancelada que eu tô tentando entender até agora qual o nexo de tudo! Ainda que fosse um merchan escancarado, o fato era que a carta dele tinha um número maior que a do Fael e ponto. Se foi um erro deles, seria justo o Yuri nem ao menos poder participar da prova novamente? Porque não preferiram jogar mais transparente com o público e os participantes? O que tem a ver a Fabiana ganhar a moto também? Se o 2º lugar tinha que ganhar a moto, porque o Fael não ganhou da primeira vez?

Enfim... quando eu disse "pseudo-malandro" ali em cima, era porque a arrogância de Boninho subiu tanto à sua cabeça, que ele aos poucos está se enforcando e afundando um programa que ao menos antes tinha as suas maracutaias e manipulações escondidas, e não descaradas como estão nessa última edição.

Mas se nem o pai ele ouve, quem sou eu para fala algo...

Vinícius Cortez - ator e formado em Rádio e TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !