terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

cenaaberta.com

cenaaberta.com


A Dama de Ferro só é interessante por dois únicos motivos

Posted: 07 Feb 2012 06:34 AM PST

Enquanto via esse longa, um dos fortes concorrentes ao Oscar, me perguntava qual seria a opinião de alguém que desconheça Margareth Tatcher e Meryl Streep.

Certamente acharia essa produção extremamente boring. Eu contava os segundo para que terminasse logo.

Não que seja extremamente ruim, Tatcher, a "dama de ferro", tem uma trajetória interessantíssima, entretanto, a abordagem política ficou devendo. Não sei, parece que quiseram contar tudo num produto cujo tempo é limitado e o excesso de informação acabou deixando esse, que é o principal legado dela, menos atrativo que sua vida pessoal.

Sim, o filme só não é dispensável porque conseguiram um tom interessante na abordagem dos conflitos gerados por Margareth ao se focar mais na política que na família e, depois, os lapsos de memória e o fato de dialogar com o marido morto.

Achei fantástica a reação dessa poderosa mulher quando tentaram tirar a vida do casal e, depois, quando ela ligou tudo o que viu pela frente para se libertar do passado.

Bom, eu disse que são dois os motivos. Se um é o lado pessoal de Tatcher, o outro...

Cadê Meryl Streep em A Dama de Ferro? Ela não existe e saiu de cena exatamente porque a atriz viveu um dos melhores papéis de sua carreira e nem o olhar era dela. A gente olha pra telona e vê Margareth. É impressionante, incrível... perfeito!

E aí que, no final das contas, acredito que A Dama de Ferro funcionaria mais como minissérie. Teriam tempo suficiente para contar a trajetória política dessa que foi uma das mulheres que mais se destacaram em todo o mundo e não ficaria essa coisa jogada, uma vontade louca de registrar tudo de forma condensada.

É nesse ponto que alguns roteiristas erram, como no caso de O Código Da Vinci, por exemplo.

Pra que querer contar tudo nos mínimos detalhes ao invés de fazer um roteiro diferente, ágil e contando somente com os fatos realmente indispensáveis?

Eu ainda pretendo ver outros longas indicados, não sei se todos. Mas, entre A Dama de Ferro e Albert Nobbs - que não concorrem -, fico com o segundo, pela originalidade.

Entretanto, contudo e todavia, sinto por Glenn... mas certeza que a estatueta, por merecimento, novamente é de Meryl. Atriz com A maiúsculo.


+ Meryl Streep

Cometi um equívoco quando tratei sobre o melhor programa das tardes na TV

Posted: 07 Feb 2012 02:42 AM PST

Quer dizer, mais ou menos. Se a gente for tratar sobre o melhor na TV aberta, ainda fico com o Muito+ - descontando Mulheres de Areia que é novela.

Se formos generalizar, aí sim eu tô dormindo no ponto. O melhor programa seria, portanto, um outro nacional, porém restrito aos assinantes da TV paga.

Diretamente da GloboNews, Estúdio i, com a competente e simpática Maria Beltrão.

Com a reprise de Mulheres de Areia voltei a assistir televisão durante as tardes e, na "sala de espera", fico com o Estúdio.

Aí que tá o grande problema: a partir de 14h30 começa a reprise na Globo e, dali em diante, começo a zapear o televisor a todo instante pra não perder nada da revista eletrônica.

O que eu acho mais incrível?

O fato de Maria Beltrão conseguir falar sobre t-u-d-o com propriedade. Ela trata de novelas, teatro, cinema, música, assuntos jornalísticos e até... futebol, como poucos!

E ainda dá pra incluir no currículo o fato de ser uma das apresentadoras do carnaval na Globo, hein?

Por estar sempre atualizada e antenada, pela simpatia, bom humor e competência na condução de tudo o que se propõe a fazer, Beltrão já enfrentou diversos desafios em sua carreira e sempre com saldo positivo.

É um prazer passar a tarde se divertindo e aprendendo com a jornalista e seus convidados.

Esse sim é o melhor programa da faixa horária, com louvor!

Uma família muito unida

Posted: 06 Feb 2012 05:54 PM PST

O Edifício São Jorge, um verdadeiro "balança-mas-não-cai", abriga diversas famílias. O prédio foi cedido gentilmente por Verbena (Ana Lúcia Torres) para os moradores, que não precisam pagar aluguel. Quem comanda o edifício é a síndica Deolinda (Nica Bomfim), que se divide entre os afazeres do cargo e o trabalho na casa de Melissa (Cassia Kis Magro). Para administrar os problemas, ela conta com a ajuda do porteiro faz-tudo Jair (Lincoln Tornado).

Ribamar (Nuno Leal Maia) vive reclamando do barulho que as crianças fazem, que não o deixa dormir e atrapalha sua rotina de padeiro. Dona Olga (Camila Amado) é uma hipocondríaca que sempre coloca no condomínio a culpa por suas doenças. Teresa (Rosi Campos) mora no 'edifício São Jorge' com a filha Marlene (Hermylla Guedes) e, juntas, lutam para que a neta Laís (Jéssika Alves) se dedique mais aos estudos, ao invés de passar o dia inteiro no computador. Gilda (Flávia Garrafa), Mauro (Gilberto Torres) e Julinho (Igor Cosso) também dividem a vida com os vizinhos.

Mas a relativa paz desses moradores está ameaçada. Como o edifício fica em uma região muito valorizada, Dimas (Luis Melo) e Fernando (Carmo Dalla Vecchia) não veem a hora de expulsar essa turma de lá para que possam lucrar com um novo empreendimento.

'Amor Eterno Amor' é uma novela de Elizabeth Jhin com direção de núcleo de Rogério Gomes. A próxima novela das seis tem estreia prevista para o mês de março.

Globo Marcas lança “O ASTRO” em DVD

Posted: 06 Feb 2012 02:53 PM PST

Depois do sucesso na TV, com duas versões exibidas em 1977 e 2011, 'O Astro' retorna desta vez em DVD. Protagonizada por Rodrigo Lombardi como o sedutor Herculano Quintanilha, a trama que inaugurou a faixa das 23h na Rede Globo tem todos os capítulos na íntegra distribuídos em 12 discos. Ao todo, são 35 horas de conteúdo que incluem cenas de bastidores e depoimentos de Rodrigo Lombardi, Francisco Cuoco e dos diretores Roberto Talma e Mauro Mendonça Filho. "Quem for assistir pode esperar muita emoção, drama, gente bonita em uma historia única e boa do começo ao fim", afirma Mauro Mendonça Filho.

'O Astro' tem direção de núcleo de Roberto Talma, direção geral de Mauro Mendonça Filho e direção de Fred Mayrink, Allan Fiterman e Noa Bressane. A releitura da obra de Janete Clair foi feita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro. "É uma mesma história escrita por dois grandes autores, baseada na história de uma grande autora que foi a rainha das novelas, Janete Clair", diz Talma.

Além de Rodrigo Lombardi e Francisco Cuoco, o elenco conta com Daniel Filho, Regina Duarte, Humberto Martins, Carolina Ferraz, Alinne Moraes, Thiago Fragoso entre outros. "Quando fui convidado para fazer o Herculano Quintanilha, um papel que é tão marcante na história da teledramaturgia e de Francisco Cuoco, senti medo porque eu não tinha este registro. Eu não assisti 'O Astro' em 1978. Então, pesquisei imagens e vídeos. Quando vi o primeiro vídeo desliguei na metade da primeira cena senão não conseguiria fazer, porque era muito bom", conta Lombardi.

O DVD "O Astro" está à venda no Portal Globo Marcas (www.globomarcas.com), pelos telefones (21) 2125-7025 (todo o Brasil) e (11) 2196-7025 (São Paulo) e em lojas especializadas. Preço sugerido: R$159,90.

Maria do Bairro e... um salve ao passado!

Posted: 06 Feb 2012 12:44 PM PST

Engraçado esse post entrar no ar depois do de Mulheres de Areia, eleita por mim como a melhor telenovela em exibição.

Maria do Bairro, assim como MA, é uma novela que pode ser reprisada trocentas vezes, ainda assim, vai continuar fazendo barulho e gerando audiência. É um fenômeno, maior que Marimar e Maria Mercedez, no mesmo nível de A Usurpadora.

E são as duas únicas mexicanas que eu adoro e assisto com prazer. Nada como Soraya Montenegro e Paola Bratcho, prato cheio para quem curte vilãs!

E aí que... o que seria da gente se não fossem as reprises??

Eu, que não sou de reprises, tanto que raramente passo pelo Viva, só nos últimos tempos vi Vale Tudo, Mulheres de Areia e agora faço questão de rever Maria do Bairro, com muita honra tã nã nã!

E no meio do caminho teve O Astro, remake de um grande sucesso e que foi um achado em 2011.

O passado tem mandado lembranças com frequência e, quando a gente para pra pensar no presente... dá uma preguiça do futuro!

Precisamos de novos e bons roteiristas, com urgência!

Mulheres de Areia: Isso que é novela, Brasil!

Posted: 06 Feb 2012 10:00 AM PST

Disse isso em conversa dias atrás no box de comentários do Cena: Mulheres de Areia é a melhor novela em exibição.

Poderia ser A Vida da Gente caso o folhetim não tivesse perdido o embalo, no entanto, Lícia Manzo tem facilitado a vida da reprise de Ivani Ribeiro.

Enfim, hoje foi ao ar o julgamento de Raquel, onde, cansada, Ruth resolveu terminar de uma vez por todas com o fingimento. E surpreendeu meio mundo.

Convidados pra lá de especiais: Natália Timberg e Claudio Cavalcanti!

Pena que alguns cortes deixem a trama um tanto quanto estranha. Não é possível que o MP permita cenas de sexo do BBB nos vespertinos e censure uma novela tão simples como Mulheres de Areia.

Deixemos isso pra lá, o importante é o prazer de poder rever essa história inesquecível e que, pra surpresa geral da nação, é um sucesso em sua terceira reprise.

Muitos roteiristas deveriam dar uma espiadinha, afinal de contas, Ivani já emplacou três reprises de diversas novelas. Tem uns aí que malemá tão dando conta da primeira...

Assim como Fina Estampa, BBB12 reverte trajetória de queda

Posted: 06 Feb 2012 09:01 AM PST

É o destaque do blog de Daniel Castro nessa segunda.

Nos últimos anos a Globo assistiu a audiência das novelas das nove, o principal produto da emissora, em que da livre. A cada estreia novos pontos eram perdidos e isso nem significava crescimento da concorrência.

Fina Estampa estancou essa queda, é recorde atrás de recorde.

A notícia surpreendente é que o BBB12 vai pelo mesmo caminho... e olha que parecia que os índices estavam super fiascando.

E estão!

Apesar de ter audiência superior à edição anterior nos primeiros 22 dias, nem existe motivo para celebração.

A gente cansou de ver Fina Estampa entregando o horário com 50 pontos e, em poucos minutos, o reality derruba para a metade. Então, muita dessa audiência se deve ao pico do início, mas que é da novela de Aguinaldo Siva.

Em resumo, o nome disso é: desgaste.

Quer dizer, entre aspas. O programa continua super comentado, sucesso nas redes sociais e nas ruas e, em comparação com o ano passado, quando viveu um período devagar quase parando, as edições noturnas estão sensacionais nos últimos dias - o mesmo não dá pra se dizer do pay per view.

Enfim, quem entende?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !