sábado, 18 de fevereiro de 2012

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Teodora se une a Griselda

Posted: 18 Feb 2012 06:00 AM PST

Quando o assunto é a sua família, a faz-tudo realmente faz de tudo. Depois de saber que Ferdinand (Carlos Machado) estava conversando com a loira (Fiorella Mattheis) que dopou Quinzé (Malvino Salvador), Griselda o procura na praia decidida a tirar a limpo sua desconfiança e esclarecer os atentados que os Pereira vêm sofrendo.

Ao chegar, chama a atenção por estar vestida com seu macacão e ter em mãos sua famosa chave de grifo. Tudo para que Ferdinand relembre os velhos e bons tempos: com a peça, Pereirão quebra a bomba d'água da rede de vôlei e começa a questionar os ataques contra seus filhos. O comparsa de Tereza Cristina (Christiane Torloni) percebe que está sendo investigado e a chama em um canto para conversar. Só que Griselda não se deixa enganar e parte para cima dele. Os dois se enfrentam na areia da praia e, quando a briga começa a esquentar, a milionária ganha um reforço inesperado. Teodora (Carolina Dieckmann), que passava por ali, identifica Griselda e pula nas costas de Ferdinand para ajudá-la. A confusão só termina com a intervenção de Álvaro (Wolf Maya), Vitor (Fábio Keldani) e Nanda (Luma Costa).

Depois do tumulto, as duas vão para a casa de Pereirinha (José Mayer) para cuidar dos machucados. Griselda está surpresa com a atitude de Teodora e a loira aproveita a situação para questionar à mãe de Quinzé (Malvino Salvador) o motivo de tanto pé-atrás com ela. Griselda vai amolecendo e a desconfiança, diminuindo. Quem diria? Sogra e nora começam a acertar uma possível amizade.

A cena está prevista para ir ao ar no sábado da próxima semana, dia 25. 'Fina Estampa' é uma obra de Aguinaldo Silva, com direção geral e de núcleo de Wolf Maya. Na direção, estão Ary Coslov, Claudio Boeckel, Marcelo Travesso, Marco Rodrigo e Marcus Figueiredo. A novela vai ao ar de segunda a sábado, logo após o 'Jornal Nacional'.

Ana Furtado apresenta os Pimpolhos da Grande Rio a Angélica

Posted: 18 Feb 2012 02:04 AM PST

A atriz, apresentadora e rainha de bateria Ana Furtado apresenta a Angélica, no 'Estrelas' deste sábado, dia 18, a escola de samba mirim que apadrinhou: os Pimpolhos da Grande Rio. Desde 2003, a ONG desenvolve atividades culturais e educacionais e ainda forma os sambistas do futuro. No programa, Ana também fala sobre a sua relação com o carnaval, que vem de longa data. "A minha mãe é apaixonada por carnaval. Eu fui a todos os blocos infantis e de rua que você pode imaginar. Até os 15 anos eu vinha tocando tamborim na bateria do bloco", conta a rainha, que ainda dá uma canja do que vai mostrar na avenida.

No programa, Angélica também visita a casa do cantor e compositor Lenine, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, e conhece a prole do artista. A atriz e cantora Leilah Moreno e a apresentadora ainda ensinam a preparar um prato perfeito para o verão, no quadro Sabores.

'Estrelas' tem direção de núcleo de J.B Oliveira, o Boninho, direção geral de L.P Simonetti e redação final de Leila Maia. A atração vai ao ar aos sábados, logo após o 'Jornal Hoje'.

O Homem que Mudou o Jogo não é ruim, mas também não é dos melhores

Posted: 17 Feb 2012 04:10 PM PST

Esse é mais um dos indicados ao Oscar que eu tive pré-conceito e acabei me surpreendendo positivamente.

Deixei na fila pra assistir entre os que julguei menos interessantes a priori.

A questão é: não é um dos meus favoritos a estatueta, nem o longa e muito menos Brad Pitt. Assim como em O Espião que sabia demais, Pitt e Gary Oldman não tem aquele algo mais que nos fazem pensar "caraca, ele merece um Oscar".

Brad Pitt fez por merecer em O Curioso Caso de Benjamin Button, com O Homem Que Mudou o Jogo, isso não acontece.

A produção até tem uma história interessante e não é tão entediante quanto parece numa primeira impressão quando a gente é informado sobre a temática.

Mas falta alguma coisa: em nenhum momento me senti instigado a torcer por Billy Beane e seu time de beisebol.

Moneyball valeu especialmente pela oportunidade de ver a jovem  Kerris Dorsey, do elenco de Brothers & Sisters.

Não muito mais que isso.

+ Brad Pitt

Crise na dramaturgia da Record. Crise?

Posted: 17 Feb 2012 01:00 PM PST

Essa semana o CENAABERTA publicou um post em que fazia menções a uma suposta crise na teledramaturgia da tv Record. O site usou como base de argumentação o fato de alguns artistas terem deixado a emissora e o  fato de ter havido redução na produção com diminuição de conteúdos exibidos. Fez também menções à notas publicadas na imprensa sobre decisões futuras da emissora. Notas estas, feitas me parece, na base do chute. Explico: tem jornalistas (e a mídia está abarrotada deles) que lançam uma nota na imprensa e espera-se os resultados. Confirmando, legal; não confirmando ninguém nem vai lembrar disso mesmo. Bola pra frente.

EXISTE  MESMO UMA CRISE NA DRAMATURGIA DA RECORD?

Tudo bem, é certo que nesse espaço de tempo que compreende o lançamento da teledramaturgia da RECORD, muita coisa aconteceu. Se formos pegar o curto período de tempo em que a Record chegou a transmitir três novelas simultaneamente até se pode dizer que houve um recuo nas produções. Ocorre que ALTA ESTAÇÃO (que foi de fato um fiasco), foi abortada já no longícuo ano de 2007. De lá pra cá não se tem notícias de que houve uma queda nos conteúdos produzidos pela emissora. Sempre trabalhou com 2 tramas simultâneas.

AUDIÊNCIA:

É bem verdade que a Record sofreu um baque grande após ter chegado ao ápice, em 2009, onde suas novelas marcavam com facilidade médias em torno de 16 pontos ou mais. MUTANTES e CHAMAS DA VIDA foram as duas últimas produções que renderam a Record esse números de audiência. De lá pra cá houve uma queda nos números que viriam se estabilizar com médias em torno de 11 pontos. No caso das produções exibidas em parceria com a Televisa como Bela, a feia e REBELDE é bem certo que a audiência é baixa, mas há uma compensação com licenciamentos e repercussão através da banda criada, no caso de REBELDE especificamente.

FUGA DE ATORES:

É certo que a Record perdeu alguns bons nomes adquiridos ao longo do tempo, porém, embora não na mesma proporção não dá pra ignorar que nesse espaço de tempo outros bons vieram pra emissora contribuindo para, se não pra equilibrar, ao menos para atenuar a perda. Destaco nomes como Beth Goulart,  Bety Lago e Mel Lisboa. Acredito que essa fuga de atores da emissora se deve mais ao fato de mudança de política na Globo ocasionando uma abertura nesse mercado. A Globo ao aceitar ex-artistas  estava óbvio que haveria esse trânsito interemissoras. Ao mesmo tempo que isso facilita a ida de atores da Record para a Globo também facilita o caminho inverso. Além de tudo é uma situação saudável para os artistas uma vez que acaba-se com as famosas geladeiras.
 
MINISSÉRIES:

A RECORD  parece estar encontrando um nicho interessante da dramaturgia: as minisséries. A emissora vem conseguindo audiência razoável com a série bílbica O REI DAVI e parece estar bem animada com os números, sobretudo porque a coloca na liderança, objetivo maior perseguido. É certo que a emissora já vem de alguns anos transmitindo esse produto e que ele é muito pouco para que se obtenha uma melhor circulaçao de atores, autores e demais profissionais envolvidos. Mas esse ano está sendo inédito porque a emissora está produzindo duas minisséries. CHAPA-QUENTE minissérie de Marcílio de Moraes prevista para entrar no ar após O REI DAVI, vem a somar. E sobretudo demonstrar que a dramaturgia da RECORD está bem ativa. E lutando com as armas que tem. Seja com espadas, seja com fuzil AR-15.

PRA ENCERRAR: Pelo que foi exposto acima é que acho que a dramaturgia da Record não está em crise. Ante bem longe disso. Embora não esteja passando pelo seu melhor momento, a emissora dá sinais que deve continuar firme nessa luta. Notícias especulativas que surgem na imprensa devem ser tratadas assim mesmo: especulativas. Não estou aqui a dizer que pessoas estão inventando notícias ou algo assim. Trata-se de uma análise observando os movimentos no xadrez. E os movimentos, parece-me, não indicam  o que dizem. Posso estar errado??? Sem dúvidas, afinal quem é que sabe o que realmente se urde nos bastidores de uma emissora???

Fico por aqui, um abraço e até a próxima.  

* por Ary Nunes, ombudsman

Malhação: seis pontos abaixo da temporada anterior

Posted: 17 Feb 2012 12:30 PM PST

Não ia nem perder meu tempo com Malhação mas a curiosidade foi maior.

Como estaria a audiência dessa novelinha que está há quase 20 anos no ar em 2011? Melhor ou pior que a temporada atual?

Me surpreendi com os números, afinal, também era verão naquela época, ou seja... desculpas e mais desculpas.

No período analisado, 1 a 16 de fevereiro, Malhação 2011 fechou com 19 pontos contra apenas 13,46 da produção atual, são seis pontos de diferença.

E é muita coisa.

Por esses números dá pra ver o tamanho de Fina Estampa

Posted: 17 Feb 2012 11:50 AM PST

Já perguntei isso: com A Vida da Gente e Aquele Beijo numa super intimidade com os 20 pontos, o que seria da Globo se não existisse Fina Estampa pra ajudar na média dia?

A vida não tá fácil pra essas duas novelas e é bem verdade que a Globo nem ajuda, Malhação e AVG precisam fazer milagre depois da Sessão da Tarde.

A questão é: se a novela atual das nove fosse Insensato Coração, xii...

Tendo como base o mesmo período das avaliações anteriores, 1 a 16 de fevereiro, Fina Estampa por pouco não crava média de 40 pontos (39,53) contra vergonhosos 32 de Insensato Coração.

Aliás, no comparativo com 2011, o folhetim de Aguinaldo Silva é o único que bate as audiências do ano passado.

TiTiTi dá uma surra em Aquele Beijo no mesmo período

Posted: 17 Feb 2012 11:20 AM PST

Essa é uma novela que faz jus ao que eu disse no post anterior: o calor prejudica sim a audiência, no entanto, uma trama popular faz com que o telespectador enfrente o tempo quente e assista sua telenovela preferida.

TiTiTi é um grande sucesso da faixa das 19h enquanto Aquele Beijo é um tremendo fiasco, chega a registrar índices inferiores aos da novela das seis e tem Mulheres de Areia na cola.

No período avaliado, também de 1 a 16 de fevereiro, TiTiTi fez média redonda de 30 pontos, o ideal para a faixa, enquanto a novela de Miguel Falabella tem pífios 22, apenas dois a mais que A Vida da Gente.

Ou seja, o verão é... uma boa desculpa para novelas mais fraquinhas.

A Vida da Gente derruba faixa das 18h em três pontos

Posted: 17 Feb 2012 11:03 AM PST

O verão sempre é desculpa para a baixa na audiência das telenovelas das 18 e 19h. Até é, mas histórias mais populares não prejudicam tanto a audiência.

No caso, nem acho Araguaia melhor, eu mesmo prefiro mil vezes A Vida da Gente, no entanto, no mesmo período do ano passado, de 1 à 16 de fevereiro, os índices eram superiores.

Enquanto nessas duas semanas avaliadas AVG chega a 23 Araguaia atingia 27.

Curioso é que a trama de Lícia Manzo está em reta final e Araguaia tinha acabado de passar da metade.

A média do período é de 23 pontos para Araguaia e 20 para A Vida da Gente

* no número 9 só tem a barra vermelha porque na ocasião Araguaia não foi exibida por conta de um Amistoso da Seleção

Estimo & Lastimo

Posted: 17 Feb 2012 09:54 AM PST

Estimo

Chegou ao fim na manhã de hoje o reality show do Mais Você com os repórteres Nádia Bochi e Fabrício Battaglini. Durante 40 eles se prepararam para desfilar pela Vai Vai como mestre sala e porta bandeira. Mas não foi tão fácil assim.

Como poderiam atrapalhar a escola na hora dos votos, eles tinham que estar realmente muito bem para serem aprovados. E a gente sabe como são concorridos os carnavais em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em dado momento o responsável por dar a resposta quase fez Ana Maria ter um siricutico. Ele brincou dizendo que eles não iriam participar... não somente do carnaval deste ano como também dos carnavais seguintes.

Tinha que esperar ele molhar o bico!

Impossível não se emocionar com Ana, Fabrício e Nádia, afinal, os dois são tremendamente queridos.

Tô curioso pra ver, o desfile acontece nessa madrugada de sexta pra sábado, 2h15!

Lastimo

Eriberto Leão em A Vida da Gente. Com o perdão da palavra, Marjorie Estiano é uma puta atriz e merecia alguém mais preparado.

Os anos de carreira não fizeram esse ator melhor uma coisinha que seja. Não tem expressão facial e gera uma certa agonia porque nem os olhos ele pisca. Coideloco.

Linha de shows levanta audiência global após fiasco de minissérie

Posted: 17 Feb 2012 08:40 AM PST

A Rede Globo tem motivos para celebrar após a rejeição sofrida pela minissérie O Brado Retumbante.

Comparei a audiência das duas semanas da minissérie com as duas seguintes após o término.

Descontei as noites de quarta quando a Globo não exibe a faixa de shows e, combinemos, seria sacanagem comparar a audiência da trama de Euclydes Marinho com o futebol.

Na comparação, a única noite em que O Brado Retumbante bateu a linha de shows foi na estreia, 19 pontos contra 14 de Amor & Sexo.


Na média final, 15,5 de OBR contra 17,6 das demais atrações, somando assim dois pontos de vantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !