domingo, 17 de julho de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


DOMINGÃO DO FAUSTÃO - Maratoma 2011 estreia neste domingo

Posted: 17 Jul 2011 05:36 AM PDT

O 'Domingão do Faustão' que vai ao ar neste domingo, dia 17, apresenta a terceira temporada do 'Maratoma dos Artistas'. Gravado em Buenos Aires, na Argentina, o quadro traz 10 participantes na disputa por um carro zero km. Dividido em três etapas, todas eliminatórias, o desafio será encarado primeiro por um grupo só de mulheres, formado por Aparecida Petrowky, Thaíssa Carvalho, Gaby Amarantos, Nanda Lisboa, Mariana Molina, Brendha Haddad, Débora Lyra, Cristiana Peres, Cinara Leal e Maria Joana Chiapetta.

Como cenário para as provas do 'Maratoma dos Artistas', piscinas de água e de lama, esteiras rolantes, escorregas, muro de escalada e camas elásticas. Com vários obstáculos, as provas exigem das participantes agilidade, força física, equilíbrio, fôlego e concentração. O 'Maratoma' é a versão brasileira do 'Wipeout', um formato da Endemol que possui adaptações em diversos países.

Apresentado por Fausto Silva, o 'Domingão do Faustão' tem direção geral de Jayme Praça. Quem assina a direção do quadro é Gustavo Alves.


OS CARAS DE PAU - Gafes Indomáveis

Posted: 17 Jul 2011 01:39 AM PDT

No episódio de 'Os Caras de Pau' deste domingo, dia 17, Jorginho (Leandro Hassum), Pedrão (Marcius Melhem) e Babi (Alexandra Richter) vão ao cinema para assistir ao filme de Robin Hood. Chegando ao local, o trio se depara com uma fila enorme e Pedrão decide usar o velho truque de contar o final da trama para esvaziar a fila e garantir seu ingresso. Porém, sua armação acaba gerando um grande mal estar entre todos os presentes na porta do cinema.

'Os Caras de Pau' vai ao ar aos domingos, logo após 'Aventuras do Didi'.

FANTÁSTICO - 'Planeta Extremo' viaja em busca da Aurora Boreal

Posted: 16 Jul 2011 10:45 PM PDT

O 'Planeta Extremo' deste domingo, dia 17,  vai à Noruega em busca da Aurora Boreal, um dos fenômenos naturais mais espetaculares do planeta. Imagens surpreendentes, em tecnologia HD (alta definição), mostram os desafios e obstáculos enfrentados pelo repórter Clayton Conservani e sua equipe, em dias de inverno no Pólo Norte, quando a luz do sol quase não aparece.

Clayton visita a universidade de Tromso, na Noruega, onde um biólogo explica detalhadamente como o fenômeno, que acontece a aproximadamente 100 quilômetros da Terra, se propaga. Explosões solares emitem partículas de elétrons que são atraídas pelos pólos magnéticos do planeta e, quando estes elétrons se encontram com a atmosfera, acontece o fenômeno da Aurora Boreal, com luzes que se espalham pelo céu em várias direções, surgindo e desaparecendo repentinamente. "Muito impressionante! Olha isso: é muito diferente de tudo que já vi na minha vida!", exclamou Clayton, emocionado, ao ver o fenômeno pessoalmente pela primeira vez.

A equipe do programa aproveita também para conversar com o cientista Truls Lynne Hansen, que pesquisa os pólos magnéticos da terra, locais onde a Aurora Boreal aparece com grande intensidade. Hansen, que estuda o assunto há mais de 20 anos, conta que no Ártico o fenômeno se chama Aurora Boreal, e na Antártica, Aurora Austral. O quadro desta semana acompanha ainda a jornada diária de um corajoso grupo que trabalha cerca de 14 horas por dia, sob um frio de 15 graus negativos, para esculpir um hotel todo feito de gelo. São três semanas de trabalho pesado e cerca de 600 toneladas de neve e 300 toneladas de blocos de gelo para a conclusão do hotel, no qual os hospedes enfrentam seis graus negativos em seus quartos.

O quadro 'Planeta Extremo' vai ao ar neste domingo, dia 17, no 'Fantástico'.

GLOBO NEWS - Segunda temporada de Globo Mar estreia neste domingo

Posted: 16 Jul 2011 06:54 PM PDT

A partir deste domingo, dia 17, a Globo News exibe a segunda temporada do 'Globo Mar'. Os jornalistas Glenda Kozlowski e Ernesto Paglia viajaram pela costa brasileira para mostrar as riquezas, as histórias e as belezas do litoral em uma série de grande reportagens. No canal por assinatura, serão exibidos oito episódios, dois a cada domingo, sempre às 23 horas, até o dia 07 de agosto.

Na estreia de 'Globo Mar' na Globo News, Glenda faz uma viagem até Abrolhos, na Bahia, acompanhada pelo ator Thiago Lacerda. Só para chegar ao local do mergulho, foram dois dias de viagem de barco. A bordo de uma bolha submarina, eles puderam apreciar a fauna e a extensa estrutura biológica local, acompanhando um grupo de pesquisadores, que usa tecnologia de última geração para realizar pesquisas em grandes profundidades. "Fomos a 300 metros de profundidade. É a primeira equipe de TV a ir tão longe", explica Glenda.

Ernesto Paglia também embarca para o nordeste do país: no Ceará, ele acompanha o trabalho dos jangadeiros, um ofício quase em extinção que ainda garante o sustento de muitas famílias. O repórter conhece a rotina do mestre Aluísio Monteiro e do proeiro Francisco Santos, que mostram como fazem para encontrar peixes no meio da escuridão da madrugada e para descansar e se alimentar sem sair da embarcação. Eles lembram ainda os sustos que já levaram em alto mar. Mestre Aluísio revela que sem querer já dormiu no barco e acabou caindo dentro d'água; já Francisco lembra que uma vez um navio passou por cima da jangada e ele e os colegas tiveram que pular na água. "Quando nós pulamos, o navio passou por cima. Ele saiu levando a embarcação e nós ficamos naufragados nadando. Naquele dia, eu contei com a morte, mas não era nosso dia", diz.

'Globo Mar' estreia neste domingo, dia 17, às 23 horas, na Globo News. O programa estará na grade do canal durante as férias do 'Manhattan Connection', até o dia 07 de agosto.

GLOBO RURAL - Povoado em Pernambuco vive da exploração de carvão

Posted: 16 Jul 2011 04:55 PM PDT

Caroalina, povoado no município de Sertânia em Pernambuco, é o destino do 'Globo Rural' deste domingo, dia 17. Lá, a equipe do programa mostra que a principal fonte de renda da maioria das famílias mudou nas últimas décadas. Antes do desenvolvimento da indústria têxtil, em meados nos anos 40, a população tirava seu sustento da venda da fibra do caroá, planta da família do abacaxi, utilizada na fabricação de cordas. Mas, com a chegada das fibras sintéticas, foi fechada a fábrica que utilizava a matéria-prima produzida no povoado. Atualmente, a planta é usada apenas por algumas mulheres que fazem artesanato a partir dela.

Sem alternativas, a população de Caroalina viu no carvão a principal opção para a subsistência de suas famílias. O problema é que essa atividade depende do corte de árvores nativas da caatinga, o que só pode ser feito com autorização prévia do governo. São poucas as pessoas no povoado que têm essa autorização. A reportagem é de Camila Marconato.

Ainda no 'Globo Rural', o repórter Vico Iasi vai até Anta Gorda, no Rio Grande do Sul, para mostrar uma criação de faisões. Ele também mostra como se faz um prato com a carne da ave.

O 'Globo Rural' vai ao ar aos domingos, logo após 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios', e de segunda a sexta, após 'Sagrado'.

O Astro é um tapa na cara na safra atual de telenovelas

Posted: 16 Jul 2011 03:33 PM PDT

 *Por Wander Veroni 


Um herói que deixa o público na dúvida se é realmente mocinho ou se está arquitetando mais um golpe na pele de Professor Astro. Com essa pulga atrás da orelha, a Rede Globo estreou o remake da telenovela O Astro, exibida originalmente entre 1977 e 1978. Naquele tempo, a novela foi um verdadeiro sucesso a ponto de parar o Brasil com a famosa pergunta "quem matou Salomão Hayalla?". Para a versão contemporânea, que foi concebida para festejar os 60 anos das telenovelas no Brasil, a Globo prometeu uma macrossérie em 60 capítulos, inicialmente. Depois voltou atrás e resolveu lançar #OAstro como "a nova novela das 11 (horas da noite)", se comprometendo a estender esses capítulos para 80, caso o remake seja um sucesso. E já é, lógico! O povo comprou essa idéia de novela no fim da noite. Acredito que na próxima semana, #AFazenda4, da Rede Record, terá uma bela concorrente nesta faixa. O bicho, literalmente, vai pegar!

Como telespectador, aplaudo a franqueza da emissora carioca de topar estender a "a nova novela das 11", pois pela semana de estréia, O Astro retomou um fôlego que foi perdido nas últimas novelas das 9. A história de Janete Clair é popular e tem uma pegada única, como há muito tempo não se via. Como explicar a tensão sexual, pra lá de #HOT, de Herculano (Rodrigo Lombardi) e Amanda (Carolina Ferraz), sem ao menos o casal acontecer de fato? Química dos atores? Trilha sonora perfeita? Bom texto? Tudo. A fórmula vai de encontro há algo que foi perdido nas novelas – e que, ao meu ver, a única atual que "pescou" esse lance é Cordel Encantado: enganar o público com elegância. Ou seja, não entregar tudo da trama logo de cara e mostrar que as histórias têm vida, cores e que os personagens podem surpreender a qualquer momento, tanto para o bem, quanto para o mal.


Em O Astro, pelo menos na apresentação inicial dos personagens, esse caráter dúbio das personagens é o mais fascinante. Não há mocinhos, nem mocinhas, sonhadoras água com açúcar. Todos têm o seu lado bom e ruim, assim como na vida. Claro, uns tem mais escrúpulo que os outros, justamente para ser um ponto de referência para o público poder fazer, de modo sutil, a sua comparação. Entretanto, todos ali agem como humanos, o que deixa a ficção com mais cara de realidade. Isso é fascinante, pois obriga o telespectador a pensar probabilidades na trama, que podem vir a acontecer ou não. Instigar é alma de qualquer boa história, repare só!

Outro destaque dessa semana são os atores Tiago Fragoso e Alinne Moraes. Tiago por fazer um Márcio Hayalla sonhador, perturbado pela falta de amor do pai, mas que acredita na humanidade e nas pessoas. A cena dele com o pai na festa, completamente nu, foi emocionante e de uma complexidade como pouco se viu. Ponto para Tiago que deixou o experiente ator e diretor Daniel Filho no chinelo. Aliás, Daniel nos dá a impressão de não estar tão bem na pele do figurão e empresário de sucesso Salomão Hayalla. Por fazer um personagem amargurado pelo fato de ter se entregado a vida toda ao trabalho, Daniel às vezes passa um Salomão artificial e robótico, como aquela sátira que o Tom Cavalcanti faz de Roberto Justus...ainda não senti verdade no tom que ele deu a personagem, mas isso é uma impressão pessoal, apenas.

Já Alinne Moraes rouba a cena pela naturalidade de Lili e pelo drama que a personagem dela vive de morar com a mãe na casa do cunhado que "não vale a calça que veste". Outra cena linda de Lili foi quando ela encontra Márcio Hayalla tocando no metrô: o diálogo dos dois foi poético e de uma beleza fenomenal. Não é à toa que Alinne é um dos grandes destaques de sua geração: ela passa verdade no olhar, como poucas, além de uma beleza singular. Apesar dos roteiristas Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, deixarem bem claro que o remake de O Astro é "baseado em uma história de Janete Clair", eles conseguiram captar a essência do texto da esposa de Dias Gomes: falar do povo para o povo, de uma maneira simples, direta e com muita, mas muita naturalidade. Além disso, a "nova novela das 11" tem uma pegada ótima de série: trama ágil e diálogos mais objetivos. Ponto para os autores!

No mais, acredito que O Astro é um tapa na cara na safra atual de telenovelas (tirando Cordel Encantado, é lógico...rs) por mostrar que o gênero está vivo e não pode perder a simplicidade, muito menos a criatividade, nem a humildade de reconhecer que as tramas são feitas para público, e não para a contemplação do ego particular dos atores, diretores e autores, como acontece e muito, infelizmente. Logo no primeiro capítulo, uma frase me marcou e sintetiza bem o que falta nas telenovelas atuais: "Todos os seres humanos querem ser enganados, sobretudo as mulheres. Enganar com elegância é a alma do negócio". A frase dita pelo personagem Ferragus (Francisco Cuoco), no remake de O Astro, ilustra bem o quanto a "maga das oito", Janete Clair, era fera em enganar com elegância o telespectador, de modo a seduzi-lo como uma verdadeira "usineira de sonhos". Sim, está faltando pegada em muitas das novelas atuais. O telespectador quer ser novamente "enganado", e não mais subestimado....algo a se pensar, né!

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

PEGN - Mercado da fabricação de "abadás" cresce em todo o país

Posted: 16 Jul 2011 01:57 PM PDT

Os abadás são as batas típicas do carnaval baiano e também de outras festas ao redor do Brasil. O 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' deste domingo, dia 17, vai mostrar que o mercado da fabricação desta peça está aquecido.

Os empresários baianos João Neto e Neuma Carvalho apostaram neste setor há 15 anos e desde então tiveram um bom crescimento. Só no ano passado, eles venderam dois milhões de peças para todo o Brasil e o aumento na venda dos abadás foi de 20%.

Ainda na edição de domingo uma reportagem vai mostrar a diversificação no setor de serviços sustentáveis. Em São Paulo, o casal Jadir e Fernanda Deodato montou uma empresa que realiza limpezas ecológicas. Todos os produtos usados pelo estabelecimento para limpar carpetes e sofás não afetam o meio ambiente. O faturamento da empresa é de aproximadamente R$ 50 mil por mês.

Outra reportagem falará sobre o desenvolvimento do mercado de decoração. A empresária Adriana Adam possui há 23 anos uma empresa de pisos e fachadas feitos. A novidade é que ela resolveu ampliar o negócio e investiu na abertura de franquias de sua especialidade. O custo para montar uma loja é de R$100 mil.
 
Na matéria do SEBRAE, o 'PEGN' conta como está o avanço para a formalização de empresários nos morros pacificados do Rio de Janeiro. O 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' vai ao ar todos os domingos, logo após 'Antena Paulista'.
 

GLOBO NEWS - No Almanaque, Thiago Fragoso fala sobre seu trabalho em 'O Astro'

Posted: 16 Jul 2011 12:57 PM PDT

Neste sábado, dia 16, o programa 'Almanaque' exibe entrevista da repórter Anne Lottermann com o ator Thiago Fragoso, que está no ar na minissérie 'O Astro', especial baseado na obra de Janete Clair que estreou esta semana na Rede Globo. Na conversa com a repórter, Thiago fala sobre as polêmicas vividas pelos mocinhos nada tradicionais que interpretou na televisão, como o adolescente Nando da novela 'O Clone', que sofria dependência química, e seu personagem em 'Araguaia' que teve um envolvimento amoroso com a própria sogra.

O ator, que agora está no ar em "O Astro", conta ainda como se preparou para viver Márcio Hayalla, um jovem apaixonado por música e pela figura de São Francisco de Assis. Se despoja, performaticamente, de seus bens materiais, para desgosto e escândalo de seu pai, o poderoso Salomão Hayalla (Daniel Filho). Na versão original da obra, seu papel foi interpretado por Tony Ramos, de quem Thiago é fã.

Ele aproveita para comentar sobre a cena de nudez que protagonizou no primeiro capítulo da minissérie, que ele considera como uma das mais difíceis de sua carreira. "Eu me preparei por meses, fui digerindo pouco a pouco. O nu realmente foi o de menos. Na verdade, o nu foi mais incômodo para as pessoas que estavam na sala do que para mim", explica Thiago, que foi aplaudido no set ao final da gravação pelos colegas de cena. "Na hora da cena valendo, realmente me joguei. Eu estava canalizando energia e foi muito legal. Foi como se eu estivesse fazendo teatro. Tiveram atores e figurantes que choraram. Fiquei extasiado.", lembra o ator.

A entrevista com Thiago Fragoso vai ao ar no 'Almanaque' na madrugada deste sábado (dia 16) para domingo, a partir das 00h05.

O Astro e as consequências de um experimento que pode dar certo

Posted: 16 Jul 2011 12:52 PM PDT

O dia 12 de julho foi especial para aqueles que de alguma forma gostam de teledramaturgia, seja os nostálgicos de uma era que parecia ser dourada comparada a de agora ou para aquelas pessoas simplesmente ávidas por novidades em meio a uma programação sofrível. Na comemoração de 60 anos de telenovela no Brasil, o remake de "O Astro", sucesso de Janete Clair estreou com todas as honras da casa com status de novela das 11h embora seu formato fosse o de macrossérie. Isso parece sinalizar um possível plano de revitalizar a grade com quem sabe mudanças drásticas?

Ok, aparentemente isso pode ser algo distante em função da necessidade de um maior planejamento, porém a obra se mostra como mais que um remake ou uma homenagem a uma data especial: significa também a experimentação de algo que ainda possa render muitos frutos mais tarde. Um plano relativamente seguro, sem grandes chances de falha em termos de audiência embora os riscos pudessem ser outros. Sendo um remake, automaticamente isso poderia representar um choque para os saudosistas ou os velhos adeptos da máxima "deixem os clássicos em paz" e esse é um aspecto que francamente faltará neste post em termos de uma análise detalhada, porém o público pareceu aceitar sem grandes observações furiosas além do que seria usual. A audiência também está ajudando, portanto as coisas parecem caminhar bem.

A história é  promissora, mesmo que seus caminhos possam ser revelados além do que possa ser considerado um spoiler normal. Seu elenco é bom, embora dois ou três nomes possam ser alvo de alguma estranheza. A história é ágil, tão ágil a ponto de não haver continuidade e algumas cenas ficarem por isso mesmo por mais impactantes que sejam. Ok, fruto da necessidade de se resumir ao máximo uma história em se estivesse em um horário mais acessível seria melhor contada, porém poderia ter sido mais pensada naquilo que diz respeito a compreensão e ao conforto de um telespectador nem sempre tão veloz.

O que mais dizer? Não sei. De minha parte espero que "O Astro" seja o primeiro de uma série de experimentos que possam ir a frente e deem ao telespectador carente a chance e o benefício da memória de um algo bom mais recente do que memórias empoeiradas.

_________________________________________________


* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

TV XUXA - Mayana Neiva e Giovanna Ewbank participam da final do 'Enxoval de Rainha'

Posted: 16 Jul 2011 09:33 AM PDT

No 'TV Xuxa' deste sábado, dia 16, Mayana Neiva e Giovanna Ewbank participam da final do 'Enxoval de Rainha'. Nesta etapa decisiva, as noivas preparam surpresas aos respectivos noivos para provar que o amor é capaz de tudo. No desafio, elas contam com a ajuda das atrizes, que são as suas madrinhas no quadro, para conquistar o voto da plateia.

Ainda no programa, Tiago Martins e Jonatas Faro enfrentam Tainá Muller e Polliana Aleixo no quadro 'Meninas x Meninos'. Os atores de 'Insensato Coração' se divertem ao testar os conhecimentos sobre o sexo oposto.

Na atração musical, quem se apresenta no palco do 'TV Xuxa' é a banda Aviões do Forró. 'TV Xuxa' tem direção de núcleo de Roberto Talma, direção geral de Mariozinho Vaz e direção de Ivana Braga e Andrezza Cruz. O programa vai ao ar logo após o 'Estrelas'.

O Astro: Uma tremenda novela que celebra o segmento e a boa fase da TV Globo

Posted: 16 Jul 2011 07:41 AM PDT

Poderia começar esse texto dizendo que O Astro é a melhor estreia da TV Globo em anos. Poderia, caso isso tivesse acontecido em 2010.

Neste ano a emissora acertou em um segmento em que é a grande produtora do mundo mas que estava errando, e feio, nos últimos tempos.

A questão é que exatamente no ano em que as telenovelas comemoram 60 anos no Brasil a Rede Globo resolveu celebrar a data com o pra lá de anunciado e aguardado remake de O Astro, um grande sucesso de Janete Clair.

Nos últimos meses só se falava em O Astro, o que aumentou ainda mais as expectativas para a estreia, que aconteceu nessa semana.

E a sensação é que os motivos para celebrar não faltam.

Os 60 anos de novelas e a Globo acertando novamente? O resultado é que nós, telespectadores, saímos ganhando.

Uma trama envolvente, com uma pegada sensacional. Tem ritmo, conteúdo, trilha sonora impecável e um elenco fora de série.

Dentre todos, destaco Carolina Ferraz, não por ser a melhor, mas Carolina tem algo que é inexplicável. É linda, talentosa, charmosa e, gente... as cenas dela com o Rodrigo Lombardi embaladas pela delícia que é Easy... uau!

Logo na estreia O Astro causou alvoroço pelas cenas de nudez de Tiago Fragoso e Lombardi. Fosse qualquer novelinha como Amor & Revolução que usa artifícios como esse por audiência, merecia uma crítica. Mas O Astro é tudo, menos qualquer coisa.

É um acerto da Globo, um presente de encher os olhos e algo que, realmente, no Brasil, só a poderosa poderia fazer tamanha é a grandiosidade.

Ah, e é um sucesso. 28 pontos às 23h? Há quanto tempo a Globo não sabe o que é isso?

Tomara que se animem, de início foi estranha a ideia de novelas às 23h, mas, depois de O Astro... já imaginaram poder conferir novas versões de grandes sucessos? Tô animado!

"Easy.... I´m easy like sunday morning....!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !