domingo, 24 de julho de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


#euassino: campanha para acabar com os impostos sobreprodutos para deficientes

Posted: 24 Jul 2011 06:00 AM PDT

A iniciativa, que começa no Twitter com o uso da hashtag #euassino, quer colher 600 mil assinaturas em um abaixo-assinado digital, com o objetivo de pressionar a aprovação de um Projeto de Lei

No Brasil, cerca de 27 milhões de pessoas – ou seja, mais de 10% da população – apresentam algum tipo de deficiência, e 70% delas vivem na linha da pobreza ou abaixo dela. A tecnologia pode melhorar, e muito, a qualidade de vida desses indivíduos. Porém, 90% dos produtos voltados a esse fim são importados, e pagam, em média, 60% em impostos para entrar no país. O resultado são preços elevados, restringindo o acesso a um grupo privilegiado da sociedade.

O movimento "#euassino" , criado pelo Olhar Digital, quer pressionar o governo federal a acabar com os impostos de importação sobre todos os produtos destinados a quem tem necessidades especiais. São itens como cadeiras de rodas especiais, bengalas com ultrassom, impressoras brailes, entre outros.

A ação começa com o incentivo ao uso da hashtag #euassino no Twitter, das 12h às 23h59 do próximo domingo, dia 24/7. No mesmo dia, o programa Olhar Digital, veiculado na Rede TV! a partir das 15:45h, exibirá uma matéria especial abordando o assunto e chamando a atenção da sociedade para o problema. As ações têm o objetivo de colher 600 mil assinaturas em um abaixo-assinado virtual (no endereço www.olhardigital.com.br/euassino), que será enviado ao Congresso para pressionar pela aprovação de um Projeto de Lei (PL 7916/2010) - que já está na Câmara dos Deputados – e que prevê o fim dos impostos de importação para produtos voltados a deficientes.

Participe! Divulgue essa iniciativa! A tecnologia pode fazer toda a diferença para quem mais precisa dela.

OS CARAS DE PAU - A pressa é inimiga da refeição

Posted: 24 Jul 2011 02:21 AM PDT

O episódio de 'Os Caras de Pau' deste domingo, dia 24, mostra como a rapidez para certas situações pode ser prejudicial. Tudo começa quando Jorginho (Leandro Hassum) está totalmente envolvido com um delicioso bolo de padaria e Pedrão (Marcius Melhem) chega afoito contando uma história sobre o dente que quebrou ao comer uma rapadura e o preço absurdo do dentista.

Jorginho fica completamente perdido com o volume de informações passadas pelo amigo e faz inúmeras perguntas para entender o que houve. Pedrão fica chateado com o parceiro, que, apesar dos questionamentos, continua sem compreender nada.

'Os Caras de Pau' tem redação final de Chico Soares e Marcius Melhem, direção geral de Marcio Trigo e direção de núcleo de Marcos Paulo. O programa vai ao ar aos domingos, logo após 'Aventuras do Didi'.


AVENTURAS DO DIDI - Didi é dublê por um dia

Posted: 23 Jul 2011 11:20 PM PDT

Em 'Aventuras do Didi' deste domingo, dia 24, Didi (Renato Aragão) é contratado para ser dublê de um homem mergulhado em problemas. Para tentar escapar de complicações, o moço recorre a Didi para viver um dia mais tranquilo. A tarefa parece fácil a princípio, mas aos poucos revela ser uma árdua missão. O homem que o trapalhão substitui recebe visitas da ex-sogra raivosa e de um cobrador desesperado, e aproveita o dublê para dizer tudo o que sempre quis, mas nunca teve coragem até então.

Ainda no programa, Dedé (Santana), Tatá (Tadeu Mello) e Didi estão perdidos na selva. Depois de uma longa caminhada, a turma percebe que Didi está se guiando por um relógio, que achava se tratar de uma bússola. Ao notarem o engano, o trio tenta buscar a o caminho certo por outros métodos, mas são surpreendidos pelos terríveis índios encolhedores de cabeça. Chefe do grupo perdido, Dedé tenta resolver o impasse do encontro usando toda a sua diplomacia.

'Aventuras do Didi' vai ao ar aos domingos, logo após o 'Esporte Espetacular'. O programa tem redação final e direção geral de Guto Franco. A direção de núcleo é de Jayme Monjardim.

A Fazenda: o marasmo, a pimenta e a falta de gosto.

Posted: 23 Jul 2011 03:52 PM PDT

Antes de mais nada acho justo informar a você o seguinte fato: eu detesto realities shows. Não todos – palavra de quem dá uma olhadinha no Ídolos de vez em quando -, mas como a primeira coisa que vem em mente quando pensamos no assunto é Big Brother Brasil ou A Fazenda, devo dizer que passo longe deste tipo de programa até o dia em que essa pauta foi lançada em nossa típica reunião de pauta.

Ok, lá fui eu para a internet assistir a estreia da quarta temporada. Uma hora e sei lá quantos minutos com um elenco anunciado com grandes possibilidades de ser explosivo, ainda mais tendo em vista a presença de Monique Evans. Admito que não posso falar sobre esse tema porque conheço pouquíssima gente. Talvez meu repertório de subcelebridades não seja tão grande ou eu não os reconheça mais devido ao passar dos anos. Nomes como Renata Banhara são familiares para mim, mas não quer dizer lá grande coisa.

Rolos podem acontecer, e para o bem da Record é bom que realmente aconteçam porque por mais que possamos falar da qualidade chula da programação das emissoras de TV aberta, barracos ainda dão ibope o bastante para que tais programas se mantenham no ar. E o público de reality é cruel de forma aberta. Não dá para esperar grandes inovações por mais que certos itens de seu formato sejam promissores no que diga respeito a interação. De minha parte, seja pela falta do gosto ou pela desesperança mesmo, espero o puro mais do mesmo com os complementos possíveis: muita dose de marasmo, um toquezinho de pimenta. Mas o mais provável é que eu não vá saber disso: gosto é fogo.

_________________________________________________



* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

A Fazenda volta tentando mais do que nunca dar uma de BBB, sem sucesso. O principal motivo?

Posted: 23 Jul 2011 12:00 PM PDT

A Fazenda está de volta, repararam? Aposto que sim, está impossível navegar nos principais portais da internet sem se deparar com inúmertas notícias dos concorrentes.

Eu espiei alguma coisa.

O elenco é polêmico e só por isso não dá pra prever uma sucesso, haja vista o que aconteceu nas edições anteriores, especialmente na última.

Monique Evans até retornou, mas quem garante que o público não vai fazer o que já virou costume e eliminar os maiores atrativos - para o público são os vilões - já nos primeiros dias?

Fora isso, na estreia por exemplo nada aconteceu, ou seja, A Fazenda copiou o BBB - mais uma vez - e trouxe um ex-concorrente, só que no primeiro dia, pra variar, não tinham grande coisa para oferecer ao público.

No entanto, vejo isso como "de menos". Brito Jr continua sendo o pior erro do reality show.

Não tem simpatia, é repetitivo e não sabe interagir com os confinados. Faz uma coisa meia boca.

Eu estive pensando, e sabe quem eu sugeriria para comandar o programa? Roberto Justus.

Ele tem aquela pinta de "vilão" herdada de O Aprendiz e acredito que seria um bom carrasco para judiar dos concorrentes e conseguir que eles coloquem para fora o que há de pior em cada um. Aí sim o negócio andava!

E é essa a questão: falta alguém que realmente movimente a casa, afinal, quem está interessado em sentar na poltrona para ver subcelebridades falando asneiras o dia inteiro?

Para isso já existe o SuperPop.

Enfim, ainda é cedo para maiores análises. Se o bicho finalmente vai pegar em A Fazenda só o tempo dirá.

Mesmo com todos os ingredientes, A Fazenda 4 precisa por mais lenha na fogueira

Posted: 23 Jul 2011 08:00 AM PDT

*Por Wander Veroni 

Nesta terça-feira (19/07), a Rede Record estreou a quarta edição de #AFazenda. Apresentado por Britto Jr., o programa foi exibido às 22h50, pegando o telespectador de surpresa, numa tentativa de ganhar certa vantagem sobre a Rede Globo, que exibia a nova novela das 11h da noite, #OAstro. Durante toda exibição de #AFazenda4, o reality show da Record alcançou todas as nove palavras-chaves mais comentadas no Trendig Topics do Twitter – só não conseguiu as 10 hashtags, pois a primeira se tratava de uma ação promocional paga. Outra novidade bastante comentada foi a volta da Titia Monique Evans – numa vibe #MarceloDouradoFeelings, que concorreu na repescagem junto com outras duas primeiras eliminadas nas edições passadas.

Mais uma vez, a produção optou pela separação dos grupos, o que é uma forma de acirrar os ânimos dentro do Jogo de Convivência. No entanto, essa mesma produção ainda se mantém aquém dos acontecimentos, mesmo tendo todos os ingredientes na mão para fazer um bom programa. Mesmo erro das edições anteriores, a produção ainda peca por não colocar tanta lenha na fogueira, ao se mostrar passiva a espera de um barraco, gritaria ou confusão para ter um bom material para a "novelinha" diária. No primeiro dia, por exemplo, já seria interessante colocar os participantes no pique, seja numa prova de resistência ou em um Desafio, que já valeria uma imunidade e uma vaga na roça, por exemplo. Nada de moleza!


No mais, a volta de #AFazenda gerou muita expectativa no público e vários prognósticos de quem iria ou não entrar no programa, deixando muitos jornalistas e blogueiros confusos. Apenas o jornalista @fefito, do Blog Na TV, do @iG, havia divulgado os nomes corretos com meses de antecedência. Mesmo sendo exibido dez minutos mais cedo do que o anunciado, a estratégia, apesar dos pesares, teve o seu mérito. Em São Paulo, o reality rural obteve 16 pontos contra 19 da Globo. No Rio de Janeiro, a Record venceu por 21 a 20. Em comparação com os anos anteriores, a audiência apresentou uma ligeira queda: #AFazenda1 obteve 16 pontos; #AFazenda2 conquistou 18 pontos e a #AFazenda3 obteve 20 pontos no programa de estreia. Mas, mesmo com o índice de audiência em queda, #AFazenda4 estreou bem e tem segurado a vice-liderança cm folga.

Com um grupo de participantes bem eclético – sendo que alguns já possuem fama de barraqueiros aqui fora, como João Kléber, Renata Banhara, Dinei e Joana Machado; a nova temporada do reality show rural promete muitas confusões – o que é isso que o público do programa quer ver. Fato curioso foram as profissões colocadas no GC de alguns participantes no programa de estreua, como Renata Banhara que criou um novo ofício, o de "personalidade mídia", além de ter afirmado que tem 18 anos de televisão. Aonde? Participação como convidada/entrevistada no Superpop e no TV Fama contam como tempo de trabalho em TV? Desde quando?

A título de comparação, diferente do Big Brother Brasil (BBB), os participantes de A Fazenda não passam o dia no ócio sonhando com a pseudo-fama que podem conquistar quando saírem da atração. Os peões têm o trabalho com os animais, com as plantas e com as provas em grupo do Desafio Semanal, ou seja, estão sempre com a mente articulando o tempo todo. Por já serem famosos, eles já tem uma pré-noção dos trabalhos que vão ter quando voltarem para o "mundo real". Claro, tem alguns que sonham emplacar um quadro, programa ou mesmo uma vaga numa novela da Record. Normal....mas entre sonhar e conquistar há uma enorme diferença, repare só.

No, #BBB a fantasia de ser famoso é muito forte. Quantos ex-BBBs e ex-Fazenda emplacaram projetos de sucesso depois do confinamento? A minha teoria é que a Globo deveria por fim ao prêmio milionário e dar uma oportunidade do vencedor de ser ator ou apresentador que já teria participante se rasgando inteiro...rs. Foram poucos participantes na história do Big Brother que, realmente, queriam a grana e não a fama. Já na fazenda da Record, os participantes já são famosos ou estão engatinhando no meio artístico. Além disso, desde #AFazenda3 o prêmio de R$ 2 milhões tem mexido e muito com a cabeça dos peões, mostrando um verdadeiro desespero pelo dinheiro, além de uma extensão dos 15 minutos de fama e, de preferência, com muito din-din no bolso.

Uma observação que sempre faço, é que tanto o #BBB, quanto #AFazenda, são programas interessantes de serem analisados, do ponto de vista da comunicação. Por serem reality de show de confinamento (produzindo mini-novelinhas com o dia-dia dos participantes), eles são pioneiros aqui no Brasil ao trabalharem com o conceito de transmidia e crossmedia que, a grosso modo, significa pensar um programa não só para TV, mas para transmissão via internet (ao vivo ou com vídeo sob demanda), redes sociais, celular, tablet, rádio, impresso, etc., ou seja, fazer com o que programa transite em várias plataformas e que desperte repercussão instantânea (buzz) entre o público. Creio que é uma observação válida, principalmente para quem trabalha com comunicação ou é entusiasta do assunto.

Confesso que quando assisti ao segundo dia de #AFazenda4, fiquei com medo do marasmo tomar conta como aconteceu na segunda temporada. Muitos participantes fingindo serem bonzinhos, legais e engraçados, quando na verdade, está todo mundo segurando a onda para agradar ao público. Isso é totalmente #Fail! O telespectador de reality show é cruel e não gosta desse tipo de falsidade! Surpresa que promete movimentar o Jogo pela sagacidade de uma boa vilã, é Renata Banhara que já despertou antipatia por boa parte do público, mas que consegue ter uma visão de jogo interessante, a lá Nubia Ólive na saudosa primeira edição da Casa dos Artistas.

Arrisco a dizer que todo mundo ali de #AFazenda4 é da pá virada! Marlon – da dupla sertaneja Marlon e Maicon, que afirmou no vídeo de apresentação ser considerado por todos um "bom moço", confessou no sofá da sala da fazenda para Renata Banhara, logo no segundo dia de programa, que traiu a ex-mulher com uma fã. João Kléber, com óculos e cachecol de vovó, sempre querendo se intrometer nas conversas que não é chamado é outro que tem tudo para ser outro vilão. Dinei, pagando de engraçado, já se mostrou um mala sem alça de primeira. Raquel Pacheco, conhecida como Bruna Surfistinha, não causou e tem grandes chances de ser a samambaia da edição. François, o modelo bonitão que ninguém conhece, saiu do xaxim num súbito excesso de raiva ao ser mal interpretado numa conversa com Gui Pádua e Dinei. E para fechar com chave de ouro, a formação dos grupos e volta de Monique Evans, acirrou ainda mais a disputa que até então estava morna e sem sal. É...a produção escolheu a dedo esse elenco de sub-celebridades. Alguém ainda duvida que o bicho vai pegar? Só se a produção dormir no ponto.

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV e especializado em mídias sociais. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !