domingo, 22 de maio de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Canal Viva: um ano fazendo a alegria dos telespectadores nostálgicos

Posted: 21 May 2011 05:00 PM PDT

Temos um aniversário ilustre no ar! Tudo bem que a data em si tenha passado mas quem disse que aniversário só se comemora na data certa? O canal Viva, da TV paga está completando um ano no ar e o motivo pelo qual um canal que não tem seu sinal aberto seria tão importante é justamente o diferencial de sua programação. Não se trata de algo qualquer, mas sim de algo que mexe com a memória afetiva do seu público: é um canal que era o sonho de consumo de qualquer telemaníaco saudosista, que tivesse saudade dos grandes sucessos e de programas que há muito tempo fazem falta na TV aberta.

O canal Viva, da Globosat nasceu no dia 18 de maio de 2010 para reprisar o que há de melhor no acervo da TV Globo e do GNT, desde programas recentes em horários alternativos até atrações como o humorístico "Sai de Baixo" ou novelas como "Vale Tudo". E se alguém pensa que reprise não faz sucesso, os números desmentem essa ideia: com poucos meses de vida o canal já estava nos top 20 dos mais assistidos da TV paga e de lá não saiu mais. Um sucesso que embora fosse imaginado pela alta cúpula, não julgavam que seria tão rápido, como declarou o gerente do Viva, Fernando Schiavo em entrevista para a Jovem Pan. Atualmente ele é o terceiro mais assistido perdendo apenas para o Discovery Kids e o SportTV. Isso tudo a despeito de qualidade técnica de produção, como é o caso de atrações que foram ao ar originalmente há mais de 20 anos.

Alguns chamaram o Viva de "Refugo de Luxo", talvez outros possam crer como um Vale a Pena Ver de Novo ambulante, mas de modo algum esse é um rótulo negativo. Pelo contrário. Embora algumas de suas melhores atrações estejam sendo veiculadas em horários ingratos – afinal novelas indo ao ar a meia noite é algo triste – ele continua fazendo a alegria de quem sente falta das boas histórias e da qualidade. E ainda pretendem ir mais longe, já que no momento estão transmitindo atrações produzidas na década de 1980. Há pretensões de explorar conteúdos mais antigos, porém estes necessitam de mais ajustes para que estejam em condições: é preciso remasterizar o som, restaurar a qualidade de imagem o quanto for possível. Isso vai dar um pouco de trabalho, mas o fato é que ainda tem muita memória para rolar.

E que venha mais memória. Telespectador saudosista é o que não falta especialmente quando a ficção atual deixa tanto a desejar...

_________________________________________________


* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Viva comemora um ano e é um sucesso, sabe o motivo?

Posted: 21 May 2011 01:00 PM PDT

Há um ano estreava o Canal Viva, realizando o sonho de todo fã do aparelhinho chamado televisão.

Era um desejo antigo e manifestado com frequência, mas a TV Globo custava a ceder. O motivo? Vai que isso ocasionasse em perda de público de seu principal produto, a Rede Globo em sinal aberto?

É bem verdade que um ano se passou e o canal perdeu umas fatiazinhas de bolo por aí, no entanto, o Viva nada tem a ver com isso.

A verdade é uma só: não estavam ofertando bons produtos. Somente agora, quando o Viva apaga sua primeira velinha, é que a Globo emplaca três boas novelas. Antes somente TiTiTi fazia a festa do telespectador.

Nesse meio tempo o Viva, que apresentava algumas poucas opções, foi amaciando a poderosa. Sim, no início dificultavam a escalação das produções e por isso um único produto era veiculado durante toda uma semana.

Isso mudou, hoje o catálogo do Viva se ampliou, uma nova faixa de novelas foi criada e em breve deve surgir mais uma, às 13h.

Tudo isso possibilita que a chamada da emissora que afirma "o Viva é um sucesso" seja verdadeira.

Eu, como apaixonado por TV, imaginei que fosse me interessar mais pelo Viva, no entanto, noto que não sou chegado em reprises.



Coloquei em minha cabeça que se seu for somar mais coisas ao que já assisto simplesmente nunca iria conseguir sair da frente do televisor, por isso, uso o Viva moderadamente e hoje, basicamente, só assisto Vale Tudo com fidelidade e espio Vamp e O Rei do Gado.

Também gosto do horário alternativo do Mais Você, apesar de ter me afastado um pouco após a estreia de Cordel Encantado.

Gostaria, inclusive, que o Canal Viva oferrecesse também reprises do Bem Estar e Som Brasil, o último veiculado em horário totalmente ingrato na Globo.

Seria bom, ainda, um horário alternativo para o TV Xuxa, algo que sempre ficou na promessa.

De resto, que venham outros anos e que produções mais antigas entrem em cena, entretanto, em horário mais animador que a reprise de Vale Tudo.

Pàrabéns, Canal Viva, e que sorte tem as concorrentes da Globo, não? Ah se esse canal tivesse sinal aberto...

Canal Viva comemora 1 ANO de sucesso reprisando o melhor da TV

Posted: 21 May 2011 11:20 AM PDT


*Por Wander Veroni

A idéia era um sonho de consumo entre os noveleiros de plantão e os saudosistas da TV aberta. Foi em meio a esse desejo que, no dia 18 de maio de 2010, nasceu o Canal Viva, da Globosat, que comemorou o seu primeiro aniversário esta semana. Especializado em reprisar o melhor do acervo de produções da TV Globo e do GNT – tendo também como opção de reprise, em horário alternativo, algumas atrações atuais como o Mais Você, Estrelas, Video Show e Caldeirão do Huck, o Viva está presente nas operadoras de TV Paga NET, SKY e Via Embratel.

Atualmente, é  o terceiro canal mais visto da TV Paga, só perdendo para o Discovery Kids e SportTV, principalmente no horário vespertino e no início da madrugada. Dentre as festividades de aniversário, estão as reprises dos programas Cassino do Chacrinha, Armação Ilimitada, Anos Dourados, Chico e Caetano e Esquenta. No site da emissora, é possível participar do joguinho virtual Memória Viva que testa os conhecimentos do telespectador sobre os programas e novelas já exibidos pelo canal.

Com um público qualificado e predominantemente feminino, o Viva alcançou, somente nos primeiros meses de atividade, a 16ª colocação entre os mais assistidos da TV paga brasileira, ainda que estivesse disponível em apenas 30% dos domicílios assinantes. O sucesso dele pode ser verificado nas cotas de patrocínio vendidas no primeiro mês de atividade, gerando uma receita de R$ 9 milhões aos cofres da Globosat.

Em entrevista ao jornalista Fernando Vanucci, da Rádio Jovem Pan, o gerente do Canal Viva, Fernando Schiavo, falou sobre o primeiro aniversário do canal. "Nós imaginávamos esse sucesso do Viva, principalmente por trabalharmos com acervo da TV Globo. Por ser um canal de memória afetiva do brasileiro nós já imaginávamos que a abrangência do Canal fosse acontecer de uma certa forma veloz...mas nós ficamos surpresos com essa velocidade nos três, quatro primeiros meses do Viva, que desde a estréia não sai do Top 20 dos canais mais assistidos da TV Paga...e isso, naturalmente, foi impulsionado pelas novelas", comenta Schiavo. Para ver a entrevista completa, clique aqui.


Mesmo sendo contra ao atual modelo de ofertas de canais da TV Paga brasileira – que não dá liberdade ao telespectador de escolher quantos e quais os canais quer comprar para assistir, a proposta do Canal Viva logo de início interessou não só a mim que sou um entusiasta de TV, mas a muitas pessoas que estavam com saudade de bons programas que já passaram pela TV aberta. É muito comum encontrar alguém na padaria, no ponto de ônibus, no trabalho, na escola e nas redes sociais comentando sobre os momentos finais de Vale Tudo; as emoções de Anos Dourados, Rei do Gado ou Vamp; sem contar nas gargalhadas sempre garantidas com a Armação Ilimitada e Viva o Gordo. Com a decadência de criatividade de boa parte das atrações da TV, ver o Viva se tornou uma fusão de saudosismo e entusiasmo, no melhor estilo vale a pena ver de novo.

E este sucesso é  mais que merecido, apesar do horário ingrato de algumas atrações que são colocadas estrategicamente para não competir diretamente com a TV Globo. Creio que neste primeiro ano, o Viva também poderia abrir o leque para o jornalismo. Ao criar uma revista eletrônica diária – ou até mesmo um bloco informativo de curta duração dentro da grade de programação, que reprisasse algumas matérias do dia ou semana do departamento de jornalismo da TV Globo, GNT, Multishow e Globo News, focando também na dona de casa que quer se manter bem informada. Isso agregaria muito mais valor para a emissora e não descaracterizaria a proposta do canal de reprises. No mais, parabéns ao Canal Viva e aos profissionais envolvidos. Que venham mais e mais aniversários!
________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !