domingo, 29 de maio de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Jornal da Record News: o primeiro passo em busca da tão sonhada credibilidade

Posted: 28 May 2011 07:06 PM PDT

Nas últimas semanas quem se liga em jornalismo tem prestado muita atenção quanto ao que acontece na Record News. Não necessariamente por seu trabalho em si mas pelas mudanças que aconteceram em seu quadro de funcionários e em sua programação, com a estreia do "Jornal da Record News".

Ok, esqueça a ideia de um nome original. Tenha em mente que suas promessas eram embaladas por expectativas quanto ao nome de Heródoto Barbeiro em seu elenco e também pela ideia de um novo formato. E a expectativa não partia somente do público mais interessado em informação, mas principalmente da própria cúpula da emissora, empenhada em fazer o investimento em sua criação valer a pena e em tornar-se o canal de notícias mais importante do país.

A estreia do Jornal da Record News aconteceu na segunda-feira, 23 de maio, com grandes honras e divulgação. E quer saber? Vale a pena.

Isso mesmo. Por mais que eu tenha o meu "pé atrás" com relação a linha editorial da Record – e vá por mim, pois motivos não me faltam – devo dizer que gostei do telejornal. Aliás, gostei muito! Já sou fã do trabalho do Heródoto, desde seus livros, além de ter acompanhado seu trabalho na TV Cultura, e vê-lo como o rosto de um projeto como esses foi gratificante.



Ainda há um quê  de nervosismo em suas palavras, mas é algo que sua companheira Thalita Oliveira consegue suplantar com incrível naturalidade. Tudo bem, nervosismo é coisa de estreia, fruto do ao vivo, e de qualquer modo o plano ainda é manter a sisudez longe, mantendo porém a credibilidade. O melhor é a possibilidade aberta pelo seu modo transmídia. É muito interessante ter acesso a ele na internet, fazendo com que o internauta possa ter possibilidades especiais de interação e também da ideia de ter colunistas durante a semana para debater os mais diversos assuntos que dificilmente estariam em voga em um telejornal comum. É um jornalismo muito interessante de acompanhar, muito mais parecido com os sonhos e planos de quem está em uma faculdade de comunicação.

De qualquer modo pode ser sinal de algo mais no ar. Seria esse um teste para que algo possa mudar na Record? Ok, duvido: acho que sua linha editorial vai permanecer no mesmo formato no qual é preciso pensar duas ou três vezes para levar a sério, mas também não custa pensar nas possibilidades e sonhar alto, não é?

________________________________________________



* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Jornal da Record News faz o que a Record deveria fazer e não faz

Posted: 28 May 2011 07:07 PM PDT

Na terça-feira resolvi espiar o Jornal da Record News e tive que fazer isso via internet.

Aqui, já de início, fico do lado da Record quando questiona os motivos de a Record News ainda não fazer parte dos pacotes da SKY e NET. Tenho SKY e, bem, não posso assistir o canal.

Acho que a não veiculação da Record News nas operadoras é uma bobagem, o telespectador tem o direito de escolher o que quer assistir, ainda mais quando paga para isso.

Mas felizmente hoje temos a internet e acredito que quanto mais as pessoas descobrirem esse veículo menos assinantes as TV pagas terão, afinal, pra que pagar sendo que o conteúdo que realmente interessa está na rede?

Enfim, acabei vendo pelo lado bom da história: pude conferir 100% do Jornal, afinal, parte dele é transmitido apenas via internet.



Antes, durante e após o telejornal o internauta participa ativamente através do Facebook e Twitter fazendo perguntas que são respondidas ao vivo; também é interessante por termos acesso aos bastidores e, especialmente, por algumas matérias serem aprofundadas, mesmo que com o telejornal fora do ar.

E, num balanço final, vi ali o que não encontro na Record aberta: um telejornal com a intenção de informar e não de explorar a desgraça alheia por audiência. É 100% informação!

A continuar assim o Jornal da Record News tem tudo para se firmar como um dos melhores do segmento.

Só peca por ser exibido em confronto com a "novela das nove" da Globo, mas já que sou obrigado a assistir via internet, dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo, não?

Vida longa ao JRNews, é de jornalismo assim que precisamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !