domingo, 13 de novembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Record x SBT: O novo duelo do século?

Posted: 13 Nov 2011 06:03 AM PST


O telespectador brasileiro está acostumado a ser plateia na briga das emissoras em busca daquilo que lhe é mais precioso: números. Que ninguém se engane em buscar exatamente os benefícios da qualidade e usar um discurso sobre o papel social da TV. É preciso ganhar dinheiro e usar status para lidar com a máquina e para tanto vale dedo no olho, chute no saco e outras coisinhas mais.

Não é preciso entrar em grandes detalhes a respeito da, digamos, falta de ética, envolvida mas é possível manter-se atento a algumas particularidades da disputa: por aqui, a verdade é que a briga é pelo segundo lugar, mais ou menos como assistir F1 na era Schumacher. Um estabacos e trancos aqui e ali, mas a liderança segue sendo da chamada Vênus Platinada. Ameaças? De vez em quando surge alguma, algo que dê um susto ou uma lambada de vez em quando, mas as melhores brigas permanecem sendo pelo vice e os adversários principais são SBT e Record, Sílvio Santos vs Edir Macedo.

Desde que começou a ter aspirações que iam além de uma posição mais ou menos, mas sim ao topo, a Record investiu pesado em programação e elenco. Cresceu de uma forma surpreendente, ocupou uma posição importante na briga, mas junto ao voo também vieram erros imperdoáveis: nos últimos tempos, a Record vem sentindo na pele a falta do planejamento e da repetição dos erros clássicos de uma adversária conhecida e passou a sofrer efeitos mais que notáveis. Algo que vem se refletindo duramente em sua audiência.

Por sua vez a tal adversária conhecida, o SBT está ressurgindo após um duro baque que vai desde a perda da vice-liderança que aconteceu em meados de 2005, até os problemas nas finanças de seu proprietário. E ressurgindo de forma surpreendente: no lugar dos velhos erros do passado – leia-se aqui, "grade flutuante" – temos um pouco de organização nostalgia e acima de tudo carisma. Sim, apenas o carisma pode explicar o fato dela lutar de igual para igual com sua principal adversária e conseguindo números superiores, isso tendo produtos quase trash em simples comparação. Diferença essa mais do que exposta, seja na base da ironia ou da gratidão. Cada um expõe o que tem da melhor forma que pode. O jeitinho típico do SBT sempre envolveu a provocação.

A lição? Provavelmente aprendizado. Quem tem disposição para aprender acaba evoluindo invariavelmente, mesmo que outrora tais erros tenham sido uma marca registrada. O resultado da briga? Só esperando para ver: o desfecho é tão improvável quanto uma luta sem regras.

_______________________________________________




* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Altas Horas convida José Aldo para falar de UFC

Posted: 12 Nov 2011 02:04 PM PST



No 'Altas Horas' deste sábado, dia 12, Serginho Groisman recebe o lutador de MMA (Mixed Martial Arts), José Aldo, para falar do UFC - Ultimate Fighting Championship, campeonato que a Rede Globo passa a transmitir neste final de semana. Também na arena do programa, a apresentadora Angélica e a atriz do 'Zorra Total' Samantha Schmutz conversam com a plateia. O cantor internacional Michael Franti também é parte da atração.

José Aldo adianta o perfil do lutadores da luta do campeonato que será transmitido na madrugada deste sábado. "A disputa será entre o catarinense Junior 'Cigano' dos Santos e o norte-americano Cain Velasquez, dois grandes lutadores. Estou torcendo pelo Cigano, porque ele é brasileiro e um ótimo profissional."

Ainda sobre o tema lutas, Angélica conta que gosta de assistir combates."É uma adrenalina para quem está vendo", diz a apresentadora. Ela também aproveita o programa para relembrar momentos de sua carreira na emissora. "O Video Game completa dez ano e o Estrelas cinco! O tempo passa rápido quando a gente faz o que gosta", comemora. Já Samantha Schmutz fala de sua trajetória profissional e de sua facilidade para imitar pessoas: "Fiz escolas de teatro e musicais, e gosto de fazer imitações desde pequena. Comecei imitando minhas tias gaúchas e elas adoravam".

O cantor Michael Franti que é conhecido por misturar hip hop com vários estilos musicais, entre eles funk, jazz,reggae, folk e rock, está no Brasil para se apresentar no festival de música SWU e aproveita para cantar seus sucessos. Ainda no programa o quadro "Sexo", com Laura Muller. O 'Altas Horas' vai ao ar após 'Supercine'.

Aos poucos, SBT recupera a vice-liderança e ameaça a Record

Posted: 12 Nov 2011 10:27 AM PST



 *Por Wander Veroni

Pode-se dizer, sem sombra de dúvidas, que 2011 será lembrado como o "ano da retomada" na história do SBT, no mesmo período em que o canal comemora os seus 30 anos. Após perder a vice-liderança para a Record em meados de 2005, a emissora de Silvio Santos – mesmo com alguns erros e estratégias equivocadas, conseguiu cativar novamente o telespectador e imprimiu personalidade editorial.

Para ajeitar a casa de vez, o SBT já começa a reorganizar o seu departamento de teledramaturgia e só falta investir ainda mais no jornalismo – coisa que já vem acontecendo aos poucos com a chegada do novo diretor, Paulo Nogueira, que já planeja mudanças significativas na emissora para 2012. Se conseguirem deixar o SBT Brasil quente como era nos bons tempos de Ana Paula Padrão, o SBT vai longe....o jornalismo ainda é o Calcanhar de Aquiles de Silvio Santos.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no SBT é o fato da emissora já  começar a trabalhar com planejamento de forma estratégica, anunciando as novidades do próximo ano para o público. Além disso, o canal foi pioneiro em trazer a proposta de uma programação diferenciada nos feriadões, tirando do baú o formato dos nostálgicos programas infantis de auditório, o que tem garantido uma boa audiência e uma repercussão positiva entra a crítica e o público.

Não foi à toa que, recentemente, de forma provocativa e bem humorada, o SBT soltou uma peça publicitária com o seguinte anúncio: "Segundo o Ibope, no mês do Pan quem ganhou medalha de ouro foi o SBT". De acordo com dados do Ibope da Grande São Paulo, o SBT é a TV que mais cresceu em audiência no país em 2011 – principalmente no mês de outubro, subindo 6%, desde janeiro na média/dia. O maior crescimento foi atribuído à faixa noturna, saindo de 5,7 pontos para 6,7 pontos. Enquanto isso, se compararmos com outubro do ano passado, a emissora de Silvio Santos cresceu 30% em audiência.

No entanto, o crescimento do SBT se vem não só pelo fato de uma visível organização , mas muito também pela má fase da Record. O canal de Edir Macedo se perdeu em meio a tantas mudanças de horário e uma programação cada vez mais pautada na violência e no sensacionalismo. A transmissão do Pan-Americano coroou esses problemas que ficaram mais evidentes. Se não houver um maior cuidado da direção, dificilmente se reverterá a excelente fase da emissora entre 2004-2008, onde muitos programas ficavam facilmente na marca dos dois dígitos de audiência e havia uma preocupação maior com o conteúdo.

Do mesmo jeito que a Record aproveitou as escorregadas de Silvio Santos no comando do SBT para abocanhar a vice-liderança, agora o SBT é quem está  fazendo isso e não está sozinho. A Band, de uma maneira tímida, já vem se mantendo no terceiro lugar, principalmente no horário nobre. Não é a toa que a emissora do Morumbi também está se planejando para tentar fazer a diferença em 2012 e diversificando mais a linha de show e tentando ser um canal menos masculino.

Se continuar nesse ritmo, o SBT em 2012 pode surpreender: o canal já está ensaiando uma parceria com a Globo para a transmissão do Carnaval e no compartilhamento de filmes. Preparando o terreno no campo esportivo com um bloco no SBT Brasil, Silvio Santos quer também entrar de vez no mercado das transmissões esportivas, dividindo a transmissão com a Globo do futebol e do UFC. Mas isso, se acontecer, será apenas em 2013, uma vez que a Band ainda tem contrato com a Globo, no que diz respeito ao futebol. Reafirmo, o SBT em 2012 tem tudo para fazer e acontecer. Só espero que o canal não jogue com as armas erradas e contra si mesmo como fez no passado. É esperar para ver!

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV e especializado em mídias sociais. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !