sábado, 19 de novembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Influência da IURD na Record pode ser prejudicial à emissora

Posted: 19 Nov 2011 05:32 AM PST


*Por Wander Veroni 

Discutir sobre religião sempre gera polêmica. Cada um tem a sua fé e as suas crenças. Você tem as suas e eu tenho as minhas. Normal. Pensando nesta diferença que existe dentro de uma mesma sociedade é tão importante o Estado Laico – onde as questões de religião são completamente separadas das decisões políticas. No mundo empresarial – principalmente o da comunicação, o ideal também seria ter essa premissa, mas isso nem sempre acontece. Atualmente, várias igrejas/religiões estão investindo em comunicação, seja locando espaço na TV aberta (ou rádio) para exibição de programas ou até mesmo criando emissoras próprias de TV, rádio, publicações impressas e portais na internet. A comunicação gospel está em alta: gera muitos empregos e está abrindo um campo de trabalho promissor, quando é feito de modo claro, transparente e ético, sem dúvida.

No Brasil, temos um caso muito particular onde o líder de um segmento pentecostal é dono da segunda maior emissora de TV aberta do país que – até aonde se sabe, tem a missão de ser um veículo de comunicação diverso, popular, apolítico e democrático. Estamos falando da Record. Em 2004, quando a emissora resolveu entrar de vez na briga pela audiência com um projeto a longo prazo, Edir Macedo deu diversas declarações falando que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) era completamente desvinculada da Rede Record – sendo a única ligação das duas era o mesmo dono e o fato da IURD ser o "cliente dos sonhos de qualquer emissora de TV" por comprar o horário das madrugadas da emissora da Barra Funda a peso de ouro.

Entretanto, a fala de Macedo não corresponde com a prática. Quem trabalha com comunicação já viu de perto o quanto a IURD tem influência sob a Record. Vários bispos – ou pessoas ligadas à Igreja, possuem cargos estratégicos dentro da emissora de TV. Até aí nada demais, contanto que se tenha qualificação para entender a mídia televisão, que mal tem? Mas, será que há essa qualificação? Até que ponto uma coisa não interfere na outra? Essa semana me chamou a atenção o fato da revista eletrônica da Record, o Domingo Espetacular, veicular uma matéria com quase 40 minutos sobre outra vertente religiosa pentecostal rival à Universal. Ou seja, se durante os últimos anos o jornalismo pôde se orgulhar de ser independente, agora só Deus sabe....rs

A matéria em si criou um mal estar generalizado entre os cristãos e inventou até uma nomenclatura irônica, chamando-a de "cai-cai" e de "cair no espírito". A prática funciona da seguinte maneira: o pastor toca a cabeça ou o corpo do fiel que entra numa espécie de "Desmaio do Espírito Santo". A prática já fora atacada diretamente por Macedo em um programa da IURDTV, em setembro deste ano. Na época, o alvo foi a cantora gospel Ana Paula Valadão, da banda gospel Diante do Trono, da Igreja Batista da Lagoinha – segmento pentecostal concorrente à IURD.

Além disso, o ataque declarado se deve também pelo fato de vários cantores gospel terem assinado com a gravadora Som Livre (braço fonográfico da Rede Globo), que está investindo pesado neste estilo musical que possui uma marca de vendagem que impressiona. De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, do F5, estima-se que, em 2011, a indústria da música gospel no Brasil movimentou R$ 2 bilhões. A título de comparação, os 4 CD´s da coleção "Promessas" venderam  482 mil cópias, enquanto Luan Santana vendeu pouco mais de 230 mil cópias, em 2010. De olho nesse público, pela primeira vez na história, a Globo vai fazer um especial de fim de ano com cantores evangélicos contratados da Som Livre, que será veiculado no dia 18 de dezembro.

O que impressiona é  o fato da IURD usar o jornalismo da Record como munição para uma disputa por fiéis entre vertentes pentecostais, além de querer minar o projeto musical da Som Livre. Entre os críticos, o ataque pode ser prejudicial à Record que tem a maior parte do seu público composta por cristãos das mais diferentes vertentes. Não contente com a repercussão negativa desta semana, junta-se ao imbróglio a crise editorial do jornalismo da emissora (que investe apenas em tragédia, desgraça e denúncia sensacionalista) e o fato da debandada de artistas em 2011, como foi o caso recente de Tom Cavalcanti. É hora de reverter as estratégias utilizadas até então, antes que o último que sair apague a luz. O sinal amarelo do possível terceiro lugar nacional em audiência já está ligado!

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV e especializado em mídias sociais. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

OS CARAS DE PAU - Jorginho fica entre a fome e as tradições orientais

Posted: 19 Nov 2011 02:30 AM PST


No episódio de 'Os Caras de Pau', deste domingo, dia 20, Jorginho (Leandro Hassum) se esforça para conter a gula e seguir o ritual que acompanha os biscoitinhos chineses da sorte. Preocupado apenas em saciar sua fome, o segurança reclama que o biscoito trazia um papel como recheio. Ao perceber que o amigo não conhece a tradição oriental, Pedrão (Marcius Melhem) o impede de comer a guloseima. Antes, porém, ele explica que é preciso ler a mensagem que recheia o biscoito.

Quando Jorginho aceita cumprir o ritual, nem desconfia que a espera para matar a fome será longa. O bilhete está escrito em chinês. Entre o desespero de Jorginho para comer e a insistência de Pedrão para que a tradição seja respeitada, os amigos passam por poucas e boas. Para desvendar as mensagens, procuram chineses, japoneses e apelam até para a ajuda de uma baiana poliglota.

'Os Caras de Pau' vai ao ar aos domingos, logo após 'Aventuras do Didi'.

AVENTURAS DO DIDI - Poesia e forró

Posted: 18 Nov 2011 08:30 PM PST


No 'Aventuras do Didi' deste domingo, dia 20, a turma usa a veia artística para chamar a atenção das mulheres. Com ar erudito, Dedé (Dedé Santana), Daniel (Daniel Del Sarto) e Marcelo (Marcelo Augusto) promovem um recital de poesias. O início da declamação faz sucesso, mas Didi (Renato Aragão), Douglas (Douglas Silva) e Tatá (Tadeu Melo) os interrompem. Vestidos a caráter e acompanhados por músicos, o trio entoa xotes e dá início a uma cantoria que divide as atenções da plateia feminina.

'Aventuras do Didi' vai ao ar aos domingos, logo após o 'Esporte Espetacular'.


Programa mostra lavanderia orgânica em Nova York

Posted: 18 Nov 2011 06:23 PM PST


O 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' deste domingo, dia 20, desembarca em Nova York para mostrar um tipo de lavanderia que atende às exigências do consumidor em relação aos cuidados com o meio ambiente. Conhecida como lavanderia orgânica, o estabelecimento faz o mesmo serviço que as empresas convencionais, porém, as roupas não são lavadas com água, mas sim com dióxido de carbono. Ao todo, os empresários americanos David Kistner e Chris Skelley gastaram U$150 mil na máquina que faz este serviço. Só em 2010, a lavanderia ecologicamente correta faturou U$5 milhões.

Outra reportagem apresenta a facilidade de encontrar, em São Paulo, lojas especializadas em um só tipo de doce. O empresário Ernesto Albrecht possui uma loja que vende brownies variados. Seu faturamento chega a R$20 mil por mês. Já na região sul, em Porto Alegre, empresas faturam com a fabricação de produtos regionais como cuias para tomar chimarrão.

Ainda no programa, na reportagem do SEBRAE, uma empresa que é referência em robótica. Lá, foi criado o robogol, robô usado para educação e entretenimento desenvolvido com apoio do Sebraetec.

O 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' vai ao ar todos os domingos, logo após 'Antena Paulista'.

Fantástico traz entrevista exclusiva de Patrícia Poeta com o ator Reynaldo Gianecchini

Posted: 18 Nov 2011 02:28 PM PST

O 'Fantástico' estreia neste domingo, dia 20, o novo quadro de humor 'Agamenon', que conta a história do repórter fictício, criado há mais de 20 anos pela dupla de humoristas Marcelo Madureira e Hubert para assinar uma coluna do jornal carioca O Globo. A partir deste final de semana, o telespectador confere também, na televisão, as aventuras de Agamenon - interpretado por Hubert - em busca de seus "grandes furos de reportagem".

Agamenon Mendes Pedreira é um jornalista investigativo do jornal O Globo. De temperamento arredio e discreto, mora em um Dodge Dart 73 enferrujado, que fica permanentemente estacionado na porta do jornal. Ele esteve presente nos momentos mais importantes da História, como o naufrágio do navio Titanic, o suicídio do presidente Getúlio Vargas, a chegada do homem à Lua, a queda do Muro de Berlim e o atentado terrorista ao World Trade Center. Na aventura bem humorada desta semana, Agamenon mostra o que aconteceu durante a cobertura do casamento do príncipe da Inglaterra, William, com sua noiva Kate. Ele mostra tudo o que acompanhou durante a cerimônia real e onde foi parar no final da festa: de baixo da cama dos noivos. Para fazer uma cobertura completa do episódio, o repórter esteve até mesmo no quarto real para apurar todos os detalhes da noite de núpcias do casal.

O 'Fantástico' traz também, nesta semana, uma entrevista exclusiva da apresentadora Patrícia Poeta com Reynaldo Gianecchini. O encontro foi gravado em São Paulo, no apartamento do ator. Já Renata Ceribelli estará com os irmãos Chitãozinho e Xororó, que falam sobre os 40 anos de carreira. O programa aproveita ainda para exibir com exclusividade o DVD que a dupla lança em comemoração ao aniversário e tem a participação especial de artistas como Caetano Veloso, Maria Gadú, Fábio Júnior, Alexandre Pires, Fafá de Belém, Sandy, Júnior, Jair Rodrigues, entre outros.

Record: A Globo do Paraguai tá dando defeito, TODOS PULA fora

Posted: 18 Nov 2011 12:13 PM PST

Não dizem que onde tem fumaça há fogo? Há um ano mais ou menos noticiaram que Tom Cavalcante estava insatisfeito na Record. Na época surgiam boatos de que ele estaria negociando com o SBT.

Aparentemente conversaram e tentaram novamente. Mas eis que mais uma vez o burburinho voltou a circular pela imprensa e, agora, chega a notícia da rescisão do contrato do humorista.

Em resumo, mais um que deixou a Globo acreditando nos planos "sérios" da concorrente de "primeira" e está pulando fora do barco. A lista só aumenta e, portanto, é bom deixar o aviso para que o último apague a luz né? Vai que...

Acho que é caso de Procon: as pessoas foram pra lá acreditando na Globo do Paraguai e, agora, a cópia está dando defeito. Cadê o reembolso?

É aquilo que eu já disse: a Record tem síndrome de Lady Kate, tem a gana mas falta o gramur.

Sabe aquela pessoa pobrinha que ganha na loteria e sai pisando nos outros porque acha que só por isso já tem crasse e catiguria? Não tem bases pra se sustentar.

E não é com barulho que uma empresa se sustenta, é com trabalho sério, estratégia e planejamento.

Daqui a pouco vai sobrar apenas os editoriais do Domingo Espetacular, repetidos a exaustão, o elenco by Malhação e meia dúzia de gatos pingados, além de Edir Macedo.

Ta feia a coisa. 2011 é um ano que a Record deveria apagar do calendário.

E tem aquela: o SBT está por ali, rodeando...

Olha o Silvio Santos passando: maoeeee sai pra lááááá...

Jogos da vida no 'Metrô Zorra Brazil'

Posted: 18 Nov 2011 09:33 AM PST

No 'Zorra Total' deste sábado, dia 19, Janete (Thalita Carauta) e Valéria (Rodrigo Sant'anna) se encontram mais uma vez no 'Metrô Zorra Brasil'. Janete, que não tem falsa modéstia, revela que possui muita desenvoltura nos jogos da vida, principalmente no território da sedução. Sem papas na língua, Valéria não leva a sério a afirmação da amiga. E debocha ao dizer que, enquanto Janete tem habilidade para a conquista, ela tem capacidade apenas para um tipo de jogo: o de baralho. Valéria, que não perde nenhuma chance de fazer graça com Janete, garante que ela é uma verdadeira dama de ouros em busca de um rei.

Ainda durante a viagem, Carolaine (Desirée de Oliveira) volta a esnobar as investidas de Angolano (Romeu Evaristo), que não desiste de conquistá-la. A mulata, que está acompanhada pelo poderoso faraó Tutankamon (Davi Pinheiro), joga um balde de água fria em seu eterno galanteador. Ela diz para Angolano que, ao lado do poderoso do Egito, ela será tratada como a rainha Cleópatra e descarta todas as esperanças dele.

'Zorra Total' vai ao ar aos sábados, logo após 'Fina Estampa'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !