domingo, 20 de novembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


IURD e Record: um passo à frente, um passo para trás.

Posted: 20 Nov 2011 05:21 AM PST


e todas as guerras que um telespectador poderia se deparar ao ligar sua televisão, ultimamente vem acontecendo um das mais inusitadas que qualquer pessoa com mais imaginação poderia supor. Mais do que a guerra entre países, do que primavera árabe, tomada e retomada de comunidades e batalhas de emissoras em busca de audiência, agora também pode assistir a briga entre igrejas de denominação evangélica. E isso, acontece nos mais variados aspectos: em pequenas coisas que vem tomando grande proporção.

Aqueles mais interessados em mídia ou quem tem mais disposição em acompanhar notícias sobre os bastidores da comunicação deve ter notado que há um certo mal estar de Edir Macedo por parte da música gospel fazerem sucesso fora de sua gravadora, principalmente aqueles que se aliaram a sua agora histórica adversária ao terem contrato com a Som Livre. Seu selo gospel vem fazendo sucesso a ponto de incomodar: o bastante para que sua emissora deixasse a utópica e alardeada independência editorial com relação a IURD tenha ido para as cucuias em prol de um ataque injustificável: em termos de fé e até de inteligência, caso a franqueza faça a diferença.

A banda Diante Do Trono, um dos maiores sucessos do gospel atual e contratada da Som Livre vem sendo atacada nos últimos tempos. Recentemente, esse ataque ganhou mais força quando o 'Domingo Espetacular" dedicou uma infinidade de tempo para constranger as denominações rivais à de seu proprietário falando a respeito do que foi chamado de "cai-cai": quando o pastor toca o corpo ou, de forma  mais comum a cabeça de seu fiel e ele cai, como em uma espécie de desmaio. O alvo é antigo: a vocalista da banda, Ana Paula Valadão foi acusada de edemoniada tempos atrás por tal prática, em setembro deste ano pelo próprio Edir Macedo.

O que significa? No mínimo uma falta de tato gigantesca, seja pela fé que ele prega quanto pela responsabilidade que um meio de comunicação exige em sua postura além ainda de inteligência. Cada pessoa tem sua forma de crer e vivenciar sua própria fé ou não tê-la. Isso é nato. Ninguém acha que Macedo goste de ver a credibilidade de sua igreja arranhada a cada denúncia em emissoras concorrentes.

Responsabilidade, pelo simples fato de ter poder de comunicação em mãos e não usá-lo de uma forma a ser julgada como no mínimo ética, visto que o tal jornalístico poderia prezar por qualquer qualidade, menos por premissas básicas de um jornalismo.

Quanto à inteligência, eis que vem a constatação banal: por acaso todo o público da célebre emissora da Barra Funda é composto por fiéis da IURD? Ou também não seria de fieis de outras denominações que pensavam em encontrar na Record uma alternativa de programação condizente aos seus ideais? Até que ponto sua sanha em ir contra as rivais e acusar os contrários a sua linha editorial de má vontade pode ser mais do que uma prática nada saudável para se tornar algo patológico?

Para quem deseja galgar posições tão altas, talvez seja hora de rever certos pontos, antes que a tal da credibilidade afunde de vez.


_______________________________________________




* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

TNT confirma transmissão do GLOBO DE OURO® para 2012, que terá Ricky Gervais novamente como apresentador

Posted: 20 Nov 2011 01:00 AM PST


A TNT dá a largada para a temporada de premiações na indústria do entretenimento em 2012 com a transmissão ao vivo e exclusiva para a América Latina, incluindo o Brasil, da 69ª edição do GLOBO DE OURO®, marcada para a noite do dia 15 de janeiro, e que elege os melhores do ano no cinema e televisão. Como mestre de cerimônias, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA na sigla em inglês) – que realiza o evento, confirmou o humorista britânico Ricky Gervais, que assume a função pelo terceiro ano consecutivo. A decisão unânime da entidade foi anunciada pela recém-eleita presidente da HFPA, Aida Takla O'Reilly.

A cobertura da TNT começa já na chegada dos maiores astros e estrelas de Hollywood ao tapete vermelho do Beverly Hilton Hotel, em Beverly Hills, na Califórnia (EUA), de onde será transmitida a festa. Durante a ocasião, o canal disponibilizará o áudio original em inglês, por meio do recurso da tecla SAP. Considerado uma das prévias do OSCAR®, o GLOBO DE OURO® é transmitido para mais de 160 países. Os indicados serão anunciados no próximo dia 15 de dezembro.

Programa Sagrado recebe prêmio

Posted: 19 Nov 2011 08:00 PM PST


Na noite de ontem, o 'Sagrado', exibido aos domingos pela manhã na Rede Globo, foi premiado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), que promoveu a sexta edição do Prêmio Camélia da Liberdade, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. O programa venceu na categoria Imprensa pela preocupação em reconhecer as diferentes crenças e religiões dos brasileiros.
O evento ainda contou com a participação de Elza Soares e Luiz Melodia.

Sobre o 'Sagrado'

A série faz uma releitura do mundo contemporâneo sob a ótica da diversidade religiosa. Representantes de religiões e atores participam de discussões sobre um tema atual por semana, mostrando a visão e o entendimento de cada religião a respeito de assuntos muitas vezes polêmicos como violência doméstica e urbana, transplantes, pós-morte, novas famílias, liberdade de expressão, sexualidade, entre outros, visando ampliar o interesse pela diversidade que caracteriza o mundo religioso no Brasil e esclarecendo preconceitos e desinformações sobre esta pluralidade. Além do catolicismo e das igrejas protestantes, o 'Sagrado', que conta com a consultoria do antropólogo Emerson Giumbelli, abre espaço para as religiões afro-brasileiras, o espiritismo, o islamismo, o budismo e o judaísmo.

Woohoo começa a exibir nova temporada de NOIA

Posted: 19 Nov 2011 05:08 PM PST


Todas as facetas da arte de rua estão de volta à telinha do Woohoo a partir da próxima semana – já que na terça-feira, dia 22 de outubro, o canal passa a exibir a nova temporada da revista eletrônica NOIA. O programa, que vai ao às 18h45*, é comandado pela artista plástica Lynn Court – conhecida não apenas pelo pai famoso (no caso, o cantor Ritchie, do sucesso "Menina Veneno"), mas por sua especialidade em uma das artes mais marginais do universo urbano: o grafite.

No episódio inaugural, Lynn revela o que rolou nas exposições Art Rua e Art Rio, espaços abertos para que artistas urbanos pudessem mostrar o trabalho que vêm desenvolvendo nos muros do Rio de Janeiro. A apresentadora ainda deu uma passadinha na Rio Comicon, um dos maiores encontros das histórias em quadrinhos que contou com grandes nomes da atual cena como os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, Rafael Coutinho e Rafael Grampá; e também na exposição "Panoramas", em São Paulo, que mostrava mais de 300 imagens – entre fotografias, desenhos e litografias – de paisagens brasileiras do século XIX.

Os novos episódios do programa NOIA vão ao ar pelo canal Woohoo a partir do dia 22 de novembro, às 18h45*. As reapresentações podem ser conferidas às quartas-feiras, começando às 22h20*. Atualmente com mais de 1 milhão de assinantes, o Woohoo é oferecido nas operadoras TVA, Via Embratel, Oi TV, Telefônica, entre outras.


A MULHER INVISÍVEL - Reinaldo abala o relacionamento de Pedro, Amanda e Clarisse

Posted: 19 Nov 2011 05:05 PM PST


No episódio de 'A Mulher Invisível', que vai ao ar na próxima terça, dia 22, Clarisse (Débora Falabella) tem um importante jantar de negócios com o riquíssimo casal Reinaldo (José Wilker) e Ema (Louise Cardoso), interessados em trabalhar com a empresa de publicidade. Durante o encontro, Clarisse mostra todo o seu conhecimento de mercado, mas é surpreendida com a reação machista de Reinaldo, que não aprecia o fato dela "se meter" no papo que deve ser só dos homens. Pedro (Selton Mello), já incomodado por receber mesada todos os meses, aproveita a oportunidade para mostrar à esposa que pode ser muito importante dentro da empresa e que conseguirá garantir essa conta.

O empresário confidencia a Pedro, ainda durante o jantar, que tem uma amante. Para ganhar a confiança de Reinaldo, o publicitário revela que também se divide entre duas mulheres, Clarisse e Amanda (Luana Piovani). A estratégia dá resultado: Pedro consegue a importante conta para a agência. Mas agora tem que lidar com outro problema. Sem saber que Amanda é invisível, Reinaldo insiste em conhecê-la. Pedro tenta enrolar durante um ou dois jantares, porém Reinaldo cansa de esperar e leva uma acompanhante para o novo amigo. Amanda flagra Pedro com a "outra" e acredita que ele esteja traindo ela e Clarisse. Para piorar a situação do publicitário, sua esposa começa a repudiar seu comportamento, que se parece cada vez mais com o de Reinaldo. Agora, cabe a ele reparar a situação.

'A Mulher Invisível' vai ao ar às terças-feiras, logo após 'Tapas & Beijos'.

Edir Macedo usa prática nada inteligente e joga contra a Record

Posted: 19 Nov 2011 10:18 AM PST


Um bom empresário sabe que quanto mais pessoas usarem seus produtos maior o lucro e sabe, especialmente, que o cliente tem sempre razão, mesmo quando existe a certeza de que ele está errado.

O motivo? Evita propaganda negativa.

O cliente feliz é aquele em que mesmo onde ele se sente lesado, caso bem tratado e tendo seu problema resolvido, sai falando bem, tece elogios. "Olha, comprei uma árvore de natal, estava toda estropiada mas o gerente da loja me tratou super bem e sai de lá com uma novinha".

Ou coisas assim.

Evita-se que o nome fique entre os sujinhos do Procon, as pessoas se sentem encorajadas a comprar também e todos saem felizes, inclusive esse gerente que pode ter tido um prejuízo, no entanto, ganhou um cliente.

A TV também é assim, da mesma forma a Igreja.

Quantos não abandonaram a Igreja Católica por não concordarem com a forma com que os padres tratam pessoas divorciadas? Ou por serem contra o uso da camisinha? Ou contra os homossexuais?

Ora, a Record e Igreja Universal andam de mãos dadas, tanto é verdade que volta e meia produzem editoriais em favor da IURD. Dessa vez fizeram um contra o grupo Diante do Trono e a forma com que outros evangélicos praticam sua fé.

Primeiro porque esses evangélicos poderiam ser simpáticos à Record e, segundo, e especialmente, porque não se espanta um telespectador assim, ainda mais quando se trata de fé. A Igreja Universal também tem teto de vidro.

Aliás, aparentemente todas as religiões tem.

E aí, num resumo da ópera, a sensação de todos é que tudo isso foi feito por pirraça porque o grupo citado faz parte da Som Livre e especialmente porque a Rede Globo está abrindo espaço para o segmento gospel.

Veja: enquanto a Globo abre as portas a Rede Record e a Igreja Universal estão fechando.

O lógico seria irem atrás das "ovelhas perdidas", mas...

Agora veja que coisa: a Globo sempre tendeu mais para o lado dos católicos e espíritas e, quando baixou a guarda, a outra, "espertamente", declarou guerra. Estão jogando contra seus próprios interesses e não contra a Globo.

Santa inteligência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !