domingo, 27 de novembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


TV Paga e Banda Larga: a expansão começou há tempo, mas e a credibilidade?

Posted: 27 Nov 2011 07:11 AM PST



Com a expansão da classe C, muita coisa parece ter mudado no cenário do consumo. Aquilo que durante muito tempo pareceu ser algo inalcançável passou a ser de acesso comum. Aquilo que parecia ser luxo disponível a apenas uma classe tornou-se alcançável e alguns antigos modelos de consumo acabaram caindo, porém outros, embora tenham seguido a linha da popularidade, permanecem com seus modelos antiquados, pelo menos no Brasil.

Esse é o caso da TV paga e da Internet banda larga no Brasil, que vem caminhando praticamente juntas. O crescimento é notável especialmente quando levamos em consideração que os preços ficaram bem mais acessíveis. O problema é que seu modelo de venda está longe de ser considerada vantajosa para os consumidores. Claro, antes de tudo, tente não manter uma comparação imediata com os serviços oferecidos em outros países, nos quais a diferença será tão gritante que a vontade de fazer um facepalm será imensa.

Neste caso, voltemos ao cenário brasileiro. No caso da TV paga, o modelo básico é o de assinar um pacote com números determinados de canais. Opções essas que passam longe de ser opção do consumidor, mas sim das operadoras: uma quantidade absurda. Claro, parece bom ter opções, mas não seria mais viável poder ter aquilo que pode consumir? Pela lógica normal do bom consumo, não é algo que faça sentido, e sem contar que diante da tecnologia atual isso seja completamente obsoleto: tendo acesso a uma boa conexão de internet, quem precisa se prender?

Já a Internet é um outro caso. A Banda Larga é algo capaz de tirar muita gente do sério, especialmente no que diz respeito ao atendimento. Afinal tudo fica as mil maravilhas quando o negócio é assinar e é na hora do problema que as coisas passam a acontecer, ou não. Como dizem: no "pega-pra-capá". E claro, isso em qualquer hipótese viola outra lógica importante do comércio: não é preciso oferecer qualidade e bom atendimento para se sobressair?

Os preços são quase iguais. O diferencial é justamente aquilo que deveria ser básico. Se ambas pecam justamente no essencial, qual será o futuro?

_______________________________________________


* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Fantástico traz novas aventuras de Agamenon e divertidas histórias sobre o ciúme

Posted: 27 Nov 2011 01:30 AM PST


Neste domingo, dia 27, Agamenon, interpretado pelo humorista Hubert, apresenta mais um de seus grandes furos de reportagem. Quando ainda estava cobrindo a lua de mel do príncipe da Inglaterra, ele recebe uma ligação inesperada do presidente dos Estados Unidos, que o convida para uma importante missão. Agamenon viaja imediatamente para o Paquistão, onde acompanha de perto a captura do terrorista mais procurado do mundo, Osama Bin Laden. Como termina esta bem humorada aventura do fictício jornalista investigativo do jornal O Globo, o público confere neste domingo, no 'Fantástico'.

No penúltimo episódio de 'A História do Amor', quadro de Guel Arraes e Jorge Furtado, Leandra Leal e Daniel de Oliveira falam sobre os ciúmes nas relações amorosas. Quando este sentimento surgiu e em que momentos ele se torna um aliado ou um empecilho para os casais apaixonados? A dupla de atores interpreta personagens de diferentes épocas da Humanidade, que sentiram ciúmes e,  algumas vezes, se envolveram em bem-humoradas histórias de infidelidade.

Ainda neste domingo, o médico Drauzio Varella mostra como foi para os ex-fumantes Carlos, Cristiane e Camila, da série 'Brasil Sem Cigarro', passar mais uma semana sem fumar. Será que o trio conseguiu controlar a tentação, quais foram os principais sintomas da crise de abstinência de cada um deles e as formas encontradas para superá-las? Dr. Drauzio mostra quais são os próximos passos e dá mais algumas dicas para aqueles que estão também, em casa, tentando cortar o tabaco de suas vidas.

E em 'Conselho de Classe', série comandada por Zeca Camargo, o telespectador confere o que acontece em uma reunião de conselho de classe entre professores. A professora Érica, formada em Biologia, aceita encarar um desafio: cuidar sozinha de uma turma em que os alunos estão com algumas disciplinas atrasadas por conta do mau desempenho no ano letivo anterior. Ela mostra a técnica que adota para lidar com estes alunos indisciplinados, sem ser necessário gritar ou perder a paciência em sala de aula.

O 'Fantástico' vai ao ar aos domingos, logo após o 'Domingão do Faustão'.


Galvão Bueno narra o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil neste domingo

Posted: 26 Nov 2011 08:00 PM PST


Neste domingo, dia 27, a Rede Globo transmite o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil, que acontece em Interlagos, São Paulo. A corrida tem narração de Galvão Bueno e comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti. A transmissão começa logo após 'As aventuras do Didi' e a largada está prevista para as 14h.

A partir das 9h30, o 'Esporte Espetacular' faz uma cobertura especial do Grande Prêmio. Em Interlagos, Glenda Kozlowski mostra toda a preparação e as últimas notícias da corrida. No estúdio, Tande e Cristiane Dias comandam o programa com matérias relacionadas à competição. O campeão desta temporada, o alemão Sebastian Vettel, mais jovem bicampeão da categoria, deu uma entrevista exclusiva ao correspondente Pedro Bassan na Inglaterra. No novo quadro 'Visita', Glenda e Tande mostram os bastidores da Fórmula 1 no Brasil.

Na abertura oficial da transmissão, um clipe mostra um show de imagens sugerindo uma fusão entre pilotos e carros, reflexo do que aconteceu nesta temporada: uma simbiose entre o homem e a máquina. Também acontece, ao vivo, uma homenagem aos 30 anos do primeiro título mundial de Nelson Piquet. Para a comemoração, o ex-piloto faz uma volta no circuito paulista no Brabham BT49C, carro que lhe deu seu primeiro título da F1, em 1981. O desfile será minutos antes da largada para a última etapa da temporada. Piquet também é o responsável pela bandeirada final no Grande Prêmio. E para comemorar as quatro décadas do GP do Brasil, a Rede Globo exibe os melhores momentos dos pilotos que fizeram história no circuito brasileiro nesses quarenta anos.

O 'Corujão do Esporte' desta sexta, dia 25, traz entrevista inédita com o piloto Bruno Senna. O sobrinho do tricampeão Ayrton Senna fala sobre a sua relação com o tio e a expectativa para a sua segunda corrida no Brasil, a primeira a bordo de um carro mais competitivo.

No sábado, dia 26, o 'Globo Esporte' de São Paulo será exibido direto de Interlagos, com apresentação de Tiago Leifert. No Rio de Janeiro, Alex Escobar comanda a edição carioca com entradas ao vivo com as últimas notícias do Grande Prêmio. Após o 'Jornal Hoje', Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti transmitem o treino oficial da prova.

O Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil vai ao ar neste domingo, dia 27, logo após 'As Aventuras do Didi'.

Clarisse e Amanda: Melhores amigas

Posted: 26 Nov 2011 05:30 PM PST


No episódio de 'A Mulher Invisível' da próxima terça-feira, dia 29, Clarisse (Débora Falabella) e Amanda (Luana Piovani) quase enlouquecem Pedro (Selton Mello) ao tornarem-se melhores amigas. Clarisse incentiva a mulher invisível a ser mais independente e ela decide frequentar as reuniões da empresa de publicidade. Vestida de executiva, Amanda não só adota o modelito de uma grande empresária, como passa a ter ótimas ideias para as campanhas publicitárias. Pedro aproveita a situação para levar os créditos e elogios dos colegas de trabalho. Amanda, furiosa, desaparece.

Enquanto isso, Silvinha (Deborah Wood) questiona Wilson (Álamo Facó) sobre um fio de cabelo loiro que encontrou na cama. Ele tenta colocar a culpa em Pedro e conta sobre o caso do amigo com Amanda. Sem desconfiar que Clarisse já sabe da existência de outra mulher na vida do marido, Silvinha corre para alertar a amiga. A surpresa fica por conta da reação de Clarisse, que se diz feliz com a presença de Amanda em seu casamento.

A confusão começa quando Silvinha descobre que, na verdade, a amante de Pedro é invisível. E segue com a descoberta de Clarisse sobre o sumiço de Amanda. Sobrará para Pedro e Wilson esclarecerem esse mal-entendido.

'A Mulher Invisível' vai ao ar às terças-feiras, logo após 'Tapas & Beijos'.


Programa apresenta fazenda 100% orgânica no sertão da Paraíba

Posted: 26 Nov 2011 03:14 PM PST


No Brasil, o mercado de cultivo de orgânicos cresce 40% ao ano. Acompanhando essa tendência, o 'Globo Rural' deste domingo, dia 27, apresenta a fazenda orgânica Águas de Tamanduá, localizada no município de Sousa, no sertão da Paraíba.

A propriedade rural que será mostrada pela repórter Ana Dalla Pria pertence a um suíço que vive no nordeste há 30 anos. Adepto da agricultura orgânica, a qual vê como solução para preservação do meio ambiente e produção de alimentos sadios, além de tendência de mercado, sua fazenda possui três atividades: cultivo de arroz negro e vermelho, plantação de romã e criação cordeiros.
A plantação de arroz vermelho da fazenda possui uma área experimental onde técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) realizam pesquisas para o desenvolvimento de variedades da espécie que sejam mais produtivas.

A romã é o principal produto do ponto de vista comercial da propriedade. Já o rebanho de cordeiros é formado por mestiços da raça nordestina Santa Inês com a dorper (original da África do Sul). Na Águas de Tamanduá, esses animais são criados de maneira 100% sustentável, sem o uso de qualquer tipo de medicamento convencional, só com fitoterápicos. Além disso, há um grande número de medidas preventivas para evitar as verminoses, uma das principais doenças dos cordeiros.

O 'Globo Rural' vai ao ar aos domingos, logo após 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios', e de segunda a sexta, após 'Telecurso'.


Internet e TV Paga no Brasil: Quase 2012 e ainda tudo muito caro e limitado

Posted: 26 Nov 2011 09:36 AM PST


Fico revoltado toda vez que leio uma matéria tratando sobre a superioridade dos serviços pagos oferecidos em outros países. Com um detalhe ainda mais perturbador: o preço, bem mais acessível.

No caso da TV paga temos a opção de escolher qual pacote queremos e realmente existem planos em conta, a partir de 40 reais. A questão é: a maioria dos canais inclusos são desinteressantes, não os assistimos e ainda assim temos que pagar por eles, valor que poderia ser usado comprando canais avulsos que gostaríamos de ter em casa ou até canais em HDTV.

Os pacotes em HDTV são caríssimos e, apesar de a classe C estar entrando com tudo na TV por assinatura esse ainda é um sonho irreal.

A Classe C, aliás, desculpe a sinceridade, mas estão acabando com a alegria dos que já faziam uso do sistema pago.

Como assim? Ora, agora os canais de série estão deixando as legendas de lado e investindo em dublagens, o canal Sony é o próximo a entrar no filão - ruim para o público que prefere as legendas e bom para os canais que vêem a audiência crescer com as dublagens. A ideia atual é a de que muitos telespectadores tem preguiça de ler e... estão ganhando!

Ao mesmo tempo em que isso acontece aumentam os donwloads de episódios na internet. De um lado quem não tem como pagar pra assistir e do outro os que não suportam outro fator lamentável das TV´s: o atraso para exibirem as novas temporadas de séries e os filmes que demoram séculos para estrear.

Antes fosse só isso... semana passada o mesmo Sony loteou a programação com informerciais no lugar da reprise das séries. Resultado? Os fãs fizeram barulho e se viram obrigados a voltar atrás - o mesmo não ocorreu com o AXN e Sony Spin.

E aí, já que falamos em internet... complicado, hein?

Durante milênios o Speedy foi campeão de reclamações no Procon e, após prensa do governo, o sistema hoje é excelente, porém, e pra tudo existe um porém, a Telefônica continua abusando ao obrigar os clientes a terem conta telefônica para poder adquirir os pacotes.

Tá, você até pode ter o Speedy sem ter linha telefônica, but, paga o mesmo preço por isso. Qual a vantagem? Ela até existe, mas fica para a Telefônica.

De repente você pensa: ah, então vou usar internet 3g, comprar um modem e ter a liberdade de usar onde eu quiser.

Hummm... mas quem disse que funciona o-n-d-e v-o-c-ê q-u-i-s-e-r? Pode ser que você assine um pacote e descubra que não funciona nem na sua própria casa!

E tudo isso, o caso das TV´s e da internet, são serviços p-a-g-o-s. A gente reclama, reclama, continua lendo que lá fora é melhor e, no entanto, nada muda.

Quer dizer, muda. Conheço muitas pessoas que fazem uma assinatura de internet e compartilham com vizinhos para baratear os custos - isso quando não fazem o famoso gato - e, no caso das TV´s, tem aquele receptores que sintonizam canais pagos totalmente na faixa.

Ah, existe ainda a opção de assistir t-u-d-i-n-h-o pela internet.

E aí eu pergunto: quem sai perdendo?

As operadoras, lógico. Acho que elas desconhecem o "jeitinho brasileiro" e, enquanto ignorarem que as pessoas do lado de cá também são espertas vão continuar perdendo clientes - aqui dá pra incluir as diversas concorrentes que estão surgindo.

::

Gente, vou contar uma coisa de bastidores: esse assunto era nossa pauta de gaveta, estamos desde o início do ano com o assunto parado esperando uma oportunidade de debatê-lo. 2011 foi um ano tão repleto de babados que só no final do ano conseguimos... rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !