terça-feira, 29 de novembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Jornal Hoje é um formato que a Globo poderia apostar um pouco mais

Posted: 29 Nov 2011 07:00 AM PST


Desde que o Jornal Hoje passou a ser apresentado por Sandra Annemberg e Evaristo Costa a atração deixou de ser apenas mais um telejornal de início de tarde. É praticamente uma revista de variedades.

As emissoras de TV tentam tanto emplacar um programa do tipo e a Globo, sem querer, acabou juntando uma dupla com química e traquejo suficiente para falar sério quando é pra falar sério e esbanjar simpatia e naturalidade quando o momento for propício.

Ora, ontem Sandra encerrou o JH toda animada anunciando o nascimento do primeiro filho de Evaristo, algo totalmente fofo e bonito de sua parte.

E aí, no Twitter, todos comentavam a informação.

Não foi nem a primeira nem a última vez que isso aconteceu e cabe dizer que mesmo quando estão fora da bancada, participando do Bem Estar, também fazem diferença.

Eles fazem parte dessa geração que deixou o lado robótico do jornalismo de lado e entram em cena de forma natural, se aproximando do telespectador.

E eu acho que, no final das contas, como o Video Show virou um tremendo lixo na "era Boninho", a Globo ganharia muito mais aumentando o espaço do Hoje e entregando direto para o Video Game de Angélica.

Ou ninguém percebeu que basta o Video Show entrar no ar para a audiência despencar??

Fica a dica para a Globo!

Parabéns a todos os envolvidos no telejornal, é uma delicia almoçar na companhia da dupla!



Record fracassa com todos os seus principais produtos em 2011

Posted: 29 Nov 2011 04:00 AM PST


2011 tá terminando, o ano em que a Record não colocou medo em ninguém e viu o SBT voltar a comer pelas beiradas.

Todos os principais investimentos da emissora fracassaram, especialmente os milionários. Nesse quesito leia-se Ídolos, A Fazenda, O Aprendiz e o Pan Americano.

Além disso, a audiência do Jornal da Record despencou, as novelas passaram o ano com dificuldade para atingir os dez pontos e outro investimento, o E Aí, Doutor?, também não conquistou o telespectador.

Não bastasse os baixos índices viram os grandes projetos perdendo para atrações batidas como A Praça é Nossa e o asqueroso Hipertensão.

Não fosse o Pica-Pau e Todo Mundo Odeia o Chris o prejuízo seria ainda maior.

Tirando Legendários,  Fala Brasil, Programa do Gugu e Domingo Espetacular restam poucos motivos para celebração.

Esse, definitivamente, é um ano para a Record esquecer a existência!

Intercâmbio cultural é tema do Globo Universidade

Posted: 29 Nov 2011 12:30 AM PST


País escolhido por muitos professores e estudantes do mundo para exercer carreira universitária, o Brasil recebe todos os anos milhares de estrangeiros que decidem passar uma temporada ou até mesmo estabelecer residência aqui. Para desvendar o motivo desta migração e o que eles fazem, o Globo Universidade do próximo sábado, dia 03 de dezembro, vai mostrar exemplos como ocorre esta internacionalização no mundo acadêmico na USP, em São Paulo. Somente em 2010, a universidade recebeu mais de 1,6 mil estrangeiros para os cursos de graduação e pós-graduação.

A repórter Lizandra Trindade acompanhou o dia a dia destes intercambistas de diferentes países que participam de projetos e pesquisas na USP. Os entrevistados contaram um pouco de suas experiência pessoais, o que estão achando das aulas ou pesquisas, e sobre as dificuldades encontradas para conseguirem se estabelecer em um país diferente. O programa mostra também como o ensino de língua portuguesa para estrangeiros da própria universidade contribui para que eles tenham melhor desempenho em seus estudos e, ainda, beneficia a formação de professores do curso de Letras, que participam do projeto.  

No quadro "Mérito Acadêmico", o telespectador conhecerá a trajetória do professor canadense Sean Purdy, que dá aulas de História das Américas, com ênfase nos EUA, na USP. Já no "Fora de Série", o alemão Henning Ulrich, que está no Brasil desde 1999, conta porquê resolveu se estabelecer no país. Segundo ele, o departamento de Bioquímica da USP é um dos melhores do país e que não deixa a desejar aos alemães ou americanos. E no "Eu Amo Meu Trabalho", o professor italiano Ronald Ranvaud fala sobre sua pesquisa voltada para aplicações biológicas do campo que desenvolve aqui no Brasil.

O 'Globo Universidade' vai ao ar às 7h15.

Além desta reportagem especial confira as outras atrações do 'Globo Cidadania':

Globo Educação, às 06h05 – Conviver em harmonia com as diferenças é complexo e quase impossível para muita gente. Mas é na escola que a construção da identidade e da sexualidade começa, e que as primeiras distinções se estabelecem. Por isso, o MEC prevê ações pedagógicas para incentivar a discussão sobre a diversidade sexual em todos os colégios do país. Mas será que na prática isso acontece? O Globo Educação conversa com alunos, professores e especialistas para chegar ao cerne da questão. Por que alguns educadores silenciam o assunto? É mesmo importante discuti-lo dentro dos muros da escola?

Globo Ciência, às 06h25 – O personagem principal deste episódio do Globo Ciência é o inglês Isaac Newton, famoso por ter elaborado a Teoria da Gravitação Universal partindo do insight da queda de uma maçã. O programa explora detalhadamente como Newton chegou às suas três leis da física e à teoria da gravidade, uma das mais importantes descobertas científicas. O apresentador Alexandre Henderson conversa com diversos especialistas para esclarecer os pontos principais e oferecer exemplos práticos. A interatividade está presente no programa com a visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, e com experimentos que simulam a gravidade lunar.

Globo Ecologia, às 06h50 – O programa mostra como as comunidades de Abaetetuba, no interior do Pará, descobriram  o valor do uso sustentável da palmeira do açaí. Hoje, o açaizeiro garante o sustento da população local, mas nem sempre foi assim. Pouca gente percebia o potencial econômico do fruto e muitas palmeiras foram cortadas para dar lugar a culturas vindas de fora e para a venda do palmito. Unindo tradição e conhecimento técnico para aumentar a produtividade sem agredir o meio ambiente, o episódio revela como as comunidades conseguiram reverter esse quadro. O manejo adequado do bem comum mudou a vida da região e está garantindo a conservação das florestas de várzea.

Ação, às 07h40 – O programa mostrará três projetos que tem como foco o trânsito. Em Porto Alegre, está localizada a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Lá, funciona o programa Vida Urgente, que tem como missão valorizar e preservar a vida. Para isso, mobiliza a sociedade para uma mudança de comportamento através de ações educativas e culturais. Já o Motoanjos funciona em São Paulo e foi desenvolvido por motoboys no programa de cultura e extensão "Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local - GeMA", da Universidade de São Paulo (USP). O projeto capacitará 100 motoboys ao longo de um ano para atuar como promotores da cidadania e produtores culturais. Também em São Paulo está localizado a ONG Psicólogos do Trânsito que tem a missão de humanizar o intenso tráfego da cidade e diminuir o estresse dos motoristas.

Em 2012, TNT apresenta ao vivo as maiores premiações do mundo do cinema, da TV, da música e agora também dos videogames

Posted: 28 Nov 2011 07:00 PM PST


Segmento que mais cresce na indústria do entretenimento, os videogames não foram esquecidos na temporada de premiações 2012 da TNT, que já contempla os grandes medalhões da Sétima Arte, da música e da TV. A partir do próximo ano, os jogos eletrônicos também ganham espaço na programação com o 9º ANNUAL VIDEO GAME AWARDS®, que será exibido no canal pela primeira vez na madrugada do sábado, dia 21 de janeiro, para o domingo, dia 22, à 0h15*, com reapresentação também no domingo, dia 22, às 17h40*.

Antes disso, no entanto, o tapete vermelho se estende já no dia 15 de janeiro, domingo, com a transmissão do 69º GLOBO DE OURO, visto como uma prévia do OSCAR®, e entregue pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood aos melhores do cinema e da TV no ano que passou. Apresentado em 2012 novamente pelo comediante britânico Ricky Gervais, o evento acontece no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles (EUA), e será transmitido na íntegra desde a chegada dos astros de Hollywood desfilando seus luxuosos trajes de gala a partir das 22h*, com início do evento às 23h*.

Em seguida, no dia 29 de janeiro, domingo, também às 23h*, é a vez dos atores da capital do cinema elegerem quem entre eles mais se destacou em 2011, no 18º SCREEN ACTORS GUILD AWARDS® (SAG®), entregue pela principal associação da categoria.

E para a premiação mais importante do universo cinematográfico, a edição de número 84 do OSCAR®, com exibição marcada para o domingo, dia 26 de fevereiro, a TNT reservou uma grande novidade. Além dos clássicos comentários de Rubens Ewald Filho, um dos maiores críticos de cinema do país, ao longo de toda a cerimônia, a transmissão do pré-show exclusivo contará com uma nova dupla de anfitriões: Sabrina Parlatore e Cássio Reis. Do palco do Kodak Theater, em Los Angeles, o humorista Billy Cristal comanda mais uma vez a festa. A transmissão começa às 20h30* com o tapete vermelho, enquanto a cerimônia se inicia às 21h30*.

Os amantes de música pop também poderão conferir a batalha de seus artistas preferidos por troféus, começando pelo 54º GRAMMY AWARDS®, no dia 12 de fevereiro, domingo, às 23h*, transmitido direto do Staples Center, em Los Angeles. Além disso, já estão confirmados para exibição durante o ano premiações do calibre do BILLBOARD MUSIC AWARDS®, BRIT AWARDS ® e AMERICAN MUSIC AWARDS®.

E como se já não bastasse, em outubro a TNT ainda traz mais uma vez, também com exclusividade para a TV por assinatura brasileira, o SCREAM AWARDS®, prêmio que reconhece quem mais se destacou no ciinema, TV, quadrinhos e outras mídias, dentro do segmento de fantasia, terror e ficção científica.

Todos esses eventos serão transmitidos com a opção de áudio original por meio da tecla SAP.

Campanha de fim de ano da Rede Globo reúne Roberto Carlos e grandes estrelas da emissora

Posted: 28 Nov 2011 05:30 PM PST


O tradicional tema de fim de ano da Rede Globo, a música "Um novo tempo", ganha um intérprete especial esse ano: pela primeira vez, o rei Roberto Carlos participa da campanha e comanda o coral de 130 grandes estrelas da Rede Globo, entre atores, apresentadores, jornalistas e comentaristas. Mas essa não é a única surpresa da campanha: os apresentadores Ana Maria Braga, Angélica, Fausto Silva, Luciano Huck, Renato Aragão, Serginho Groisman, William Bonner e Xuxa também participam do filme interpretando pessoas comuns, que ajudam a realizar a festa de Natal de uma tradicional família brasileira. Criado pela Central Globo de Comunicação em parceria com a agência W/McCann, o filme de 75 segundos entra no ar nesta segunda-feira, dia 28, e permanece na programação da emissora até o dia 6 de janeiro.

No filme, os apresentadores interpretam papeis de personagens comuns, que ajudam a organizar a festa de Natal de uma família. Luciano Huck é o taxista que leva para casa o pai de família com os presentes de Natal; Serginho Groisman, o sorveteiro da praça; Didi e Dedé estão decorando a fachada da casa da família com luzes e sinos de Natal; William Bonner é o carteiro que traz um dos presentes; Ana Maria Braga, a cozinheira que prepara a ceia de Natal; Xuxa, a babá da família; Angélica, a arrumadeira que enfeita a árvore de Natal; e Faustão, o garçom da festa. No fim, todos são convidados pelas crianças para assistir na televisão o show de Roberto Carlos, em que ele canta com o elenco da Rede Globo o tradicional tema de fim de ano da emissora, "Um novo tempo", música de Marcos Valle, Nelson Motta e Paulo Sérgio Valle, que esse ano ganhou novo arranjo de Guto Graça Mello e a voz do Rei.

O figurino ficou a cargo de Emília Duncan e Sônia Tomé. A cenógrafa May Martins trabalhou em parceria com a diretora de arte Tiza de Oliveira para imprimir ao filme o clima natalino. "Temos um verdadeiro exército envolvido nesse projeto. São cerca de 500 profissionais, trabalhando direta e indiretamente nesse cenário. Só de lâmpadas lineares, são mais de 7.200 metros, além de cerca de 3.000 metros de outros tipos de luzes", conta a cenógrafa. Tiza conta os desafios da equipe de produção, que se dedicou ao projeto durante 10 dias. "Nós trabalhamos em conjunto com a cenografia e apostamos em luzes e velas para dar o tom mágico que a campanha exigia", afirma a diretora de arte.

O diretor de núcleo Jayme Monjardim sintetiza o conceito da campanha. "A ideia é promover um encontro da família brasileira com as principais estrelas da Rede Globo. E, para isso, convidamos os melhores profissionais do mercado para viabilizá-la", conta Jayme, que teve o apoio de dois importantes profissionais do mercado para dividir com ele a direção: o publicitário João Daniel Tikhomiroff e o diretor de fotografia Affonso Beato. "O que me atraiu nesse projeto foi o desafio de buscar um caminho diferenciado para a tradicional mensagem de fim de ano, sem perder o clima emocional de todos os anos", conta o publicitário. Affonso Beato, que já assinou a fotografia de diversos filmes do espanhol Pedro Almodóvar, também foi convocado. "Fotografia nessa campanha é o pensamento da imagem, do desenho do filme. A minha função aqui é integrá-la à iluminação e à cenografia", conta Beato.

William Bonner ficou feliz com o convite: "Todos nós, jornalistas e artistas, ficamos sempre muito envaidecidos com o convite para participar da campanha de fim de ano", brinca o jornalista.  Luciano Huck ressalta a importância de fazer parte desse time. "O filme tem tudo a ver com essa época do ano, quando a família se reúne, já que a Rede Globo não deixa de ser uma grande família. É sempre muito divertido participar dessa festa", conta.

Ana Maria Braga e Xuxa, que interpretam uma cozinheira e uma babá, respectivamente, se identificaram com o papel proposto. "Para mim é um privilégio estar aqui, participando dessa brincadeira séria e atuando em um papel que de fato desempenhamos na nossa vida", conta Ana. Xuxa complementa: "Eu adorei ser a babá porque e é assim que me considero mesmo. Estou na Rede Globo há 25 anos e desde sempre as mães ligam a televisão e deixam seus filhos comigo", conta a apresentadora.

Serginho Groisman valorizou a integração das equipes na mensagem de fim de ano desse ano. "Já participei de várias, mas essa é realmente bem diferenciada. O fato de ter uma história, na qual eu interpreto um sorveteiro, é uma experiência integrada da publicidade com a dramaturgia", diz. Já Fausto Silva enaltece o trabalho em equipe: "o mais bacana dessa campanha, além da confraternização, é a oportunidade de mostrar pra todo mundo que o que acontece aqui na Globo é um trabalho de equipe. O sucesso de cada um é resultado do sucesso do trabalho de toda a equipe", conta o apresentador.




Globo capricha e faz uma das mais belas mensagens da história

Posted: 28 Nov 2011 04:30 PM PST


Todo mundo que curte TV - a maioria - sempre fica curioso para saber como será a nova vinheta do tradicional "Um Novo Tempo".

Confesso que nos últimos anos não vi tanta graça, sendo que a última realmente caprichada foi aquela da animação.

Já em 2011, pela primeira vez, teria a participação de Roberto Carlos cantando com o coral de artistas da casa.

O que eu não sabia, no entanto, é que fariam algo tão bonito com os contratados vestidos como pessoas comuns e, só no final, a cantoria com o rei. Ou seja, teve uma histórinha bem bacaninha antes.

E eu jamais pensei que a música ficaria ainda mais bonita na voz de Roberto. E eu diria mais: emocionante.

A Globo está, com essa mensagem, fechando com chave de ouro 2011, o ano em que mais acertou nos últimos tempos.

A audiência pode não ser a mesma, mas a poderosa deu uma repaginada que já era necessária há tempos!

Veja:




Sabe o que estou fazendo?

Posted: 28 Nov 2011 11:00 AM PST


Estou com horários vagos.

Tenho assistido pouca coisa na TV aberta. Basicamente as únicas coisas que assisto religiosamente são Mulheres de Areia, A Vida da Gente e Força Tarefa.

Aí que esse ano resolvi não repetir o erro do ano passado, ou seja, não me liguei a tantas novas séries e, por isso, como algumas estão fazendo uma paradinha básica e só voltam ano que vem, tenho diversos horários disponíveis.

Ah, e os filmes que estão saindo também pouco me interessam.

Eis que... me deu vontade de rever Will & Grace, uma das melhores comédias que já assisti. Já tinha revisto Friends, Old Christine e agora chegou a hora do meu quarteto querido. Nunca mais tinha visto após o series finale.

O lado bacana?

Como eu via pela TV paga e isso acarreta em todo aquele problema de mudança de horário, falta de uma sequência lógica por causa das reprises e momentos em que a gente acaba tendo outros compromissos e perde alguma coisa, acabei realmente não assistindo tudo. Naquela época eu dependia totalmente do televisor.

E eu bem sabia que de Will & Grace basicamente não tinha visto nada do início.

Fiquei surpreso ao saber que essa produção já nasceu pronta. Achava que Jack e Karen foram crescendo com o tempo mas desde o comecinho eram cheios de trejeitos e loucuras.

E até já tinha Rosário, mesmo que ainda só tendo o nome citado, sem aparecer em cena.

Ou seja, boa do início ao fim.

Pra quem ainda não viu ou pra quem tem saudade, faça como eu. São poucas as comédias que mantém o frescor mesmo quando revistas.

Morro de rir mesmo do que já vi... a piada nunca fica velha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !