domingo, 18 de dezembro de 2011

Amigo De Cristo

Amigo De Cristo

Link to Amigo de Cristo

A vergonha da Igreja católica diante de milhres de abusos sexuais a crianças

Posted: 17 Dec 2011 07:38 PM PST

A vergonha da Igreja católica diante de milhres de abusos sexuais a crianças

A vergonha da Igreja católica diante de milhres de abusos sexuais a crianças

A igreja católica, através da Conferência dos Bispos e a Conferência Religiosa Holandesa (KNR) pediram “sinceras desculpas” e disseram estar “envergonhadas”, na sequência do relatório que as próprias encomendaram e que deu a conhecer milhares de casos de abusos sexuais de padres a crianças.

Em comunicado, as organizações disseram estar “chocados”. Os bispos e diretores da KNR estão chocados com o abuso sexual de menores e as práticas descritas no relatório final. Isso enche-nos de vergonha e dor, refere o documento.

Os agressores não são os únicos culpados. Há autoridades da Igreja que não agiram correctamente e não deram prioridade aos interesses e cuidado das vítimas também têm culpa. Lamentamos profundamente esses abusos, lê-so no texto.

Dezenas de milhares de crianças sofreram abusos sexuais em instituições católicas holandesas desde 1945, segundo revela um relatório preparado por uma comissão independente no país.

O documento diz ainda que os líderes da Igreja Católica sabiam dos abusos, mas não tomaram medidas para acabar com os frequentes episódios que aconteciam em escolas, seminários e orfanatos.

Após realizar uma pesquisa com mais de 34 mil pessoas, o relatório estima que uma em cada cinco crianças em instituições católicas sofreram algum tipo de abuso.

A investigação foi realizada após uma série de denúncias no leste do país.

Em Agosto de 2010, a comissão independente começou a analisar os relatos e acabou por identificar 800 supostos responsáveis pelos abusos, 100 dos quais ainda estão vivos.

A comissão procurou ainda descobrir detalhes do que aconteceu e sugerir que tipo de indemnização deveria ser oferecida às vítimas.

No mês passado, a Igreja Católica na Holanda criou um sistema de indemnizações entre 5 mil e 100 mil euros, dependendo da gravidade do abuso sofrido.

Com informações: A Bola

Escreva um comentário rápido

Alice Cooper diz que vai presentear Lady Gaga com uma Bíblia

Posted: 17 Dec 2011 07:09 PM PST

Alice Cooper diz que vai presentear Lady Gaga com uma Bíblia

Astro do rock Alice Cooper diz que vai presentear Lady Gaga com uma Bíblia

Depois de ter passado anos longe da igreja, o cantor Alice Cooper voltou para Deus e inclusive ensina a Bíblia no templo que frequenta. Aos 63 anos, o artista cujo nome real é Vincent Furnier, acredita que os astros da música pop tem fama e dinheiro, mas não tem tudo na vida.

"Conheço muito bem a Lady Gaga e entendo o que ela passa. Daria para ela um livro de receitas da Betty Crocker e uma assinatura da revista Good Housekeeping [Boa dona de casa], porque são duas coisas que eu sei que ela não tem", disse em entrevista ao semanário inglês New Music Express.

"Ela criou uma personagem chamada Gaga. A minha personagem chama-se Alice Cooper. Não sou Alice agora, mas serei à noite. Entenda, ela escreve músicas para a sua personagem, eu escrevo para Alice. Na verdade, parecemo-nos muito um com o outro. Acho que ela é ótima. Talvez vou lhe dar-lhe uma Bíblia também…"

Veja outras matérias sobre Alice Cooper e sua conversão:

  1. Testemunho do ex monstro do rock – alice cooper
  2. Alice Cooper fala sobre sua relação com Jesus
  3. Roqueiro Alice Cooper agora dá aula de Religião!

 

Informaçôes: Gospel Prime

Escreva um comentário rápido

A era dos mega templos é destaque na Revista Época

Posted: 17 Dec 2011 07:08 PM PST

A era dos mega templos é destaque na Revista Época

A era dos mega templos é destaque na Revista Época

A construção de megatemplos mostra a força do cristianismo brasileiro, revela como orar entre milhares de pessoas ajuda a sentir-se mais perto de Deus.

A matéria de capa desta semana da Época, que pertence à rede Globo, fez uma avaliação do impacto que terão as construções de templos gigantescos de católicos e evangélicos. Para a revista, estes verdadeiros monumentos atestam o vigor do cristianismo brasileiro e, do ponto de vista social, testemunham o enorme desejo de participar que anima as multidões de fiéis.

A Igreja Católica inaugurará no ano que vem o Santuário Mãe de Deus, em São Paulo, com capacidade para 100 mil pessoas. Ela já é considerada a maior igreja católica do mundo. Sua construção é financiada com o dinheiro de doações e foi iniciativa do padre Marcelo Rossi. Boa parte do dinheiro até agora é proveniente da venda do CD e do livro Ágape (Editora Globo). Juntos, já foram comercializadas cerca de 9 milhões de cópias. Ele explica porque decidiu investir nesse tipo de obra. "Os brasileiros têm necessidade de grandes basílicas e catedrais, de lugares grandes para congregar e orar", diz o criador do Mãe de Deus.

Tudo foi minuciosamente planejado. "Um espaço que leve à reflexão não pode ser confundido com um auditório ou ginásio. Um local profano pode acomodar as pessoas, mas não ajuda na experiência religiosa", diz Ruy Ohtake, arquiteto responsável pelo projeto do Santuário. Haverá espaço para restaurantes e o padre Marcelo deseja que a visão que os fiéis têm do altar seja totalmente livre. "Quero que as pessoas me vejam de qualquer parte, e quero poder vê-las". A igreja não terá colunas, privilegiando a visão e a participação acima da introspecção.

Enquanto isso, a Catedral Cristo Rei, vai abrigar até 25 mil pessoas quando for inaugurada, dento de três anos na capital de Minas Gerais. O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Azevedo, em cuja arquidiocese está sendo construída a Catedral Cristo Rei, acredita que "A fé cristã não é para ser vivida apenas individualmente".

A construção de templos para multidões é um fenômeno histórico e mundial. Os católicos sempre investiram em grandes igrejas, chamadas de basílicas e catedrais. Os muçulmanos, seguindo os ensinamentos de Maomé, também edificaram grandes mesquitas como prova do vigor de sua fé. As igrejas evangélicas tem uma história mais recente em construções desse tipo. Os primeiros foram nos Estados Unidos e Coreia do Sul ainda na década de 1970, mas logo se espalharam pelo mundo. Por exemplo, a Winners Chapel (Capela dos Vencedores), na Nigéria, reúne 250 mil fiéis

Os evangélicos também têm várias megaconstruções em andamento no Brasil. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, a Igreja Mundial do Poder de Deus constrói a Cidade Mundial, que poderá receber até 150 mil pessoas. No Recife, a Assembleia de Deus conclui o projeto de um templo para 30 mil pessoas. Em Belo Horizonte, a Igreja Batista de Lagoinha planeja acolher 35 mil pessoas. "Quando se vê no meio da multidão, o fiel sente que não está sozinho na fé", explica o pastor Marco Feliciano, do Ministério Tempo de Avivamento.

No começou nos anos 1980 as igrejas evangélicas brasileiras começaram a comprar grandes salas de cinema, com capacidade para até 2 mil pessoas. Na década seguinte, passaram a construir edifícios majestosos como a Catedral Mundial da Fé, sede da Igreja Universal do Reino de Deus, no Rio de Janeiro, que abriga 15 mil fiéis.

"Erguer um templo grandioso é uma forma de se impor perante as demais denominações e de mostrar que 'somente aqui você encontra Deus'", explica Brenda Carranza, cientista social da PUC/Campinas e autora do livro Catolicismo Midiático.

Para alguns estudiosos, a motivação para a construção dos grandes templos é a afirmação de cada uma das igrejas ante as demais. Ricardo Bitun, professor de ciências da religião da Universidade Mackenzie, entende que, quando uma igreja constrói um megatemplo, de forma simbólica está provando que não é um movimento religioso efêmero. "É uma mostra de que tem raízes fortes e que veio para ficar, um marketing tremendo", diz ele.

Os novos megatemplos católicos parecem mostrar que as Igrejas católicas não querem ficar de fora dessa competição. A preferência por esses grandes templos também reflete o fenômeno da transformação de padres e pastores em ícones pop, capazes de atrair multidões. "Os megatemplos se convertem em megapalcos", diz Carranza.

Os líderes religiosos que ficaram famosos pela televisão podem hoje ser comparados aos artistas. "As grandes igrejas dependem de uma figura carismática", explica Jeane Kilde, diretora do Programa de Estudos Religiosos da Universidade de Minnesota, Estados Unidos.

Novos Mega Templos Evangélicos no Brasil

Novos Mega Templos Evangélicos no Brasil

Um dos grandes projetos de edificações religiosas no país é o Templo de Salomão, da Universal. Mas suas obras estão quase paradas por questões econômicas. Para poder terminar essa obra, a IURD precisa comprar um prédio no cruzamento da Avenida Celso Garcia com a Rua Júlio César da Silva, centro de São Paulo. Dos 40 apartamentos, apenas 30 já foram comprados. Estima-se que cada um tenha custado entre R$ 300 mil e R$ 350 mil. Se apenas um proprietário se recusar a vender, o prédio continuará de pé, e o projeto do Templo de precisará ser revisto.

Alguns moradores acusam a Igreja Universal de fazer pressão e forçar a saída dos condôminos. "Eles não estão pagando condomínio dos 30 apartamentos que já compraram", disseram dois desses moradores em entrevista à ÉPOCA. Dizem ainda que os contratos para manutenção dos elevadores, interfones e circuito interno de TV foram cancelados. "Estão nos estrangulando, mas aguentaremos até onde der", reclamam. Procurada, a Universal não quis falar sobre o assunto.

O Templo de Salomão não será apenas para realizar cultos. O espaço terá apartamentos que serão usados pelo bispo Edir Macedo. O apartamento de Macedo tem 740 metros quadrados, academia de ginástica, jardim interno e quatro suítes com banheira de hidromassagem (a principal com jacuzzi de 3,5 metros x 4 metros). O apartamento fica atrás da nave, no 7º andar. No 8º andar, há uma área de lazer com 176 metros quadrados com churrasqueira, sauna e outra jacuzzi. "É um projeto suntuoso", diz um arquiteto que trabalhou na elaboração da planta.

Os megatemplos de hoje, católicos ou evangélicos, seguem o padrão dos Estados Unidos. Mas por lá, o movimento "mega" que começou há 30 anos, está em declínio. Em parte por causa da crise, não há mais grandes igrejas sendo construídas. As pessoas que antes achavam conforto na multidão sentem falta da relação pessoal que encontravam nos espaços menores, em que o pastor ou o padre conhece cada um pelo nome.

"Os fiéis descobrem que querem um contato mais direto com o Divino, que não conseguem a partir de sermões impessoais", afirma Kilde. O pregador que se dirige a uma multidão precisa tratar, necessariamente, de temas genéricos. "Como é impossível falar com um deles de cada vez, a palavra tem de tocar o coração da maioria", diz o pastor Marco Feliciano.

Um bom exemplo disso é a empregada doméstica Rosângela Benção, de 33 anos. Ela explica que nos dias de semana, frequenta uma igreja Deus é Amor, com cerca de 80 pessoas. Porém aos domingos vai ao culto no Templo da Glória, sede mundial da igreja de David Miranda, que abriga 60 mil pessoas. Ela afirmou à revista, sentir a "presença de Deus" nos dois locais, mas no Templo da Glória, a sensação é mais forte: "Quando você vê tanta gente dando glória (a Deus), sente uma fé maior".

Com informações Revista Época / Gospel Prime

Escreva um comentário rápido

Parlamentares Cristãos querem representantes religiosos no STF

Posted: 17 Dec 2011 07:08 PM PST

Parlamentares Cristãos querem representantes religiosos no STF

Parlamentares Cristãos querem representantes religiosos no STF

A Frente Parlamentar Evangélica apresentou nas últimas semanas uma Proposta de Emendar Constitucional (PEC) para incluir entidades religiosas nacionais no (STF) Supremo Tribunal Federal. O pedido foi feito com a justificativa de que o crescimento do número de evangélicos no cenário nacional não pode ser ignorado.

Para que isso aconteça será necessário incluir um inciso no artigo 103 da Constituição Federal. O 10º inciso irá incluir as entidades religiosas de âmbito nacional (concílios gerais, convenções nacionais e outros) na relação das instituições catalogadas no artigo e devidamente legitimadas a requerer junto ao STF.

O presidente da Frente, deputado federal João Campos explicou os seus motivos para apoiar tal medida: "O movimento evangélico cresce no país. O sentimento de liberdade cívica gerado com o advento da República, quando a Constituição, como norma fundamental, assume grande significado político, tornando-se, sobretudo, instrumento de garantia individual e de limitação do poder do Estado, passou a iluminar o sistema jurídico nacional. Neste contexto, é necessário reconhecer o mérito dos evangélicos brasileiros em auxiliar na consolidação de princípios no âmago da Constituição, e na contribuição com a liberdade de culto e religião".

As entidades religiosas que podem ser inseridas são, por exemplo, as convenções da Assembleia de Deus como a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), a Conamad (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério Madureira), a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o Supremo Concílio da igreja Presbiteriana do Brasil, a Convenção Batista Nacional e o Colégio Episcopal da igreja Metodista.

A necessidade de ter essas entidades representando os cristãos surgiu devido as frequentes causas que aparecem nas Cortes Superiores tratando de temas que são de interesse das igrejas, mas seus representantes não podem entrar nas arenas da Suprema Corte.

Com a PEC os religiosos poderiam opinar em questões complexas como  a legitimidade da união estável entre duplas homossexuais, que gerou debates acalorados na sociedade brasileira no último ano, bem como também garantir a constitucionalidade. Até o começou de dezembro a PEC nº 099/2011 já havia recebido 190 assinaturas.

Com informações CPADNews

Escreva um comentário rápido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !