terça-feira, 6 de dezembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Por que os "programas especiais" ocorrem só uma vez por ano?

Posted: 06 Dec 2011 06:00 AM PST


Estava vendo a audiência do Mais Você Especial e fiquei pensando.

Dez pontos de média com um programa de duas horas. Há quanto tempo Ana Maria Braga não sabe o que é isso?

Nove é o máximo que eu vi nos últimos tempos. Índice redondo assim, não.

Ora, a Hebe, ano passado, quando voltou ao SBT com todos aqueles convidados, também registrou audiência que não via desde os tempos em que Silvio Santos ainda tinha cabelo - piadinha.

E no que eu pensei?

Que o público gosta de especiais?

Não, gostam de coisa boa, programas mais elaborados, convidados interessantes.

Isso significa uma única coisa: que os profissionais de TV deveriam tornar especial cada um de seus programas, só assim seria possível uma reação em mais ocasiões, não apenas uma vez ao ano.

Afinal, as produções ganham pra que? Pra produzir mais do mesmo?

Pra pensar.

Ao mestre com carinho - A despedida de Patrícia Poeta

Posted: 06 Dec 2011 02:00 AM PST


Possivelmente não existiu esse planejamento. Ao menos é difícil visualizar que houve, afinal, a decisão sobre a "dança das cadeiras" no jornalismo global certamente foi tomara há pouco tempo.

Bem sabemos como funciona a "rádio patroa" e, portanto, caso fosse diferente a infomação sobre a saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional já teria caído na boca do povo bem antes do previsto.

E aí que, ontem, marcando sua despedida, Patrícia Poeta, através do Fantástico, levou ao ar a última edição do quadro Anjo da Guarda. E não poderia ter sido mais feliz.

Impossível assistir sem se emocionar. Foi um retrato fiel daquela frase batida mas sempre lembrada de que "a fé move montanhas".

Além de tratarem sobre a recuperação de Chico Anysio, pudemos, ainda, acompanhar um pouquinho da trajetória desse que é o mestre do humor com seus mais de 200 personagens.

Impossível falar de humor na TV brasileira e não citar Chico.

Acho, aliás, que essa homenagem assim como os especiais de final de ano Chico & Amigos chegaram tarde. O mestre dialoga com dificuldades, chega ser difícil compreender tudo o que diz, especialmente quando está interpretando - foi assim nos dois últimos anos quando a Globo veiculou os especiais.

Perderam tempo e desperdiçaram um talento que poderia ter feito muito pela emissora.

Porém, contudo, todavia, tem aquela velha história do "antes tarde do que nunca". E assim foi feito.

Emocionou e proporcionou uma despedida com gostinho de saudade para Patrícia Poeta que deu um novo ar ao Fantástico. Todo mundo elogiou sua chegada, substituindo Glória Maria.

O problema é aquele que até Boni disse em entrevista: a gente sente saudade dos bons tempos do show da vida e a simples presença de Poeta não poderia operar milagres.

Aliás, até dei sorte, considero assim. Ontem optei por conferir o Fantástico para ver a despedida de Poeta e, milagrosamente, estava bom - tirando aquela coisa horrível chamada Agamenon. Aff!

Ah, hoje li que pode rolar mais uma dança das cadeiras na Globo: a já citada Glória Maria pode ficar no lugar de Sérgio Chapelin no Globo Repórter e eu acredito que isso estava sendo ensaiado há algum tempo...

É aquilo que eu já disse: salve-se quem puder!

Ana e Manu juntas novamente

Posted: 05 Dec 2011 10:30 PM PST


Depois de ler o blog que sua irmã criou, Ana (Fernanda Vasconcellos) pede a Iná (Nicette Bruno) que chame Manu (Marjorie Estiano) para conversar.  As duas se encontram no hospital e Manu diz que só queria explicar o que aconteceu, se referindo ao seu relacionamento com Rodrigo (Rafael Cardoso). Emocionadas, as duas se abraçam, e Manu reforça que estará sempre ao lado de Ana para ajudá-la no que for preciso.

Em nota Globo desmente jornalistas mentirosos

Posted: 05 Dec 2011 08:00 PM PST


Em respeito ao nosso público, ao nosso elenco e aos anunciantes, esclarecemos que a nossa grade das seis da manhã ao meio-dia passará a ser dedicada ao público adulto em 2012.

A TV Globinho estará no ar aos sábados.

Haverá quatro blocos de programação distintos - telejornalismo, Mais Você, Bem-Estar e o novo programa a ser conduzido pela jornalista Fátima Bernardes.

Esta nova atração ainda está em fase de elaboração sem data certa para estrear.

Edição histórica do Jornal Nacional marca despedida de Fátima Bernardes

Posted: 05 Dec 2011 04:20 PM PST


Durante toda a edição do Jornal Nacional cinco tags figuravam entre os assuntos mais comentados do Twitter. Difícil citar quais essas tags, afinal, elas se alternavam enquanto novas surgiam.

Com um minuto no ar o nome de Fátima Bernardes já estava por ali. Era o Brasil conectado para ver um dia histórico para o Jornal Nacional, uma mudança de bancada que ocorreu após 14 anos de parceria entre Fátima e Bonner.

A sensação? O Jornal Nacional ficou pop. O motivo? Exatamente essa parceria, o casal tornou o principal telejornal do Brasil menos informal e o resultado foi exatamente esse: internautas querendo se despedir da Tia que ganharam mesmo sem esse contato direto, afinal, só William tem conta no Twitter.

Mas precisava? Não, esse elo que ele estabeleceu conosco se estendia a sua esposa. Muitos beijos enviados, demonstrações de carinho ou até o jornalista dizendo estar insistindo para que ela abrisse uma conta na rede social.

Por isso foi possível que o Jornal Nacional vivesse seu momento Arquivo Confidencial com Fátima e Patrícia Poeta tendo suas histórias no jornalismo global documentadas.

E se o Jornal Nacional é pop e mobilizou tanta gente, cairia por terra a história de que a TV está perdendo audiência? Está, mas perde para a internet, onde o telespectador continua atento a tudo o que está acontecendo.

No final da edição o JN superava a casa dos 40 pontos, contrariando a informação da Record de que Fátima estava saindo porque a audiência do informativo estava em baixa por conta deles.


E sabe porque tudo isso acontece?

Por que mesmo quando a Globo está fora do ar ela inda lidera a audiência, algo incrível, mas que tem uma explicação:

O telespectador por vezes até tenta outra opção, outra rede acaba fazendo um ligeiro sucesso, no entanto, sempre voltam para a poderosa, por conta de sua competência. Ou seja, a Globo não tem concorrentes no Brasil, só um povo atrapalhado que quer fazer TV na base do grito, sem um trabalho sério.

E eu finalizo esse texto com um até logo, assim como fez Fátima, torcendo tanto por ela em seu novo programa quanto para o Bonner agora com nova parceria. Eles merecem.

Ah, e não poderia, em hipótese alguma, deixar de mandar um beijo para a Ana Paula Padrão. Por onde ela anda???

Não me chamem de venenoso, posso até ser, mas vê se fui eu quem colocou Ana Paula Padrão nos Trending Topics? hahahaha

#chupa

::
Nesse momento oito tags são referentes a despedida de Fátima Bernardes, ou seja, dominou geral!

Todos fala sobre o programa de Fátima Bernardes, continua sendo o assunto do momento

Posted: 05 Dec 2011 01:04 PM PST


Fátima Bernardes será a nova Oprah ou comandará uma nova versão do TV Mulher?

Ela tomará o lugar do Mais Você e do Bem Estar?

Ou, como disse a Fabíola Reipert da Folha - não a do R7 - ela comandará um programa que terá Ana Maria Braga fazendo culinária e o Bem Estar como quadro?

A segunda opção é fácil imaginar, agora... Ana Maria Braga topando ser mera culinarista? Aham, Claudia...

Está aberta a temporada de chutes, todo mundo dando palpite para, no final das contas, caso acerte, diga que deu a informação em primeira mão.

Lógico que todo mundo está tentando imaginar o que vem por aí. Mas...

Se disseram que não tem nada parecido na TV aberta, como dizer que ela será uma nova Oprah ou fará um repaginado TV Mulher? Existem, sim, formatos parecidos com esses. Ou seja, eu elimino essas hipóteses, ou estariam mentindo ao falar que vem algo inovador por aí!

A impressão que eu tenho é que a direção da Globo viu algo genial no rascunho elaborado por Fátima, caso contrário não iriam tirá-la do JN, certo?

Agora, tem algo que realmente eu tenho pensado bastante: é difícil agradar o público das manhãs e tardes, pouca coisa nos últimos tempos deu  certo nesses períodos. Caso o novo projeto de Fátima fiasque, o que rola? Ela volta para o Jornal Nacional no melhor estilo "o público pediu e a Fátima voltou"?

A conferir.

::

Esse post já tinha sido publicado quando vi a seguinte informação: Fátima ocupará a faixa que atualmente é da TV Globinho, informou a TV Globo que pretende destinar a faixa matinal ao público adulto - um acerto né? TV Globinho tá fiascando faz tempo!
Em resumo, eu estava certo quando escrevi esse post. O povo inventou, inventou e parte do "mundo da imaginação" tá sendo desmentida pela própria Globo.
Dá-lhe jornalistas fifis...

Cadê a Record agora pra dizer que a Globo tá caindo?

Posted: 05 Dec 2011 08:52 AM PST


Ontem, pelo que li, aquele canal de quinta categoria que adora fazer uma lavagem cerebral colocou no ar mais um editorial dizendo que a Globo está promovendo mudanças por estar desesperada por  conta do crescimento dessa emissora - tratavam sobre a saída de Fátima do JN.

Que crescimento?

Segundo Cristina Padiglione, o Jornal Nacional viu seus índices aumentarem neste ano. Até novembro somou 32,3 pontos ante 29,8 em 2010 e 30,9 em 2009. Ou seja, estão conseguindo estancar a tendência de queda.

Em contrapartida o mesmo não pode se falar do Jornal da Record que chegava a doze e hoje sofre para fechar com média de seis, audiência parecida com a do SBT Brasil.

Agora veja que coisa: Lauro Jardim acaba de divulgar que o SBT foi a única emissora que cresceu em novembro quando os índices são comparados com o mesmo período do ano passado.

O SBT foi de 5,6 para 6,1, um aumento de 0,5. É pouco? Pode ser, mas repare que a Record caiu de 7,8 para 6,6, ou seja, perdeu 1,2. Aí sim é muito.

E falam tanto que a Globo tá em queda, mas caíram mais que a poderosa que saiu de 17,8 para 17,3, em resumo, os mesmos 0,5 que o SBT ganhou.

Quem tá numa situação pior analisando esses números?

Pois é, a verdade dói, fere e machuca, mas o canal dos bispos sempre prefere esconder a sujeira embaixo do tapete enquanto fica falando do vizinho...

Que deselegante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !