sábado, 10 de dezembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Quando o jornalismo é usado de modo irresponsável

Posted: 10 Dec 2011 06:00 AM PST


*Por Wander Veroni 

Esta semana não se falou em outra coisa: a célebre saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional (JN) e a entrada de Patrícia Poeta. Todo mundo comentou. E grande parte dos críticos e jornalistas que cobrem os bastidores da TV também não fugiram da pauta. Alguns, com bom censo e ética, apuravam cada informação antes de repassar para o público. Já outros – seja por imaturidade ou por uma linha editorial tendenciosa, preferiram inventar bobagens, em busca de dar um furo jogando qualquer coisa no ventilador para, desse modo, tentar "negativar" a troca de apresentadoras do JN.

Falaram de um tudo: que a saída de Fátima seria por causa do HDTV para esconder as rugas; que a esposa de William Bonner seria uma estratégia da Globo para salvar as manhãs da emissora carioca (que é líder há décadas na TV aberta); que o Mais Você e o Bem Estar iriam virar quadros do novo programa de Fátima Bernardes, entre outras coisas que não vale a pena nem ficar repercutindo.

Além disso, grande parte dos "colegas" começaram a soltar notinhas especulando como seria o novo programa de Fátima Bernardes, na base da invenção, e não da apuração. Se for isso mesmo, dei um furo. Se não for, deixa como está....o povo esquece mesmo, né! Tem gente que pensa assim. Credo! No fritar dos ovos, a Rede Globo acabou enviando um comunicado para a imprensa desmentindo toda essa onde de boatos e avisando que quem ia rodar era a TV Globinho, que passaria ser exibido somente aos sábados.

Não é a primeira vez que isso acontece e, provavelmente, nem vai ser a última. Infelizmente, muitos veículos de comunicação não levam a sério a cobertura de bastidores de TV. Ou ainda pior: jornalistas que preferem jogar a própria credibilidade na janela só por conta de uma briga (de egos) entre emissoras X e Y. Isto é triste!

A base do jornalismo é a apuração, independente de qual editoria se está trabalhando. E, infelizmente, alguns colegas estão passando do ponto e se rendendo ao que o Aguinaldo Silva certa vez apelidou de jornalismo "fifi". Trata-se daquele profissional que inventa um "bafão" que não é verdade, só para poder causar repercussão. Tem uma jornalista que já passou pela Folha e atualmente está no R7 que adora se prestar este tipo de coisa. Jornalista de verdade não inventa, apura.

É graças a uma boa apuração que conseguimos fazer um jornalismo cada vez mais relevante para a sociedade, seja passando as informações de modo correto, seja denunciando politicagens, desvio de verbas, falcatruas, criminalidades, danos ambientais, entre outros. Por isso é tão importante ler mais de um jornal para não ficar refém de uma única visão que nem sempre corresponde com a realidade. Só a título de curiosidade, hoje a editoria de entretenimento representa mais de 70% da audiência da internet, por exemplo. Blogs e sites que cobrem entretenimento estão falando para milhões e para o mundo. É preciso ter mais responsabilidade!
________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV e especializado em mídias sociais. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Leonardo canta no palco do ‘Caldeirão’

Posted: 10 Dec 2011 02:30 AM PST


O 'Caldeirão do Huck' que vai ao ar neste sábado, dia 10, recebe o cantor Leonardo. No palco do programa, ele apresenta o seu novo CD "Nada Mudou" e empolga a plateia com suas músicas.

O programa traz um desafio para a campeã nacional do 'Torrecopos', Natália Braga. No campeonato deste ano a paulista garantiu o melhor tempo brasileiro no empilhamento esportivo de copos ao completar a prova em 9.52 segundos. Agora cinco candidatos tentam bater o recorde de Natália e tirar o título da jovem. O vencedor ganha o prêmio de R$ 50 mil.

O quadro 'Lata Velha' vai ao ar com a reforma da Kombi do Seu Higino, do Ceará. Ele transformou o carro em um grande negócio que virou uma mercearia sobre rodas e uma "cordelteca". Em Crato, na cidade onde vive, qualquer um pode pegar emprestado exemplares da literatura de cordel. Para realizar o sonho de ter o veículo reformado, ele vai ter que cantar no palco sucessos de Luiz Gonzaga com a bateria da escola de samba Unidos da Tijuca.

O 'Caldeirão do Huck' vai ao ar aos sábados, logo após o 'TV Xuxa'.

Globo Universidade é gravado na Califórnia

Posted: 09 Dec 2011 11:00 PM PST


No 'Globo Universidade' deste sábado, dia 10 de dezembro, os telespectadores farão uma viagem a Los Angeles – cenário de grandes sucessos do cinema internacional como "Grease", "Uma linda mulher" e "Cantando na chuva", e onde também estão diversos parques temáticos, estúdios de cinema, museus e grandes casas de espetáculos. O episódio especial, gravado na segunda maior cidade dos Estados Unidos, vai mostrar o que Los Angeles oferece em termos de pesquisas e ensino universitário. Na visita à Universidade da Califórnia (UCLA), o repórter Paulo Mario Martins entrevista brasileiros que estudam e dão aulas no Centro de Estudos Brasileiros da Escola de Teatro, Filme e Televisão da instituição.

Com 40 mil alunos matriculados, sendo 17% de outros países, a UCLA tem um espaço dedicado à cultura brasileira. A equipe do 'Globo Universidade' acompanhou uma sessão de cinema que exibe filmes brasileiros durante uma semana a cada mês. E acompanhou a palestra da brasileira, que foi ex-aluna de cinema da Universidade, Daniela de Carlo, uma das diretoras de "Qualquer Gato Vira Lata". O interesse pela nossa cultura é tanto que o programa encontrou um americano apaixonado pela televisão brasileira. Eli Carter está estudando todo o trabalho do diretor Luiz Fernando Carvalho (diretor de "Hoje é Dia de Maria", "A Pedra do Reino" e "Afinal, O Que Pensam As Mulheres?", entre outros) para entender onde a linguagem do cinema se encontra com a da televisão.

O programa mostra também as histórias de Raquel Barreto - responsável por várias cadeiras de Figurinismo da Escola de Teatro da UCLA e professora no mestrado profissionalizante em Figurinismo (em inglês MFA in Costume Design) –, e de Débora Totton, aluna do mestrado em Cinema e Estudos de Mídia na Escola de Teatro, Filme e Televisão da UCLA. Já a carioca Mina Oliveira, entrevistada do quadro "Eu Amo Meu Trabalho", comenta como ingressou na Escola de Teatro da UCLA e fala sobre seu trabalho atual, na edição de um filme em que participa como atriz e produtora executiva.

O 'Globo Universidade' vai ao ar às 7h.
 
Além desta reportagem especial confira as outras atrações do 'Globo Cidadania':

Globo Educação, às 06h05 – A construção de uma escola é sempre recebida com entusiasmo por toda a comunidade. Contudo, o tempo pode fazer com que ela se isole e perca os laços com os alunos, pais e demais moradores. O Globo Educação visita o Assentamento Novo Arroio Grande, no Rio Grande do Sul, para entender como as famílias, os professores e os diretores se uniram para administrar a escola da comunidade de forma compartilhada e participativa. Quais foram as estratégias adotadas? A educação melhora quando todos participam do processo?


Globo Ciência, às 06h25 – Da teoria euclidiana estudada até hoje em sala de aula à avançada hipótese das supercordas, este episódio do Globo Ciência fala sobre a geometria e as suas diversas aplicações. Alexandre Henderson mostra estudos de verdadeiros gênios, como Leonhard Euler, Carls Gauss e Poincaré, além de apresentar enigmas matemáticos que ficaram sem explicação durante séculos. Na prática de campo, alunos de ensino médio constroem poliedros com palitos de churrasco e aprendem a calcular a relação existente entre as suas faces, vértices e arestas.

Globo Ecologia, às 06h50 – Neste episódio, o Globo Ecologia visita Ribeirão Pires, município da região metropolitana que faz parte do chamado Cinturão Verde de São Paulo. O programa encerra a série O Bem Comum falando da terra e mostrando o exemplo de pequenos agricultores que têm conseguido se manter no campo de forma sustentável. Mesmo sofrendo pressão dupla da expansão urbana da maior capital do país e também das grandes propriedades rurais, eles conseguem cuidar adequadamente do solo e dos recursos naturais.

Ação, às 07h40 – Com a intenção de apresentar a nova relação do trabalhador com seu trabalho, o assunto abordado pelo programa é a economia solidária. Este sistema permite a participação dos trabalhadores na tomada de decisões que dizem respeito ao empreendimento. O 'Ação' vai até o Rio Grande do Sul, São Paulo e no Ceará para mostrar projetos que utilizam a economia solidária.  Trata-se de uma alternativa onde os trabalhadores se tornam seus próprios patrões. O programa vai abordar as vantagens e desvantagens deste processo.

Dúvidas dos telespectadores serão tema do ‘Globo Ciência’ em 2012

Posted: 09 Dec 2011 08:30 PM PST


A Rede Globo lança no site da Central de Atendimento ao Telespectador uma nova área, com o objetivo de atender aos telespectadores que têm dúvidas ou curiosidades científicas sobre o mundo moderno. Algumas questões serão selecionadas e  podem se tornar tema do programa 'Globo Ciência' em 2012. Para participar, os curiosos devem acessar o site http://falecomaredeglobo.globo.com, preencher o cadastro com seus dados pessoais, escolher a opção "Quero Saber!" do programa 'Globo Ciência' e responder à pergunta: "Você tem uma dúvida ou uma curiosidade científica sobre o mundo de hoje?". A resposta pode ir ao ar na tela da Globo no ano que vem.

Janete conta para Valéria sobre o seu novo emprego

Posted: 09 Dec 2011 05:30 PM PST


No 'Zorra Total' deste sábado, dia 10, Janete (Thalita Carauta) conta a Valéria (Rodrigo Sant'anna) que está com um emprego novo na área de moda. Sua função, como ela mesma denomina, é ser uma personal transporting dos desenhos. Ela deve pegar os desenhos da mesa da pessoa que cria e levar para a mesa da costureira. Sem medir suas palavras, Valéria dá sua opinião sobre o trabalho de sua best friend, que não se abala e acha graça da espiritualidade da amiga.

Ainda no programa, as crianças do quadro 'Vamos brincar de quê' se divertem brincando de novela. Soluço (Marcos Veras) quer ser o diretor e Caroline (Katiusica Carono) a protagonista, estrela que faz par romântico com Gabriel (Wagner Trindade). Enquanto as crianças tentam planejar a trama, contam sem querer os comentários comprometedores feitos por seus pais e causam mal-estar entre os casais.  
'Zorra Total' tem direção de núcleo e geral de Maurício Sherman e redação final de Gugu Olimecha. A atração vai ao ar aos sábados, logo após 'Fina Estampa'.

Nova temporada de Esquenta! estreia com pagode e sertanejo

Posted: 09 Dec 2011 03:25 PM PST


Neste domingo, dia 11, Regina Casé retorna às telinhas para estrear a segunda temporada de 'Esquenta!'. Comemorando a mistura típica do programa, a temática do dia é o encontro de dois ritmos brasileiros que deram origem a um novo gênero musical, o popular "pagonejo", junção do pagode com o sertanejo. Para representar cada estilo, os convidados são Turma do Pagode e Maria Cecília e Rodolfo. Acompanhando os visitantes, a banda do 'Esquenta!', comandada por Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy, garante também uma pitada de samba na trilha dominical.

Novos convidados, fixos e eventuais, têm um espaço cativo nesta segunda temporada. Além de ter espaço para comentar e participar de toda a atração, cabe a eles julgar o 'Calourão', uma homenagem do programa aos shows de calouros. Fábio Porchat, que também é roteirista da atração, a dupla Camila e Maíra, moradoras do Cantagalo, e a cantora Preta Gil recebem no grupo a empresária Tanit Galdeano e o pernambucano Jomar Muniz. Juntos, eles vão julgar as concorrentes a melhor doméstica cantora do Brasil.

Já em clima de Carnaval, o 'Esquenta!' não deixa a folia de fora e recebe a Globeleza Aline Aniceto e a escola de samba Inocentes de Belford Roxo. Na estreia da 'Biblioteca do Esquenta!', momento dedicado à doação de livros para uma coleção que vai oferecer acervo literário a pessoas com pouco acesso a leituras, integrantes da Turma do Pagode vão contribuir com seus exemplares favoritos. Entre as escolhas, estão os títulos "Abusado", "À Margem do Rio Pedra, Sentei e Chorei", "Tim Maia" e "Noites Tropicais".

O 'Esquenta!' é apresentado por Regina Casé e tem direção de núcleo de Guel Arraes, direção de Monica Almeida e criação de Hermano Vianna e Regina Casé. O programa vai ao ar aos domingos, após 'Os Caras de Pau'.

Tite comemora vitória do Corinthians no Altas Horas

Posted: 09 Dec 2011 01:51 PM PST


No 'Altas Horas' deste sábado, dia 10, Serginho Groisman recebe o treinador do Corinthians, Adenor Leonardo Bachi, conhecido como Tide. À frente do campeão brasileiro de futebol 2011, ele fala com a plateia do programa sobre como foi a conquista do título e confessa que ficará no time no próximo ano: "Está tudo bem encaminhado. O Corinthians é um projeto muito importante e estou muito feliz em poder ficar". Ao ser questionado sobre a exposição na mídia, Tide responde: "Não me considero uma celebridade. Depois que passa a euforia da celebração e a vaidade, tudo continua igual. Temos que trabalhar para alcançar novas conquistas".

Além de Tite, Serginho conversa com o jogador da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, Bruno Mossa de Rezende, o Bruninho. O atleta conta
como escolheu atuar na posição de levantador. "Quando comecei, queria ser atacante. Depois parei de crescer e resolvi ser levantador. Tenho 1,90 m, sou baixo para os padrões do esporte. Mas é muito gratificante, pois nesta posição atuo como uma das peças estratégicas do time," revela Bruninho.

A ex-BBB Maria Melilo também participa do 'Altas Horas', assim como o cantor Daniel e a banda Detonautas Roque Clube, as atrações musicais da madrugada. Maria lembra de quando participou do reality show e dá dicas para quem tem interesse em participar do programa. "Não tem como se dar bem com todo mundo dentro da casa. Tem que levar na esportiva e ter jogo de cintura. Evitar brigas", confessa.

O 'Altas Horas' vai ao ar aos sábados, logo após ´Supercine´.

Tristeza de Zuzú ameaça o Fréderic’s

Posted: 09 Dec 2011 01:46 PM PST


No episódio de 'Macho Man' de hoje, dia 9, Zuzú (Jorge Fernando) fica deprimido e, sempre que ele se entristece, coisas inesperadas acontecem no salão. Após Fréderic quase morrer engasgado com uma presilha de cabelo, Valéria (Marisa Orth) e Helô (Ingrid Guimarães) decidem conversar com Zuzú para conter o desânimo do cabeleireiro e evitar uma situação ainda pior.

É quando elas descobrem que Zuzú está arrasado por ainda não ter contado à sua mãe (Dona Hilda) a verdade sobre a sua nova realidade. As duas, então, superam as desavenças para acompanhá-lo numa viagem até a região onde ele nasceu. Zuzú pretende revelar toda a história para sua mãe. Ao chegarem na pacata cidade interiorana, os três são surpreendidos por uma recepção mais do que calorosa. A população prepara um evento de boas-vindas ao talentoso cabeleireiro. Aquilo que deveria ser uma discreta visita se transforma no grande acontecimento da cidade.

'Macho Man' é um seriado escrito por Fernanda Young e Alexandre Machado, com direção de núcleo de José Alvarenga Jr. e Jorge Fernando como diretor convidado. O programa está previsto para ir ao ar após 'Globo Repórter'.


Dieta apenas dois das da semana? E funciona?

Posted: 09 Dec 2011 08:30 AM PST


Ontem o Jornal Nacional teve início com uma pesquisa cujo resultado afirma que pessoas que se controlaram durante apenas dois dias da semana emagreceram mais que outras que se controlam a semana inteira.

Sério, as dos dois dias perderam quatro quilos e as demais apenas dois.

E vale a pena?

Isso me cheirou aquela famosa promessa de que "na segunda eu começo". Sabe como?

A pessoa vai empurrar com a barriga esses dois dias que deveriam ser escolhidos para controle e, no final das contas, capaz de em um mês se controlar exatamente... dois dias. Sim, no mês, não na semana.

Infelizmente pra quem gosta de mandar ver, quando se trata de comida, é complicado um planejamento assim.

Por isso eu digo que sou bem mais a reeducação alimentar, ai sim fica fácil controlar a gula. Pode-se comer de tudo, sem exageros.

E dá pra exagerar de vez em quando, o que não mata ninguém.

Aliás, muita gente deixa o "dia do exagero" para os domingos.

Acho mais prático assim, e você?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !