sábado, 17 de dezembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Instabilidade na grade da Record afasta telespectador

Posted: 17 Dec 2011 06:47 AM PST


*Por Wander Veroni 

Se fizermos uma avaliação geral, 2011 foi um dos piores anos da Record, tanto de repercussão, quanto em audiência nacional dos seus programas. Grande parte das estreias ou lançamentos da emissora da Barra Funda foi um verdadeiro fracasso, fora as constantes mudanças de horários que deixa o telespectador confuso e não fideliza um horário para uma determinada faixa. Assim fica complicado e não há telespectador que aguente tantas mudanças. Fica claro a falta de profissionalismo e, o mais absurdo, de não saber se posicionar de forma estratégica, nem de respeitar o público, seja com os horários, seja com o conteúdo do que é exibido.

A título de um exemplo mais recente, só nesta semana, cancelaram do nada o vespertino docudrama "Marcas da Vida" e colocaram a minissérie bíblica "A História de Esther", de um dia para o outro. Como a série também não deu a audiência esperada, transformaram 10 capítulos em 3, picotando o material, para que, na próxima semana, a grade da tarde volte "ao normal" com as exibições das reprises do "Tudo a Ver" e do seriado "Todo Mundo Odeia o Cris". Assim fica muito, mais muito difícil entender aonde a Record quer chegar?

No passado não muito recente, o SBT cometeu o mesmo erro. Nenhum programa tinha um horário fixo e, se a audiência não correspondesse de forma esperada, o programa saia do ar de forma sumária ou sambava pela grade em horários diferentes até pontuar aquilo que a emissora considerava interessante. Felizmente, o SBT percebeu que isso era uma estratégia equivocada e que não fazia sentido. Como Boni já disse uma vez, "televisão é hábito". Se você chega do trabalho e sabe que às 8 e pouco da noite passa o Jornal Nacional e depois a novela das 9 todo dia a chance de você ficar por ali é bem maior do que aquela outra TV que a cada dia o principal telejornal e a novela passam em um horário diferente.

Atualmente, com a possibilidade de gravar um programa ou mesmo assisti-lo pela internet, ninguém fica sentado na frente da TV até altas horas esperando para ver qual será a grade que determinada emissora vai colocar na data em questão, muito menos se não tiver uma boa estratégia de divulgação. Fidelizar o público é o grande X da questão! No entanto, mas do que as mudanças constantes de horário, outro grave problema da atual fase da Record é em relação ao conteúdo que está num nível muito inferior, sensacionalista e apelativo.

Por exemplo, nesta sexta-feira (16), assisti um trecho do programa "Hoje em Dia" com a participação da banda "Rebeldes", formada em decorrência da novela de mesmo nome da Record em parceria com a Televisa. Não estou falando da atração – e isso vai do gosto de cada um, mas nunca vi um programa tão avacalhado como o que foi exibido. A produção confundiu informalidade com bagunça...era uma gritaria, gente falando ao mesmo tempo e os quatro apresentadores completamente perdidos no palco.

Sabe, custa fazer um programa organizado? Separar um momento para fazer entrevistas, outro para a banda tocar a música de trabalho e, posteriormente, responder as perguntas dos fãs - seja na porta da Record, por telefone, email ou Twitter? Fazia tempo que não via o "Hoje em Dia". Se o programa desta sexta-feira (16) for tão bagunçado como o que eles transmitem diariamente faz todo sentindo o desgaste da atração e a consequente queda de audiência. Senti saudade da época do Britto Jr, da Ana Hickman e do Edu Guedes....o programa era mais organizado e gostoso de ver.

Ainda falando da revista eletrônica das manhãs da Record, não contente com o "salve-se quem puder", a emissora de Edir Macedo determinou, nesta semana, o fim das edições regionais do "Hoje em Dia", como uma forma de concentrar a atenção da produção do programa toda em São Paulo por conta da estreia, no ano que vem, do novo programa de Fátima Bernardes, nas manhãs da concorrente TV Globo. O que mais me chama atenção nessa história é a ignorância de jogar para alto o sucesso das edições regionais por conta de uma nova estratégia melindrosa. Já que a grade vespertina só passa reprise, não seria a hora da Record testar o formato do "Hoje em Dia – versões Regionais" no início da tarde, depois do Balanço Geral (em algumas praças), por exemplo, e deixar o "Hoje em Dia – versão nacional" apenas na parte da manhã?

Vamos organizar a casa, Bispos! É uma questão de bom senso e uma solução muito mais viável do que desativar vários núcleos de produção das principais Praças, por conta de mais uma estratégia mirabolante. A impressão que dá é que a Record não tem planejamento com nada e a cada momento tudo pode mudar. Alguns profissionais já perceberam isso e fizeram uma debandada no início do ano. Infelizmente, é aquela velha história: quem sair por último, apague a luz. É triste ver uma emissora que tinha tudo para estar brigando como gente grande pelo topo se comportar de maneira amadora. Lamentável!

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV e especializado em mídias sociais. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Sandy conta "O que viu da vida" no Fantástico deste domingo

Posted: 17 Dec 2011 02:00 AM PST


Neste domingo, dia 18, Sandy é a entrevistada do quadro 'O Que Vi da Vida', de Cláudio Manoel. A cantora fala sobre sua relação com a fama e a família; conta a história de sua carreira que começou quando ela tinha apenas seis anos de idade e lista as lições que a vida lhe ensinou. Ela lembra de sua primeira apresentação ao lado de Junior em 1989, no programa 'Som Brasil', que era apresentado na Rede Globo pelo ator Lima Duarte. Sandy conta que a partir daí não pararam de chegar convites de gravadoras e que, no início, seus pais não aprovavam a ideia de ver os filhos virarem artistas tão cedo. A cantora revela que a dupla insistiu muito e recorreu até a uma chantagem emocional para convencer o pai a apoiá-los. Sobre a fama, Sandy comenta que esta é a pior parte do sucesso e que se fosse possível preferia viver da música sem ser conhecida. "Ser famosa dá trabalho. A fama mexe com a cabeça das pessoas. Eu tive sorte. Às vezes minhas mãe chegava a dizer: 'olha, hoje você não foi tão bem. Você pode melhorar nisso, nisso, nisso...' Eu tive alguém que tinha os pés no chão e me falava a real", explica.

A uma semana do Natal, o 'Fantástico' entra no clima das festas de final de ano e dá uma  força para aqueles que estão empenhados nas compras natalinas. O programa acompanha famílias brasileiras em grandes liquidações - os famosos outlets - no Brasil e nos Estados Unidos. O telespectador confere quais são as principais diferenças nos produtos oferecidos, nos preços e nas condições de pagamento. Será que vale a pena viajar para fazer compras no exterior? O programa leva ainda uma novidade para dois shoppings brasileiros para ajudar os casais na hora de sair às compras: a "Maridoteca", um espaço criado para os homens relaxarem e se distraírem enquanto as mulheres batem perna pelos corredores dos centros comerciais. O que será que eles acham da ideia? E será que as mulheres também aprovam a iniciativa?

Ainda sobre o tema, o programa também traz uma reportagem especial que mostra a situação enfrentada pelos paulistas, no trânsito, nesta época de final de ano. Repórteres do 'Fantástico' acompanham de perto a agonia passada pelos motoristas, que ficam horas atrás do volante por conta dos imensos congestionamentos de dezembro.

Neste final de semana, o programa estreia ainda uma nova edição do quadro 'Choque Cultural'. Desta vez, uma patricinha de Brasília encara um estágio em uma creche de Aracaju para cuidar de crianças carentes, enquanto um trabalhador rural do interior de Goiás que adora churrasco tem que se adaptar aos costumes de uma comunidade paulista de vegetarianos radicais. Como a dupla vai lidar com estes contrastes culturais e estas mudanças radicais em suas rotinas, o público confere nas duas últimas edições do 'Fantástico' deste ano.

E no último episódio de 'Conselho de Classe', o telespectador confere quais foram os resultados obtidos por alunos e professores que tiveram suas rotinas acompanhadas pelo quadro, comandado por Zeca Camargo. Há aqueles que comemoram a chegada das férias e outros que se lamentam por causa das provas de recuperação que se aproximam.

O 'Fantástico' vai ao ar aos domingos, logo após o 'Domingão do Faustão'.

Roberto Ravioli cozinha para Angélica

Posted: 16 Dec 2011 08:30 PM PST


O chef paulistano Roberto Ravioli prepara um prato especial no 'Estrelas' deste sábado, dia 17. A receita que ensina a Angélica é um ravioli de cordeiro ao burro (manteiga) e sálvia. Reconhecido por sua dedicação à culinária italiana, Ravioli já cozinhou para nomes de peso como Luciano Pavarotti e Ayrton Senna. No bate papo com Angélica, ele explica por que é chamado de "chef estrelado". "Acredito que o apelido seja por uma excelência no trabalho e por estar sempre junto com as raízes. A minha cozinha é a da casa da gente, de lembranças que tenho da nonna e da minha mãe", conta Ravioli.

No programa, Angélica ainda visita a casa de Galvão Bueno em Londrina, no Paraná, e bate um papo emocionante com o comentarista esportivo. A loira também vai ao museu de arte popular Casa do Pontal, no Rio de Janeiro, acompanhada pela melhor jogadora de futebol do mundo: Marta Vieira da Silva.

'Estrelas' tem direção de núcleo de J.B Oliveira, o Boninho, direção geral de L.P Simonetti e redação final de Leila Maia. A atração vai ao ar aos sábados, logo após o 'Jornal Hoje'.


O melhor episódio de Modern Family dos últimos tempos (3X10)

Posted: 16 Dec 2011 05:30 PM PST


E teve boatos de que Modern Family estava na pior...

Quer dizer, estava. A temporada anterior foi sofrível. O início dessa terceira deu uma leve melhoradinha. E esse episódio de "não Natal" veio para dar esperanças de que é possível recuperar os bons momentos do ano que mereceu um Emmy.

Esse episódio foi i-n-t-e-i-r-i-n-h-o cheio de boas situações.

Seja por Jay e Cam mais uma vez tendo um "lance", o tremelique sem fim de Phil, Claire e a filha aprontando no supermercado, Gloria, Luke e "Look" - com o anjinho atropelado - e a árvore de Mitch, também atropelada.

Até o final foi sensacional com os chifrinhos de cachorro, pra irritação total de Cam.

E teve mais: Phil tendo tremilique e se jogando em Cam na árvore arrebentada de Natal.

Hilário!

Eu até arriscaria dizer que nem é o melhor dos últimos tempos mas o melhor desde a estreia.

Love it!

Um especial de Natal que não teve a intenção de ser e acabou virando o melhor de todos

Posted: 17 Dec 2011 06:47 AM PST


Como assim melhor de todo se ainda nenhum foi exibido? Pois é, mas tenho certeza absoluta que nenhum deles será tão emocionante e real quanto o último bloco do Chegadas e Partidas desta semana.

Não era um especial de Natal, mas, se fosse exibido na semana que vem, com certeza poderia ter essa classificação.

Astrid Fontenelle chegou naquelas pessoas paradas ali no aeroporto já tratando da emoção das moças junto do que ela chamou de avó.

Não era avó, era uma desconhecida. Sim, uma desconhecida.

Pediram para uma das moças tomar conta dessa senhora por uma noite pois ela estava sozinha e, o que era pra virar uma ajuda de momento, fez com que essa senhora se tornasse parte da família.

Eles correram atrás do tratamento, contribuíram para sua melhora e permitiram que essa desconhecida ficasse em sua casa.

Sério, no mundo de hoje, quem tem coragem de colocar uma pessoa que você não conhece dentro de casa, sendo que tá difícil colocar até os conhecidos?

Tanto é verdade que muitas senhoras como ela estão abandonadas em asilos ou sofrem nas mãos de filhos ou noras e afins. Detalhe importante: o pai das meninas viajou com ela pra Rondônia pra acompanhá-la na volta pra casa!

Lindo, lindo da parte dessa família esse ato de generosidade!

E aí esse episódio do programa, sem querer querendo, e nem Astrid esperava por isso, nos dá uma esperança, mesmo que pequenininha, de que ainda existe esperança para a humanidade.

Sim, a gente está sabendo da vaca cretina que matou o cachorrinho e tem um monte de gente ordinária como ela por aí, mas, putz, graças a Deus ainda existem pessoas boas nesse mundo!

Por histórias como essa o Chegadas e Partidas foi eleito pela APCA como o melhor programa de 2011.

Eu gosto e gosto porque me coloca pra pensar, assim como a novela A Vida da Gente. Eu reavalio minha vida, penso nos outros. Reflito.

E é o que falta na TV: gente pensante que faça pensar.

Ah, e especial de Natal é exatamente isso: falar de v-i-d-a, não de Papai Noel!

Parabéns Astrid e equipe, vocês mereceram!

::

O programa ainda está sendo reprisado pelo GNT, assista ao menos o último bloco. É uma lição de vida!

Record cancela mais um programa. Lixo de emissora!

Posted: 16 Dec 2011 10:38 AM PST



Quem não sabia? Depois de cancelar Marcas da Vida a Record colocou no ar a reprise de A história de Ester e, como já fez com Essas Mulheres, cancelou a exibição. Com uma diferença: passaram a faca e reduziram a minissérie de dez para três capítulos.

Não dá nem pra medir as palavras, é coisa de gente burra, convenhamos. Se a produção ocuparia apenas duas semanas da grade, porque mais uma vez preferir fazer o telespectador de idiota?

Mas esse é o jeitinho Record. Por isso, como fui um excelente menino, meu pedido ao Papai Noel é que essa emissora vá para a chon! Que vá perdendo posições para todos os canais brasileiros.

Não, não quero que aconteça o mesmo que ocorreu com o SBT. O canal de Silvio Santos, por mais que mudasse a grade, nunca foi prepotente, arrogante, mesquinho, agressivo e tantos outros adjetivos.

Agora tem o seguinte: se esse ano foi difícil pra Record...

Cada vez eu me divirto mais. Se a Record está perdidinha e não está conseguindo lidar com as investidas do SBT, imaginem ano que vem?

Bem, O Astro terminou e começaram os boatos de que a Globo estrearia a nova novela das 23h no início do ano. Disseram que era porque a Record iria estrear A Fazenda mais cedo exatamente por estar com medinho.

Ao mesmo tempo já tinham publicado que o canal, como fez no primeiro ano, deixaria para o final de 2012, confinando o povo inclusive nas festividades.

Aí que...

A Globo, essa sim uma excelente estrategista, para não ter erro, escalou duas novelas das onze para no que vem. Ou seja, encurralou a Record.

Se a gente somar isso com a possível volta de Maria do Bairro e a estreia de Carrossel envolta de muita expectativa, poderíamos dizer...

Ai como a Globo e SBT tão bandidas!!!

#bemfeito #chuparecord

É a velha história de que a gente colhe o que planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !