domingo, 18 de dezembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Record: quando a busca por resultado rápido implica em erros bobos.

Posted: 18 Dec 2011 06:00 AM PST


Se há uma lição que muitas emissoras devem ter aprendido nessa luta pela audiência, é que a inconstância das grades de programação é um dos maiores pecados que se pode cometer. Aliás, não é pra menos: ela vai contra qualquer espécie de bom senso.

Basta um pouco de raciocínio para entender a razão: fidelizar público exige parâmetro, constância, solidez. O seu telespectador tem de saber que, se colocar no canal "x", na hora "y" estará dando o programa "z". Ok, usando uma analogia matemática pode parecer complicado, mas em resumo, isso significa que, se eu não quero perder algum programa no qual estou interessada eu devo saber o horário em que ele será exibido.

Óbvio, não? Ainda mais quando uma emissora em especial deu esse exemplo de forma retumbante, afinal durante muitos anos qual foi a maior marca do SBT além do nome Sílvio Santos? Justamente a grade flutuante, que também contribuiu como uma das responsáveis pela crise vivida nos últimos tempos. Lição essa que parece ter sido aprendida pelo SBT, mas que não necessariamente parece ter servido de exemplo. Quem observou a programação de algumas emissoras deve ter notado esse pequeno problema. Especificamente a Record.

O exemplo mais recente vem justamente dela, onde nesta semana cancelaram o vespertino "Marcas da Vida" e colocaram em seu lugar o reprise da minissérie bíblica "A história de Esther". Mudança repentina que ainda deu espaço para outra reviravolta: como o reprise não teve um bom desempenho aos olhos da cúpula, picotaram o material, que tinha dez capítulos para três e com isso regularizar sua grade para a próxima semana. Grade dançante? Imagina...

É estranho ver uma tentativa desesperada de crescimento. Tudo bem que ela tenha a ambição de crescer e se equiparar em termos de audiência e tamanho à emissora líder: esse é o sonho de todas, mesmo que as chances sejam ínfimas. O problema é ter todas as armas nas mãos e usá-las de forma equivocada, cometer erros bobos com resultados mais do que conhecidos.

Não basta ter todas as armas quando o pecado é justamente aquilo que há de mais óbvio em termos de erro: falta de planejamento.
_______________


* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br) 

Rede Globo exibe disputa do Santos pelo título Mundial de Clubes

Posted: 18 Dec 2011 01:00 AM PST


A Rede Globo exibe ao vivo na manhã deste domingo, dia 18, para todo Brasil, o jogo do Santos pela final do Mundial Interclubes, realizado no Japão. O adversário do clube paulista será o vencedor de Barcelona e Al-Sadd, do Qatar, que se enfrentam nesta quinta-feira. O Santos garantiu a vaga depois da vitória de hoje por 3 x 1 em cima do Kashima, do Japão.

A partida de domingo tem narração de Cléber Machado, com comentários de Walter Casagrande e Arnaldo Cezar Coelho. A reportagem é de Abel Neto, que acompanha o time santista direto do Japão.

O jogo do Santos vai ao ar na manhã deste domingo, dia 18, logo após o 'Globo Rural'.

Natal é tema da reportagem do ‘Pequenas Empresas Grandes Negócios’

Posted: 17 Dec 2011 10:00 PM PST


Na edição do 'Pequenas Empresas Grandes Negócios' deste domingo, dia 18, as reportagens trazem a gastronomia molecular, histórias de empresários que conseguiram superar grandes dificuldades e atingiram o sucesso, e ainda a combinação entre Natal e negócios.

Nesta época do ano, é impossível não associar o Natal aos negócios. A figura do bom velhinho estimula o mercado e inspira colecionadores. A empresária Cecília Dale tem uma rede de lojas de móveis e decoração que oferece árvores, guirlandas, velas e bonecos de Papai Noel, num total de 30 mil itens. Nesta época, os produtos representam 80% do faturamento da loja. Já o empresário David Mayo começou seu negócio em 1999 e investiu 200 mil reais para montar a estrutura do curso e a loja para vender materiais de Natal. Todo final de ano mais de 700 pessoas passam por lá para aprender técnicas de artesanato. O trabalho já rendeu frutos para outros interessados, como é o caso de Rita Pereira, que fez o curso há um ano e já montou um ateliê.

Outra reportagem traz a gastronomia molecular, a arte de preparar alimentos de formas diferenciadas. Atento a oportunidade, o empresário Cássio Prado criou uma empresa que desde 2009 ensina a técnica, com aulas práticas, e prepara jantares especiais. Em suas aulas, o chef mostra como são os processos químicos para fazer um creme de manga ou transformar o azeite tradicional em pó.

Ainda no programa, duas histórias de empresários que superaram dificuldades e hoje são donos de grandes empresas. Nascido em Osasco, na Grande São Paulo, Rogimar Rios, de 34 anos, é dono de uma franquia de móveis planejados no bairro da Móoca, zona leste de São Paulo. Ele está no mercado há nove anos, mas antes passou pela pior experiência da vida quando foi preso em um tentativa de roubo, em 2002. Depois de cumprir a pena, Rogimar começou a trabalhar no mercado moveleiro e, com apenas 700 reais no bolso, propôs sociedade aos donos da loja em que trabalhava. Com o tempo, a loja cresceu e o empresário conseguiu dinheiro para comprar uma franquia. Hoje, ele atende 80 clientes por mês e fatura um milhão de reais por mês.

Outro caso de sucesso é do empresário Marco Franzato, dono de uma marca de moda que confecciona sapatos e acessórios femininos. Iniciou sua confecção em 1993 com o dinheiro da venda de um carro, na época cerca de oito mil dólares. Atualmente, a empresa tem 200 funcionários, que produzem 230 mil peças por mês. A marca do empresário fatura cerca de 300 milhões de reais por ano.
O 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' vai ao ar todos os domingos, logo após 'Antena Paulista'.

Repórter acompanha torneio dos últimos colocados que disputam vaga para Copa 2014

Posted: 17 Dec 2011 06:00 PM PST


Nesta segunda-feira, dia 19, estreia no 'Jornal da Globo' a série 'Jogos de Outro Mundo'. Em cinco matérias, o repórter Andrei Kampff apresenta a trajetória das quatro seleções últimas colocadas no ranking da Fifa, que sonham com uma vaga para a Copa de 2014. "Esses países que vamos mostrar são muito pequenos, Ilhas Cook por exemplo tem 11 mil habitantes. Então é muito difícil montar seleção de futebol, mas as pessoas são apaixonadas pelo esporte. Isso mostra que a Copa do Mundo já começou até em lugares difíceis de se imaginar!", diz Kampff.

A equipe desembarcou na Oceania para mostrar a primeira fase das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. E foi aos países de Samoa, Samoa Americana, Tonga e Ilhas Cook, as últimas colocadas no ranking da FIFA. "É legal pensar como em um mundo tão diferente também há pessoas apaixonadas pelo futebol. Esse esporte é capaz de dar alegria independentemente do sucesso de suas seleções", completa.

A matéria de estreia conta a história de Samoa, sede do torneio. Vítima do tsunami que assolou o país em setembro de 2009, ainda hoje é possível ver destroços de casas, carros arrastados pela água e barcos que foram para o meio da estrada. Na reportagem, a história do camisa nove da seleção: Faaiuaso, que durante a tragédia serviu como voluntário.

Nos dias seguintes, serão apresentadas histórias e personagens de cada país. Em Samoa Americana, o goleiro Nicky é uma das lendas do futebol. Em abril de 2001, a Austrália goleou Samoa Americana por 31 a 0 e Nicky era o goleiro titular. Mesmo após a derrota histórica, ele continua no posto e diz que gostaria de enfrentar novamente a Austrália, em uma revanche para mostrar como mudou. Outro nome forte no país é o de Ramim Ott, o primeiro jogador a marcar um gol oficial para Samoa Americana, considerado o grande ídolo do futebol. Além de jogador, Ott também é soldado americano. Pediu licença do exército para participar deste torneio e, após os jogos, começa o treinamento para ir ao Afeganistão.

Em Tonga, o técnico de futebol é um australiano de 26 anos que encarou o desafio de treinar esta seleção. Morou mais de um ano no país e lá aprendeu os costumes, as rezas e a língua dos jogadores para conseguir se aproximar do time. E nas Ilhas Cook, após a primeira derrota o treinador da seleção foi demitido e o capitão do time assumiu o posto de uma hora para outra, sem nenhum aviso ou preparo.

A série 'Jogos do Outro Mundo' vai ao ar a partir de hoje, dia 19, no 'Jornal da Globo', que é exibido após 'Tela Quente'.

O aniversário de Janete do Zorra hahaha

Posted: 17 Dec 2011 03:00 PM PST


No 'Zorra Total' deste sábado, dia 17, Janete (Thalita Carauta) está toda animada e enfeitada porque é o dia de seu aniversário. Ela lembra Valéria (Rodrigo Sant'anna) sobre a data, e a "assessora de poeiras e detritos" finge que esqueceu. Na verdade, a best friend de Janete montou uma festa surpresa para a amiga. Enquanto a aniversariante se emociona, Valéria se diverte com a colega.

Em outra situação das amigas, Janete conta seu sonho de conhecer os parques de diversão dos Estados Unidos e pegar um sol nas ondas do Havaí. Valéria aproveita a oportunidade para provocar a loira, que cai na gargalhada.

'Zorra Total' tem direção de núcleo e geral de Maurício Sherman e redação final de Gugu Olimecha. A atração vai ao ar aos sábados, logo após 'Fina Estampa'.

Globo e Record, nada a ver! Tãnãnã nããã

Posted: 17 Dec 2011 11:27 AM PST


Lembram daquela vinhetinha da Globo que dizia "Globo e você, tudo a ver"?

Pois é, nos últimos anos a Record tentou xerocar a poderosa contratando estrelas - juntamente com o pessoal dos bastidores -, adotando estilos parecidos em telejornais e demais produções. Queriam vencer, mas "de igual pra igual", segundo sonhavam.

Nesse meio tempo a Globo nunca desceu de seu pedestal e demonstrou publicamente que a "concorrente" representava alguma ameaça. Enquanto a Record perdia tempo bolando novos editoriais contra a rede dos Marinho, a Globo foi pensando em estratégias para tentar estancar a queda de audiência e, ao mesmo tempo, evitar uma aproximação ainda maior.

Mas nem precisaram gastar muito tempo, a Record tinha pressa e, por isso, deixou a qualidade que copiava da outra de lado e apostou em sensacionalismo. Fez ligeiro sucesso com tiroteios em jornais e novelas, mas, aparentemente, o público não anda muito interessado nesse tipo de atração.

Aí que nesse meio tempo o canal do bispo já estava bem sujinho. Parou de crescer.

O resultado? Como não acertavam uma, e nesse ano simplesmente não acertaram nada - e ainda viram produtos de sucesso como Jornal da Record e Hoje em Dia em queda livre -, o SBT fez o mesmo que a Record anos atrás: foi comendo pelas beiradas.

Edir e cia diziam que a emissora de Silvio Santos não significava mais nenhuma ameaça e pararam de se preocupar. Agora, veja que coisa, por conta das reprises vespertinas do canal de Silvio Santos a Record, só nesta semana, mudou a grade de programação três vezes, sem qualquer respeito com o telespectador que, insisto, já não está muito satisfeito.

A situação é igual a do SBT de um tempo atrás? Não, eu vejo como pior. Por mais que a audiência tenha caído Silvio Santos e sua trupe nunca perderam a credibilidade ou criaram inimizades, diferente da outra cuja lista de inimigos só faz crescer - e a culpa é sempre deles e de seus editoriais.

E se o canal passou 2011 "pavorano", num sentido nada bom, as expectativas para o próximo ano são tipo o salário do Professor Raimundo.

O que eu desejo? Sem pestanejar:

"Go SBT, go!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !