domingo, 25 de dezembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Neymar e Gusttavo Lima agitam o especial de Natal do Esquenta!

Posted: 25 Dec 2011 06:10 AM PST

O 'Esquenta!' preparou um especial de Natal para este domingo, dia 25. Regina Casé recebe o craque Neymar, que vai dançar, cantar e contar o dia em que se vestiu de Papai Noel para um grupo de crianças, filhos de funcionários do Santos. O jogador é quem convida a atração musical do dia, seu ídolo sertanejo Gusttavo Lima. Responsável pelo hit "Balada", o artista faz dueto com Neymar para cantar, além dessa música, também "Inventor de Amores".

Outro ilustre convidado deste domingo é Guti Fraga, o ator responsável pela criação do Nós do Morro. Ele conta como nasceu o grupo que, há 20 anos, tem revelado grandes atores no país e convida alguns deles para mostrar seus dotes musicais. Thiago Martins se apresenta com o Trio Ternura e, ao lado de Roberta Rodrigues e Marcello Melo Jr., do Melanina Carioca, cantam um medley de funks antigos.

Os competidores do 'Calourão' vão apresentar os sucessos de venda deste Natal nos mercados populares. Os camelôs concorrentes vão ter que "vender" para a plateia do programa seus produtos mais cobiçados. O melhor deles será escolhido pelo corpo de jurados e comentaristas, formado por Fabio Porchat, Maíra, Camila e os convidados do dia: Babi, esposa de Arlindo Cruz, e Thalita Pugliese.

O figurino de Regina Casé e todo o elenco, além do cenário do 'Esquenta!' estarão caracterizados para a data comemorativa. As crianças, vestidas de árvores de Natal, vão ajudar a apresentadora a montar um presépio e contar a história do nascimento do Menino Jesus. A trilha natalina dominical é garantida pelo Coral das Meninas de Petrópolis.

Atores contam histórias natalinas no Fantástico deste domingo

Posted: 25 Dec 2011 03:14 AM PST

O último 'Fantástico' do ano, que vai ao ar no próximo domingo, dia 25, embarca no clima natalino e lembra também algumas histórias que marcaram o ano de 2011. Qual foi o seu Natal inesquecível? Atores da Rede Globo respondem à pergunta do programa e contam histórias sobre suas festas de final de ano mais marcantes. O telespectador confere depoimentos de Thiago Lacerda, Carolina Dieckman, Rodrigo Hilbert, Adriana Birolli, Nicete Bruno e Christiane Torlone. Rodrigo Hilbert lembra, por exemplo, do curioso Opções de postagemepisódio de quando organizou uma surpresa para os filhos pequenos: na noite de Natal, um Papai Noel entregaria os presentes. Mas ao invés dos meninos adorarem a ideia, morreram de medo do Bom Velhinho e só relaxaram quando ele se despediu e foi embora.

O correspondente Carlos de Lannoy mostra, em Jerusalém, o local em que nasceu o menino Jesus e o caminho percorrido por ele nos seus últimos dias. Ilze Scamparini traz uma reportagem especial, gravada na Itália, sobre um dos presépios mais antigos do mundo. No Brasil, a repórter Sonia Bridi aproveita o último programa do ano para visitar quatro personagens que passaram pelo 'Fantástico' e emocionaram o Brasil em 2011. Entre eles, o menino Marcos, de Teresópolis, que foi arrastado por quatro quilômetros no meio de entulhos, na enchente que atingiu a  região serrana do Rio de Janeiro. E Nazaré, uma mulher que sofria de uma grave doença e, depois de ter um marcapasso implantado em seu cérebro, voltou a levar uma vida normal. A repórter encontra também o Padre Marcelo de Santo Antônio, que, durante uma manifestação na praça de sua cidade, abrigou as pessoas dentro da igreja para protegê-las dos tiros da polícia, salvando suas vidas. Um dos meninos do colégio Tasso da Silveira, em Realengo, mostra o trabalho que faz no coral da escola e fala sobre a nova rotina dos alunos após a tragédia que chocou o mundo.

O 'Fantástico' revela ainda os efeitos especiais usados na produção do filme 'Aventuras de Tintin: O Segredo de Licorne', nova superprodução assinada por Steven Spielberg. A repórter Cecília Malan conversa, em Londres, com Spielberg e com o produtor Peter Jackson sobre esta adaptação para os cinemas, em tecnologia 3D, da história do famoso personagem de quadrinhos criado pelo belga Hergé, no final da década de 1920. E Álvaro Pereira Junior entrevista, no México, o ator Jamie Bell, que faz o personagem principal no longa, e Andy Serkis, o intérprete do capitão Haddock.

O 'Fantástico' vai ao ar aos domingos, logo após do 'Domingão do Faustão'.


‘Nas Ondas’ leva competidores para Itacaré

Posted: 24 Dec 2011 10:12 PM PST

O 'Nas Ondas', reality do 'Verão Espetacular', desembarca pela primeira vez na Bahia e leva seus competidores para surfar as ondas de Itacaré. Paulo Zulu, Diego Alemão e Pedro Scooby são alguns dos nomes que participam da terceira edição do reality e testam suas habilidades em provas de surfe, trilha, arvorismo, prancha a remo, rafting, melhor manobra e fute-tênis. A disputa será exibida no 'Esporte Espetacular' dos dias 25 e  01º de janeiro de 2012, além de ter matérias no 'Globo Esporte' da semana do dia 26.

Além de provarem suas habilidades esportivas, os participantes tiveram que se virar para compor uma música e fazer uma receita de chocolate com o fruto típico da região, o cacau. Inspiradas pelo local que serviu de locação para esta edição, as duas equipes foram batizadas de 'Dendê' e 'Cacau'. Cada grupo tem cinco integrantes: uma personalidade, dois surfistas profissionais (um homem e uma mulher) e dois internautas. As equipes são:

- Cacau: o ator e modelo Paulo Zulu, os surfistas profissionais Bruna Schmitz e Pedro Scooby e os internautas Suzan Kato e Pedro Menezes;

- Dendê: o ex-BBB Diego Alemão, os surfistas profissionais Marina Werneck e Guilherme Tripa e os internautas Fernanda Infanti e Cristovão Baltazar.

Carol Barcellos comanda a apresentação da disputa. Ademar Freire, Binho Nunes e Danylo Grillo são os juízes e Pedro Muller, o diretor da prova de surfe e comentarista desta edição. O cantor Diogo Nogueira faz uma participação especial no programa: além de comentar a prova de surfe, ajuda os competidores durante a prova da música. Mariana Cartier e André Gallindo são responsáveis pelas reportagens e Ricardo Porto assina a direção.

Cerca de 50 profissionais da Rede Globo foram a Itacaré. Pela primeira vez os participantes ficaram hospedados juntos, em uma casa colonial localizada a apenas 30 metros da Prainha, principal locação do programa. Outra novidade é que duas câmeras fixas foram instaladas na casa, para registrar o dia a dia dos competidores. Durante os sete dias de filmagem, cerca de 400 horas de gravação foram capturadas, sempre em câmeras de alta definição. Também foram usadas câmeras subaquáticas, além das que filmam em super câmera lenta.

'Nas Ondas' será exibido no 'Esporte Espetacular' dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2012, logo após o 'Auto Esporte'. E no 'Globo Esporte' de 26 a 31 de dezembro, logo após o 'Praça TV 1ª edição'. Enquanto o reality estiver no ar, o Globoesporte.com publicará diariamente informações exclusivas sobre o programa em www.globoesporte.com/veraoespetacular.

Fiuk e Maria Rita participam do ‘Altas horas’

Posted: 24 Dec 2011 05:40 PM PST

Fiuk e Maria Rita são convidados do 'Altas Horas' deste sábado, dia 24. O cantor está divulgando seu primeiro álbum solo "Sou Eu" e a cantora interpreta sucessos de sua carreira. Serginho Groisman também recebe na arena do programa a modelo Fernanda Tavares, o comediante Ary Toledo, a atriz mirim Klara Castanho e o técnico de MMA (Mixed Martial Arts) Dedé Perdeneiras. E ainda um musical com a contrabaixista Esperanza Spalding.

Fiuk conta que está contente com seu novo trabalho e sobre a experiência de gravar o clipe da música "Quero toda noite" na comunidade do Vidigal, Rio de Janeiro. "Fomos ao Vidigal sem conhecer ninguém, apenas com uma câmera. Tivemos uma ótima receptividade da população local. Foi um momento inacreditável e o resultado ficou ótimo".

Já Maria Rita responde a plateia do programa quando questionada sobre a sua opinião do que é produzido atualmente na música brasileira: "Acho que tudo é válido e importante musicalmente. É necessário apenas manter a nossa identidade cultural que é valorizada no mundo inteiro".

Dedé Perdeneiras fala sobre como o MMA é encarado atualmente pelas pessoas: "O pessoal, hoje em dia, entende que é um esporte, que precisa de treinamento e disciplina".  E a atriz Klara Castanho comenta que seu pai adora assistir às lutas de MMA. "Lá em casa, é comum meus pais assistirem aos campeonatos de lutas", conta.

Durante o programa, Ary Toledo conta piadas. E Fernanda Tavares fala de seu atual momento profissional: "A adrenalina continua. Só viajo menos por causa do meu filho. Acho super importante se dedicar à família". Ainda no programa, o quadro ' Sexo' de Laura Müller.

2011: o ano da virada, de reencontros e do tiro no pé

Posted: 24 Dec 2011 02:41 PM PST

Fim de ano... época de retrospectiva, não é mesmo? Basta chegar o mês de dezembro para que o espírito de reflexão comece a tomar conta de todos, e claro, se todos tem o seu momento para relembrar, esta coluna não será uma exceção. E olha que 2011 foi um ano certamente muito propício para aprendizado e vitórias.

Embora muitas pessoas custem a acreditar no espírito de renovação da nossa TV, 2011 certamente foi um ano no qual aconteceram boas surpresas para mudar a mentalidade dos mais pessimistas dos telespectadores. Claro, não dá pra deixar a todos satisfeitos, mas talvez os acontecimentos tenham agradado e surpreendido um bom número de pessoas.

Quais mudanças? Que tal começar pela emissora líder e a histórica dança das cadeiras de seus jornalistas e principais âncoras? Aliás, mudanças essas que chegaram até o intocável Jornal Nacional. Ok, neste caso, uma mudança que aconteceu por conta própria e levou Fátima Bernardes em busca da realização de um projeto antigo, mas o bastante para virar o jogo em todos os sentidos.

Quer mais mudanças? Que tal emissoras que finalmente se reencontraram? Esse parece ter sido o caminho do SBT. Depois de uma crise que digamos devastou os domínios de Sílvio Santos a emissora teve de finalmente pensar em ser mais do que um hobby de seu proprietário e passar a dar lucro. Isso significava espantar a acomodação e retomar a vice liderança perdida para a Record. E acredite se quiser, isso vem acontecendo sem que seja preciso maiores esforços do que acabar com a história da grade flutuante e de um adversário que dá tiros no próprio pé.

Que adversário é esse? Creio que nem seja preciso deixar explicito, pois seria um lugar comum. Quem acompanha essa coluna deve ter notado que as coisas não andam boas para a emissora da Barra Funda. Claro, não se trata necessariamente de azar ou de má vontade de seus telespectadores e da mídia que cobre TV, mas também de erros de sua própria autoria. Afinal, a quem você pode culpar pelos prejuízos trazidos por uma grade de programação tão dançante quanto um pancadão carioca? O telespectador e o jornalismo é que não é...

E não que a Record não acerte: pelo contrário. Rebeldes foi um grato acerto neste ano. Produto eles tem assim como capacidade para produzir algo que valha a pena. Há de se fazer justiça aos acertos de outrora, mas o que adianta ter o produto e capacidade, ter a faca e o queijo na mão pra depois cometer erros tão bobos? Que não se esqueçam: a volta do SBT à briga ainda se dá a custa de reprises de enlatados e mexicanos.

Por fora dessa briga pela audiência ainda podemos falar de novelas. Este foi o ano em que reprises foram o carro-chefe: tivemos o Viva no caminho trazendo obras capazes de despertar a atenção do público pela atualidade, mesmo falando de algo produzido na década de 1980 ou anteriores. Tivemos também adaptações à título de teste, como foi o caso de O Astro, readaptada como uma experiência cujos resultados tem tudo pra dar certo. Reprises são um método confortável e relativamente seguros, seja elaborados ou não. Afinal, pode ser uma novidade relativamente recente em termos de horário nobre, como o caso da Globo, mas o SBT já sabe disso há séculos...

Ainda sobre novelas, o inédito também rolou trazendo boas surpresas: o que dizer da magia de Cordel Encantado? Para quem não aguentava mais a aridez do realismo, um pouco de leveza não faria mal a ninguém: quem dirá então a mistura entre reinos e sertões. Coisas que em circunstâncias de dita normalidade não teriam qualquer relação, mas nada que um pouco de imaginação não pudesse dar conta.

Renovação? Virada de jogo? 2011 até teve. Retrospectiva grandinha essa, mas tendo em vista que se trata do último artigo da coluna deste ano, com certeza vale a pena. E claro, nem é preciso imaginar que tendo em vista esse finalzinho de ano, 2012 promete.

_______________

* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br) 

2011: O ano em que Globo e SBT se reencontraram com seu público

Posted: 24 Dec 2011 08:57 AM PST

2011 vai ser marcado como o ano em que a Record deu um tiro no próprio pé e, por não procurar um médico, segue agonizando. Mas não é o momento de falar do que não vale a pena, essa já é carta fora do baralho.

Esse foi um período em que duas emissoras se destacaram enquanto a outra brincava de fazer TV.

O SBT fez um retorno às origens, não totalmente. A grade voadora deu espaço a uma proposta diferente, o canal, aparentemente, aprendeu com os erros do passado.

Voltaram a apostar em reprises e, surpreendentemente, deu certo. É engraçado, afinal, nos últimos tempos testaram diversos formatos e nenhum, insisto, nenhum alcançou a mesma repercussão que as reprises. De Pantanal a Marimar, passando por Chaves e Um Maluco no Pedaço, tudo que tinha um mofinho ganhou a simpatia dos telespectadores.

Lógico que também vieram com novidades como Um Milhão na Mesa e a volta de Gabi, mas, tirando o novo programa de Silvio Santos, a novela protagonizada por Thalia foi a grande sensação, garantindo inclusive a liderança em dados momentos.

Falando em liderança, a Globo se reestruturou. Concorrência é bom exatamente por isso, bota o povo pra trabalhar, criar. E foi o que fizeram.

A programação noturna nunca teve tantas novidades e as manhãs foram modificadas a ponto de o canal decidir dar um basta aos infantis.

2011, aliás, foi um ano em que o sensacionalismo, apesar de ainda ser explorado, deixou de ser significativo no quesito audiência.

Parece, inclusive, que a sessentona TV brasileira finalmente resolveu que era a hora de mudar, sofrer uma plástica.

A Ponto de Vista, nesses dois anos, tem orgulho de ter contribuído para esse debate.

São mais de 260 artigos, cerca de 90 meus, do Wander e da Manu. Na maioria do tempo, falamos de TV. Propomos soluções, discutimos os erros e registramos acertos. É um projeto vitorioso.

Ainda não foi "renovado" para uma terceira temporada, mas é possível dizer que, nesses dois anos, o sentimento da PV é de dever cumprido. Poucos os projetos em grupo na internet duraram tanto tempo.

Obrigado a você internauta pelo prestígio. Esse é o último artigo do ano e, portanto, fica meus sinceros votos de um Feliz Natal e um ano novo marcado não pelo fim do mundo e sim pela renovação. "O futuro já começou"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !