terça-feira, 1 de março de 2011

Amigo De Cristo

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Ex-Pagodeiro dá Testemunho na Globo

Posted: 28 Feb 2011 05:45 PM PST

Ex-Pagodeiro dá Testemunho na Globo
Neste domingo (27)na Rede Globo o cantor Waguinho esteve louvando a Deus , no ESQUENTA, com Regina Casé, na ocasião o cantor apresentou ao público brasileiro a música "Segura na mão Deus" e falou da transformação de Deus em sua vida

O pagodeiro Waguinho já teve suas músicas gravadas por inúmeros sambistas, pagodeiros e grupos de axé. Hoje, as suas letras e seu trabalho estão voltados para a pregação como pastor. Waguinho atualmente realiza um trabalho de evangelização em presídios, e a pregação é feita com muito pagode.

A melhor maneira de chegar aos ouvidos dos detentos, segundo Waguinho, é por meio do que eles mais gostam de ouvir, que é o pagode. Sua letra "Dono da boca", por exemplo, é uma pregação direcionada aos envolvidoscom o tráfico.

E, agora como pastor, o domingo do Waguinho não poderia ser diferente, é um dia de muita pregação. Em uma conversa com o site do Esquenta! ele conta mais sobre essa mudança no seu trabalho e explica como está sendo entrar nas carceragens do Brasil para levar a palavra de Deus através do pagode!

Neste domingo, Waguinho esta no palco do Esquenta! para falar sobre o preconceito religioso contra os evangélicos. E vale lembrar, no Esquenta! não há lugar para nenhum tipo de preconceito!

Assista:



Com informações Galileo / Youtube

Filho do Bispo Edir Macedo, Simula Masturbação com a Bíblia.

Posted: 28 Feb 2011 04:10 PM PST

Filho do Bispo Edir Macedo, Simula Masturbação com a Bíblia.
O rapaz é filho caçula e o único adotivo. O fundador da Igreja Universal de Deus tem também duas filhas, ambas casadas com pastores. Moyses postou no canal vídeos nos quais ele aparece em cenas eróticas. Em um deles, simula uma masturbação com a Bíblia.

O canal tem mais de 300 mensagens de internautas. Muitas delas tentam converter o filho rebelde do Macedo. Crisciane Cardoso, por exemplo, escreveu que ele tem de seguir outro rumo, o de Jesus.

"Não quero te ofender, mas no fundo você sabe que o que está fazendo é errado."

Crisciane não entendeu a alusão de "máfia" com a Igreja Universal e pediu que Moyses explicasse a frase.

O rapaz não usa o sobrenome Macedo. No Youtube, ele se assina como Moysesnyc. Seu nome artístico é Mikefoxx.

Ele gravou CDs de músicas gospel e uma delas foi aproveitada em uma novela da Record, emissora do pai. Agora, ele está submerso no ostracismo.

Moyses parece ter gostado como a MTV noticiou com humor o vídeo da masturbação porque colocou as imagens da emissora em seu canal (ver abaixo).

Ele mora nos Estados Unidos, mas aparentemente não com o pai e a mãe.

Moyses não aparece nas fotos de família que Edir Macedo tem publicado em seu blog.

Veja vídeo onde o filho de Edir Macedo faz gestos obscenos com a Bíblia



Paulopes Com informações do canal no Youtube de Moyses / MTV via o Galileo

Jornalista Polêmico, diz que Rede Record é mantida com dinheiro da Igreja Universal

Posted: 28 Feb 2011 02:22 PM PST

Jornalista Polêmico, diz que Rede Record é mantida com dinheiro da Igreja Universal
Em sua coluna na Folha de São Paulo desta quinta-feira, dia 24, o jornalista Juca Kfouri afirmou que o dinheiro da Rede Record vem dos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, a igreja e a TV pertencem ao bispo Edir Macedo.
O tema veio a tona no texto que falava dos seis clubes de futebol que deixaram o "Clube dos 13″. Segundo o jornalista eles assim o fizeram para negociar de forma independente os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. "Porque os que saíram (Botafogo, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama) não querem saber de mudanças e preferem a Globo".
"Eu, aliás, também preferiria, ainda mais que o dinheiro da Record é uma forma de concorrência desleal, porque vem da Iurd", escreveu Juca.
O jornalista também  já seu envolveu em polêmica com Kaká, por causa da religião do jogador.
 Meu comentário:
De onde vem o dinheiro da Record ?, não é da conta do cidadão acima! A Rede Record é uma empresa de televisão  e milionária, e com certeza o faturamente dela com publicidades e varios outros produtos, a isenta de qualquer necessidade retroativa financeira, é cada uma! O pessoa ai vive é de semear a discódia em sua coluna, pobreza de espírito!
R.Falbo

Informações: Gospel Prime

Versículos Bíblicos, que ajudam fortalecer a Fé

Posted: 28 Feb 2011 01:51 PM PST

Versículos Bíblicos, que ajudam fortalecer a Fé
Abaixo você encontrará alguns versículos Bíblicos, que ajudam fortalecer a Fé, e que também representam o testemunho da Bíblia sobre a importância das orações, assim como a importância na constância da exatidão na comunhão com Deus através da palavra, meio fiel de manter-se conectado com a plenitude do Espírito Santo. No eterno amor de Cristo, que Deus abençoe a cada um assim como também atendendo e indo de encontro com todas as nossas necessidades!

  • Antigo Testamento
Buscai o Senhor, enquanto se pode encontrar; invocai-O, enquanto está perto.
- Isaías, 55:6

Toda a carne virá prostrar-se diante de Mim e me adorará diz o Senhor.
- Isaías, 66:23

E acontecerá que, antes que eles clamem, eu os ouvirei; estando eles ainda a falar, eu os atenderei.
- Isaías, 65:24

Mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar"
- Isaías, 40,31

Meu coração, ó Deus, está preparado, o meu coração está preparado. Cantarei e entoarei salmos no meio da minha glória.
- Salmos, 107:2

Louvar-Te-ei no meio dos povos, Senhor. E entoar-Te-ei salmos entre as nações, porque a Tua misericórdia elevou-se acima dos céus e a Tua verdade até às nuvens.
- Salmos, 107:4

O Senhor está perto de todos que O invocam, de todos os que O invocam com sinceridade. Ele fará a vontade dos que o temem, atenderá a sua oração, e os salvará.
- Salmos, 144-18-19

Então as palavras da minha boca te serão agradáveis, e a meditação do meu coração será sempre na tua presença. Senhor, meu amparo e meu redentor.
- Salmos, 18:15

O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade. Ele satisfará o desejo dos que o temem, ouvirá seus clamores e os salvará.
- Salmos 144,18s

  • Novo Testamento

E, quando orais, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, a fim de serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê (o que se passa) em segredo, te dará a recompensa. Nas vossas orações não useis muitas palavras como os gentios, os quais julgam que serão ouvidos à força de palavra. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais.
- Mateus, 6:5-8

Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vosd serão dadas por acréscimo.
- Mateus, 6:33

Pedi, e vos será dado; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-vos-á.
- Mateus, 7:7

Jesus disse-lhes: Por causa de vossa falta de fé. Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará, e nada vos será impossível.
- Mateus, 17:20-21

Ainda vos digo que, se dois de vós se unirem entre si sobre a Terra a pedir qualquer coisa, esta lhes será concedida por meu Pai que está nos céus. Porque onde se acham dois ou três congregados em meu Nome, aí estou eu no meio deles.
- Mateus, 18:19-20

E tudo o que pedirdes com fé na oração o recebereis.
- Mateus, 21:22

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. O espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca.
- Mateus, 26:41

Por isso vos digo: Tudo o que pedirdes na oração, crede que o haveis de conseguir e que o obtereis. Quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que também vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe os vossos pecados.
- Marcos, 11:24-25

Vigiai, pois, orando sem cessar, a fim de que vos tornei dignos de evitar todos estes males que devem suceder, e de aparecer com confiança diante do Filho do homem.
- Lucas, 21:36

Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, porque é destes adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e em espírito e verdade é que o devem adorar os que o adoram.
- João, 4:23-24

Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.
- João, 14:13-14

Despedidas as turbas, subiu só a um monte para orar. Quando chegou a noite, achava-se ali só.
- Mateus, 14:23

Nós, porém, ocupar-nos-emos totalmente na oração e no ministério da palavra.
- Atos, 6:4

Justin Bieber diz que tem muito o que agradecer a Jesus!

Posted: 28 Feb 2011 12:51 PM PST

Justin Bieber diz que tem muito o que agradecer a Jesus!
Justin Bieber  diz que  tem muito o que agradecer a Jesus!
O novo fenômeno juvenil, que com apenas seus 16 anos já arrasa por onde passa com canções como "Baby", numa entrevista concedida à Rolling Stone, falou abertamente sobre temas que poderiam se enquadrar no "politicamente incorreto".
Justin Bieber teve uma infância difícil, com seus pais separados e vivendo de uma forma muito precária. Ele mesmo explica que o amor de sua mãe e a fé em Deus ajudaram eles a seguir adiante; por isso em suas declarações Justin Bieber sempre tem palavras de agradecimento à sua mãe, mas jamais se esqueceu "daquele de cima".

Segundo comentou à agência Associated Press, Justin Bieber acredita que tem muito o que agradecer a Jesus: "Sou cristão, creio em Deus e creio que Jesus morreu numa cruz por meus pecados. Creio que tenho uma relação com Ele, que posso conversar com Ele e que Ele é, realmente, a razão pela qual estou aqui, assim, definitivamente, não posso esquecer dEle. Logo que começo a esquecer da Sua pessoa, tenho que voltar atrás e recordar, é por isso que estou aqui".
O jovem, relacionado à sua fé, destaca que pretende transmiti-la onde puder: "Tenho a obrigação de plantar pequenas sementes entre os meus fãs. Não vou pressionar nem manipular a ninguém, mas ao final de um show sempre digo: 'Deus ama vocês!'"
Seu último single, "Pray", é uma tentativa de aproximar seus milhares de seguidores do que ele acredita, sem deixar de lado a ajuda humanitária; o melhor método para lutar contra as injustiças, a oração.

Além de declarar sua fé em Jesus, Justin Bieber comentou que gostaria de se casar e começar a ter filhos ainda na sua juventude, antes dos 30 anos. O cantor acredita que formar uma família é uma das melhores coisas que existem na vida e gostaria de desfrutar disso enquanto é jovem.

Na Revista Rolling Stone

Bieber, na revista Rolling Stone, opinou sobre política, saúde, amor e sexo, e não "morde sua língua" ao rechaçar abertamente o aborto: "É como matar um bebê", sustenta. Ao analisar casos que consideram habitualmente como exceções, disse que o mesmo é filho de mãe solteira. Pattie Mallete teve a Justin com apenas 18 anos de idade, e o cantor afirmou conhecer as dificuldades que foram enfrentadas por ela para levar adiante a sua família.
Bieber também opinou sobre política de maneira bem aberta, embora não se posicione diretamente como seguidor de um partido em específico. Assim, pronunciou-se contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. "O Canadá é o melhor país do mundo. Vamos ao médico e não temos com o que nos preocupar em pagar. Mas aqui, durante toda a vida de vocês, arruínam a muitos devido aos descontos médicos, isso não é ético", sentenciou.
Veja também!
Com informações Protestante Digital via  Gospel Prime

David Beckham faz tatuagem com imagem de Jesus

Posted: 28 Feb 2011 11:52 AM PST

David Beckham faz tatuagem com imagem de um Jesus
David Beckham, estrela do futebol, fez sua vigésima tatuagem e postou as fotos no Facebook. O desenho escolhido foi uma imagem de Jesus Cristo sendo carregado por três anjos. No entanto, o rosto de Cristo lembraria o rosto do próprio astro. Como pode ser visto na foto divulgada, ele está sendo carregado por três anjos que seriam os seus três filhos com a ex-Spice Girl Victoria: Romeo, Brooklyn e Cruz..
David Beckham faz tatuagem com imagem de um Jesus diferente
David Beckham faz tatuagem com imagem de um Jesus

O desenho foi feito três meses atrás pelo conceituado tatuador americano Mark Mahoney, de Los Angeles, onde Beckham vive enquanto joga pelo Galaxy. Mas só agora o meia resolveu revelar aos fãs. Foram necessárias duas sessões, num total de 12 horas, para concluir a imagem que cobre parte do peito do jogador.

O jogador explicou sua motivação: "É Jesus sendo carregado por querubins. Obviamente, os querubins são meninos, por isso escolhi a imagem. Creio que em algum momento de minha vida meus filhos terão de cuidar de mim. Como já disse antes, tudo o que está em mim tem um significado".
David Beckham faz tatuagem com imagem de um Jesus

A temática religiosa não é nova para o jogador. Entre suas muitas tatuagens estão um anjo no braço direito, outro anjo nas costas, além de uma cruz no pescoço, a frase "ore por mim" no pulso e uma outra imagem de Jesus na altura da barriga. Como sua esposa está grávida novamente, em breve pelo menos mais um anjo adornará o seu torso.

David Beckham faz tatuagem com imagem de um Jesus
Informações Agência Pava News

História da Música Gospel

Posted: 28 Feb 2011 08:31 AM PST

História da Música Gospel
por Daniel Latorre

Este artigo apresenta e ilustra o surgimento do Gospel. Hoje a música Gospel engloba varias influências. Mesmo com diferenças entre estilos de Gospel, a essência e a intenção devem permanecer a mesma.
Apesar da Origem Norte Americana, há diversos aspectos na historia da música Gospel semelhantes com a musica do Brasil. A Cultura Brasileira teve diferentes rumos, porém constam de mesma origem e formas. A religião empregada desde a colonização do Brasil. A Predominância da Igreja Católica era maior devido aos colonos Portugueses e Espanhóis.
Foi eficaz na disseminação da cultura escrava e nativa, talvez pela experiência mais antiga na conquista de outros territórios. Interessante observar que outras religiões européias, como a Católica, acabaram ajustando seus ritos e formas de pregação – principalmente na musica e na participação da congregação - com base na revolução que a Igreja Gospel Americana conquistou, com muita luta, na primeira metade do século XX.
 

Mapa do tráfico de Escravos na Américas
"Boas Notícias"

A palavra Gospel em resumo significa: "Boas Noticias". O Gospel é mencionado no Novo e Velho Testamento. Apesar de simples, tem significado profundo; são os anúncios que Deus nos proporciona para seguirmos nosso caminho através da fé e sabedoria divina. "O remédio de Deus" entre outros significados. Muitas outras interpretações podem ser formuladas dentro do conceito de "Boa Notícia". Fato de discussão entre os pastores até hoje. Em exemplo da complexidade da palavra esta a afirmação do Diácono Whrite a respeito: "Jesus era uma boa noticia ao mesmo tempo em que ela a trazia para os que necessitavam".

A Música Gospel que conhecemos hoje é uma forma de música com profundas raízes na tradição dos escravos Afro-Americanos assim como nas musicas Africanas tradicionais. Suas fundações vieram dentro de um enorme choque cultural que, de uma maneira sofrida porem criativa, agregou a cultura Africana com as tradições Européias.
Os escravos e as Origens do Gospel.
 

Escolha dos escravos, Jacques Bnoit, 1839

O intenso tráfico de escravos que povoou o continente Americano, não trouxe apenas mão-de-obra; também trouxe uma nova e rica cultura, que veio moldar a sociedade e a historia da América, resultando, dentre outros aspectos, diversas formas de musica como o jazz, Blues e o Gospel.

Os escravos vinham de diversas partes da África, especialmente de três áreas: A primeira, era a Costa do Marfim, ocupados hoje pelo Senegal, Guiné e etc. Esta área era fortemente influenciada pela região islâmica. Musicalmente caracterizada pela presença de longas linhas melódicas, cantos ornamentados e instrumentos de corda. A segunda área era a floresta tropical; região hoje dos paises Ganza e Nigéria. Esta trouxe ritmos complexos e instrumentos grandes de percussão. A terceira é o Congo, região da Angola, que é caracterizada pela música vocal polifônica separada em solista e grupo vocal.

Cada um destes componentes trazia mais do que música. Dança, canto e dramatização eram parte na cultura e crenças Africanas. Lá havia uma música apropriada para cada momento das atividades tanto em sociedade quanto individual. Uma das formas mais importantes eram os Ritmos. O uso da percussão era também uma forma de comunicação entre diferentes vilarejos e usada em performances ritualísticas de celebração junto da dança e do canto. A música Africana é caracterizada por complexos póli-rítmos (dois ou mais ritmos diferentes, quando sobrepostos criam uma única batida musical) com uma batida forte. Diferente da música ocidental que é dividida em compassos rítmicos, esta segue um sistema aonde os ritmos vão sendo improvisados e alterados.

O conjunto destas características musicais provia bases para a criação de Coro e acompanhamento, conceito de cantor Solista e o estilo cativante, dançante e empolgante incorporadas na música Gospel. Um forte exemplo esta numas das principais características da musica africana onde se encontrava um improviso melódico e textual entre o coro e o solista. O solista canta uma frase que é repetida ou respondida pelo grupo; freqüentemente o grupo era apoiado por comentários em voz alta vindos da audiência.
A Religião Ocidental e o Spirituals
Houve muitas tentativas de destruir a cultura dos escravos, misturando tribos e introduzindo os escravos a uma nova cultura. As maiorias dos escravos foram levados para todo centro e sul dos Estados Unidos para trabalharem, entre outras atividades, nas plantações. O escravo não trazia nada para o novo continente exceto suas lembranças. Uma das únicas coisas que todos os escravos tinha em comum eram a música. A principio, os escravos eram proibidos de praticar suas músicas ou tocar instrumentos de percussão. Eles o faziam em segredo, escondidos durante a noite, após trabalhar na plantação, ou longe dos ouvidos dos seus donos.
 

Negros cantando na colheita de algodão, 1885

salvação no campo de arroz, 1865
Com o tempo muitos donos de escravos perceberam que eles trabalhavam melhor se os deixassem cantar durante suas atividades, e acabaram permitindo sua música.
 Estas canções -chamadas de "canções de trabalho" serviam inicialmente para aliviar o sofrimento causado pelo árduo trabalho sob o sol castigante, abusos, discriminação e toda a forma de opressão da sociedade. Conforme o tempo foi passando os escravos foram sendo cada vez mais integrados ao novo mundo. 
Como resultado do choque cultural, eles começaram a mesclar suas heranças musicais africanas com suas novas influências Européias. Esta mistura mudaria mais tarde o cenário musical no mundo. A religião Cristã, a Língua inglesa e a tradição da igreja Anglo-Saxônica formaram um novo tipo de crença e esperança.
Os Spirituals







Quanto mais catequizados eles eram, mais religiosa eram suas musicas. As "canções de trabalho" originaram os Spirituals. Tinham o mesmo aspecto, porém com conteúdo bíblico. As mensagens Cristãs assim como passagens da Bíblia mostravam grande semelhança com a vida dos escravos. Eles se identificavam com passagens como a de Moisés e o povo de Israel. Assim como outros ensinamentos da Bíblia, a libertação do Povo para a terra prometida por Deus inspirava os escravos e suas canções. Em exemplo esta a canção Deep River, que mostra como os escravos oprimidos sonhavam com uma vida melhor:
"Deep river, my home is over Jordan, Deep river, Lord, I want to cross over into campground, Oh, don't you want to go to that gospel feast, That promised land where all is peace? O don't you want to go to that Promised Land where all is peace?"
"Rio profundo, minha casa esta alem do Jordão. Rio profundo, Senhor, Quer atravessar os campos, Oh, você não quer ir para aquele paraíso? Aquela terra prometida onde tudo é paz?"
  Partituras Originais do Spirituals Deep River-1915

Alguns Spirituals eram criados durante o trabalho nos campos, outros durante os trabalhos serviçais ou à noite após o árduo dia de trabalho quando os escravos se encontravam. Centenas de escravos se juntavam à noite durante estes encontros para ouvir as pregações da palavra de Deus. Algumas vezes um pastor negro viajava espalhando a palavra entre os escravos.

Os cultos eram diferentes dos tradicionais cultos dos brancos naquela época. A congregação era barulhenta, ativa, e ficava todo tempo respondendo aos comentários do pastor com "Amem, Sim Isso Mesmo, Certamente, Rezai-vos, Sim Senhor!" Etc. O pastor dava o sermão de uma forma rítmica e exaltada. Quanto mais empolgados eram os comentários, mais inspirado ficava o sermão. Eventualmente o pastor ou algum membro da congregação começava a cantar palavras do sermão ou versos da Bíblia. Instantaneamente outros membros da congregação se emocionavam e se envolviam. Logo todos estavam cantando e dançando.
 

ilustração de partitura da pregação aos domingos
Qualquer instrumento que estivesse à mão era usado na música. Assim nascia um Spirituals. Algumas canções eram esquecidas no dia seguinte e outras eram passadas de geração para geração. Como exemplo estão as canções Go Down Moses, Down by the Riverside, Go Tell it on the Mountain, Swing Low Sweet Chariot, Joshua Fit the Battle of Jericho. Etc. O Surgimento da Musica Gospel
A base do tradicional Gospel Americano veio dos Spirituals, que descendia diretamente do formato Africano de pergunta e resposta entre o solista e a congregação. Musicalmente, os Spirituals misturaram os hinos ocidentais e as raízes musicais da África.  Estas influências se transformaram em um rico pote de possibilidades musicais. Basicamente, os escravos improvisavam entre os antigos hinos mudando as canções de acordo com suas necessidades e propósitos. Criavam novas e diferentes canções sobre os antigos hinos clássicos.

Ilustração sobre os encontros e sermões, 1849
A tradição da adoração da musica continuava, os significados do contexto bíblicos iam cada vez mais além da musica. Conforme as palavras de um pastor negro da igreja pentecostal: "As palavras podem ser relevantes. A congregação quer ouvir coisas relacionadas com as situações da vida real. Eles querem adorar o que é vibrante e entusiasmaste. Se uma igreja conseguir dar sua mensagem, sua música, seus princípios; as pessoas responderão".

Por um longo período os Spirituals foram considerados pelos brancos como "Inúteis canções de Negros". A cultura Afro-Americana tinha pouca atenção. Com a abolição da escravatura em 1865, os negros tiveram melhores condições para praticar suas religiões e conseqüentemente sua música.
(ilustração chapel.jpg – )
Sermões eram pregados em grandes encontros nas imediações das novas cidades da América do Norte. As comunidades negras pentecostais das Igrejas se multiplicavam. No começo do século XX, com o aumento do numero de igrejas negras no sul da América do Norte, os escravos levaram suas músicas e Spirituals enchendo-as com inspiradas Ritos. Ao lado das instituições nacionais organizadas, os guetos de negros tinham igrejas independentes como Atlanta's Highway e Hedges Fire Baptized ou Chicago's Widow's Mite Holiness. A igreja negra se tornou escola de musica, formando talentosos músicos e levado o desenvolvimento da musica Americana um passo adiante. O que conhecemos hoje como MÚSICA GOSPEL surgiu com os Spirituals praticados dentro igreja negra.
partitura original de Musica Gospel

Durante as décadas seguintes, ao final Guerra Civil americana, os brancos começaram a perceber a importância dos Spirituals, este formato de musica começou a ganhar reconhecimento entre as pessoas fora das comunidades Afro-Americanas. As igrejas negras pentecostais do sul promoveram uma lenta, mas firme transformação da musica. Os passos definitivos para a chamada Música Gospel se deram com a grande migração para as cidades do norte como Chicago e Nova York logo após a 1a Guerra Mundial.
típicas capelas gospel do começo do século XX
Thomas Dorsey, o pai da música Gospel.
O formato dos Spirituals então evoluíram na Musica Gospel. Da mesma forma que surgiu os Spirituals surgiram o Jazz e o blues. Estes estilos mais tarde seriam incorporados na música gospel, deixando-a com o formato mais parecido com o que é encontrado hoje.
Thomas Dorsey teve papel fundamental na criação e disseminação da musica Gospel. Thomas, nascido em 1899, filho de pastor Batista; aprendeu piano com sua mãe. Graduou-se na Escola de Arranjo e Composição de Chicago em meados de 1920. Começou a tocar piano em bares e em bandas de jazz usando o nome George Tom. Logo se destacou pela sua criatividade e dedicação, compôs e gravou músicas que viraram hits na época; e em 1928 havia escrito mais de 460 canções de Rythm and Blues e Jazz.
No Ano seguinte resolveu se dedicar ao Senhor, incorporando os elementos do Blues e Spirituals nos hinos cristãos.

Thomas Dorsey ao Piano

  A mistura, a qual denominou Gospel, fez instantâneo sucesso cujo apelo rompia barreiras raciais. Desencorajado e desacreditado em seus esforços para publicar e vender suas músicas através das editoras que relutavam em publicar musica negra, Dorsey foi o primeiro editor independente da musica Gospel criando a Casa Dorsey de Música em Chicago no ano de 1932. Pouco tempo antes ele havia formado a Convenção Nacional de Coros e Corais Gospel. Sua mais famosa musica foi "Precious Lord, Take my Hand". Um sucesso nacional em ambos círculos raciais.

Porém, as Igrejas conservadoras demoraram em aceitar esta mistura que originava o Gospel. Nem tanto pela duvidosa reputação do blues, mas principalmente pela excitação que a música Gospel trazia para a congregação. Surgiu então um conflito entre duas visões sobre o papel da igreja na sociedade Afro-Americana. Um segmento via uma instituição com uma cultura Afro-americana distinta; o outro via a igreja como meio no qual os Afro-Americanos assimilariam em primeiro plano a Cristandade. No entanto o tradicional cedeu devido à aceitação e impressionante resposta da congregação ao novo Gospel, achando assim espaço para o novo e o antigo. Os ritos tradicionais eram mantidos e intercalados com as músicas. Mais tarde, Thomas foi um dos primeiros negros a ganhar prêmios por suas composições..

Entre as décadas de 1900 à1930, a música Gospel estava atribuída às mudanças sociais que aconteciam nos EUA. Muitos negros do sul começavam a mudar para outras partes dos EUA levando com eles o Gospel, que era sua forma de expressão.


O órgão Hammond e a Musica Gospel

A Música Gospel mostra o estilo exuberante de expressão física e vocal que caracteriza, além das canções, todas as atividades e encontros entre membros da congregação - Batista, Pentecostal entre outras. No começo do século 20, o estilo de canto usando vibrato era acompanhado apenas por palmas.Logo violões e banjos foram adicionados como base melódica para os cantores e pequenos corais. Assim como os Spirituals foram implementados com os hinos e estilos paralelos como o blues, a instrumentação passou a ter um papel maior. O Piano foi um instrumento importante, por servir de base de estudo e de pratica dos corais, se tornou o principal acompanhamento durante a década de 30. Na década de 40, a música gospel passou por mais uma mudança. Foi neste período que os grupos musicais gospel se organizaram e excursionaram pelos EUA.
Famoso Grupo Vocal: Sweet Singers of the Sunny South 1923
Havia uma forte demanda pela musica gospel também como forma de entretenimento. Após a Segunda Guerra Mundial os negros começaram a comprar discos fazendo surgir um novo mercado. Apenas ao final da Década de 40 é que o famoso órgão HAMMOND foi introduzido nas igrejas. A primeira igreja a ter um órgão Hammond foi a First Church of Deliverance; fundada em 1929 em Ilinois, Chicago; pelo Reverendo Clarence H. Cobbs foi a primeira congregação devidamente organizada. Também uma das primeiras igrejas negras a transmitir sermões e música Gospel através do radio. Esta igreja teve grande importância no firmamento da musica Gospel. Nela, Kenneth Morris, outro importante nome na editoração das musicas gospel, revolucionou ao introduzir o órgão Hammond na musica Gospel. Nela o piano e o órgão tocavam juntos, criando o acompanhamento ideal: o órgão sustentava os tons enquanto o outro atuava ritmicamente. Estes foram os únicos instrumentos que acompanhavam o Gospel servindo de padrão para todas as outras Igrejas até a década de 70.
Grupo Gospel: The Southland Singers 1938
O Hammond foi escolhido na época também por ser um instrumento alternativo e novo. Enquanto as igrejas Anglo-Americanas tinham apenas o piano ou o órgão de tubos, a igreja Afro-Americana desenvolvia uma identidade musical maior usando este então novo instrumento tão exuberante, excitante e vibrante quanto o Gospel. Não demorou muito para o órgão Hammond ser uma referencia do estilo.
Reverendo Cobbs e a feast Church of Deliverance
 órgão Hammond B3 com Caixa Leslie 122 ao fundo, no púlpito da Igreja
A Constante Evolução

Famosa soprano negra; Dorothy Maynor
Mesmo com o racismo o publico branco começava a consumir a musica negra Gospel, mesmo que fosse como forma de entretenimento apenas. Artistas como Aretha Franklin, Sam Cooke (do Soul Stirrers), Ray Charles, James Brown, Marvin Gaye, usavam de sua vivência do Gospel para criar novos estilos. Muitos destes novos estilos escandalizaram comunidades religiosas que observavam o uso comercial da musica Gospel com letras agressivas e conotações sexuais.
Elvis inspirado pela musica Gospel leva o estilo para o Rock n 'Roll
Durante a década de 50, vários pastores e grupos se tornaram famosos, gravando discos Gospel e excursionando pelo país. O talento dos interpretes Gospel chegavam à TV americana, festivais de jazz e casa de shows. Os cantores Gospel inspiraram os cantores de Rock n' Roll exemlpo de Elvis Presley, Little Richard e Jerry Lee Lewis.


O Gospel Mudou mais ainda durante a década de 70 e 80 com o uso do sintetizador e a tecnologia. Outros estilos como hip-hop, Rock e até mesmo a musica erudita européia realimentaram o Gospel. Mesmo assim permanecem em muitos momentos os princípios e formatos vindo do Spirituals e do Blues. Assim como o Gospel absorveu outros estilos, estilos musicais foram criados através deles.

Ainda hoje há uma fome do publico em ouvir musica Gospel independente da cultura popular. Ainda há muito que se fazer na musica Cristã que junte o espírito e o corpo, não importando a ideologia da elevação espiritual. O que caracteriza o Gospel hoje é conseguir unir em uma única forma a o céu e a terra, a razão e a fé; política e religião. E o Melhor, expressar através do Gospel a totalidade da experiência entre corpo e Alma.
Famosos coro desde a década de 60: The Morgan Singers
Referências:
Epstein, Dena J "Sinful tunes & Spirituals" (Chicago, University of Illinois Press 1977); Heilbut, Antony "The Gospel Sound; Good New & Bad Times"; (New York, Limelight Editions 1997); Warren Sims, Gwendolin "Ev'ry time I feel the Spirit"; (New York, Henry Holt Company 1997); Southern, Eileen "The Music of Black Americans; A History" (New York, W.W. Norton & Company Inc, 1983)


Pianista e Organista. Iniciou sua carreira ainda adolescente tocando em bares de São Paulo. Teve como Professor o organista Gospel/Blues americano Deacon Jones (Baby Huey, John Lee Hooker, Freddie King, entre outros). Já tocou com nomes internacionais como Ian Paice (Deep Purple); e com nomes nacionais como, Sepultura, Edgar Scandurra, Paralamas do Sucesso, Beto Lee, Lee Marcucci, Luiz Carline (Tutti-Frutti), Frejat, entre muitos outros. Especializou-se em tocar Jazz, Blues, Rock e Gospel nos famosos órgãos Hammond. Hoje é endorse da Hammond no Brasil, participando de projetos como Andréas Kisser Brasil Rock Stars, Paulo Zinner Rockestra e agora com este novo projeto Hammond Grooves. Latorre é o endorse brasileiro da marca Hammond.


Proibida cópia sem autorização. Daniel Latorre (2005). Publicado na revista Palco Gospel ano 1 no. 5
História da Música Goepel

Marina de Oliveira participa do Programa da Eliana

Posted: 28 Feb 2011 07:29 AM PST

Marina de Oliveira participa do Programa da Eliana
Anunciada já há um mês, a tão esperada exibição do quadro gospel do programa da Eliana com a participação de Marina de Oliveira foi transmitida pelo SBT no último domingo (27/02) como foi divulgado aqui:
Além de cantar um de seus sucessos mais recentes, a cantora da MK Music montou uma coluna musical em vídeo, na qual falou sobre a história da música gospel.


O segmento está em destaque no programa da Eliana, contando com participações como a de Marina de Oliveira, devido à inauguração do quadro "Tem Um Cantor Gospel Lá Em Casa" - um concurso que visa descobrir novos talentos da música cristã. As incrições para o quadro podem ser feitas pelo endereço www.sbt.com.br/eliana .

Confira nos vídeos abaixo:

A História da Música Gospel - Programa Eliana


Amor Incorruptível - Marina de Oliveira no Programa Eliana


Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação integral do texto e a divulgação do link www.amigodecristo.com  e www.guiame.com.br

Pesquisa aponta que lésbicas são mais toleradas

Posted: 28 Feb 2011 05:48 AM PST

Pesquisa aponta que lésbicas são mais toleradas
Homem é mais veemente ao condenar homossexualidade masculina
Ao medir o preconceito de uma sociedade, o psicólogo americano Gordon Allport elaborou uma escala que vai de 1 (restrita a xingamentos) a 5 (disposição de exterminar o grupo, como acontece em países que punem a homossexualidade com pena de morte). Os níveis 2 e 3 representam, respectivamente, exclusão e discriminação. E o Brasil, de acordo com a pesquisadora Cristina Lasaitis, se encaixa na segunda pior faixa, a 4, que se refere à agressão física e ao assassinato.

De acordo com o estudo, uma das principais culpadas por esse quadro preocupante é a cultura machista ainda dominante no país. "Seus mitos de virilidade regulam o status social entre os homens", explica.

O preconceito masculino, em geral, se limita a casais formados por dois homens e não necessariamente por duas mulheres – o que está ligado a um estereótipo coletivo ligado a fantasias sexuais. "De maneira interessante, enquanto tendiam a 'erotizar' as lésbicas, os homens heterossexuais declaravam profundo desagrado frente a imagens de gays" durante o estudo elaborado pela Unifesp.

A pesquisa de Cristina Lasaitis, comparou as diferenças de grupos formados por 39 voluntários, entre homo e bissexuais, heterossexuais sem preconceito e os que se declararam preconceituosos. A cada um foram apresentadas 40 imagens de casais heterossexuais e homossexuais, e eles tinham que relatar o que sentiam em uma escala que media os níveis de prazer, alerta e dominância. Ainda eram tomadas medidas fisiológicas, como suor das mãos, temperatura e movimento dos músculos faciais. O objetivo era entender como as pessoas reagem emocionalmente frente a imagens de conteúdo sexual.

O que se observou foi que homens heterossexuais se sentiram incomodados ao verem imagens de casais gays, mas tinham prazer ao ver fotos de casais de lésbicas. Já mulheres heterossexuais mostraram desagrado moderado frente a imagens de casais homossexuais, independentemente se fossem de gays ou de lésbicas Por outro lado, voluntários homo e bissexuais apresentaram níveis de prazer altos e semelhantes diante dos três tipos de casais.

Segundo a pesquisadora, a homofobia se mostra muito específica nos homens, enquanto as mulheres costumam apresentar respostas menos negativas. É a "cultura do macho", como Cristina define. "O perigo é que essa ideologia - a masculinidade - parece só existir na negação obsessiva da feminilidade e da homossexualidade. Criou-se a ideia de que para ser um 'verdadeiro homem' é necessário ser homofóbico, sendo parte do seu papel apontar, reprimir, humilhar, ridicularizar e até agredir aqueles que não se enquadram no mesmo perfil".
Informações: Veja via CPADNews

Filhos de ateus vão para biblioteca no horário do ensino religioso

Posted: 28 Feb 2011 05:39 AM PST

Filhos de ateus vão para biblioteca no horário do ensino religioso
Os pais de dois alunos de Pranchita, no interior do Paraná, fizeram um acordo com a direção da escola pública onde os filhos estudam para que eles deixassem de frequentar as aulas de religião.

A professora Eliane Lambert Junkes, 26, e o marido, o caminhoneiro Alberi Junkes, 40, são ateus e defendem o direito de os gêmeos, de sete anos de idade, não serem "doutrinados" sobre a existência de Deus.

A mãe de Marco Antônio e João Antônio não admite que as aulas de ensino religioso comecem com uma oração nem que Deus seja tratado como uma entidade real e superior, que zela pela humanidade e tem poderes para julgar as ações dos homens.
O acordo foi feito no ano passado -as crianças foram às aulas por quase três anos- e permitiu que, nesse horário, os meninos frequentem a biblioteca. Eliane diz que a decisão foi amigável.

"Não quero que eles sejam doutrinados a crer. Ninguém precisa ser bom na vida porque tem alguém superior olhando. As pessoas devem ser boas porque isso é correto", afirma a professora.

Eliane acredita que os filhos, quando amadurecerem, poderão adquirir conhecimento suficiente para decidir qual papel a religião terá em suas vidas.

"Quando eles crescerem, teremos condições de conversar melhor", diz.

A mãe dos garotos afirma que, se as aulas tivessem outro tipo de abordagem, como a história das religiões, não se oporia ao aprendizado.

"A história das religiões é importante para contar o processo de formação do homem. Jamais vou privar meus filhos do conhecimento, mas não é o que acontecia na escola", afirma.

Procurado pela Folha, o diretor da Escola Municipal Márcia Canzi Malacarne, Everaldo Canzi, declarou que não daria entrevista por telefone porque considera o tema "complexo e amplo".

Ele negou, no entanto, que as aulas tenham o objetivo de "doutrinar" os alunos a crer e disse que a "diversidade das crianças é respeitada".

Via: www.guiame.com.br

Jean Wyllys reage à ofensiva evangélica contra gay

Posted: 28 Feb 2011 05:13 AM PST

Jean Wyllys reage à ofensiva evangélica contra gay
Para frear contestação de benefício no Imposto de Renda para casais homossexuais, o deputado Jean Wyllys  reage à ofensiva evangélica contra gay, e ameaça questionar falta de prestação de contas por parte das igrejas.

Primeiro gay a se eleger deputado federal defendendo a bandeira dos homossexuais, Jean Wyllys (Psol-RJ) anuncia uma contra-ofensiva à iniciativa de parlamentares evangélicos de tentar derrubar a principal novidade da declaração do Imposto de Renda deste ano: a inclusão de parceiros homossexuais como dependentes para fins de dedução fiscal. O deputado disse que vai discutir esta semana com outras lideranças da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero), ainda em reestruturação, uma maneira de barrar o movimento articulado pelo deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF), que considera o benefício ilegal.

Jean Wyllys afirmou ao Congresso em Foco que pretende utilizar o mesmo argumento "legalista" do colega, que é pastor da Assembléia de Deus, para cobrar que as igrejas, que têm imunidade fiscal, passem a prestar contas à sociedade. "Posso recorrer também à legalidade para exigir do ministro da Fazenda que ele explique por que as igrejas não prestam contas à sociedade. Se os partidos políticos prestam, por que igrejas não?", questionou.

Pastor da Assembléia de Deus, Ronaldo Fonseca tem em mãos desde a quinta-feira passada um parecer técnico elaborado na Câmara (leia a íntegra) que contesta a concessão dos benefícios aos homossex
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uais, conforme revelou o Congresso em Foco. O deputado do DF estuda recorrer à Justiça e apresentar um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da portaria da Fazenda que garantiu o benefício aos homossexuais. Ele também cogita chamar à Câmara o ministro Guido Mantega para dar explicações sobre sua portaria.

Apoiado no parecer, o deputado alega que a medida é inconstitucional, viola o artigo 226 da Constituição e precisaria do aval do Congresso para entrar em vigor. Ronaldo busca apoio da Frente Parlamentar Evangélica, que deve se decidir sobre o assunto nos próximos dias. "Na canetada, eu não vou [aceitar], não. Tem de ter o debate", disse Ronaldo Fonseca na quinta-feira.

"Motivação homofóbica"
"Ele disse que na canetada, não. Eu digo que no grito da falsa legalidade, nós também não vamos aceitar", respondeu Jean Wyllys. Para o parlamentar, a ofensiva evangélica sobre o assunto tem motivação homofóbica. "A máscara do discurso deles é da legalidade, mas isso tem uma motivação homofóbica disfarçada", acusou.

O deputado fluminense ressalta que a portaria que beneficia os homossexuais está amparada em parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda, que está ancorado, por sua vez, no artigo 87 da Constituição, que define os poderes de Estado, e também no artigo 5, que diz que "todos são iguais perante a lei" no Brasil. Para ele, a portaria da Fazenda é legal. "O direito é extensivo aos homossexuais. Em nenhum momento, a lei diz que companheiro ou companheira tem de ser heterossexual. Pode ser tanto homossexual ou heterossexual", afirmou o deputado.

Jean Wyllys diz que vai tratar do assunto na terça-feira em reunião com a deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) e na quarta, com a senadora Marta Suplicy (PT-SP), responsáveis pela reativação da frente parlamentar que defende os direitos dos homossexuais. O deputado também rebate o argumento utilizado por Ronaldo Fonseca, sustentado no parecer da Câmara, de que o governo está abrindo precedente a outras categorias ao atender às reivindicações dos homossexuais.

Impacto

Ele conta ainda que pediu um estudo à sua assessoria técnica para levantar de quanto será a renúncia fiscal com a dedução do Imposto de Renda por parceiros do mesmo sexo. "O impacto será muito pequeno. A Receita só vai aceitar a inclusão como dependente de casais reconhecidos pela Justiça, que ainda são muito poucos no Brasil", afirmou.

O deputado diz que não pretende tratar a bancada evangélica como "inimiga", mas cobra respeito dos parlamentares religiosos à causa dos direitos humanos e civis e à tolerância de credo. "A liberdade religiosa deles, em geral, só vale para um lado, não pensam em termos de pluralidade. Eles vêm sempre agindo nisso. Com minha presença e por estar trabalhando na frente parlamentar, isso acirra mais os ânimos. Não sou inimigo, nosso espaço é do diálogo. Se eles tiverem projeto de interesse coletivo, vou defender. Mas eles têm de se abrir ao diálogo, e não ficarem presos a dogmas", declarou.

A nota da Consultoria da Câmara ressalta que o artigo 226 diz que apenas "é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher". Afirma ainda que a Lei de Responsabilidade Fiscal obriga toda concessão de benefícios fiscais, como a dedução de imposto para os gays, lésbicas e transexuais vir acompanhada de impacto orçamentário e fonte de compensação da receita a ser perdida. De acordo com o estudo, isso não aconteceu.

Nota técnica
A nota alega ainda que a concessão desse benefício aos homossexuais abrirá brecha para outros segmentos da sociedade exigirem novas isenções de imposto. O texto cita como exemplo os irmãos solteiros que moram juntos; os filhos solteiros que permanecem morando com os pais, às vezes adotando filhos; e as pessoas celibatárias que vivem juntas fraternalmente.

A consultoria da Câmara entende que o governo federal foi descuidado ao tentar encaixar os gays nas hipóteses de dedução de imposto. Em nota enviada ao site, a Procuradoria da Fazenda diz ter "plena convicção da constitucionalidade e legalidade de seu parecer", que embasou a decisão do ministro Guido Mantega.

Fonte: Congresso em Foco

Anthony Garotinho mede forças com Silas Malafaia

Posted: 28 Feb 2011 04:49 AM PST

Anthony Garotinho mede forças com Silas Malafaia
Anthony Garotinho mede forças com Silas Malafaia
Anthony Garotinho defende a filha, deputada estadual, e Silas Malafaia defende o irmão, também deputado estadual, causando uma crise religiosa e familiar no PR.
Maior partido considerado de oposição na Assembleia Legislativa (Alerj), com nove deputados, o PR passa por uma crise que, além de política, tem contornos religiosos e familiares. Evangélico da Igreja Presbiteriana, o presidente da legenda, Anthony Garotinho — pai da deputada estadual Clarissa —, mede forças com Silas Malafaia, pastor da Igreja Vitória em Cristo, irmão de Samuel, que também está na Alerj.

Os problemas começaram ainda na eleição de 2010. Silas se queixou de que o irmão não tinha espaço na propaganda eleitoral, causando mal-estar no partido. Na época, Clarissa Garotinho ficou com a maior parte do tempo.

'CRISE DE CRESCIMENTO'
Com as eleições, Anthony Garotinho foi o deputado federal mais votado do Rio, com 694 mil votos. Sua filha teve 118 mil. Ela, porém, não superou Samuel Malafaia, deputado estadual do PR mais votado nas eleições estaduais, com cerca de 130 mil votos.

Os desentendimentos no PR continuaram com a eleição para a presidência da Assembleia. Apenas Clarissa votou contra Paulo Melo, enquanto os outros oito deputados votaram a favor do peemedebista. Samuel Malafaia, inclusive, compôs a chapa, com a vaga da 1ª suplência da Mesa Diretora. Samuel afirma que Garotinho pode perder bastante com o eleitor evangélico. "Ele se tornou evangélico há pouco tempo. Nós já somos há muito tempo. O deputado estadual Édino Fonseca, por exemplo, também é evangélico e integra o grupo que votou com Melo", afirmou. Ele acredita, porém, que os desentendimentos no partido sejam desfeitos.

Secretário-geral do PR e homem de confiança de Garotinho, Fernando Peregrino diz que o aliado não está ameaçado de perder a confiança dos evangélicos. "Os evangélicos não votam em apenas um candidato. Essa é uma crise de crescimento do partido".

Para cientista, político ainda é força dentro do partido
O cientista político Ricardo Ismael, da PUC-RJ, acredita que a recente crise do PR não seja sinônimo de enfraquecimento de Garotinho dentro do partido. De acordo com ele, o deputado federal ainda é a maior força da legenda, apesar de suas orientações não terem sido seguidas pelos deputados da Alerj.

"Ele, com certeza, é uma força dentro do PR, pois foi o deputado mais votado do Rio e levou com ele outros parlamentares", afirmou o cientista político.

Ismael ainda ressalta que as eleições municipais de 2012 serão uma prova de fogo para Garotinho. "A pretensão dele é concorrer ao governo estadual em 2014. Por isso, precisará do apoio de muitos prefeitos na campanha", analisa.

Via: Jornal O Dia

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