domingo, 20 de março de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Sim, #Hebe ainda me surpreende

Posted: 19 Mar 2011 06:00 PM PDT

Eu tenho admiração por pessoas que mesmo com o peso da idade não se deixam levar. Continuam ativas, lúcidas, ou, em resumo, vivas.

Hebe é uma senhora de mais de 80 anos e... olha, eu tenho Laura Cardoso como minha "avó" na TV, mas quem consegue ter a mesma visão de Hebe?

Parece que o tempo não passou para ela. Lúcida, inteirona e fazendo inveja para qualquer outra em sua idade com um pernão em dia, corpinho enxuto e ainda andando de salto alto.

Tão viva que enfrentou um câncer onde os seus fãs aparentemente ficaram mais abatidos que a própria doente.

Decidiu, quando todos a viam em "final de carreira", recomeçar, para surpresa geral da nação. E lá estava ela, linda de viver, esbanjando alegria na Rede TV.

O programa era quase o mesmo do SBT, tirando o fato de que aparentemente vão apostar mais em externas - e Hebe se sai muito bem fazendo entrevistas e reportagens - e tem mais tempo de arte. Poderia ser ao vivo, quem sabe um dia. Ah, e com uma vantagem: a nova empresa está feliz da vida por ter a rainha da TV em seu casting e, portanto, fazendo o investimento que ela merece.

E como poderia ser diferente? É a Hebe.

Profissionais com uma carreira limpa e seguidores fiéis como ela, Xuxa, Silvio Santos e poucos outros, serão os mesmos até se estiverem cantando números de um bingo.

Não é o caso de Gugu que está queimadinho, enfim...

A questão, no final das contas, é essa do título: Hebe poderia optar por ficar em casa tricotando ou viajando para torrar a fortuna que juntou durante todos esses anos, mas optou por compartilhar sua alegria de viver com seus seguidores.

Deu uma lição de vida, mais uma vez.

#Hebe Camargo: o velho reino e o castelo novo

Posted: 19 Mar 2011 04:22 PM PDT

Assim como todo mundo tem um daqueles "tios" engraçados e vistos como loucos, toda família tem uma daquelas tias "pra frentex", super modernas e com o evidente dom da conquista. Seria um exagero meu dizer que Hebe Camargo é a personificação delas?

Hebe desperta reações entre a veneração e o ódio. Ambos extremos assim como ela mesma. De uma forma ou outra ela costuma estar no centro das atenções e durante os últimos dias não poderia ser diferente, afinal a apresentadora está em um momento especial em sua carreira.

No último dia 15, ela estreou seu novo programa na nova casa. Para quem não se lembra, a loira está agora na Rede TV! para onde levou todo o seu carisma. Sua chegada foi glamourosa: em uma gaiola suspensa por cabos de aço decorada com cristais, via aérea por cima das cabeças de sua plateia de convidados ao som do tango de Gardel "El Dia Que Me Quieras" em um momento que foi resumido no texto A nova Hebe: mais cafona do que nunca, simpática como sempre escrito pelo jornalista Maurício Stycer da seguinte forma:

 "Um concurso que eleja o momento mais cafona da TV brasileira em 2011 terá que considerar esta cena "hors concurs", caso queira dar chance a outros candidatos."

E a loira fez a festa, seja com seus "beijos técnicos", com as entrevistas com perguntas-chavões, alguma pieguice, uma alfinetada ou outra e tudo aquilo que sempre a tornou conhecida. A mesma Hebe, talvez um pouco mais "chique" – entenda isso como quiser – porém com a mesma essência. Mesmo estando na Rede TV! ela tem a cara e o jeitão do SBT.

É de se esperar, afinal foram 25 anos e isso não se apaga de uma hora para outra. E na prática ninguém espera que isso mude tão rápido e provavelmente nem exige. Seu castelo pode ser novo, mas seus súditos a conhecem de longa data, desse jeitinho como sempre se mostrou. E nesse mundo da fama, reinados costumam ser tão curtos, que é melhor aceitar o fato de que certas fórmulas não se mudam a troco de pouca coisa.

Hebe é Hebe: cafona, exagerada, simpática, carismática assim como todas as tias "pra frentex" que povoam nossa infância. É assim que gostam dela. Não há um bom motivo para mudar, há?

_________________________________________________



* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Estreia de Hebe na RedeTV!

Posted: 19 Mar 2011 09:30 AM PDT

 *Por Wander Veroni

Linda, loira, cravejada de brilhantes e, para variar, esbanjando simpatia e muito bom humor. Foi assim que nessa terça-feira (15/03), Hebe Camargo iniciou uma nova etapa na sua vida profissional na RedeTV!. Para um programa de estréia, a produção de Hebe tentou montar uma super produção e uma festa de gala. Tentou, mas não conseguiu. De cá, do outro lado da telinha, o programa, como produto final, ficou muito a desejar. Prova disso, foi a audiência da loira. Segundo dados prévios do Ibope na Grande São Paulo, a RedeTV! ficou em 4º lugar com uma média de 4,5 pontos com pico de 6 e share de 6,9%. No horário, a Globo alcançou o primeiro lugar com 23, a Record em segundo com 11 e o SBT em terceiro com 6 pontos.

Com um cenário escuro e com luzes lilás – que mais lembra aqueles bingos do pessoal da terceira idade, Hebe entrou no palco sob um elevador em forma de jaula que a levou até o palco. Por mais que o elevador tenha um caráter inovador, a ideia soou cafona e de possível risco, pois estamos falando de uma senhora de idade. Seria interessante outro cenário, mais claro e clean, que não incomodasse tanto às vistas do telespectador e que fosse seguro para a apresentadora. Particularmente, torço por essa mudança.


A impressão que tínhamos é que a platéia da Hebe tinha figuras muito mais interessantes do que os convidados que subiram ao palco. Nada contra ao Daniel Boa Ventura, ou a Paula Fernandes, mas são convidados para um programa "normal", que já está consolidado no ar, e não para uma estréia. A produção deveria ter optado por nomes de mais peso e que valorizasse o casting da RedeTV!. Outra coisa que soou "falta de educação" foi a maneira como Hebe brincou com Paula Fernandes sobre Roberto Carlos. Se fosse combinado, poderia arrancar muito mais risadas da platéia e seria mais elegante. Do jeito que foi apresentado foi constrangedor. No entanto, em comparação com a Hebe da RedeTV! com a do SBT vimos um programa mais ágil, o que já é um ganho importante.

Outro ponto que precisa ser revisto pela produção da Hebe é a edição final do programa, que ainda não está boa. Faltam vinhetas e "fade in" nos quadros que entraram gravados, o que poderia dar um acabamento mais bonito à atração, como se é esperado. Hebe, no programa de estréia, mostrou que o seu ponto forte são as entrevistas externas, coisa que a apresentadora mandou muito bem, tanto na entrevista com a Dilma, quanto na cobertura do carnaval carioca. Outra grata surpresa foi a entrevista com o Paulo Coelho via holograma. A ideia é interessante e pode ser o grande diferencial desta temporada.

Como telespectador e fã de Hebe, esperava um programa bem editado e bem acabado como o da Oprah. Aliás, pela repercussão que o programa de estréia teve uma semana antes, sinceramente, esperava algo do tipo, mas ainda está longe do padrão de qualidade que Hebe merece. Não se trata de comparar os estilos das apresentadoras, mas sim na questão de acabamento final, pois Hebe merece algo bem feito e a RedeTV! deve investir nisso. Afinal, ela merece..tan-nan-nan...rs.

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !