terça-feira, 22 de maio de 2012

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Globo, SBT e Band crescem, Record e Rede TV estão em queda

Posted: 22 May 2012 07:40 AM PDT


Período complicado para as duas emissoras que viraram piada por seus slogans. De um lado a emissora que está "a caminho da liderança", do outro, "a rede de TV que mais cresce no Brasil".

Sem o Pânico a Rede TV viu seus índices despencarem nas noites de sexta e especialmente aos domingos. Dr Hollywood, por exemplo, sem o embalo dado pela atração anda traçando nos finais de noite.

Não bastasse isso, os pastores na faixa noturna derrubaram os índices da linha de shows.

Já a Record é aquilo que temos discutido nos últimos dias: cai e cai porque faz vai naquela vibe que conhecemos muito, o tal do "quem procura acha".

Estão destruindo a grade de programação e acumulam perdas, especialmente agora quando as novelas patinam na casa dos seis pontos e deixam de impulsionar a faixa noturna, que voltou a perder para o SBT.

E é esse SBT que tem conquistado bons resultados nos últimos dias, colocando até o SBT Brasil em posição mais significativa.

Uma nova fase teve início ontem, com a estreia de Carrossel, já ocupando a vice-liderança. A emissora também voltou a dar sinais de vida aos domingos, antes seu dia de maiores glórias.

A Band também não tem feito feio, programas como Pânico, Quem Fica Em Pé?, Perdidos na Tribo, Agora é Tarde e cia por diversas vezes chegam a segunda colocação no ranking.

Por fim a Globo, que andava capengando com as novelas, recolocou as faixas das 19 e 21h de novo na casa dos 30 e 40 pontos e, por consequência, ajeitou a vida do Jornal Nacional e dos programas que entram na sequência de Avenida Brasil.

Ou seja, três emissoras cresceram enquanto duas seguem registrando baixa.

Agora, um desafio: querem apostar quanto que se Carrossel seguir registrando altos índices a Record vai escalar o Pica-Pau ou o Chris para confrontar com a novelinha?

É esperar pra ver.

Carrossel é a melhor estreia do SBT em anos!

Posted: 21 May 2012 05:46 PM PDT



Não me recordo a última vez que vibrei tanto com uma estreia do SBT. Eu já acreditava no potencial de Carrossel, no entanto, tinha um certo receio porque quando se trata do canal de Silvio Santos é bom ficar atento, ainda mais quando se trata de telenovelas.

Mas de cara uma surpresa: a fotografia é infinitamente superior ao que víamos em outras produções - tinham uma cara de "imagem velha". Carrossel tem vida, cores.

Depois foi impossível não simpatizar com as crianças, especialmente os intérpretes de Paulo, Laura, Jaime... e o que é o Kokimoto???? s2

A novelinha teve uma boa apresentação. Os alunos da escola mundial, funcionários e a diretora ranzinza com cara de Mamma Bruschetta.

Boas sacadas embalaram o capítulo, como a de Paulo questionando se Jaime também queria ser desenhado como palitinho?!

Além de divertir, emocionou e fez pensar com o pobre Cirilo salvando professora Helena e depois ouvindo as sábias palavras da "amiga".

"Todas as cores são bonitas, apenas há cores diferentes" 

Sempre dá pra melhorar: abertura muito bonita, de bom gosto.

Em resumo, a estreia de Carrossel foi de encontro com minha expectativa. Quer dizer, foi superior ao que eu esperava.

Se eu já achava que tinha tudo pra ser um sucesso, agora afirmo que, se mantiverem a qualidade observada hoje, Carrossel pode ser o maior sucesso da história recente do SBT.

Eu já estou pronto pra embarcar, e vocês?

Nova promoção e a boa recepção do livro

Posted: 22 May 2012 07:10 AM PDT


Em comemoração ao Dia da Língua Nacional o Clube dos Leitores está dando até 25% de desconto nos livros publicados através do site.

Dentre eles, o "Quem TViu, Quem TVê", lançado em comemoração aos 12 anos do Cena Aberta e o Sabores, com as melhores receitas já publicadas aqui.

É uma nova oportunidade de adquirir as publicações com preço mais em conta!

Mas fique esperto, a promoção vai até o dia 27 de maio.

Aproveito pra agradecer os que já adquiriram e dizer que estou feliz com os resultados.

Quem comprou disse ter adorado esse passeio pela última década televisiva através da ótica do Cena Aberta.

Gostei especialmente de um dos comentários que disse ter relembrado de vários artigos contidos ali.

E ainda teve o Gilmar, que estabeleceu um paralelo com o livro do Boni: de um lado o homem que participou da história da TV no Brasil e do outro um olhar sobre o que é veiculado na telinha.

Bacana, fico feliz!

Pra quem nunca comprou com o Pagamento Digital e tem dúvidas, clique aqui

Record facilita, SBT sobe e está pronto pra levar a melhor com Carrossel

Posted: 21 May 2012 03:00 PM PDT


O SBT vem de uma semana super positiva, muitos programas registraram alta.

Com a baixa na faixa noturna registrada pela concorrente Record, SBT Brasil, Corações Feridos e Ratinho registraram alta. Até as sessões de filmes, que andavam capengando, voltaram a mostrar resultado.

No domingo, divulgando Carrossel, Eliana e Celso Portiolli assumiram a vice, fato que na verdade tem se repetido nas últimas semanas. E Eliana deu uma prévia de que pode, e deve apostar no formato ao vivo para seu dominical.

Mais tarde, também segurando dez pontos tanto com o Quem Quer Brincar de Forca? e Programa Silvio Santos, o patrão desabafou e fez rir com sua meta de audiência para a novelinha que estreia hoje e o que isso causaria aos responsáveis pela Record.

E eu estou torcendo para que Carrossel consiga os dez ou os quinze pontos que ele desejou. E tenho expectativa que com a produção do SBT retome a vice-liderança, posição que não foi muito bem utilizada para a Record e por isso é chegada a hora de passar o bastão. Bem sabemos que novelas ajudam a fidelizar público e impulsionar a programação.

Só não vão conseguir se estiverem acreditando que por ter feito sucesso na década de noventa basta fazer um remake de qualquer jeito que vai dar resultado.

A trama tem sim apelo, mas tem que fazer direitinho.

Isso a gente confere logo mais. A torcida, insisto, é para que seja um sucesso.

Sinceridade também marca entrevista de Patrícia Abravanel

Posted: 21 May 2012 01:00 PM PDT


Ontem a entrevista de Xuxa ao Fantástico foi o assunto do dia. Logo mais, entretanto, Marília Gabriela recebeu Patrícia Abravanel. E ela também merece destaque.

Especialmente pela humildade.

Patrícia afirmou ter recebido o Troféu Imprensa meio que como um incentivo do júri.

Discordo. O ano de 2011 foi dela assim como 2010 foi de Rodrigo Faro, na época no auge com O Melhor do Brasil.

Patrícia chegou de mansinho com o Festival SBT 30 anos mostrando levar jeito pra coisa.

Retornou ao video substituindo Eliana, mandando bem com auditório. Ganhou o Cante se Puder e comandou as últimas edições do Roda a Roda.

É certo que, como ela mesma afirmou, ainda tem um longo caminho a trilhar, muito o que aprender. Mas não dá pra negar que ela leva jeito e tem carisma em frente as câmeras.

Ora, o telespectador é super exigente. Fosse o contrário certamente público e crítica teriam rejeitado a iniciativa da moça. A própria disse acreditar que receberia bem mais críticas negativas.

Ou seja, o resultado do bom trabalho é que isso não aconteceu.

O fato de ser atrapalhada até conta em seu favor porque quem assiste quer exatamente isso, dar risada.

Patrícia falou ainda do aprendizado que teve durante seu sequestro e de sua fé em Deus.

Valeu dormir um pouquinho mais tarde.

Dois monstros sagrados em Avenida Brasil e um deles tem texto sofrido

Posted: 21 May 2012 12:13 PM PDT


LASTIMO

Vera Holtz tinha tudo pra ser um dos pontos altos de Avenida Brasil. A atriz não é festejada por Mãe Lucinda não por conta de sua atuação e sim como resultado do que é proposto por João Emanuel Carneiro.

Impossível medir o quanto Lucinda é chata. Nos diálogos entre ela e Nina as mesmas frases são repetidas incansavelmente.

Haja saco!

ESTIMO

Do outro lado quem tem roubado a cena nos últimos capítulos é José de Abreu com seu Nilo.

Quer dizer, Nilo chama a atenção desde o primeiro momento mas aquele rompante no meio da festa na casa de Carminha, seguida de sua parceria com Nina e o jeitinho como esculachou Carminha e Max...

Some-se a isso a conversa franca que teve com Lucinda expondo sua vontade de mudar de vida.

Uma palavra define o show de José de Abreu: arrasou!

Audiência: Globo em alta com suas novelas; Cheias de Charme tem sua melhor semana

Posted: 21 May 2012 04:32 PM PDT


Festa na Globo, todas as novelas, tirando a reprise de Chocolate com Pimenta, registraram alta na última semana.

AEA e AB ganharam dois pontos enquanto Cheias de Charme fez sua melhor semana e fechou com incríveis e merecidos 31 pontos.

Na Record Máscaras se manteve em baixa e Rebelde foi pelo mesmo caminho: empataram em seis pontos.

O SBT, na última semana de Corações Feridos, voltou a registrar seis, sendo que a novela atingiu oito pontos na sexta.

Veja:

Chocolate com Pimenta 14         
Malhação 18        
Amor, Eterno Amor 25          
Cheias de Charme 31           
Avenida Brasil 38,5           
Rebelde 6       
Máscaras 6          
Corações Feridos 6      

Na semana anterior:

Chocolate com Pimenta 14         
Malhação 16        
Amor, Eterno Amor 23          
Cheias de Charme 28           
Avenida Brasil 36           
Rebelde 7       
Máscaras 6          
Corações Feridos 5      

Xuxa eleva audiência do Fantástico e surpreende os que a desconheciam

Posted: 21 May 2012 11:43 AM PDT


Ela viu o que poucos viram, viveu o que poucos viveram. Foi mais ou menos assim que Xuxa finalizou seu depoimento ao O que Vi da Vida no Fantástico. Foram vinte e cinco minutos, o de maior duração até hoje.

Alguém viu o tempo passar?

Notei que muitos conheceram Xuxa pela primeira vez ontem, afinal, pra muitas pessoas ela é intocável, vive em um pedestal. Os que acompanham sua carreira sabem que não é bem assim.

Ela já tinha declarado que Senna era o amor de sua vida e que iria encontrá-lo na véspera do acidente que tirou sua vida.

E foi essa revelação que fez Luciano Szafir terminar com ela. Mas só porque a gente está com uma pessoa precisa significar que é o amor da nossa vida? A vida é cheia de diversos amores, cada um com sua intensidade.

Xuxa sempre foi tão transparente que ano passado, em meio as celebrações por seu aniversário na Globo, num momento de alegria, surgia em cena totalmente transtornada por conta do estado de saúde de sua mãe, dona Alda.

Rompeu uma parceria de décadas com a diretora Marlene Mattos porque não queria mais ser um robôzinho, desejava tocar sua vida por conta própria. Ter liberdade. Acredito que a chegada de Sasha tenha sido fator importante nessa decisão.

Ela costuma dizer que seus fãs sabem quando está bem ou não. É outra verdade, ontem em seu depoimento era visível a mudança no semblante quando passou a tratar sobre os abusos sexuais que sofreu na infância/adolescência.

Um alerta importante para as mães e pais. A apresentadora afirmou que ela, sempre falante, se calou, e as pessoas ao seu redor não notaram essa diferença em sua postura.

E por que seu filho está diferente? Arredio? É bom pensar.

Acredito que uma personalidade como Xuxa assumir que algo tão repugnante aconteceu em sua vida pode ajudar outros jovens a desabafarem, procurar ajuda e até incriminar os abusadores para que não voltem a molestar outros menores.

É nessa fase da vida que a gente está sendo moldado e esses abusos podem resultar em adultos depressivos, paranóicos. Infelizes.

No facebook ela disse que não voltará a falar sobre o assunto e que fez isso para que realmente outros se abram, denunciem.

"Mães ouçam seus filhos e acreditem em tudo que que eles falam, prestem atenção se eles mudarem em alguma coisa"

Vai de encontro com o que tem feito nos últimos anos com campanhas como "Não bata, eduque".

E aí entra a parte em que lamento, lamento mesmo o quanto de gente escrota que tem no mundo. Ontem no Twitter posso dizer que 100% da minha timeline comentava a entrevista. E alguns faziam piada, inclusive com relação ao abuso.

Comparei com o caso Carolina Dieckmann: são coisas sérias e que a gente precisa aprender a separar o não gostar da pessoa do agir como os criminosos que praticaram tais atos.

Quem ri pode não ter sido molestado e pode achar legal fazer piada, mas não tem mãe? Irmãos? Julgaria bacaninha se tivesse uma filha e lhe acontecesse algo assim?

Tem coisas que realmente são engraçadas, como quando Xuxa diz que muitos vão pra cama com ela pensando que ela vai fazer "xuxuxu xaxaxá". Mas as pessoas precisam aprender que existem momentos certos pra piada.

Não é qualquer um que tem coragem de se abrir como  ela fez na maior emissora do Brasil e numa janela como o Fantástico que mesmo tendo perdido audiência nos últimos tempos ainda é um dos programas mais assistidos da TV.

E ela nem precisava dizer tudo o que disse. Se tivesse falado que sua vida foi mil maravilhas teria sido mais fácil. E renderia do mesmo jeito.

Suas declarações fizeram o Show da Vida chegar aos trinta pontos às 23h, audiência que não via há muito tempo. E fez o programa atingir o recorde de 2012.

Minha admiração por ela só fez aumentar. Como disse, muitas pessoas conheceram ontem o que outros já estavam cansados de saber. "Desceu da nave" pela primeira vez para essa outra parcela que, acredito, mudaram a visão que tinham.

As vezes o fato de não gostarmos ou não termos identificação com alguém nos faz fechar os olhos para suas qualidades. E defeitos todos temos.

Ah, também rolaram piadinhas com relação ao filme que ela fez. Gente, onde aquilo foi abuso sexual? Há uns dois meses questionei o porquê de não terem falado o mesmo de Nicole Kidman quando protagonizou uma cena na banheira com um menino. Ou outros que, na dramaturgia, fizeram o mesmo ou algo parecido.

Questiono, ainda, quem nunca fez algo na adolescência que hoje tenta esconder. Ou esquecer.

É fácil olhar os defeitos do outro tentando fingir que os nossos não existem.

Penso que não seja fácil ser Xuxa, mas realmente bem poucos viveram tudo o que ela viveu com tanta dignidade.

Tem minha admiração e meu respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !