terça-feira, 11 de outubro de 2011

Amigo De Cristo

Amigo De Cristo

Link to Amigo De Cristo

A erotização da fé!

Posted: 10 Oct 2011 10:01 PM PDT

O período em que vivemos bem pode passar à história como a Era Erótica. O amor sexual foi elevado à posição de culto. Eros tem mais cultuadores entre os homens civilizados de hoje do que qualquer outro deus. Para milhões o erótico suplantou completamente o espiritual.
Não é difícil verificar como o mundo chegou a este estado. Entre os favores que contribuíram para isso estão o fonógrafo e o rádio, que puderam difundir canções de amor de costa a costa sem problema de dias ou de ocasiões; o cinema e a televisão, que possi­bilitam a toda a população focalizar mulheres sensuais e jovens amorosos ferrados em apaixonado abraço (e isto nas salas de estar de lares "cristãos" e diante dos olhos de crianças inocentes!); jornada de trabalho mais curta e uma multiplicidade de artefatos mecânicos com o resultante aumento do lazer para toda gente. Acrescentem-se a isso tudo as dezenas de campanhas publicitárias astutamente idea­lizadas, que fazem do sexo a isca não muito secretamente escondida para atrair compradores de quase todos os produtos imagináveis; os corruptos colunistas que consagraram a vida à tarefa de publicar fofas e sorrateiras nulidades com rostos de anjos e com moral de gatas da rua; romancistas sem consciência, que conquistam fama duvidosa e se enriquecem graças ao trabalho inglório de dragar podridões lite­rárias das imundas fossas das suas almas para dar entretenimento às massas. Estas coisas nos dizem algo sobre a maneira pela qual Eros conseguiu seu triunfo sobre o mundo civilizado.

Pois bem, se esse deus nos deixasse a nós, cristãos, em paz, eu por mim deixaria em paz o seu culto. Toda a sua esponjosa e fétida sujeira afundará um dia sob o seu próprio peso e será excelente combustível para as chamas do inferno, justa recompensa recebida, e que nos enche de compaixão por aqueles que são arras­tados em sua ruinosa voragem. Lágrimas e silêncio talvez fossem melhores do que palavras, se as coisas fossem ligeiramente diversas do que são. Mas o culto de Eros está afetando gravemente a igreja. A religião pura de Cristo que flui como rio cristalino do coração de Deus está sendo poluída pelas águas impuras que escorrem de trás dos altares da abominação que aparecem sobre todo monte alto e sob toda árvore verde.

Sente-se a influência do espírito erótico em toda parte quase, nos arraiais evangélicos. Grande parte dos cânticos de certos tipos de reuniões têm em si maior porção de romance do que do Espírito Santo. Tanto as palavras como a música se destinam a provocar o libidinoso. Cristo é cortejado com uma familiaridade que revela total ignorância de quem Ele é. Não é a reverente intimidade do santo em adoração, mas a impudente familiaridade do amante carnal.
A ficção evangélica também faz uso do sexo para dar interesse à leitura pública, a fina desculpa sendo que, se o romance e a religião forem entretecidos compondo uma história, a pessoa comum que não leria um livro puramente religioso lerá a história, e assim se defrontará com o Evangelho [esse mesmo raciocínio se faz com a musica gospel]. Deixando de lado o fato de que, na maioria, os romancistas evangélicos modernos são amadores de talento caseiro, sendo raros os capazes de escrever uma única linha de boa literatura, todo o conceito subjacente ao romance religioso é errôneo. Os impulsos libidinosos e os suaves e profundos movimentos do Espírito são dia­metralmente opostos uns aos outros. A noção de que Eros pode ser induzido a servir de assistente do Senhor da glória é ultrajante. O filme "cristão" que procura atrair espectadores retratando cenas de amor carnal em sua propaganda é completamente infiel à religião de Cristo. Só quem for espiritualmente cego se deixará levar por isso.
A moda atual de usar a beleza física e celebridades na promoção da fé é outra manifestação da influência do espírito romântico na igreja. O balanço rítmico, o sorriso plástico, e a voz muito, mas muito alegre mesmo, denunciam a frivolidade religiosa mundana. O executante aprendeu a sua técnica da tela da TV, mas não a apreendeu suficientemente bem para ter sucesso no campo profissional. Daí, ele traz a sua produção inepta para o lugar santo e a mascateia,  oferecendo-a  aos cristãos  doentios  e  inferiores  que andam à procura de alguma coisa que os divirta enquanto ficarem dentro dos limites dos costumes sócio-religiosos vigentes.
Se meu linguajar parece severo, é bom lembrar que não o dirijo a nenhuma pessoa individualmente. Para com o mundo perdido dos homens, só tenho uma grande compaixão e o desejo de que todos venham a arrepender-se. Pelos cristãos cuja liderança vigorosa mas equivocada tem procurado atrair a igreja moderna do altar de Jeová para os altares do erro, sinto genuíno amor e simpatia. Quero ser o último a ofendê-los e o primeiro a perdoá-los, lembrando-me dos meus pecados passados e da minha necessidade de misericórdia, bem como da minha fraqueza pessoal e da minha tendência natural para o pecado e o erro. A jumenta de Balaão foi usada por Deus para repreender um profeta. Daí parece que Deus não exige perfeição no instrumento que Ele emprega para advertir e exortar o Seu povo.
Quando as ovelhas de Deus estão em perigo, o pastor não deve contemplar as estrelas e meditar sobre temas "inspiradores". É obri­gado a agarrar sua arma e a correr em defesa delas. Quando as circunstâncias o exigirem, o amor poderá usar a espada, embora por sua natureza deva, em vez disso, ligar o coração quebrantado e atender os feridos. É tempo de o profeta e o vidente se fazerem ouvir e sentir outra vez. Nas últimas três décadas a timidez disfarçada de humildade tem ficado encolhida no seu canto enquanto a qualidade do cristianismo evangélico vem piorando ano após ano. Até quando. Senhor, até quando?
A. W. Tozer
Fonte: Título original, "Erótico Versus Espiritual"


Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com Continue Lendo ►

Tem muito pão com ovo se achando Big Mac !

Posted: 10 Oct 2011 09:54 PM PDT


Algumas reflexões aqui no APENAS nascem de episódios da minha vida. Outras são mero fruto de pensamentos que cismam em pulular dentro da minha mente. Muitas são resultado da observação do mundo ao meu redor. Mas a de hoje tirei de um lugar inusitado: uma frase que minha maninha @JuliaHelena_ postou no twitter. Confesso que quando li "Tem muito pão com ovo se achando Big Mac" achei criativo e bem-humorado. Mas não tem jeito: quando você respira a fé 24 horas por dia (e, que fique claro, isso não falo como uma qualidade que pode soar soberba, mas sim como uma mera constatação), até pequenas coisas como essas me levam a refletir sobre a Igreja, Cristo e o nosso universo cristão. A verdade é que Julia está certa, talvez não mediante a intenção que a fez postar essa frase, mas em um âmbito muito mais profundo dentro desse mesmo universo.
Esta é uma reflexão sobre celebridades, fama e sua relação com a fé.
O ser humano sempre foi atraído por celebridades. Veja o star system americano, uma estratégia criada décadas atrás pelos estúdios de cinema que procura criar celebridades em Hollywood apenas para que filmes deem mais lucro. Em resumo, o star system busca tornar atores e atrizes famosos para levar você, do público, a se apaixonar por eles e querer sempre ver seus filmes. Afinal, confesse, você vai ao cinema em 99% das vezes pelo título do filme ou porque seus astros prediletos atuam nele?
E funciona! Você não vai ver Diamantes de sangue, você vai é assistir ao "último filme do Leonardo DiCaprio". É assim que age a dinâmica das celebridades: a máquina de marketing de Hollywood, da TV Globo ou o que seja leva você a se afeiçoar pelos atores A, B ou C para que a cada novo filme, novela ou seriado você esteja ali, sentadinho, pagando seu ingresso, aumentando o ibope e, claro, enriquecendo estúdios de cinema ou redes de TV. É simplesmente por isso que existem celebridades nos nossos dias: pois elas geram poder e dinheiro. Muuuuuito dinheiro!
E entre os cristãos?
Isso tudo apenas comprova que o ser humano sempre foi atraído por celebridades. E você acha que entre os cristãos é diferente? Também somos seres humanos. Então não, não é. Basta olhar em volta. Nós, cristãos, criamos e amamos celebridades pelas exatas mesmas razões que o mundo. Repare que desde a época de Cristo era assim. Jesus mesmo virou uma celebridade – não por vontade própria, claro. Mas perceba: quando ele multiplica pães e peixes e alimenta milhares de pessoas, muitos passam a segui-lo não por suas palavras de vida eterna, mas pelos benefícios materiais que perceberam que ele poderia lhes proporcionar. Cara, um homem que pega cinco pães e dois peixes e alimenta de graça milhares de pessoas! Quem não quer seguir uma celebridade dessas?! Mas aí o tempo passa e quando Jesus é pregado numa Cruz restam apenas 120 no cenáculo. Pois naquele momento o ibope de Jesus estava em baixa e ele não tinha, aos olhos humanos, mais nada a oferecer, já que morto não gera poder, prestígio, dinheiro ou outros bens materiais. Só permanece quem realmente busca o Reino de Deus e não pessoas que lhes proporcionem benefícios materiais ou arrepios de emoção.
Passaram os séculos e chegamos aos nossos dias. Então o meio cristão começa a inventar celebridades, pelos mesmos motivos mundanos de sempre: atrair gente. E com isso gerar dinheiro – usando as boas e velhas estratégias: encher igrejas, vender CDs e DVDs, eleger políticos e outras práticas similares. O problema é que uma enormidade dessas celebridades é puro pão com ovo: entopem mas não têm substância. O resultado é que temos pastores-celebridades ensinando absurdos bíblicos nos púlpitos e multidões que devoram aquele pão com ovo achando que é Big Mac quando na verdade as palavras proferidas não carregam em si nada além de algo que engorda e aumenta o colesterol espiritual. E, óbvio, podem causar uma tremenda infecção e até uma septicemia espiritual – que pode levar à morte.
É assim com pregadores-celebridades que ensinam prosperidade. É assim com pregadores-celebridades que atraem os jovens com discursos e estéticas bonitinhas mas começam a pregar que o cristão não precisa ter uma mudanca radical de vida para seguir Cristo (a mais nova heresia do mercado gospel, ensinada por pastores que dizem que você não precisa ter uma mudança de vida radical após receber o chamado de Cristo. Aliás, cabe aqui um parêntese: se você ouvir falar de ética transacional ascendente, FUJA!). É assim com pregadores-celebridades que falam sobre graça mas vivem atacando os outros e chamando pastores sérios de "bundões". É assim com pregadores-celebridades que usam sua pregação eloquente para se eleger ou eleger seus irmãos e parentes para cargos políticos no governo. É assim com pregadores-celebridades que usam a linguagem, a estética e ate a música dos jovens para atrai-los e torná-los seus dizimistas.
É muito pão com ovo se achando Big Mac. Mas no Reino de Deus? Comida espiritual irrelevante.
Pão com ovo na música
No mundo da música cristã, então, é pão com ovo pra tudo que é lado. Em nome de um "ministério de louvor", muitos cantores tentam emplacar suas carreiras com músicas francamente horripilantes, com letras muitas vezes antibíblicas e propostas teológicas de vitória que fariam a galinha ter vergonha de ter posto aquele ovo. Harmonias paupérrimas, melodias assustadoras, letras clichês e, o que é pior, músicas que só têm por objetivo movimentar o mercado fonográfico gospel, mas cuja finalidade enquanto real louvor a Deus é só… pão com ovo.
Querido irmão, querida irmã, cuidado com o que você ingere em se tratando de teologia, doutrina ou artes gospel. Eu já passei três dias no CTI de um hospital por ter tragado comida estragada. E acredite: é bem doloroso. Não deixe sua alma ser infeccionada por pães com ovo que parecem comidas suculentas mas não passam de pão mofado e ovo galado. Se você ouvir um pregador da moda ensinando coisas que até soam interessantes, poéticas, modernosas e simpatiquinhas mas que você nunca ouviu antes, procure conversar com seus pastores ou irmãos mais experientes em quem você confie antes de abraçar esses pensamentos apócrifos. Afirmações como "Deus não está no controle das tragédias", "doe dinheiro para o meu ministério e a unção financeira será derramada sobre sua vida", "se você é um empresário pode se converter mas não precisa parar de dar propina a fiscal do dia para a noite, isso ocorre progressivamente", "basta você tomar posse da vitória pela fé e será teu" simplesmente não são bíblicas E, logo, são demoníacas. Não coma o manjar oferecido aos demônios achando que é maná dos céus só porque um pastor ou um cantor famoso te oferece aquilo.
Se você me permite ser muito objetivo, serei: há muitas celebridades evangélicas vendendo comida oferecida aos ídolos por aí. E como são famosos, há multidões engolindo. E, é triste admitir, vão sofrer muito por isso. Não seja uma dos tais. Atenha-se ao cristianismo ortodoxo, corra com todas suas forças de novidadezinhas.
Se você ouvir novidades que você nunca ouviu antes sendo pregadas em púlpitos, no twitter, no facebook, em blogs, no Youtube ou seja lá onde for…querido, querida: não dê ouvidos. Não importa se foram ditas por pastores famosos, por pregadores que estão na TV ou têm blogs e videos bonitinhos e comentados no Youtube. FUJA! Pelo amor que você tem a sua alma, entenda que o simples fato de um pastor ter milhares de seguidores no twitter não faz dele um homem de Deus. Pode parecer Big Mac, mas muitas vezes é pão com ovo da pior espécie. Ou o fato de um pastor pregar de jeans e levar bandas de rock para tocar em suas igrejas não o faz mais cristão do que um que prega de terno e gravata e canta hinos antigos. E vice-versa. Importa se aquilo que ele prega é bíblico ou não. Estética é só estética. Fama é só fama.
Do mesmo modo, é absolutamente irrelevante se um cantor, uma cantora ou um grupo gospel da moda sejam famosos. Fama nunca levou nem vai levar ninguém pro Céu. Fama não faz de um músico que canta canções cristãs mais ou menos ungido ou usado por Deus. Ele é apenas famoso. Apenas. Nada mais. Fama não lhe atribui absolutamente nenhuma qualidade espiritual que o não famoso não tenha. Examine a letra das músicas que cantam. Veja se a filosofia que transmitem entre uma música e outra é canônica ou não. Muitas vezes o artista pão com ovo deixa transparecer como é seu compromisso com Deus quando, ao "ministrar" entre as canções, diz barabaridades hediondas como, por exemplo, "Senhor, quero ter um romance contigo". FUJA desses – mesmo que suas músicas sejam lindas de morrer. Lembre-se que Dalila e Bate-Seba eram lindas e Sansão e Davi pagaram um preço muito alto por terem se deixado levar mais pela beleza do que pela Palavra de Deus.
Indo aos finalmentes
Geralmente o simples fato de um pão com ovo já querer ser Big Mac, ou seja, o fato de alguém querer muito ser famoso, já denuncia sua condição espiritual. Jesus falou sobre João Batista: "Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João" (Lc 7.28a). E no entanto João era tão espiritual que disse "É necessário que ele [Jesus] cresça e que eu diminua." (Jo 3.30). Esse é o espírito que deve estar em nossos corações. A busca da fama não é bíblica nem cristã. O cristão de verdade aponta para Cristo em tudo o que faz. O desejo pela fama é carnal e, francamente, diabólico.
Quem dá ao povo o que o povo deseja só para ser seguido vilipendia a essência da nossa fé. Tem pastores distribuindo pães e peixes à vontade, para que no dia seguinte suas igrejas estejam cheias ou para que sejam convidados para a conferência X, Y ou Z. Ou músicos cujos corações estão no espelho e não na cruz – só para que seus shows lotem, seus CDs se esgotem, sua conta bancária engorde e seus egos sejam inflados ao máximo só mercem uma coisa: que você FUJA deles.
Querido, querida, busque os anônimos. Busque aqueles que não querem aparecer. Se você olhar em volta vai perceber que os pregadores mais bíblicos e de coração mais puro fogem da fama a todo custo. Dê unfollow nos pregadores da moda do twitter ou do facebook só porque estão na moda ou falam frasezinhas bonitinhas e busque aqueles que de fato transmitem a essência do Evangelho. Esqueça os videos de pastores charmosinhos do Youtube e leia os clássicos, procure livros em vez de programas de TV gospel. Ignore os músicos que lotam igrejas – procure os que, sem mega estruturas, louvam ao Senhor em lágrimas com um banquinho e um violão. Pare. Pense. Mude os padrões que te levam a eleger esse ou aquele como o Big Mac da hora.
E quer saber de uma coisa? Você não vai encontrar as palavras de vida eterna em pães com ovo. Muito menos em Big Macs. Vai encontrar é num bom prato de feijão com arroz, bife e salada. Então FUJA do que é só celebridade e fama e procure o que realmente alimenta. E, repare: propaganda de Big Mac você vê em todo lugar. Mas de feijão com arroz, bife e salada… ninguém faz. Só que é ali que está o alimento de verdade pra tua alma.
Paz a todos vocês que estão em Cristo.
***
Do blog Apenas, via Púlpito Cristão : Divulgação: Amigo de Cristo

Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com Continue Lendo ►

A pergunta é pastor ou traficante? Pastor evangélico é preso portando crack!

Posted: 10 Oct 2011 07:53 AM PDT

A pergunta é pastor ou traficante? Pastor evangélico é preso portando crack!
Segundo a polícia, o suposto pastor Gilson Neudo Amaral, estava com 69 pedras de crack, 1 pedra grande ainda não pesada, 3 tabletes de crack e 5 trouxinhas de maconha.

O pastor evangélico Gilson Neudo Amaral, da Igreja Batista Regular de Caicó, foi preso por policiais militares no final da tarde deste domingo (9), por volta das 19h, em sua residência na Rua Auri Alves, nº. 01, Bairro de Boa Passagem (RN), portando 69 pedras de crack, 1 pedra grande ainda não pesada, 3 tabletes de crack e 5 trouxinhas de maconha.

A droga estava dentro de seu carro, um GM Corsa de cor branca e placas MZI-8539/Natal/RN.


Ele foi conduzido inicialmente ao quartel do 6º Batalhão da Polícia Militar onde passou por interrogatório informal e depois encaminhado à delegacia de polícia para ser autuado em flagrante.

Em declaração a Rosivan Amaral, ao vivo na Rádio Caicó AM, o pastor disse que tudo foi uma armação dos policiais.
A declaração
"A polícia chegou em minha residência dizendo que queria averiguar o nosso carro, porque tinham denúncias de que ali existia droga. Mas eu tenho certeza que tudo não passou de uma armação. Quem fez isso não precisava faze-lo. Todos sabem que eu fui sócio do Gordo da Rodoviária, (Lailson Lopes), por muitos anos, e ele foi acusado de ser o mandante da morte de F Gomes, e agora dia 18, vai fazer 1 ano do crime. Eles tentaram me incriminar. Tentaram de um jeito, tentaram de outro e nunca conseguiram, e agora é interessante, eu, assim que cheguei tem uma denúncia de que no meu carro tinha droga. Eu estou afirmando que alguém ligado a família de F Gomes fez isso para me incriminar. Eles acham que o Gordo tem culpa e que eu por ser amigo dele tabém tenho, agora eu digo que isso não trás F Gomes de volta. Eles são os únicos interessados em fazer uma palhaçada dessas", disse.
Fonte: Tribuna do Norte - RN - BLOG sidneysilva 
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com

Protesto cristão contra o ataque a uma igreja no Egito deixaram ao menos 24 mortos.

Posted: 10 Oct 2011 07:31 AM PDT

Protesto cristão contra o ataque a uma igreja no Egito deixaram ao menos 24 mortos.
Centenas de pessoas entraram em confronto nesta segunda-feira com as forças de segurança do Egito nos arredores de um hospital no Cairo, após distúrbios no domingo deixarem ao menos 24 mortos.
O conselho militar que atualmente governa o país ordenou a criação de uma missão para investigar os confrontos, que tiveram início ontem a partir de um protesto cristão contra o ataque a uma igreja. A violência sectária foi a pior desde a queda do ex-ditador Hosni Mubarak em fevereiro.

Vários veículos das forças de segurança foram incendiados hoje pelos manifestantes, que esperam o funeral dos cristãos coptas mortos no domingo durante os choques contra militares no centro da capital egípcia.
Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro egípcio, Essam Sharaf, convocou uma reunião urgente do governo para adotar medidas após os confrontos. Além dele, um líder muçulmano egípcio também defendeu um diálogo urgente entre autoridades das comunidades muçulmana e cristã.
Confronto entre cristãos egípcios e a polícia. O enfrentamento ocorreu durante protesto contra ataque a igreja

Ahmed al-Tayyeb, grande imã da Al-Azhar, a instituição mais importante do islã sunita, pediu conversas entre os membros da Família Egípcia, uma organização que reúne religiosos cristãos e muçulmanos, "para tentar conter a crise".
Em resposta aos conflitos, as autoridades egípcias decretaram no domingo à noite um toque de recolher no centro do Cairo e dezenas de "instigadores do caos" foram detidos.
CONFRONTOS
Os confrontos começaram na Maspero, em frente à sede da televisão estatal, no centro da cidade. A praça Abasiya, mais a leste, fica perto da principal catedral copta do Cairo. O confronto deixou 25 mortos e mais de 200 feridos. Segundo a rede Al Jazeera, porém, os números podem ser ainda maiores, já que há relatos de mais de 300 feridos e 26 mortos.

Veículos do Exército foram deslocados ao local da manifestação. A origem dos primeiros disparos não está clara, já que testemunhas coptas acusaram os "baltaguiya" (pistoleiros) de atirarem nos manifestantes, versão contestada pela imprensa estatal, que garante que os religiosos abriram fogo contra os militares.
O efeito do gás lacrimogêneo usado pelas forças de segurança pode ser sentido em grande parte do centro da capital egípcia, onde incessantemente foram ouvidas sirenes de ambulâncias transportando feridos.
Na praça Abdelmonem Riyad, próxima ao local dos confrontos, grupos de cristãos gritaram expressões de ordem como "com o espírito e o sangue nos sacrificamos pela cruz", e outros de muçulmanos cantaram lemas como "Alá é grande", em um ambiente de grande tensão, informou a agência Mena.
CONSPIRAÇÃO
O premiê egípcio afirmou à emissora de TV estatal que os distúrbios fazem parte de um complô contra o país, e apelou pela união nacional. "O Egito viveu horas difíceis e complicadas", reconheceu Sharaf pouco após visitar a região de Maspero, na sede da televisão pública egípcia, onde se realizava a manifestação de coptas que acabou em um banho de sangue.
Sharaf considerou que a ameaça mais grave para a segurança do Egito é que se rompa a união nacional e nasça a discórdia entre cristãos e muçulmanos, assim como entre o povo e o Exército, mas se mostrou convencido de que o episódio deste domingo não foi uma luta confessional, mas uma conspiração.
O primeiro-ministro disse que os distúrbios arrastaram o país para o passado, e trouxeram o medo e o pânico, mas apostou em avançar rumo ao futuro "para construir um Estado moderno baseado em princípios democráticos".
Além disso, acusou "mãos internas e externas" de tentar solapar a democracia no Egito, que é comandado por uma junta militar desde as revoltas que acabaram com o regime de Hosni Mubarak em fevereiro e que neste domingo viveu os piores distúrbios desde aquela data.
TENSÕES
Os cristãos representam cerca de 10% da população de 85 milhões de pessoas do Egito e criticam o conselho militar no poder de ser muito complacente com ataques contra cristãos desde a queda do ditador Mubarak.
As tensões sectárias entre a minoria cristã e os muçulmanos vem crescendo desde a derrubada do antigo regime.
A confusa transição política deixa lacunas de segurança, o que preocupa em especial a minoria copta em relação a islamistas ultraconservadores.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Informações Folha

Consórcios crescem e atraem até igrejas Evangélicas

Posted: 10 Oct 2011 07:14 AM PDT

Consórcios crescem e atraem até igrejas Evangélicas
A venda de consórcios no país, que cresceu à taxa de 37% em volume liberado negociado no acumulado do ano até agosto, não deixa nada de fora. Ou pouca coisa.

De fazendas a igrejas, de próteses dentárias a silicone, quase tudo pode ser encaixado em um consórcio.

A menor burocracia estimula a formação de grupos focados em públicos específicos, com menos acesso a linhas de crédito.

É o caso das igrejas evangélicas. "Mesmo não tendo fins lucrativos, igrejas têm direito a linhas de financiamento", diz Roberto Quiroga, sócio do escritório de advocacia Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga.

No entanto, segundo especialistas, são pouco comuns as liberações de crédito para essas instituições.

Uma das razões para isso é a falta de comprovação de rendimentos.

A empresa de consórcios FBJ Representações lançou na Expocristã 2011 (evento de produtos e serviços para cristãos), realizada em setembro em São Paulo, uma modalidade direcionada especificamente a esse público.

"A ideia é que o pastor ou a igreja que está alugando um templo possa ter recursos para construir sua própria sede", afirma Delmar Borges, dono da FBJ.

A FBJ vai até as igrejas para explicar aos fiéis como funciona o consórcio.

"Será que a igreja iria guardar o dinheiro do consórcio? Para a gente colher, tem de plantar", diz ele.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Informações Folha

Grupo cristão no Canadá propõe doação de bíblias durante o Halloween

Posted: 10 Oct 2011 07:00 AM PDT

Grupo cristão no Canadá propõe doação de bíblias durante o Halloween
Celebrado entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e o nascer do dia 1° de novembro, tratava-se de uma noite sagrada (hallow evening, em inglês), a tradição diz que o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se uniam em uma coisa só. Por isso a imagem mais comum é a de fantasmas, bruxas e monstros indo de casa em casa pedindo comida.

Com o tempo, a comida servida deu lugar aos doces que as crianças vestidas de monstros pedem ao longo da noite. A comemoração do Halloween foi se popularizando e hoje já é lembrada em vários países, inclusive no Brasil.
Agora, um grupo cristão canadense tenta mudar a história, incentivando as pessoas a doarem Bíblias e presentes cristãos como "uma forma amigável de lembrar as crianças" quem Jesus venceu a morte.
Por isso o nome da festa para eles deveria ser Jesus Ween [um trocadilho com win, vencer em inglês]. O projeto Jesus Ween foi criado pelo pastor Paul Ade, que vive em Calgary, Canadá. Ele tem feito seminários em diversas igrejas da América do Norte, tentado mobilizar cristãos de todas as denominações a levarem a sério essa iniciativa.

A grande maioria dos cristãos considera o Halloween apenas uma festa cultural, algo inofensivo e divertido. Porém, uma minoria cristão tem se oposto a ele, classificando-a de "demoníaca" e "espiritualmente perigosa". Agora o

JesusWeen pretende ser uma "alternativa saudável que pode melhorar a vida de todo mundo", segundo notícia do seu site.
Muito criticada desde que foi anunciada, a festa do "Jesus vencedor" poderá ser um imenso fracasso ou mudar vidas para sempre. Vai depender da adesão dos cristãos norte-americanos e canadenses. Em seu site, o grupo reconhece que o esforço ainda é tímido e tem pouca adesão, mas pretende crescer e ter um alcance mundial.


Confira o vídeo de divulgação:



Fonte: Gospel Prime
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com

Após causar polêmica com umbandistas prefeita evangélica, é acusada de desviar dinheiro para igrejas evangélicas

Posted: 10 Oct 2011 06:10 AM PDT

Após causar polêmica com umbandistas prefeita evangélica, é acusada de desviar dinheiro para igrejas evangélicas
O atrito com umbandistas não foi o único episódio em que a prefeita que é evangélica, de São Gonçalo, Aparecida Panisset, misturou sua fé com sua ação política. Em duas ocasiões, ela usou a caneta para dar recursos a templos evangélicos. Ou, nas palavras do investigadores do Ministério Público, desviar dinheiro de forma criminosa.

Por conta disso, Panisset responde a uma ação penal movida pela Procuradoria-Geral de Justiça. A prefeita, que é da igreja batista, também é ré numa ação civil movida pelo Ministério Público estadual, envolvendo o transporte de evangélicos em veículos da prefeitura.

As duas ações são anteriores à discussão, dos últimos dias, em que setores da umbanda acusam a prefeita de omissão. Segundo eles, Panisset não estaria se esforçando para evitar a demolição do imóvel do terreiro de Zélio de Moraes — que abrigou as primeiras sessões da manifestação religiosa no Brasil.

A ação penal é mais antiga. Em fevereiro deste ano, o procurador-geral de Justiça, Claudio Lopes, a propôs, depois que um inquérito constatou que a prefeitura assinou contratos fraudulentos com duas igrejas de São Gonçalo. O dinheiro teria sido repassado às entidades, mas o serviço contratado — de capacitação profissional de pessoas carentes — nunca teria sido prestado pelos templos.

Uma dessas igrejas é a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministérios da Reconciliação (IEADMR). O termo de convênio foi assinado em 21 de outubro de 2005 por Panisset e pelo presidente da igreja, o pastor Moisés Figueiró Moreira. O município deveria repassar R$ 25 mil mensais à igreja, durante 12 meses, para que o templo, entre outras coisas, oferecesse cursos profissionalizantes aos moradores do bairro de Coelho. A Procuradoria de Justiça alega que jamais houve tais cursos, embora a igreja tivesse recebido um total de R$ 300 mil, conforme notas de empenho.

O EXTRA foi até a pequena igreja há alguns meses e constatou, com vizinhos do templo, que, no local indicado no termo de convênio, os cursos jamais foram oferecidos.

Outro convênio parecido foi firmado entre Panisset e os dirigentes do Templo Pentecostal Casa do Saber (TPCS), em junho de 2006. Da mesma forma, os repasses foram feitos, mas, segundo o MP, os cursos jamais aconteceram no bairro de Fazenda dos Mineiros.

Transporte de fieis de igreja para passeio

Se for condenada nessa ação penal, a prefeita de São Gonçalo poderá até perder o cargo e ficar inelegível por cinco anos. Na sustentação da ação, o procurador Cláudio Lopes foi duro, alegando que Panisset e os pastores envolvidos agiram "em perfeita comunhão de ações e desígnios criminosos, previamente ajustados para o desvio de dinheiro (...)".

A outra ação é uma ação civil pública — uma das onze propostas pelo MP na Justiça estadual — que foi distribuída, em agosto, para a a 2 Vara Cível. Mostra um outro tipo de relação da prefeitura com igrejas evangélicas. Segundo um inquérito civil do MP, que deu origem à ação, veículos da prefeitura estavam sendo deslocados do setor de Saúde do município para transportar fieis da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Nova Unção, no bairro Vila Lage.

Em depoimento ao MP, a chefe do setor de remoções da prefeitura, Nadir de Oliveira, disse que os veículos foram cedidos à igreja para um passeio de jovens atendidos em um trabalho social de tratamento contra drogas, até um sítio em Cachoeiras de Macacu. Segundo ela, isso teria acontecido uma vez apenas. Entretanto, ao ser ouvido pelo MP, um pastor da igreja disse que isso teria acontecido inúmeras vezes. O MP encontrou, em outras ocasiões, carros da secretaria estacionados na porta do templo.

Outro lado

Prefeitura

Em relação à ação penal, Panisset respondeu, por meio de sua assessoria, que, na época, as entidades foram escolhidas pelas atividades sociais que sempre desempenhavam. A contratação teve parecer favorável da Procuradoria do município.

IEADMR

O presidente da IEADMR, Moisés Figueiró, disse que cancelou o convênio com a prefeitura após três meses e que os cursos foram prestados em outro endereço. O MP alega que não há provas.

Nova Unção
O pastor Mahatma Lopes — que não é réu — diz que a prefeitura apoiou a igreja Nova Unção na remoção de dependentes químicos.
Nadir de Oliveira
Procurada pelo EXTRA, ela não foi localizada.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Via Extra

O que fazer quando todos os fundamentos são destruídos?

Posted: 10 Oct 2011 05:50 AM PDT

O que fazer quando todos os fundamentos são destruídos?
1. Inversão de Valores - Estamos vivendo a inversão dos valores na sociedade contemporânea: chamam o mal de bem e o bem de mal; chamam luz de trevas e trevas de luz; chamam o doce de amargo e o amargo de doce (Is 5.20). A profecia de Rui Barbosa está se cumprindo: As pessoas parecem que têm vergonha de ser honestas. Esta semana vimos o principal traficante do Brasil sendo transportado de jato particular debaixo dos holofotes da imprensa para uma audiência, num gasto de R$ 41.000,00 reais sendo que as pessoas honestas são desamparadas e morrem à míngua.

A violência chegou a um nível insuportável. No Rio de Janeiro quatro jovens arrastaram um menino de seis anos pelas ruas da cidade preso ao sinto de segurança por sete quilômetros. Detalhe: o menino era da Igreja Presbiteriana da Barra da Tijuca e o líder dos bandidos freqüentava igreja evangélica. Uma gangue invadiu esta semana uma escola pública da nossa cidade para matar três alunos. As igrejas estão sendo hoje um dos principais alvos dos bandidos para assaltos.

1. Vivemos numa sociedade onde a criminalidade parece estar fora de controle. O tráfico é um poder paralelo que desafio o Estado de direito.

2. O mundo fala de paz, mas gasta mais com a guerra.

3. As nações poderosas se fortalecem explorando as pobres.

2. A infidelidade

4. Vivemos numa sociedade onde a fidelidade parece ser uma virtude pré-histórica. A infidelidade conjugal está chegando a níveis intoleráveis. Onde escasseiam as famílias onde reina a harmonia, onde um deputado acaba de se eleger por um partido e muda de partido no dia seguinte.

3.A corrupção moral

5. Vivemos num país onde a corrupção é endêmica e sistêmica a ponto da três classes que deveriam ser o principal referencial de ética no país, são as três classes mais desacreditadas da nação: POLÍTICOS, POLÍCIA E PASTORES.

6. O homossexualismo que até a poucos anos era um assunto escondido, hoje a televisão faz apologia em suas novelas e documentários.

4. A decadência espiritual das igrejas

7. As igrejas evangélicas até alguns anos eram guardiãs dos valores absolutos, hoje muitas igrejas tornam-se covil de salteadores. A igreja está sendo mais conhecida nas páginas policiais do que pela sua vida piedosa.

8. O povo chamado cristão era considerado até a alguns anos como referência de honestidade, hoje ser evangélico está se tornando sinônimo de caloteiro, de mal pagador, de mau caráter. Muitas empresas já ficam com o pé atrás de contratar funcionários crentes.

5. Quando os fundamentos estão destruídos, a população se desespera

9. Davi estava sendo perseguido por Saul. Saul queria matar Davi e o procurava pelas cidades, campos, desertos e cavernas. Ele era o rei, ele era a lei, ele era a força. Ele não tinha a quem prestar contas. Ele era absoluto. Ele oprimiu, perseguiu e matou. Ele estava acima da lei. Quando reina a opressão, o povo se desespera. Quando faltam critérios de justiça o povo geme. Quando os valores estão invertidos, a população se desespera.

10. No Brasil alguns políticos, que foram acusados de corrupção, com provas fartas de sua implicação, foram reconduzidos ao poder, alguns com uma votação majestosa. Estamos ensinando as novas gerações que o crime compensa.

I. O PROCESSO DA DESTRUIÇÃO DOS FUNDAMENTOS

Toda a era moderna foi uma tentativa de destruir os fundamentos antigos e erigir em seu lugar novos fundamentos. Jesus, porém, alertou: "Aquele que ouve a sua Palavra e não a coloca em prática é como um homem que constrói sua casa sobre a areia".

A HISTÓRIA DO PENSAMENTO MODERNO consiste na sucessão de fundamentos: 1) DO RACIONALISMO AO ILUMINISMO; 2) DO EMOCIONALISMO AO EXISTENCIALISMO; 3) DO EXISTENCIALISMO AO EXPERIENCIALISMO. Mas, quando a chuva cai, o vento sopra e os rios batem nesses alicerces eles entram em colapso.

A era moderna durou apenas 200 anos: Da queda da Bastilha em 1789 a 1989 com queda do Muro de Berlim. Desde 1989 nós vivemos o tempo da Pós-Modernidade: PLURALIZAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO E SECULARIZAÇÃO. A proposta da pós-modernidade é construir sem fundamentos, construir sobre o caos.

Nossa sociedade não tem verdade absoluta. Acabaram os limites. Acabaram os princípios. Os marcos antigos foram removidos. Voltamos ao período dos Juízes de Israel, cada um faz o acha que deve fazer. A própria Igreja Evangélica está confusa. Na década de 1990 a 2000 crescemos 58% no Brasil, mas o país não mudou. As pessoas entram na igreja, mas não são transformadas. Constroem sobre a areia. O evangelho não está presente mais nos púlpitos. Os pregadores estão atrás de aplausos e riqueza em vez de buscarem a glória de Deus e a salvação dos perdidos.

No passado, as pessoas argumentavam em torno do que é certo e errado; do que é verdadeiro e falso. Hoje as pessoas negam o conceito de moralidade e verdade. Eles colocam seus sentimentos acima da verdade de Deus.

O PRAGMATISMO domina a ação do governo, das instituições de ensino e também das igrejas. O importante é levar vantagem. O importante é o sucesso. O que importa é não é a verdade, mas o que funciona. Não me interesso pelo certo, mas pelo que dá certo. O que importa é fazer a igreja crescer, mesmo que para isso eu precise mudar a mensagem. O que importa é agradar a clientela, mas que para isso eu sacrifique a verdade.

O pragmatismo está dominando as igrejas. Estamos vendo hoje o evangelho de consumo. As pessoas pregam o que o povo quer ouvir. Não há mais pregação poderosa; o povo quer testemunhos. As pessoas não querem mais a exposição das Escrituras, mas a revelação profética das últimas novidades.

ESSA QUESTÃO DA DESTRUIÇÃO DOS FUNDAMEMNTOS NÃO É UMA QUESTÃO NOVA

11. Na época de Davi os fundamentos estavam sendo destruídos. Saul era a lei e agia ao arrepio da lei.

12. Na época do Império Romano a sociedade era pluralista. Os romanos eram tolerantes com todas as religiões. Os cristãos só foram perseguidos porque criam numa verdade absoluta.

13. Durante o período do Iluminismo o mundo passou a desprezar a Bíblia. Muitas igrejas deixaram de crer no sobrenatural.

14. No século XIX o Liberalismo devastou os fundamentos e desprezou a infalibilidade, a inerrância e a suficiência das Escrituras.

15. No Século XX o Misticismo tomou conta das igrejas. As pessoas correm atrás de experiências, de milagres, de sinais, de profetas, de cura, de prosperidade. Buscam sentir-se bem e não a Deus. Estão atrás de emoções fortes e não da verdade. Estão centradas no homem e não em Cristo. Os fundamentos estão sendo destruídos.

16. No Século XXI temos assistido um esforço concentrado de pseudo-cientistas e escritores cheios de empáfia lançar seu veneno contra a fidedignidade dos relatos bíblicos, sobretudo, acerca de Jesus.

II. O CONSELHO INSENSATO DOS MEDROSOS (V.2)

17. Os amigos de Davi lhe aconselham: FUJA! ESCAPE! Não enfrente o inimigo, esta é uma causa perdida. Não há chance de sair vitorioso. Muitas vezes somos tentados a desistir, a desanimar, a entregar os pontos, a parar de lutar. Somos tentados a fugir como os soldados de Saul fugiram de Golias, fugir da escola, do trabalho, da empresa, da igreja, do casamento, da cidade, do país.

18. Os conselheiros de Davi argumentam com FATOS:

1) A violência do inimigo é implacável – Eles já armaram o arco e estão com a flecha pronta para atirar;

2) A política do inimigo é enganadora – Eles agem traiçoeiramente, na escuridão. É uma conspiração velada. É uma trama invisível. É uma armadilha fatal;

3) A ação do inimigo é demolidora – Os ímpios destruíram os fundamentos. Eles colocaram por terra os valores absolutos. Eles arrancaram os marcos antigos. Eles viveram os valores de ponta cabeça.

19. Fugir não é solução:

1) O profeta Jeremias queria fugir do ministério: "eu não vou mais falar no teu nome" (20.9).

2) O profeta Elias queria fugir da perseguição de Jezabel (19.10).

3) Jonas tentou fugir de Deus indo para Társis.

4) Pedro tentou levar Jesus a fugir da cruz.

III. O QUE FAZER QUANDO OS FUNDAMENTOS ESTÃO SENDO DESTRUÍDOS (v. 4-7)

20. Este Salmo fala de duas teologias:

1) A SEGURANÇA SÓ PODE SER ENCONTRADA NA FUGA – Se você está ameaçado, abandone as causas justas e fuja. Salve a sua pele. Proteja-se;

2) A SEGURANÇA É ENCONTRADA PELA CONFIANÇA NO CUIDADO PROTETOR DE DEUS (v.1) – Fugir é covardia. É negar nossa confiança em Deus. Davi encontrou quatro razões para triunfar sobre o medo. A cena sombria dos versos a 1 a 3 se desfaz diante do Senhor. Esse Rei está ocupando o seu lugar e não refugiado. Sua cidade tem alicerces (Hb 11.10). Quais são as razões que a fé encontra para triunfar sobre o medo?

1. A soberania de Deus (v. 4)

A resposta de Davi diante do conselho dos amigos para fugir e se esconder é que Deus reina. Ele está no trono. Ele não apenas reina no céu e a partir do céu. Mas também ele reina na terra. Ele está no seu santo templo, a igreja. Ele habita com a igreja e na igreja.

Ainda que a cultura destrua os fundamentos da sociedade, o povo de Deus está seguro. Deus está presente e não fugindo. Ele está no trono. Ele governa. Ele reina. A história não é uma nave espacial sem rumo. Deus está no controle de todas as coisas.

Deus conhece nossos inimigos, conhece suas estratégias. Ele nos guarda e nos dá a vitória. O mal não triunfará para sempre. Os ímpios não prevalecerão.

O Salmista olha os fundamentos destruídos debaixo dos seus pés, mas vê o trono inabalável de Deus acima da sua cabeça. A terra pode estar em crise, mas não o céu. O mundo pode estar transtornado, mas não o trono do Deus Todo-poderoso.

2. O conhecimento de Deus (v. 5)

O senhor prova os corações dos homens. Ele conhece suas intenções, seus projetos. Ninguém escapará do escrutínio de Deus e do seu julgamento.

a) O Senhor põe à prova ao justo para abençoá-lo – Deus fez isto com Abraão, Deus fez isto com os amigos de Daniel, Deus fez isto com Jó. O Senhor nos prova para nos fortalecer e nos colocar mais perto dele e mais dependentes dele.

b) O Senhor põe à prova o ímpio e sua alma o abomina – As intenções do ímpio são arrogantes e Deus resiste ao soberbo.

3. O juízo de Deus (v. 6)

Os ímpios que tramam, que corrompem, que destroem os fundamentos não escaparão do juízo de Deus. Podem escapar do juízo dos homens, mas jamais do juízo divino.

Eles serão banidos para sempre da face de Deus para o fogo eterno. Fogo e enxofre é uma alusão à destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 19.24). Enquanto o Senhor distingue os justos e lhes dá morada eterna e comunhão, os ímpios recebem a chuva do juízo.

Deus mandou o seu juízo no dilúvio, em Sodoma, na Torre de Babel, no desalojamento das nações cananitas, na queda de Jerusalém, na queda da Babilônia, dos grandes impérios. Ah, mas o maior juízo de Deus será derramado no dia do juízo final. Todos vão ter que comparecer perante o tribunal de Deus e terão ser julgados segundo as suas obras.

4. A recompensa de Deus (v. 7)

O Salmo termina como começou, com o Senhor. Sua soberania, sua intervenção e suas recompensas são uma resposta ao medo do verso 3 e à frustração do verso 3b.

Davi olhou não para a sociedade sem fundamentos, mas para Deus. Ele viu não o poder do inimigo, mas a majestade de Deus. Em vez de buscar falsos refúgios, buscou a Deus.

Davi encontrou paz no meio da tempestade. Ilustração: Um dia de domingo eu cheguei na igreja e vi dois pássaros cantando na copa da mangueira defronte do nosso templo. Então, comecei a meditar sobre o que estavam cantando. Um conversava com outro ao ver os crentes entrando para o templo preocupados, ansiosos e com medo. Um perguntou: Por que eles estão preocupados e com medo? O outro respondeu: É por que eles não têm o Pai que nós temos ou pensam que não têm.
A maior recompensa do salvo é contemplar a face daquele que nos contempla todos os dias e nos sonda. Veremos o Senhor face a face e reinaremos com ele. Ah! O seu trono jamais será abalado e nessa cidade onde vamos morar os fundamentos jamais serão destruídos!

Por Hernandes Dias Lopes

Rev. Hernandes Dias Lopes fez o seu curso de Bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas-SP no período de 1978 a 1981 e o seu Doutorado em Ministério no Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississippi, nos Estados Unidos no período de 2000 a 2001. Foi pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista no período de 1982 a 1984 e desde 1985 é o pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória-IPB. É conferencista e escritor, com mais de 70 obras disponíveis em seu site: http://hernandesdiaslopes.com.br/ .
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com

Candidato à presidência dos EUA diz que Deus criou os americanos para comandar o mundo

Posted: 10 Oct 2011 05:23 AM PDT

Candidato à presidência dos EUA diz que Deus criou os americanos para comandar o mundo
Acusando o atual presidente Barak Obama de enfraquecer o país diante do mundo, o pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, declarou que Deus  criou os americanos para comandar o mundo .

O republicano defendeu que é necessário melhorar a imagem de seu país e parar de pedir desculpas. "Os Estados Unidos devem conduzir o mundo ou outros o farão", disse Romney.

Em seu discurso, que aconteceu no aniversário de dez anos do início da intervenção americana no Afeganistão, ele cita que o próprio Deus os criou para serem soberanos. "Deus não criou este país para que fosse uma nação de seguidores. Os Estados Unidos não estão destinados a ser um dos vários poderes globais em equilíbrio".

Para ele o planeta seria mais perigoso se Washington não tivesse um papel de liderança. "Deixem-me ser claro: como presidente dos Estados Unidos, eu me dedicarei a um século americano", afirmou.

"Nunca, jamais, pedirei perdão em nome dos Estados Unidos", afirmou Romney rodeado por cadetes do Citadel, um colégio militar da Carolina do Sul.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Informações Gospel Prime

A Revista IstoÉ aponta, Os 7 pecados da Igreja Católica

Posted: 10 Oct 2011 04:42 AM PDT

A Revista IstoÉ aponta, Os 7 pecados da Igreja Católica

Quais são os motivos que explicam a galopante queda de fiéis, principalmente jovens e mulheres, no maior país católico

Faz cerca de 140 anos que o número de católicos no Brasil segue ladeira abaixo. No século XIX, precisamente em 1872, o conglomerado de brasileiros que se assumia fiel à Igreja Católica beirava a totalidade da população, 99,7%. Durante os 100 anos seguintes, a cada década que se encerrava, aproximadamente 1% abandonava a religião. O índice dessa queda, atualmente, continua o mesmo. Mudou, porém, o fato de ele ocorrer a cada ano. Essa aceleração do declínio foi constatada pela pesquisa "Novo Mapa das Religiões", realizada pelo Centro de Políticas Sociais da Faculdade Getulio Vargas. Ao processar microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2003 e 2009, os estudiosos, capitaneados pelo economista Marcelo Neri, constataram que nesse intervalo de seis anos cerca de 6% da população deixou a religião romana – decresceu de 73,7% para 68,4%. O montante de fiéis que segue atualmente a doutrina preconizada pelo Vaticano é o mais baixo verificado no País. E, pela primeira vez na história, em alguns Estados e capitais da maior nação católica do planeta, o número de adeptos da religião não chega nem à metade dos habitantes (leia quadro). Quais seriam, então, os deslizes patrocinadores da queda do status do catolicismo entre os brasileiros, como as estatísticas não se cansam de mostrar? ISTOÉ recorreu a um colegiado de profissionais da religião, gente que pensa a Igreja, para discorrer sobre os possíveis pecados da Santa Madre. Eis os sete principais confessados.
1 Romanização da Igreja
É cantada em prosa e verso, já há algum tempo, a rejeição dos fiéis contemporâneos a autoridades religiosas que impõem doutrinas e ritos. Imposição, obrigação e restrição são palavras proscritas em um cenário no qual cada vez mais as pessoas se habilitam a estar no comando do próprio destino. A Igreja Católica, no entanto, caminha na direção oposta. Vive um momento de reinstitucionalização de seus fiéis, de os disciplinar para que aprofundem a sua fé. Os bispos defendem um contato maior com os bens religiosos, como missas e novenas. Esse processo preconizado pelo Vaticano é conhecido como romanização do catolicismo. "Bento XVI prefere uma Igreja menor e mais atuante em vez de uma maior sem atuação coerente e consistente", afirma o cientista da religião Jung Mo Sung, da Universidade Metodista do Estado de São Paulo (Umesp). "A estratégia fortalece o fervor de uma minoria praticante, mas traz uma consequência não intencional da perda de adesão de católicos difusos."

Esse efeito-rebote, somado à procura cada vez maior da população por curas e milagres que resolvam rapidamente seus problemas, tem levado esses católicos a migrar para outras denominações ou encorpar o grupo dos que fazem contato com o divino sem o intermédio de uma instituição. "A Igreja prefere que as pessoas que buscam soluções imediatas por meio de milagres não permaneçam nela", diz o teólogo jesuíta João Batista Libanio. Diminui-se o número de católicos, mas, por outro lado, aumenta-se o dos praticantes conscientes. 
2 Supermercado católico

Párocos têm relatado que seus templos estão existindo à imagem e semelhança de supermercados. Percebem que é cada vez maior o número de fiéis que procuram a igreja ocasionalmente, em busca de serviços religiosos como casamentos, missas de sétimo dia, batizados e bênçãos de lugares e objetos. Tratado como produto, o casamento, só para citar um dos "bens" católicos, se torna um evento alheio à doutrina. "Há casais que trazem o CD da novela que faz sucesso para tocar na cerimônia. Se você se nega, alguns inconformados batem boca com você, viram as costas e procuram quem o faça", conta o padre José João da Silva, da paróquia São José Operário, em Itaquera, na zona leste da cidade de São Paulo. "Vivemos uma igreja fast-food."

Nessa lógica de mercado, missa de sétimo dia tem se transformado em uma grande assembleia de gente que só foi ao templo por conta da ocasião e não está preocupada com o significado do ritual. Quanto aos batizados, explica o cônego Celso Pedro da Silva, da paróquia Santa Rita de Cássia, do Pari, zona norte de São Paulo, a Igreja supõe que quem quer que o filho se insira nela antes do uso da razão o faz porque dela faz parte e aceita suas regras. "O mesmo vale para a primeira comunhão, mas muitos pais não têm vínculos efetivos, nem foram casados na Igreja", diz ele. "Acredito que uma dificuldade do catolicismo seja saber que o povo católico não é evangelizado e, mesmo assim, se comportar na prática como se ele fosse", diz o cônego. O padre João Carlos Almeida, teólogo e diretor da Faculdade Dehoniana (SP), foi vigário paroquial no Santuário São Judas Tadeu, na capital paulista, por três anos. E conta que passava quase o dia todo atendendo a confissões e abençoando automóveis. "Muita gente trazia seu carro recém-comprado para ser benzido e ia embora. Poucos rezavam ou participavam de uma missa", lembra. Com a oferta religiosa na vitrine, católicos assistem a seus fiéis se afastando dos vínculos espirituais.

LINHA DURA
Bento XVI recrudesceu a disciplina, para manter a coerência da doutrina
3 Fuga de mulheres

Está lá no "Novo Mapa das Religiões". Entre as 25 denominações pesquisadas, apenas no catolicismo a mulher não constitui a maioria dos adeptos (leia quadro à pág. 70). Entre evangélicos, espíritas, religiões de matriz africana, oriental e asiática, elas superam os fiéis do sexo masculino. As católicas, porém, são cerca de 67,9%, enquanto os homens são 68,9%. Neri, o organizador do estudo da FGV, atribui o resultado, entre outras interpretações, ao fato de as alterações no estilo de vida feminino ocorridas nos últimos 30 anos não terem encontrado eco na doutrina católica, menos afeita a mudanças. De fato, seguem engessadas na Igreja, só para citar três tabus, as questões sobre os métodos contraceptivos, o divórcio e o aborto.

De acordo com o teólogo Jorge Cláudio Ribeiro, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), o catolicismo não gosta da mulher. "Ao que parece, elas, mal-amadas que são pela Igreja, estão se autorizando a não gostar da religião, a reagir", diz ele. Seu colega de PUC, o padre e psicólogo João Edénio dos Reis Valle, afirma não ter dúvida de que a questão de gênero pesa na constante diminuição do número de católicos no País. "Ela pesa em especial nas mulheres de classes mais instruídas e em melhor posição socioeconômica", afirma. "Essas não só percebem como discutem e não aceitam as posições da Igreja em relação a uma série de questões que as afetam." E conclui discorrendo sobre a não participação clerical feminina. "Elas reivindicam um papel novo e ativo na vida da instituição."

4 Escândalo de pedofilia

Em 2002, um grupo de mais de 500 pessoas levou à Justiça americana denúncias de abusos sexuais cometidos por sacerdotes e membros da arquidiocese de Boston, nos Estados Unidos. Esse escândalo foi a chama que fez arder uma fogueira de denúncias mundo afora, inclusive no Brasil. Na Irlanda, só para dar a dimensão do problema, a pedofilia acobertada por seis décadas pela hierarquia católica local foi tachada pela Anistia Internacional como o maior crime contra os direitos humanos já registrado na história daquele país. Para uma instituição que tem como bandeira a verdade sobre o mundo, ser atingida por problemas éticos que constituem crime representou um duro golpe. E a mazela dos escândalos de abuso sexual envolvendo crianças afastou muitos simpatizantes do catolicismo. É o que defende o cientista da religião Sung. "O militante não terá sua fé abalada. Mas os que se sentiam católicos por uma afinidade de infância ou inspirados em alguma figura pública podem ter deixado de ser por causa desses fatos."

Para piorar, a Igreja não foi hábil na cicatrização da ferida. "Ela trabalhou a questão na base do segredo e do corporativismo. A lógica interna de uma instituição que se protege e não ventila o problema levou a ampliar o fenômeno, tornando-o uma sensação nos meios de comunicação", afirma a socióloga da religião Brenda Carranza, da PUC de Campinas. Só há pouco tempo Bento XVI decidiu ordenar que os bispos abrissem normativas internas contra padres suspeitos de ser pedófilos e informassem as autoridades civis. Em setembro, ao visitar sua terra natal, a Alemanha, que perdeu 180 mil adeptos no ano passado por conta dos abusos sexuais praticados por sacerdotes, disse: "Posso compreender que, em vista de tais informações, alguém diga: 'Esta já não é a minha Igreja.'"

ÓRFÃOS
Os católicos sentem falta de líderes inspiradores, como dom Paulo Evaristo Arns
5 Ausência de lideranças

Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, falecido em 1999 aos 90 anos, foi quatro vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar brasileira, homem de vida simples que morava no quartinho de uma sacristia no Recife, ele foi um expoente internacional da Igreja Católica. Multidões se mobilizaram ao seu redor, no Brasil e na Europa, para ouvi-lo. Atualmente, porém, não há entre o colegiado católico nacional símbolos como dom Hélder, capaz de cooptar fiéis por meio do exemplo. "Numa sociedade moderna, em que a adesão à religião acontece por opção pessoal, é preciso que haja nomes admirados publicamente", diz Sung, da Umesp. As grandes figuras católicas da atualidade são os padres cantores. Eles, porém, fazem eco entre os católicos militantes, explica Sung, mas não são referência para setores não atuantes do catolicismo. A Igreja deixou de ser representativa entre os brasileiros como algo a ser admirado há quase duas décadas. Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal emérito de São Paulo que lutou contra a tortura e os maus-tratos a presos políticos durante a ditadura, e uma dessas figuras que inspiraram muitos católicos, se aposentou em 1998. "Dom Paulo é uma personalidade que enfrentou um regime militar, criava afinidade entre o povo e a instituição", afirma o padre Libanio. Aos 90 anos, Arns vive recluso em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, enquanto sacerdotes empunham microfones para cantar e fazer coreografias de suas músicas no altar.

6 Comunicação centralizada

Há comunidades dentro do catolicismo que lançam mão de tecnologias para se relacionar com os jovens. Elas têm escancarado à Igreja, segundo a socióloga da religião Brenda, que não é mais possível seguir com a ideia de que o fiel se encontra na paróquia. Estabelecida em sua maioria em grandes centros urbanos, essa turma mais nova sofre com o impacto da mobilidade, do crescimento acelerado, do consumo exacerbado, enfim, elementos que a fazem estabelecer relação com a crença muitas vezes a distância. Para a professora da PUC, a noção de participação das novas gerações urbanas é pautada pela afinidade. O jovem busca uma instituição quando se identifica com ela, independentemente da proximidade física. "Mas a noção da Igreja de paróquia é territorial", diz Brenda. Para o padre Libanio, enxergar as demandas da população e repensar até onde a religião pode ir na direção delas é o caminho para o futuro do catolicismo. "Os fiéis querem aquilo que os satisfaz e têm buscado muito o mundo virtual", diz ele. "A Igreja Católica tem de repensar a sua estrutura paroquial."

MANCHA
Protesto contra os casos de pedofilia: a Igreja não soube assumir a crise
7 Perda de identidade social

Houve um tempo, em muitas cidades do interior do País principalmente, que frequentar uma igreja era condição obrigatória para quem quisesse engatar um relacionamento amoroso sério. Quantos garotos não foram riscados por potenciais sogras da lista de pretendentes pelo fato de não irem à missa? Assumir-se membro de uma entidade religiosa – católica, de preferência – conferia pertençer a um grupo social. Diante da pressão para uma definição religiosa, muita gente tendia a assumir a crença na qual havia sido batizado, mesmo que exercitasse também a sua fé em terreiros de umbanda ou centros espíritas. "Católico era o imenso guarda-chuva cultural e religioso que permitia o trânsito espiritual", diz Brenda Carranza, da PUC. Com a disseminação do processo de secularização no campo religioso nacional, essa prática foi ficando obsoleta. A possibilidade de expressar a fé livre de preconceitos tem feito com que cada vez mais os brasileiros, quando submetidos a censos, assumam que não seguem os dogmas defendidos pela Santa Sé ou mesmo nenhum credo – daí o grupo dos sem-religião também estar em crescimento. O catolicismo, então, perdeu a status de produtor de identidade social.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Informações Revista IstoÉ

Religião pode ajudar reintegração social, dizem padre e pastor

Posted: 10 Oct 2011 03:58 AM PDT

Religião pode ajudar reintegração social, dizem padre e pastor
Para o pastor Marcos Ricci, que trabalha há 18 anos com presidiários, a religião é um dos fatores fundamentais para a recuperação do detento.

A reinserção social é possível para o jovem de 19 anos, conhecido por "Maníaco da Cruz". Ele ganhou esse apelido em 2008, depois de ter cometido três assassinatos em série na cidade de Rio Brilhante, interior de Mato Grosso do Sul. Prestes a ser colocado em liberdade, após três anos recolhido na Unidade Educacional de Internação (Unei) de Ponta Porã, ele ainda causa medo na população do município, que teme pela sua volta à localidade. A provável data de sua soltura é 8 de outubro.

Se de um lado, familiares das vítimas são contra o retorno do Maníaco da Cruz à Rio Brilhante, e profissionais como psiquiatra, advogado e a delegada que cuidou do caso defendem que antes da liberação ele seja submetido a uma avaliação psiquiátrica, do outro lado, alguns religiosos entrevistados pelo Correio do Estado acreditam que o jovem pode sim voltar ao convívio em sociedade, embora concordem que ele deva ser monitorado constantemente.

O pastor Marcos Ricci trabalha há 18 anos com presidiários e depois os acompanha quando são libertados. "Muitos presos são reabilitados, arrependem-se dos crimes que cometeram e passam a ter uma vida de trabalho, de amor, com uma família. E isso inclui presos que cumpriram penas por crimes hediondos, como os homicidas", ressaltou o religioso.

A religião, continua o pastor, é um dos fatores fundamentais para a recuperação do detento. "Ela preenche o vazio, ensina o perdão, mostra que é possível ter uma segunda chance", frisa.

O acompanhamento do preso solto, como poderá ser o caso do "Maníaco da Cruz", deve ser constante, aponta o pastor. Ele acrescenta que seria uma irresponsabilidade do Estado, enquanto instituição, colocá-lo em liberdade sem prover-lhe assistência. "Muitos têm perturbação psicológica, problema espiritual e precisam de suporte religioso, até porque a Constituição do Brasil prevê isso. E essa assistência deve começar quando a pessoa ainda estiver presa", pontua.

O pároco Nelson Bernardes Martins, da Igreja Católica Divino Espírito Santo, em Rio Brilhante, também acredita na reinserção do jovem. "Se não acreditasse nisso, não teria sentido ser cristão", pontou.

Todas as transformações são possíveis para o ser humano, ressalta o pároco, no entanto, seria uma negligência deixá-lo em liberdade sem acompanhamento algum. "A religião deve atuar também como suporte porque só nela é possível mudança de postura", diz o padre que está há dois anos na cidade onde ocorreram os crimes bárbaros.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Fonte: Correio do Estado

Igreja Presbiteriana dos EUA ordena o primeiro pastor homossexual

Posted: 10 Oct 2011 03:45 AM PDT

Igreja Presbiteriana dos EUA ordena o primeiro pastor homossexual
Scott Anderson tem 56 anos (Foto ao lado)  e descobriu sua orientação sexual quando estava no primeiro ano como seminarista.
No sábado, 8, a Igreja Presbiteriana americana ordenou pela primeira vez em sua história um pastor assumidamente homossexual. Essa ordenação marca mais um passo de uma Igreja protestante pela aceitação de homossexuais no clero.

Scott Anderson foi ordenado a pastor 20 anos depois de ter assumido sua preferência sexual sendo obrigado a renunciar ao posto em sua congregação na Califórnia. Há anos que Presbiteriana vem discutindo a ordenação de pessoas homossexuais, até que em maio deste ano uma assembleia nacional resolveu remover de sua constituição a obrigação de um clérigo de estar "dentro do convênio do casamento entre um homem e uma mulher, ou da castidade no celibato".

Anderson tem 56 anos e durante uma entrevista em sua atual igreja, no Winsconsin, relembrou o dia em que teve que tomar a decisão após ter sua sexualidade descoberta por um casal, que ameaçou denunciá-lo.
"Foi realmente o pior e o melhor momento da minha vida. O melhor porque pude pela primeira vez dizer que eu era gay. Mas houve também tristeza por ter que deixar o que eu amava", disse.

Membros conservadores condenam decisão

Enquanto alguns membros presbiterianos da igreja pastoreada por Anderson festejam a ordenação, outros mais conservadores criticam a decisão da convenção nacional e ameaçam deixar a denominação.
"Os episcopais, luteranos, a Igreja Unida de Cristo: todos deram esse passo e tiveram perdas", diz o conservador Tom Hay, diretor de operações da Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana. "Acho que nós perderemos também".

O pastor já estava à frente da igreja em Winsconsin o que vai mudar agora em sua rotina é que ele poderá novamente realizar sacramentos. Scott, que decidiu ser pastor quando estava no ensino médio, conta que só descobriu sua orientação sexual anos depois quando estava no primeiro ano como seminarista e se apaixonou por outro homem.

"Naquele momento, eu tive que tomar a decisão: Sigo a regra e continuo no armário, ou saio, passo a ser honesto comigo mesmo e deixo o seminário?" conta ele que acredita que essa decisão da igreja Presbiteriana fará com que a denominação fique mais forte.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Informações Gospel Prime

Pastor Silas Malafaia irá ser convidado a defender o Dia do Orgulho Hétero em Brasília

Posted: 10 Oct 2011 03:41 AM PDT

Pastor Silas Malafaia irá ser convidado a defender o Dia do Orgulho Hétero em Brasília
No dia 18 de Outubro, será realizada pela Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara dos Deputados, uma audiência pública para debater a criação do Dia do Orgulho Heterossexual. O Deputado afirma que "daqui a pouco os heterossexuais se transformarão pela propaganda midiática em reacionários e nós queremos ter nossa opção pela família sendo alardeada com orgulho".

A proposta apresentada pelo Deputado evangélico Eduardo Cunha (PMDB-RJ) prevê que a data seja comemorada no 3º Domingo de Dezembro. O Deputado afirmou ainda que convidará para a audiência o Pastor Silas Malafaia e outros líderes evangélicos, além de ativistas gays, para que a proposta seja discutida por todos os setores da sociedade.

Segundo o site G1, o projeto havia sido apresentado anteriormente, porém o Presidente da Câmara, Deputado Marco Maia (PT-RS) havia rejeitado o projeto. No último dia 02/08, Cunha apresentou recurso, afirmando que "a apresentação de proposições legislativas constitui direito do parlamentar". O Deputado afirma ainda que a proposta do Dia do Orgulho Heterossexual pretende reforçar os ideais da família, afirmando que os ativistas dos direitos dos homossexuais "querem transformar o combate à discriminação em uma ideologia. Precisamos debater esta questão. Por isso solicitei a realização de audiência pública", disse Cunha.

Em sua justificativa para o projeto de lei, Cunha descreve a ideia como forma de equilibrar os debates e reforçar que não é errado sentir orgulho de ser hetero e defender os valores da família. "A "proposta visa resguardar direitos e garantias aos heterossexuais de se manifestarem e terem a prerrogativa de se orgulharem do mesmo e não serem discriminados por isso".
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Via Gospel Mais

Introdução à antropologia missionária

Posted: 09 Oct 2011 05:36 PM PDT

Introdução à antropologia missionária

Autor: Ronaldo Lidório

SINOPSE
Esta é uma obra que trata do importantíssimo papel da Antropologia no contexto de missões. Em um mundo globalizado, onde a convivência entre diferentes culturas e subculturas é cada vez mais próxima e comum, a Antropologia tem se mostrado uma ferramenta indispensável para todos os envolvidos na grande tarefa que Jesus colocou em nossas mãos. Por isso, o autor procura mostrar como aplicar o conhecimento antropológico ao contexto de missões e evangelização. Também propõe metodologias que ajudarão o missionário ou evangelista a estudar e conhecer melhor o segmento social com o qual trabalham, seja ele urbano, rural ou tribal, em seu próprio contexto ou em outra cultura.

FICHA TÉCNICA

Título: Introdução à antropologia missionária
Código: 100443
Autor: Ronaldo Lidório
Editora: Vida Nova
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 208
Peso: 260 g.
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-275-0478-2
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Mais Informações Editora Vida Nova

Integridade - A coragem de enfrentar as demandas da realidade

Posted: 09 Oct 2011 05:29 PM PDT

Integridade -A coragem de enfrentar as demandas da realidade

Autor: Henry Cloud

SINOPSE
"A principal característica que se espera ver nos líderes é a integridade: pessoas que praticam o que pregam e revelam o caráter íntegro na vida. Neste livro, o dr. Henry Cloud apresenta questões pessoais que são cruciais para ser um líder de sucesso." Ken Blanchard, coautor do livro O gerente-minuto

Integridade é muito mais do que apenas honestidade: é a chave para o sucesso. Uma pessoa com integridade possui a capacidade raríssima de juntar as peças do quebra-cabeça e fazer com que tudo dê certo, mesmo nas situações mais difíceis e desafiadoras.

Neste livro, o autor explora as seis qualidades do caráter que definem a integridade. Para ilustrar cada uma delas, ele usa, por exemplo, histórias de personalidades do mundo dos negócios, como Michael Dell e mostra como as pessoas com integridade: conquistam e mantêm a confiança dos outros, são capazes de ver e enfrentar a realidade, alcançam bons resultados, aceitam as realidades negativas, buscam o crescimento e o desenvolvimento e compreendem a questão da transcendência.

FICHA TÉCNICA
Título: Integridade
Subtítulo: A coragem de enfrentar as demandas da realidade
Título original: Integrity: the courage to meet the demands
Código: 100416
Autor: Henry Cloud
Editora: Vida Nova
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 208
Peso: 292 g.
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-275-0476-8
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Mais Informações Editora Vida Nova

Em Guarda -Defenda a fé cristã com razão e precisão

Posted: 09 Oct 2011 05:19 PM PDT

Em Guarda -Defenda a fé cristã com razão e precisão

Autor: William Lane Craig

Você fica preocupado quando alguém lhe faz uma pergunta sobre sua fé e você não sabe como responder?

Já tentou estudar apologética, mas se viu perdido no meio dos jargões teológicos e filosóficos?

O que fazer quando você mesmo enfrenta dúvidas relacionadas à sua fé?

Em guarda, leitor! Você tem em suas mãos as respostas para essas e outras tantas perguntas que deixam qualquer pessoa insegura na hora de defender sua fé. Trata-se de um manual de treinamento conciso, escrito por William Lane Craig, um dos mais renomados defensores da fé cristã na atualidade. O livro é repleto de ilustrações, notas explicativas e esquemas para ajudar na memorização dos melhores argumentos para a defesa de sua fé com razão e precisão.

Com um estilo envolvente, Craig oferece quatro argumentos plausíveis para a existência de Deus, defende a historicidade da ressurreição de Jesus e aborda o problema do sofrimento. Além disso, mostra por que o relativismo religioso não consegue responder ao nosso desejo de compreender as questões últimas da vida.

Provando que a defesa da fé não se faz apenas com palavras, o autor também compartilha sua própria história de vida, bem como o chamado de Deus para torná-lo um evangelista bem preparado e, ao mesmo tempo, relevante para a cultura contemporânea.

FICHA TÉCNICA

Título: Em guarda
Subtítulo: Defenda a fé cristã com razão e precisão
Código: 100448
Autor: William Lane Craig
Editora: Vida Nova
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 320
Peso: 0 g.
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-275-0479-9
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Mais informações Editora Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !