domingo, 16 de outubro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Zeca Camargo entrevista a cantora Sade no Fantástico

Posted: 16 Oct 2011 03:07 AM PDT

O 'Fantástico' deste domingo, dia 16, traz uma entrevista exclusiva de Zeca Camargo com a cantora Sade, que virá pela primeira vez ao Brasil fazer show de sua nova turnê internacional. Ela releva ao apresentador que tem um motivo muito especial para vir ao país: há muito tempo, uma astróloga lhe disse que suas estrelas mais fortes estão localizadas no Brasil. No papo gravado no Texas, ela explica ainda porque prefere se afastar da imprensa e passar longos períodos sem dar entrevistas.

No quadro 'O que vi da vida', Daniel Filho é o entrevistado de Cláudio Manoel desta semana. Nascido na quinta geração de uma família de artistas, ele conta que o desejo de trabalhar com arte sempre o acompanhou desde muito jovem. "Eu não lembro de nenhum momento em que eu não quisesse ser artista. Eu praticamente nasci no teatro. Aos sete ou oito anos de idade, comecei a matar aula para ir ao cinema", lembra o ator. Ele conta a história de momentos marcantes de sua vida profissional, como quando começou a trabalhar no teatro e decidiu começar a carreira de diretor artístico. Além de explicar de onde tirou inspiração para criar a série 'A Grande Família', Daniel Filho conta que era muito exigente com seus trabalhos e que tomou algumas posições radicais ao longo de sua carreira. "Uma vez, fui profundamente grosseiro com a Dina Staf. Nunca vou esquecer disso. Me arrependo muito", lamenta ao lembrar de uma discussão que teve com a atriz durante a direção de uma cena.

A comédia fica por conta de Marcos Veras, que fala sobre casamento no quadro 'Stand Up Nosso de Cada Dia'. Ele diz que os anos passam, os costumem se renovam, mas algo que não muda de jeito nenhum é o desejo que as mulheres têm de se casar. "E não adianta morar junto, tem que ser casamento de verdade com tudo que tem direito. Aí no domingo, seu único dia de folga, ela te obriga a ver aluguel de roupa, igreja, salão de festas. Até curso de noivo temos que fazer!", diverte-se o ator. Bem humorado, ele descreve a maratona enfrentada pelo noivo com os preparativos para a cerimônia do "grande dia".

O 'Fantástico' vai ao ar aos domingos, logo após o 'Domingão do Faustão'.

Mariana Godoy estreia no Jornal das Dez

Posted: 15 Oct 2011 10:06 PM PDT

Na próxima segunda-feira, dia 17, Mariana Godoy estreia na Globo News. A jornalista reforça, de São Paulo, o time de apresentadores do 'Jornal das Dez', que é ancorado ainda de um estúdio no Rio de Janeiro por André Trigueiro e de Brasília por João Borges.  Mariana está animada com o novo desafio. "O 'Jornal das Dez' nos dá a oportunidade de discutir os assuntos mais importantes, como em um debate, ouvir especialistas e  aprofundar mais os temas. Profissionalmente é uma oportunidade incrível de levar as notícias de São Paulo para todo o país e para Globo Internacional", declara a apresentadora. Ricardo Lessa, que ancorava o 'Jornal das Dez' em São Paulo continuará realizando reportagens especiais para o telejornal.

O apresentador André Trigueiro aproveita para dar boas vindas à colega. "Mariana Godoy emprestará seu talento, profissionalismo e charme ao 'Jornal das Dez'. Experiente e dedicada, ela dará um toque feminino ao jornal", diz o âncora do telejornal no Rio de Janeiro e apresentador do programa 'Cidades e soluções'.

O 'Jornal das Dez' é exibido diariamente na Globo News, a partir das 22 horas.

Cantora inglesa Adele lidera indicações ao AMERICAN MUSIC AWARDS 2011

Posted: 15 Oct 2011 07:05 PM PDT

A edição 2011 do AMERICAN MUSIC AWARDS prova que a pouca idade e a distância não são barreiras para o verdadeiro talento. Isso porque a jovem cantora Adele, de apenas 23 anos, recebeu o maior número de indicações a esta que é uma das maiores premiações do showbiz norte-americano – apesar de ter nascido "além-mar", no Reino Unido. O evento será transmitido ao vivo pela TNT no domingo, dia 20 de novembro, começando com o tapete vermelho às 22h* e seguindo com a premiação às 23h* – tudo com exclusividade para a América Latina. A reapresentação do programa será na segunda-feira, dia 21 de novembro, às 17h40*.

Adele, cuja fama com o álbum "21" (2011) atravessou não só oceanos como conquistou admiradores pelo mundo inteiro, foi indicada em quatro categorias (Artista do Ano, Artista Feminina de Pop e Rock, Artista de Música Adulta Contemporânea e Álbum de Música Pop ou Rock), nas quais concorre ao lado de nomes de peso como a popstar Lady Gaga, o soul man Bruno Mars, o rapper Lil Wayne, a queridinha do country Taylor Swift, além de Katy Perry e Rihanna - que passaram pelo Brasil recentemente. Estas e outras presenças estreladas, que ainda serão confirmadas na premiação, prometem abrilhantar ainda mais o evento.

E o melhor de tudo é que os vencedores são eleitos em votação popular feita na internet, por meio do site oficial do AMA: http://abc.go.com/shows/american-music-awards/vote. Confira abaixo os indicados nas principais categorias:

Artista Masculino de Música Pop ou Rock
Justin Bieber
Bruno Mars
Pitbull

Artista Feminina de Música Pop ou Rock
Adele
Lady Gaga
Katy Perry

Banda, Duo ou Grupo de Música Pop ou Rock
LMFAO
Maroon 5
One Republic

Álbum de Música Pop ou Rock
Adele – "21"
Lady Gaga – "Born this Way"
Rihanna – "Loud"

Artista de Rap/Hip-Hop
Lil Wayne
Nicki Minaj
Kanye West

Álbum de Rap/Hip-Hop
Jay-Z e Kanye West – "Watch the Throne"
Lil Wayne – "Tha Carter IV"
Nicki Minaj – "Pink Friday"

Artista Masculino de Música Soul e Rythm & Blues
Chris Brown
Trey Songz
Usher

Artista Feminina de Música Soul e Rythm & Blues
Beyonce
Rihanna
Kelly Rowland

Álbum de Música Soul e Rythm & Blues
Beyonce – "4"
Chris Brown – "F.A.M.E"
Rihanna – "Loud"

Artista de Rock Alternativo
Black Keys
Foo Fighters
Mumford & Sons

Artista de Música Contemporânea Adulta
Adele
Bruno Mars
Katy Perry

Artista do Ano
Adele
Lady Gaga
Lil Wayne
Katy Perry
Taylor Swift

A classe C em todos os espaços e a mudança de mentalidade mais que necessária.

Posted: 15 Oct 2011 03:52 PM PDT

Para os haters convictos da programação televisiva, os tempos não tem sido lá dos melhores. A argumentação tem decaído frente a algumas constatações de pesquisa de mercado da TV paga. O estudo mais recente a respeito do assunto fez com que alguns panoramas caíssem: que tal a conclusão de que as emissoras mais assistidas são justamente aquelas tão espinafradas da TV aberta?

Isso mesmo: De acordo com pesquisa publicada na coluna de Ricardo Feltrin no F5, Globo, Record e SBT são as três primeiras emissoras mais assistidas da TV paga, com share de 37%, 11% e 6,4% respectivamente. Band e Rede TV também estão no ranking das 10 mais assistidas, porém ocupando o quarto e o oitavo lugar.

A análise diz respeito aos 10 canais mais assistidos nas oito principais praças entre 14 que compõe o Painel Nacional de Televisão: São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Campinas. Um universo nas quais 3,9 milhões possuem TV por assinatura. O mês de referência é agosto por ser um mês sem grandes feriados e férias escolares. Ou seja: uma análise muito expressiva. E o resultado do índice de share mostra mais: se forem somados os shares dessas emissoras e mais as aquelas públicas e as UHF, quase 63 em cada 100 TVs pagas ligadas estão exibindo programas de emissoras abertas na maior parte do tempo.

Qualidade de imagem? Popularização dos pacotes para alcançar um maior público? Ascenção da classe C a bens de consumo antes inimagináveis?

Muitas podem ser as justificativas, especialmente a última delas, que se reflete em quase todos os setores de economia, e neste cenário quem prega a TV paga como a salvação acaba se dando mal. Se o público das emissoras abertas é tido como alienado por uma programação de baixa qualidade e de uma ficção idiotizante, o que dizer diante da novidade? Continuar pregando Discovery Channel como se fosse a salvação do mundo e suprassumo em cultura, marcando assim uma divisão de castas televisiva?

É hora de uma mudança de mentalidade. Até mesmo quem faz televisão já percebeu isso. Tudo bem que as razões desta compreensão por parte deles seja puramente mercadológica, uma questão de sobrevivência para ser mais exata. Mas até quando o público vai perceber que não cabe esse tipo de diferenciação em castas? Que celebrem o gosto puro e simples, o desejo de assistir aquilo que se quer, não a pseudocultura ou sabedoria presente naquilo que simplesmente vem de fora, tido como bom simplesmente por este fato.


_________________________________________________




* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Classe C não larga o osso nem na TV Paga

Posted: 15 Oct 2011 11:46 AM PDT


*Por Wander Veroni 

Que a Classe C é a nova menina dos olhos da indústria do entretenimento audiovisual, todo mundo já sabe. Operadora de telefonia celular, programações das grades de TV, filmes, opções de provedor de internet à pacotes de assinatura na TV Paga, tudo está sendo feito para agradá-la. Mas o curioso é que ela também já mostra sinais de interferência nos rumos da TV por assinatura. Uma pesquisa divulgada esta semana pela Coluna Ooops!, do jornalista Ricardo Feltrin, revelou que as quatro maiores audiência da TV Paga são dos canais abertos Rede Globo, Rede Record, SBT e Band, respectivamente, nessa ordem. Ainda, a pesquisa apontou que de cada 100 TVs por assinatura ligadas no Brasil, mais de 60 sintonizam os canais abertos na maior parte do tempo.

Outro dado que chama a atenção é o fato da Globo ter 37% de share [porcentagem de TVs ligadas] na TV Paga. O estudo analisou dados das oito principais Praças entre as 14 que compõem o Painel Nacional de Televisão (PNT): São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Campinas. Ao todo, são 13,9 milhões de domicílios com TV, sendo que 3,9 milhões pagam TV por assinatura.

Em setembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que o mercado de TV por assinatura ganhou 334,6 mil novos assinantes em agosto deste ano. Atualmente, o segmento de TV Paga alcança cerca de 38,8 milhões de brasileiros, estando presente em 19,4% dos lares do país, de acordo com estimativas da agência. Na região Sudeste a penetração é de 28,5%. Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

Todos esses dados reforçam uma coisa: por mais que se tenha uma infinidade de atrações e canais na TV Paga, o telespectador não paga para assistir os pacotes de canais diferenciados, mas sim as emissoras que ele já conhece ou tem mais tradição. Outro ponto a ser observado é que com a popularização dos preços das operadoras – com valores a partir de R$ 39,90, muitas pessoas assinam TV Paga para poder sintonizar melhor os canais [da TV aberta, no antigo UHF e VHF] que mais gosta, e não só para ter acesso a conteúdo exclusivo – com exceção de eventos esportivos, como é o caso do SporTV, que é o canal esportivo mais assistido da TV por assinatura.

Com a popularização da banda larga, quem hoje quer acompanhar séries, filmes e documentários não assina mais TV Paga, basta baixar esse conteúdo pela internet ou assistir on demand – muitas vezes na mesma semana de lançamento dos Estados Unidos ou países europeus, por exemplo. Conheço várias pessoas que só assinam TV Paga por causa dos campeonatos de futebol ou pelo paper view do Big Brother Brasil.

Com o lançamento do Canal Viva, muita gente se animou em ter TV por assinatura para acompanhar as reprises do baú da Rede Globo, mas que não passou de um oba-oba inicial porque também era possível acompanhar esse conteúdo na internet. E isso é uma pena porque canais interessantes como History Channel, Globo News, GNT, Discovery e Cartoon, por exemplo, tem uma audiência muito pequena e cada vez mais segmentada. Nem a Globo News, que comemora 15 anos neste sábado (15) e que possui um conteúdo jornalístico excelente, aparece entre as 10 maiores audiência da pesquisa divulgada pela Ooops!.

Espero ansioso por um dia as operadoras de TV Paga venderem a assinatura de canais de forma individual [como acontece na Europa], tendo o cliente [telespectador] a opção de escolher um pacote mínimo de quantidade de canais da maneira que ele quiser, e não aqueles empurrados goela abaixo que ninguém vê. Alguém em sã consciência já conseguiu assistir mais de 100 canais de TV em um dia? Não tem como. Você acaba pagando por canais que jamais vai assistir. Não é justo.

Para mim, essa pesquisa divulgada pela coluna Ooops! é uma prova viva de que a Classe C não larga o osso da TV aberta, nem mesmo diante de tantas opções da TV Paga. O telespectador comum prefere ficar com os canais que conhece e troca pouco de canal. Hora de rever o que a TV Paga quer. Querer vender assinaturas a qualquer custo pode ser um suicídio a longo prazo. Só quero ver quando a mesma Classe C (re)descobrir que com uma antena parabólica ela pode acessar sem chuvisco e com qualidade os mesmos canais da TV aberta, outros de diversas regiões do Brasil e até mesmo de países vizinhos – dependendo da sintonia do satélite e da região onde o telespectador reside. O que as operadoras vão fazer?

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV e especializado em mídias sociais. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Sabia que a Globo lidera também na TV paga? Classe C dominando geral

Posted: 15 Oct 2011 07:36 AM PDT

Passa pela sua cabeça que de repente o Discovery Channel ou o National Geographic lideram a audiência na TV por assinatura? Ou canais de desenhos como o Cartoon? Que tal a Globo News?

Se é isso que você pensa, esqueça, a TV paga já não tem mais essa imagem de canais restritos à Classe A.

Já há algum tempo estamos ouvindo que as operadoras de TV estão vendendo pacotes mais baratos por conta da concorrência e, ao mesmo tempo, canais como GNT estão se popularizando, estreando atrações que não se restrinjam a uma única fatia de público.

Fenômeno igual ocorre na TV aberta: a Globo também busca a classe C.

O erro, eu diria, seria não buscar essa fatia de público e ignorar esses telespectadores.

A surpresa, no entanto, foi um dado divulgado pela coluna Ooops nessa semana: Globo, Record, SBT e Band lideram a audiência nos canais fechados e exatamente nessa ordem, com a Globo abocanhando a maior fatia de público assim como no sistema convencional.

Existe alguma novidade? Não, há décadas o telespectador estabeleceu um elo com essas emissoras.

E tem um outro fator: a qualidade da imagem.

Confesso que durante muitos anos assisti as emissoras abertas através da SKY. O SBT, por exemplo, é um terror no canal aberto, imagem muito ruim. E a Rede TV?

Hoje em dia, entretanto, o melhor caminho é o sistema HDTV, onde a imagem realmente é limpa, bonita e sem os famosos chuviscos.

Mas não deixa de ser estranho, certo? A Classe C está chegando à TV paga e continua procurando pelos canais abertos?

Sinal que as emissoras fechadas terão que se popularizar ainda mais, ainda não foi suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !