sábado, 29 de outubro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


O Astro retoma o formato novelão e faz sucesso, sendo que tinha tudo pra dar errado

Posted: 29 Oct 2011 06:30 AM PDT

A Globo decidiu homenagear os 60 anos de telenovelas no Brasil e, para tal, resolveu apostar num remake de O Astro, de Janete Clair. Exibição às 23h.

Minissérie? Não, novela. "A sua novela das 11".

Aliás, nem minissérie, nem novela. Novelão, o folhetim retomou um formato que havia sido deixado de escanteio pelos roteiristas que apostavam em formatos atuais por acreditarem que era isso que os telespectadores queriam ver.

Uma soma de novelão, portanto, com um grande drama mexicano. Regina Duarte aparecia como a ponta do iceberg, a mais dramática de todas. Se entrássemos em sua onda estaríamos embarcando em uma viagem fantástica.

É como assistir um conto de fadas e crer que se o príncipe beijar a princesa adormecida ela acorda. Ou, como já aconteceu aqui no Brasil, vibrar com a mulher gorda que explode no final da história.

E novelas tem esse papel, o de nos fazer viajar na maionese, assim como filmes, séries. Quem disse que existe um compromisso com a realidade? No final do capítulo, quando sobem os créditos, não está escrito que é obra de ficção?

Portanto, numa obra cheia de invencionismo, cabe o protagonista virando pássaro. E vivendo, mesmo após quase virar um queijo todo cheio de furos.

Ora, numa novela comum o assassino do "quem matou" é uma única pessoa, em O Astro tivemos quatro. Um dos bandidos, Samir, queria dar um tempinho pra transar antes de pensar no que fazer.

Tia Magda, abandonada, tomou um banhinho, ficou cheirosinha e plaft, se matou.

E sabe porque cabe esse tipo de coisa? É um risco que o roteirista corre pois seu elenco pode não convencer e aí sim a obra vira um mico.

Só que O Astro veio com um dos melhores elencos da Globo e, portanto, essa viagem se tornou possível.

Eu coloquei meu cinto de segurança, gritei, gargalhei, chorei, me assustei e me aventurei demais nessa montanha russa cheia de possibilidades. O óbvio não existiu.

E é de roteiros assim que precisamos, onde, mesmo quando se trata de um remake, exista o elemento surpresa. Chega de mais do mesmo!

Como eu disse, O Astro tinha tudo pra dar errado. Formato dramático, surreal, às 23h e... como novela.

Quem diria? Acho que nem a Globo imaginava que o remake de Janete Clair bateria A Fazenda e o Pan. Aliás, ninguém imaginava.

Me curvo diante de todos os envolvidos. Adoro apreciar talentos e em O Astro foi o que mais observei. Dos atores aos responsáeis por figurinos, locação, edição. Tudo da mais alta qualidade.

Que esse seja o início de outros grandes projetos. O telespectador apreciador de bons trabalhos agradece!

O Astro termina com audiência fenomenal e consagra, merecidamente, Clô como assassina

Posted: 29 Oct 2011 05:17 AM PDT

Pera ai que eu vou pegar meu queixo que caiu no chão...

26 pontos de média numa sexta-feira? E nem foi algo do tipo "pegou a audiência em alta e o pico ajudou", O Astro estava em alta em plena meia noite.

Basicamente repetiu o índice da estreia que foi de 27 pontos. Na véspera, mesmo com o Pan bombando, milagrosamente, o folhetim seguiu com sua audiência habitual.

Ou seja, terminou como um dos grandes acertos da Globo na temporada. Quem diria, novela às 23h?

Não foi uma simples novela, foi "a" novela!

Esse capítulo final não foi apenas de Regina Duarte, Rosamaria Murtinho a-r-r-a-s-o-u!! Primeiro ao assumir sua inveja e em segundo ao se suicidar. Fiquei triste com o final da Tia Magda!

E Clô Hayalla que, pra variar, terminou divando? Eu sempre quis que Clô fosse a assassina mas não imaginava que Regina realmente ganharia esse presente.

Acho que veio pra coroar essa volta por cima de Regina. Pra mim ela vive seu melhor momento agora, depois dos 60. Deixou de ser a namoradinha e, quem diria meus internautas adoraaaaaados, virou a vilãzinha da novela das 11!

Assassinaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Assassinaaaaaaaaaaaaaaa!!!

MOOOOONSTRAAAAAAAAAAAAAAA!!! hahahahahaha

E o deboche dessa louca ao levantar da poltroninha e, toda serelepe, afirmar que matou Salomão com gosto, dizendo que queria ser presa e algemada, dando altas gargalhadas?

É essa Clô que aprendi a amar, diva!!!!

Agora... quatro assassinos? Uau, uau!!! E Herculano que voltou pra gente poder ouvir Easy no final? Delíííícia!!!!

O Astro chega ao fim entrando para uma seleta lista, a de novelas da minha vida.

Elas são: A Favorita, Vale Tudo, Essas Mulheres e... O Astro!

Um detalhe importante: sentaria aaaaaaaaagora e reveria tudo de novo. Tudo.

O lado bom? Em janeiro, mês do meu aniversário, sai o DVD dessa obra inesquecível. Tem presente melhor?

Se Vênus permitir... terei Clô Hayalla em minha casa para sempre!

Obrigado Regina e Rosamaria, provaram, assim como outros já fizeram, que talento não tem idade. Divaram horrores!

O Astro deixa saudade!

::

Um outro ponto: Marcio Garcia saiu de casa pra falar uma única frase e com uma tremenda cara de picolé de chuchu!

As donas do jogo, mulheres que me fizeram sentir #oastro

Posted: 29 Oct 2011 06:38 AM PDT

Sem desmerecer ninguém eu quero fazer esse registro. Digo isso porque os destaques em O Astro foram muitos. Muitos mesmo, quase todo o elenco.

Em poucas ocasiões a teledramaturgia nacional teve uma seleção tão perfeita. E que funciona.

Porém, devo dizer, voltando a usar aquele slogan da Warner que há tempos não tem vez aqui, essas mulheres me fizeram sentir.

Elas são: Regina Duarte, Carolina Ferraz e Rosamaria Murtinho. O Astro é especial, é única e, o brilho dessas divas, tornou o folhetim ainda mais fantástico.

Amanda é a mocinha da história e, diferente das boazinhas de outras tramas, passa longe de ser boboca ou cheia de mimimi. É guerreira, trabalhadora, sonhadora e apaixonada, ou seja, um retrato das mulheres de hoje em dia que batalharam pra ter um lugar ao sol.

Mérito de Carolina Ferraz que, vamos combinar? É tão linda que não precisava nem abrir a boca... mas quando abre, uau!

Rosamaria Murtinho passou parte da novela com a Tia que vivia às sombras de Clô Hayalla, nem parecia ter muita vida e era até semelhante a diversos outros personagens de Rosamaria, nem sempre ela foi agraciada com algo do tamanho de seu talento.

E Tia Magda deu uma virada tão impactante que a tornou a grande vilã do pedaço, a mais maquiavélica, tão vingativa que não poupou nem o Marcio.

Ao mesmo tempo aparecia toda fofinha como aquelas tiazinhas que a gente tem na família. Quem diria que a coroa era uma bruaca? Ninguém imagina!

E ali, do ladinho de Magda, Clô Hayalla, parceira de uma vida. Compartilharam até o mesmo sultão, além de um filho e agora o neto.

Uma parceria estranha com Clô descarregando toda a sua amargura na Tia e, mesmo após pisar com toda força, corria atrás pedindo desculpas.

Dupla da pesada, Rosamaria e Regina a-r-r-a-s-a-r-a-m.

Insisto, não dá pra elaborar uma lista com todos os destaques, viraria um texto só com nomes, é muita gente.

Mas eu precisava fazer esse carinho especial... obrigado!

Amanda e Herculano, um casal inesquecível #oastro

Posted: 29 Oct 2011 06:38 AM PDT

Não costumo gostar de casais em novelas, geralmente falta liga entre os atores. E sem química a tal paixão não convence e tudo vira um amaranhado de clichês.

E são poucos os que me fizeram acreditar na existência de um sentimento.

Quando penso em um casal marcante me lembro de Aurélia Camargo e Fernando Seixas de Essas Mulheres, cuja inspiração veio da deliciosa história Senhora, de José de Alencar.

O texto poético tornou real uma história que hoje em dia dificilmente me cativaria, mas o bom trabalho de Christine Fernandes e Gabriel Braga Nunes fez diferença.

Mais recentemente teve Luciana e Miguel em Viver a Vida, outra bela história de amor.  Comovente, por sinal.

Hoje afirmo que um casal de acordo com nossa realidade seria Herculano e Amanda.

Brigam, fazem bico, reatam, terminam de novo e, fazendo jus à música entre tapas e beijos, é ódio é desejo, se entregam a paixão a cada nova tentativa.

Do mesmissimo jeito que acontece do lado de cá.

Quantos casais você conhece que vivem arrumando motivos para brigar e ainda assim não se largam porque o desejo é maior que as picuinhas?

Sim, Herculano é todo errado, mas jamais errou quando o assunto é Amanda.

E não é o fato de essa relação ter cenas calientes de sexo que a torna especial mesmo porque esses momentos são lindos, não existe vulgaridade.

Quando eles se falam sem estar frente a frente, naquelas cenas em que Herculano enxerga Amanda mesmo a distância, existe ali outra situação delicada pra simbolizar quando os casais ficam pensando um no outro sem aquelas coisas abobadas e vazias que ocorrem em outras novelas.

Parece que é tudo milimetricamente pensado e, por ser assim, é ainda mais empolgante.

Eu já gostava de Easy - e tem como não gostar? - e hoje me vejo viciado nessa música, totalmente na onda desse casal.

Amanda e Herculano deixarão saudades!





Quem ficou devendo #oastro

Posted: 29 Oct 2011 06:38 AM PDT

Deixo claro, antes de mais nada, que nenhuma interpretação - ou falta de - contribuiu negativamente para o resultado final de O Astro.

Muitas vezes um rostinho bonito, mas sem expressão, consegue prejudicar, ainda mais quando se trata das estrelas da história.

Em O Astro foi diferente e, devo dizer, até Henri Castelli conseguiu manter uma trajetória onde não merece elogios, mas também as críticas são dispensáveis. Uma coisa meio termo, portanto.

Thiago Fragoso também não é aquelas coisas e teve uma desenvoltura melhor que a de Henri.

Reginaldo Faria me surpreendeu negativamente. Na cena em que sua atuação foi mais exigida ele simplesmente emocionou não pelo trabalho mas porque foi de dar pena a força que o ator fez pra chorar após a morte de Jose e nada saiu de seus olhos.

O "troféu o que é isso companheiro?", entretanto, fica para Úrsula Corona. Gente, ela passou a novela inteira totalmente fora do tom e a personagem era importante.

Tínhamos o Daniel Dantas muito bem com Eustáquio e a cidadã sempre com cara de deboche ou de... avoada.

O trabalho dela, para mim, é a única coisa que destoa. Não compromete, mas foi impossível deixar de reparar. Muito ruim é apelido.

Quem surpreendeu positivamente #oastro

Posted: 29 Oct 2011 06:38 AM PDT

O Astro é uma novela que pode ser considerada um divisor de águas na carreira de muita gente.

Entre outros, para Regina Duarte, Humberto Martins, Fernanda Rodrigues e Rodrigo Lombardi. Para os últimos dois, especialmente.

Digo isso porque Regina não tinha mais nada para provar, contudo, precisava de uma virada em sua carreira depois de passar trocentos anos interpretando mocinhas e, vamos combinar, com cara de Helena. Sempre, mesmo quando não estava trabalhando com Maneco.

E Clô, seus dramas, ataques, xiliques e o conjunto da obra colocam a personagem entre as melhores de sua carreira, senão a melhor.

Humberto também já tinha provado que poderia fazer mais que um fortão descamisado, tenho como exemplo Sinhá Moça onde ele mandou muito bem fugindo desse papel que comumente lhe cabe. E, apesar de alguns exageros na reta final, conseguiu, assim como Regina, convencer com a construção que optou para Neco.

Fernanda, entretanto, ainda tinha a cara de Fernandinha de Malhação, precisava interpretar uma mulher e esse momento chegou através de Jose. Recebeu durante toda sua trajetória diversos elogios, todos merecidos.

Outro destaque, cujo auge aconteceu no capítulo de ontem, é Rodrigo Lombardi. Nunca achei o ator essa Coca Cola toda, estava muito mais ligado ao ideal de homem que as mulheres desejam que um grande ator.

Herculano fez essa visão mudar, esse desafio profissional lhe garantiu o melhor momento de sua curta carreira televisiva.

Ontem, insisto, Lombardi arrasou como Herculano. Logico que a jogada de câmeras contribuiu para o sucesso da cena, porém, jamais seria tão perfeita se ele não estivesse ali, totalmente  entregue.

É claro que as surpresas foram muitas, não restritas aos destacados.

Mas foram eles os que, com O Astro, deram uma virada e, por isso, merecem o reconhecimento.

Eu sei quem matou Samolão Hayalla! #oastro

Posted: 28 Oct 2011 01:00 PM PDT

Sei? Sei nada, tenho minha hipótese, assim como todo mundo.

Samir tinha Tia Magda nas mãos, sabia sobre seu relacionamento com Salomão Hayalla, tinham um caso secreto - e ela era toda safadinha, quem diria?

Aí Salomão passou a perna na coroa e contou seu segredo pra todo mundo. Foi perdoada e retornou à casa dos Hayalla.

Pra surpresa de todo mundo, continuou como aliada de Samir. Why?

Queria se vingar de Clô? De Salomão, por nunca tê-la assumido como mulher? Por ter maltratado Clô?

E ela odiava Clô? Como, se foi Tia Magda quem sustentou a casa?

Esse é o lance de O Astro que mais me consome. Não quero saber quem matou Salomão mas sim o que fez Tia Magda se tornar tão rancorosa e maquiavélica.

Sim, ela não apenas prejudicou Clô mas em dado momento estava atrapalhando a vida do próprio sobrinho.

Uma pessoa que ao mesmo tempo em que é boa, como uma tia querida, está arquitetando maldades. E é isso que chama atenção.

Tia Magda foi tão ricamente construída por Rosamaria Murtinho que hoje ela é a grande incógnita da novela, o final, tenho certeza, depende dela.

Pra mim rolou algo assim: ela envenenou Salomão ao mesmo tempo em que Samir deu o tiro que tirou a vida do empresário - e os dois se tornaram cúmplices a partir daí.

Também tenho uma hipótese vaga de que eles estão tendo um caso, mas acho menos provável. Ela é muito coroa pra ele.

#será?

Apesar que...

Quando Felipe foi preso ficou um mistério sobre as coisas que ele sabia de Samir e Clô falando do quanto ele era perigoso e tal. Estaria Clô envolvida de alguma forma?

Em dados momentos é perceptível uma certa cumplicidade entre Clô e Magda.

Está difícil montar esse quebra cabeça, façam suas apostas!

Fina Estampa e... o que está acontecendo com a Torloni, bebê?

Posted: 28 Oct 2011 10:42 AM PDT

Ontem quando voltei para o televisor o Jornal Nacional já tinha acabado e estava rolando uma cena com Christiane Torloni e Adriana Birolli.

Reparei e, como naquele dia que peguei a cena do Caio Castro jurando estar bêbado e da Torloni totalmente fora do tom, gritando feito louca, vi que a história se repetia. E novamente achei que as críticas sobre seu trabalho continuam fazendo sentido.

E também com relação a Birolli, não estava legal.

É falta de direção? A Torloni se esqueceu como se atua? Ou, quem sabe, não está lendo as críticas e jura que está abafando, bebê?

Já que estou falando da novela, tem uma coisa que estou achando curiosa. Se eu estiver errado sobre algo, me corrijam.

Li que Griselda ficou rica e ia abrir uma loja de material para construção.

Ah, e que o marido sumido, após saber de sua riqueza, reaparece.

Temos, ainda, a personagem de Torloni fazendo gente rolar pela escada e morrer.

Juntamos, assim, Maria do Carmo, Josivaldo e Nazaré Tedesco? É remake de Senhora do Destino?

Vai rolar criança sequestrada também? Alguém com apelido de anta nordestina?

Uau, quanta criatividade. Realmente é visível que estou perdendo algo rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !