sábado, 22 de outubro de 2011

Amigo De Cristo

Amigo De Cristo

Link to Portal Amigo de Cristo

Silas Malafaia realiza casamentos coletivos em penitenciárias do Rio de Janeiro

Posted: 21 Oct 2011 02:29 PM PDT

Silas Malafaia realiza casamentos coletivos em penitenciárias do Rio de Janeiro

Nos dias os dias 21, 24 e 25 de outubro a Associação Vitória em Cristo (Avec), liderada pelo pastor Silas Malafaia, promoverá casamento coletivo nas penitenciárias Moniz Sodré, Esmeraldino Bandeira e Bangu 3, todas situadas no Rio de Janeiro.

A iniciativa faz parte dos projetos sociais apoiados pela Avec, instituição sem fins lucrativos, que vai contemplar 30 casais, sendo 10 de cada unidade prisional. As despesas com o casamento civil, religioso, vestido de noiva, traje do noivo, alinaças de ouro, buffet e a ornamentação das capelas foram pagas pela Avec que também vai entregar duas Bíblias para o casal.

"Nossa intenção é contribuir para a vida espiritual e social desses internos, e oferecer um dia especial para eles e seus familiares", declara a gerente da Avec, Lívia Malafaia.

O momento será de grande emoção para os detentos que se converteram na penitenciária e que tem na cerimônia uma forma de legalizar seus relacionamentos diante de Deus e perante os homens. Somente os presos de Bangu 3 não terão buffet, pois o presídio é de segurança máxima.

Em dezembro de 2010 a Avec realizou casamentos coletivos para 17 casais nos presídios masculinos Moniz Sodré e Esmeraldino Bandeira. Ação que repercutiu de forma positiva entre o Sistema Penitenciário do RJ. "O interno precisa muito da família, e a Igreja é um dos instrumentos de ressocialização", avaliou Carlos Rogério Campos, diretor da penitenciária Esmeraldino Bandeira.

Com informações AVEC

Escreva um comentário rápido

Igreja Universal abre Drive-Thru de oração no o Rio de Janeiro

Posted: 21 Oct 2011 11:23 AM PDT

Igreja Universal abre Drive-Thru de oração no o Rio de Janeiro

A Igreja Universal do Reino de Deus está oferecendo o serviço de Drive-Thru de Oração na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O serviço que já foi instalado em São Paulo e no Distrito Federal agora alcança cariocas que moram em um dos bairros mais nobres do Rio.

O drive-thru da oração funciona das 14h às 20h, de segunda a sábado. Aos domingos, missionários vão para a praia, onde fazem pregações itinerantes

De acordo com a Gerência de Informações de Tráfego da CET-Rio, órgão da Secretaria Municipal de Transportes, a Avenida das Américas recebe diariamente cerca de 134.750 veículos (média do movimento diário em dias úteis) em seu trecho mais movimentado. O fluxo mostra a importância do caminho, que é o principal para a circulação dos carros entre os bairros da Barra, Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba, além de ligar seus moradores a outras localidades da zona oeste.

Por ser a principal – e mais movimentada da região –, a Avenida das Américas concentra significativa parte do comércio local. São mais de 20 centros comerciais como o Barra Shopping e New York City Center (o tal da Estátua da Liberdade) e ainda quatro hipermercados de redes nacionais e multinacionais, sem contar os grandes condomínios residenciais e comerciais.

Para chamar a atenção dos motoristas diante de tanto movimento, um grande cartaz com letras vermelhas anuncia o "drive-thru de oração". A publicidade é reforçada por placas menores, com frases como a do início deste texto, instaladas nas calçadas bem próximas ao engarrafamento. Apesar do apelo visual, são os voluntários, boa parte jovens com idade média de 18 anos, que vão literalmente às ruas convencer os mais estressados de que seja qual for o problema, há salvação – se não para o trânsito, pelo menos para a angústia de ficar retido nele.

Para chamar a atenção de uma das principais vias do rio de Janeiro, Universal conta com publicidade em letras garrafais
"Para com essa ideia, não tem isso de cobrar"

Há três meses à frente da Universal da Barra, o pastor Carlos, de 42 anos, afirma que o drive-thru de oração quer garantir a quem precisa um "momento de paz". O serviço não é novo no Brasil, mas no Rio é inédito. Há dois anos foi implantado na filial da congregação na Vila Mariana, em São Paulo, depois de ser criado pela congênere da Califórnia (EUA). "As pessoas vivem na correria do dia a dia, sem tempo para nada. O que oferecemos é mais uma forma de comunicação com Deus", explica o líder religioso. E nada de suspeitas de que a igreja cobra pelo socorro. Pastor Carlos garante: "Para com essa ideia, não tem isso de cobrar".

Na última terça-feira (18), entre 19h e 20h05, 14 veículos fugiram rapidamente do trânsito colossal da Avenida das Américas em busca da palavra no drive-thru do templo. "É muito bom, a gente fica com o coração fortalecido depois de um dia cansativo. Saio com a certeza de que estou com Deus", testemunha o motorista executivo Alexandre Lima, de 48 anos, que seguia para casa em Realengo (zona oeste), acompanhado da mulher, a administradora Solange Fernandes, e do filho Alessandro, de cinco anos.

Carros em fila para receber a bênção. Pastor responsável pela igreja diz que atendimento chega a 100 por dia

Na cadeira de criança fixada no banco de trás do automóvel, o menino Alessandro foi ungido pelo pastor adjunto que pede para ser chamado apenas de Vinícius, embora não tenha se importado de ser fotografado. O garoto ficou quietinho durante a oração, que não dura mais de um minuto. Solange, também evangélica, mas seguidora da Igreja da Graça, apoiou o pit stop do marido. "Se 10% dos que estão nesse engarrafamento passassem por aqui, certamente ficariam mais tranquilos. A oração ajuda a pessoa a se sentir melhor", afirma.

Rosas e azeite

De calça, camisa polo e sapatos brancos (como o pastor titular do templo), Vinícius ouve o pedido do motorista, fecha os olhos, segura o cálice dourado em uma das mãos enquanto com a outra ampara a cabeça do que eles chamam de "abençoado". Posicionado, ele ora. Vinícius, um jovem pastor de 27 anos, membro da Universal "desde que nasceu", explica sua missão: "Vem pessoas aqui muito desesperadas. Percebo que basta uma palavra de conforto, uma oração, para que melhorem. É gratificante", diz. "Tem gente que quer só uma oração, tem gente que pede para ungir o carro, o volante ou a si próprio. O que a pessoa pede a gente faz", acrescenta. Sobre o óleo ungido no cálice dourado, esclarece: "É azeite". Em seguida, emenda: "Mas a senhora pergunta, hein?".

 

Vinícius, pastor adjunto, é o responsável pelas orações no serviço drive-thru; com um cálice dourado e azeite de cozinha ungido, ele atende os fieis

Enquanto Vinícius ora, um "exército de Jesus" formado por uma tropa de sete voluntários se embrenha por entre os carros para distribuir "rosas consagradas" e jornais em formato tabloide editados pela congregação do Bispo Edir Macedo. Um táxi reduz a velocidade, mas não entra no drive-thru. "Aleluia, irmão", grita o motorista, satisfeito com um exemplar do semanário que lhe fora entregue pela janela do veículo. Motoristas de vans e ônibus passam ao largo, mas não seguem a viagem sem parar para pegar a publicação. Passageiros dos coletivos abrem o vidro das janelas e, braços para fora, pedem um exemplar. Há os que recusam o papel, mas a tropa evangélica não se intimida com a rejeição.

Voluntários distribuem jornais da Universal para atrair fiéis. A Defesa Civil registrou 301 acidentes na Av. das Américas em 2011, mas eles não temem riscos

Pouco depois das 20h, o drive-thru encerra as atividades. Terça-feira é dia de “cura”, na "Sessão do Descarrego". "É o dia mais engraçado", conta o vendedor de uma das três lojas de automóveis vizinhas ao templo. "Tem gente que para aqui na porta e enquanto recebe a bênção cai no chão. A gente fica esperando para ver quem vai cair", diverte-se uma colega de trabalho que está ao seu lado. Ambos pediram para não ser fotografados nem identificados para evitar constrangimentos com a vizinhança.

Alheios a olhares de soslaio, os pastores Carlos e Vinícius entram na igreja, que tem capacidade para 620 pessoas sentadas. "Nosso objetivo é apenas a comunhão com Deus", diz Carlos, antes de se despedir. Os obreiros guardam os cones, a tenda montada para o funcionamento do drive-thru (que é feito de segunda a sábado, das 14h às 20h) e seguem para a homilia. Pelos gritos de "cura" da "Sessão de Descarrego", dá para perceber que o serviço da fé não para.

Iformações IG

Escreva um comentário rápido

Pastor Marco Feliciano faz homenagem a Xuxa e a Ministra dos Direitos Humanos

Posted: 21 Oct 2011 10:11 AM PDT

O Pastor e Deputado Federal Marco Feliciano, homenageou a apresentadora Xuxa Meneghel e a Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos Maria do Rosário, em sessão da Câmara dos Deputados, ontem, 20/10/2011.

Feliciano fez uso da tribuna para discursar ressaltando a assinatura de um acordo entre Xuxa e a Ministra Maria do Rosário, no Rio de Janeiro, para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

A assinatura do documento que combate o chamado "turismo sexual" aconteceu no "39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens". O Pastor afirmou ainda que "é de conhecimento geral que as vítimas… se sujeitam a tal situação por extrema

Leia na íntegra do discurso do Deputado, publicada em seu site:

Pastor Marco Feliciano faz homenagem a Xuxa e a Ministra dos Direitos Humanos

Uso desta tribuna para parabenizar a Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário e a apresentadora da Rede Globo, Xuxa Meneghel, pela assinatura nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, do pacto de Enfrentamento à Exploração Sexual de crianças e adolescentes no Turismo.

O ato deu-se durante o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. O tema central da edição deste ano desse congresso é "Brasil bem sucedido, novas oportunidades e atitudes para o Turismo". Congratulo-me com iniciativas desse tipo, que coloca nosso País no rol de nações que se preocupam em combater o chamado turismo sexual que tanto macula nossa imagem no exterior.

É de conhecimento geral que as vitimas de tais abusos são crianças e adolescentes, frutos de famílias que vivem em extrema pobreza e que se sujeitam a tal situação por extrema necessidade.

Concomitantemente com tal programa também devemos como homens e mulheres que militamos na vida pública procurar meios para amparar esses jovens e suas respectivas famílias, com efetiva política de integração social, aproveitando os programas já em curso do governo Federal e aprimorando para não como paliativo, mas para solução definitiva desse flagelo social que é a exploração sexual.

Finalizo pedindo a Deus que abençoe a todos que não medem esforços para minorar o sofrimento desses nossos irmãos mais necessitados.
Informações www.marcofeliciano.com.br

Escreva um comentário rápido

Pesquisa revela que 25% dos cristãos não vive segundo as doutrinas de sua religião

Posted: 21 Oct 2011 09:05 AM PDT

Cristãos não vive segundo as doutrinas de sua religião

Uma pesquisa feita pela ONG Changing the Face of Christianity (Mudando a cara do cristianismo), apontou que aproximadamente 25% dos cristãos não vive segundo as doutrinas de sua religião. Foi aplicado um questionário a voluntários anônimos, que responderam 10 questões de múltipla escolha sobre a maneira como levavam a vida.

"Para ser honesto, não são pessoas más". Com essa definição, Brad White, o fundador da ONG que fez a pesquisa comentou o resultado do estudo. "Os resultados sugerem que eles pensam muito mais em si do que em Deus e as outras pessoas. Ler a Bíblia e orar não é algo que faz parte de suas rotinas. São o tipo de pessoa que você ficaria surpreso ao descobrir que são cristãos.

Segundo o The Christian Post, conforme a pontuação de cada entrevistado, eles eram enquadrados em quatro tipos pré-definidos pela pesquisa: "Longe de Cristo", "Cristão Carnal", "Um bom Cristão" e "Cristão maduro espiritualmente". A pesquisa foi feita de Janeiro a Julho deste ano.

Segundo White, os 25% que não vivem de acordo com sua fé, são pessoas que tendem a escolher o caminho mais fácil, perante os desafios: "Quando se deparam com uma situação real que testa sua fé, eles tendem a fazer o que o mundo ensina não o que Jesus ensinou". Brad White, porém, ressalta que o trabalho do cristianismo é de discipulado: "Essas pessoas estão no ponto ideal para começarmos a fazer nosso trabalho. Estamos aqui para estar ao lado deles, amá-los e orientá-los como viver sua fé através de palavras e ações".

Fonte: Gospel+

Escreva um comentário rápido

Uma historia de amor: Casal americano morre de mãos dadas após de 72 anos de casamento

Posted: 21 Oct 2011 07:34 AM PDT

Gordon e Norma estiveram casados durante 72 anos

Haverá poucas (nenhumas?) histórias de amor como a de Gordon e Norma Yeager, um casal americano de 94 e 90 anos, respectivamente, que depois de uma vida de 72 anos em comum, morreu de mãos dadas, com uma hora de diferença, depois de sofrer um acidente de carro.

Gordon e Norma conheceram-se na faculdade, apaixonaram-se e nunca mais se separaram um do outro. Casaram-se a 26 de Maio de 1939, tiveram quatro filhos, 14 bisnetos, 29 bisnetos e um trineto. Eram um casal realmente apaixonado, revelaram os filhos. Tanto que – acredita o filho mais novo – “não iriam conseguir viver um sem o outro. Era um casal à moda antiga”.

O acidente que os vitimou aconteceu a caminho de Marshalltown, quando o veículo do casal bateu contra outro. Os dois foram internados no hospital da cidade, onde acabariam por morrer de mãos dadas. Os familiares estavam presentes quando Gordon começou a perder os sinais vitais e emocionaram-se, visto que continuou a segurar a mão da eterna apaixonada, Norma.

Tanto que os médicos e os familiares não se aperceberam realmente que Gordon tinha morrido porque o coração ainda batia no computador monitorizado. A explicação chegou mais tarde: por estarem de mãos dadas os batimentos de Norma, ainda viva, foram captados pelo monitor cardíaco do marido.

O funeral foi realizado com os caixões ao lado um do outro e os filhos fizeram questão de manter as mãos dos pais unidas. Os corpos foram cremados e as cinzas foram misturadas. Em morte, como em tudo na vida dos nonagenários, Norma e Gordon ficaram juntos.

Para homenagear o amor dos pais, os filhos fizeram um vídeo, para perpetuar o amor.


Informações do Correio da Manhã

2 comment(s) for this post:

  1. Sônia Regina Sales:
    21 Oct 2011 Me emocionei!Vejo como providência Divina o fato de ter me deparado com essa história.
  2. Casal americano morre de mãos dadas depois de 72 anos de casamento | Links Gospel:
    21 Oct 2011 [...] chegou mais tarde: por estarem de mãos dadas os batimentos de Norma, ainda viva, … [continue lendo] Quem gostou? Leia mais Comentários 0 Clicks [...]

Escreva um comentário rápido

Afinal, quantos são os evangélicos no Brasil?

Posted: 21 Oct 2011 06:13 AM PDT

Afinal, quantos são os evangélicos no Brasil?

Para uns somos 20,2%, ou cerca de 40 milhões de pessoas. Outros falam em 51,1 milhões. Os mais otimistas falam que em 2020 seremos mais da metade da população, ou cerca de 105 milhões de almas.

A velha máxima de que os números não mentem pode estar com os dias contados. Pelo menos, no que diz respeito a estatísticas sobre religião no Brasil. Contrariando as últimas pesquisas sobre a fé no país, que apontam os evangélicos como sendo 20,2% da população – ou menos de 40 milhões de pessoas –, diversas denominações apostam em um panorama mais otimista, no qual os crentes já seriam atualmente 51,1 milhões. Dizem mais: que, caso se mantenham as atuais taxas de crescimento do segmento cristão evangélico, os crentes em Jesus serão, já em 2020, mais da metade da população brasileira, o que equivaleria a 105 milhões de almas. Números evangelásticos (termo cunhado para se referir aos constantes exageros dos crentes) à parte,o certo é que organizações que se dedicam a estatísticas religiosas trabalham com números que apontam uma maioria religiosa protestante no Brasil em apenas dez anos.

O cálculo é feito por organizações como o Departamento de Pesquisas da Sepal (Servindo Pastores e Líderes).

Nos últimos anos, a Sepal Pesquisas e o Projeto Brasil 2010 levantaram informações em algumas cidades brasileiras. Visite o site www.brasil2010.org para ler os relatórios.

As informações a seguir foram baseadas nos dados do IBGE dos Censos de 1980, 1991 e 2000. Para pesquisar pessoalmente os dados sobre os grupos religiosos do Brasil, você pode visitar a página do IBGE na Internet (www.sidra.ibge.gov.br).

O Crescimento da Igreja Evangélica no Brasil:

Agradecemos a Deus pelo extraordinário crescimento que Ele tem dado à Igreja Evangélica no Brasil! A Igreja cresceu mais que o dobro do ritmo da população durante mais de 20 anos. De 1970 até 1980 a Igreja cresceu 5,06% ao ano enquanto a população cresceu 2,48% ao ano. De 1980 a 1991, este crescimento continuou numa taxa semelhante, apesar do crescimento da população diminuir um pouco (5,18% ao ano – Igreja e 1,93% ao ano – população). De 1991 a 2000, a diferença entre o crescimento da população e o crescimento dos evangélicos aumentou; o crescimento dos evangélicos chegou a superar em quatro vezes o crescimento da população do país (7,43% ao ano – Igreja e 1,63% ao ano – população).

Este gráfico mostra o crescimento dos evangélicos e da população no Brasil de 1980 a 1991 e de 1991 a 2000. Como pode perceber, existem variações regionais, mas o país como um todo tem mostrado pouca mudança no seu ritmo de crescimento durante este longo período. Também pode ser notado que o ritmo de crescimento da Igreja aumentou em todas as regiões.

O Tamanho da Igreja Evangélica Brasileira:

Então quantos evangélicos temos no Brasil? Em 1970, o Censo constatou uma população evangélica de 4,8 milhões; em 1980 foi de 7,9 milhões; em 1991 foi de 13,7 milhões; e em 2000 foi de 26,1 milhões. Este gráfico mostra que, se o crescimento constatado entre 1991 e 2000 continuar, a população evangélica brasileira chegará a aproximadamente 55 milhões no ano 2010.

E se o crescimento continuar neste ritmo, a igreja evangélica do Brasil alcançará 50% da população no ano 2022.

Este mapa mostra a taxa de crescimento anual dos evangélicos obtida nos Censos de 1991 e 2000, em cada estado do país. O Estado de Roraima tem a taxa de crescimento (TCA) maior do que qualquer outro estado, 13,41%.  O Rio Grande do Sul se destaca como o estado com a menor taxa de crescimento (TCA) do país, 3,15%.

Em toda a região Sul o crescimento dos evangélicos foi somente 4,32% comparado com um crescimento geral do país de 7,43%.

Oremos pela Igreja dessa região e louvemos a Deus pelo crescimento saudável da Igreja Evangélica Brasileira em taxas quatro vezes maiores que a taxa de crescimento da população durante a última década.

A presença evangélica no país não é igual em todas as regiões. A Região Nordeste está muito atrás do restante do país em termos de presença evangélica. De fato, em 2000, a porcentagem de evangélicos naquela região era somente 10,26% enquanto a média para o país inteiro era 15,41% de evangélicos.

Comparando-se as regiões do Brasil, a região Nordeste tem a menor porcentagem de evangélicos do país. Oremos pela Região Nordeste.

Para 2005, este seria o mapa da porcentagem de evangélicos na população em cada estado do Brasil usando uma projeção baseada no crescimento verificado entre 1991 e 2000. Observamos 4 estados com médias acima de 30%.

Nota-se que a região Nordeste continua sendo a região com menores índices e o estado do Piauí o único com índice inferior a 10% de evangélicos.

CONCLUSÃO

Temos muitos motivos para louvar ao Senhor, e também muito trabalho ainda para fazer.

Se você precisar dos nomes desses municípios ou mais informações relacionadas a esta pesquisa, entre em contato com:
Sepal – Departamento de Pesquisas
F: 11 5523-2544
pesquisas@sepal.org.br
Informações: Sepal

Escreva um comentário rápido

Evento Dia Global da Adoração

Posted: 21 Oct 2011 04:59 AM PDT

Dia Global da Adoração que acontecerá em 11 de novembro

O Dia Global da Adoração é um movimento que pretende reunir no dia 11 de novembro (11/11/11) adoradores dos todos os lugares do planeta com o propósito da unificação do corpo de Cristo e a adoração a Jesus Cristo.

No dia 11.11.11 das 7h as 8hh nos 24 fusos horários ao redor do mundo acontecerá o que os organizadores do evendo chamam de uma "onda de adoração" e utilizando a tecnologia web streaming milhares de pessoas estarão conectadas em adoração. De pequenas reuniões em células a grandes eventos, de cultos tradicionais a celebrações contemporâneas, todos podem se envolver nesse projeto.

Saiba como participar:

1 – Divulgue esse vento para sua rede de relacionamentos, família, amigos igrejas.
2 – Organize um evento de adoração em sua casa ou igreja e encontre uma maneira de transmit=ilo pelo site do Dia Global da Adoração (www.globaldayofworship.com)
3 – Seja um voluntário para coordenar o evento.
4 – Convite todas as pessoas que você conhece para participar juntamente com você deste dia.

Visite a página oficial do projeto e cadastre-se para receber mais informações.

Informações: Gospel+

Escreva um comentário rápido

A importância de capacitar sua família

Posted: 21 Oct 2011 04:19 AM PDT

Capacitando a família

A família é o principal contexto de aprendizagem, pois é nela que os valores e modelos são assimilados desde a mais tenra infância. É um sistema interacional, provido de uma estrutura hierarquicamente organizada, com o fim de assegurar a continuidade e o crescimento de seus membros. Assim, como um móbile, a família precisa encontrar o equilíbrio dinâmico entre duas funções aparentemente contraditórias: homeostase e transformação. Uma visa manter a família unida, enquanto a outra promove a sua evolução. A cada fase do ciclo familiar, o equilíbrio anterior é rompido para dar lugar ao novo. A crise permite uma reorganização mais adequada. Instabilidade, incertezas e ansiedade marcam a passagem para um novo equilíbrio funcional. Fatores perturbadores como perdas, abandono, separação, desemprego são a base para o desenvolvimento dos mitos, que vão dar significado à situação vivida, em função das referências provenientes das gerações anteriores.

Para se desenvolver de forma saudável, a pessoa precisa de cuidados especiais. A função materna, assumida pela mãe biológica ou por uma figura substituta, inclusive o pai, se inicia com a construção de um vínculo afetivo que permite à pessoa se sentir acolhida e parte integrante da família. Maternidade diz respeito também à capacidade de nutrição física e emocional, bem como à organização das necessidades básicas. A função paterna, por sua vez, garante limite, proteção e direção. O casal ainda transmite à criança padrões de relacionamento quanto à sexualidade, afetividade e companheirismo. Por meio dessa herança, o ser humano vai construindo sua identidade e aprende a se relacionar. As falhas e ambigüidades no desempenho das funções materna, paterna e de casal geram carências que precisam ser supridas.

As relações se desenvolvem dentro de regras que determinam a maneira de agir de seus membros e o papel de cada um. A família se adapta às mudanças internas e externas, de acordo com os padrões de interação desenvolvidos até então. Se estes modelos de relacionamentos forem inadequados para lidar com o desafio presente, a família entra em crise facilmente identificada por um sintoma condensado num de seus membros. O sintoma tem a dupla função de denunciar o problema e manter a situação.

Trata-se de um distúrbio mental ou comportamental que precisa ser compreendido como o resultado de uma disfunção da família como um todo. O grande equívoco da família é focalizar o sintoma como sendo a causa de seu mal-estar, em vez de perceber que é apenas a conseqüência de uma crise do sistema familiar. Tentar eliminar o sintoma sem enxergar suas raízes não resolve o impasse, apenas contribui para estigmatizar o membro afetado mais diretamente, que se torna a lata de lixo ou o bode expiatório da família. A terapia familiar sistêmica o chama de "paciente identificado", pois ele se torna porta-voz e depositário da patologia da família. Quando os problemas não são verbalizados e encarados, a família tende a parar de crescer. Ela não percebe que esta crise é justamente a oportunidade de aprimorar as relações entre os seus membros e promover o crescimento de cada um deles.

Além das crises decorrentes do ciclo evolutivo, os papéis tradicionais de homem e mulher estão sendo questionados com grandes repercussões para o exercício da paternidade e da maternidade. Sustentar a casa já não é exclusividade do homem nem educar os filhos, da mulher. Ambos estão compartilhando essas responsabilidades como um novo desafio, no qual os pontos de atrito são multiplicados até encontrarem um equilíbrio específico e válido apenas para o momento presente. Se as mulheres conquistaram novos espaços, os homens muitas vezes se sentem acuados e fragilizados. Eles então se isolam e se omitem, deixando o espaço vazio para a mulher assumir. Em conseqüência disso, as estatísticas apontam um aumento de famílias matrifocais, do alcoolismo e do homossexualismo. A perda de autoridade do homem tende a gerar um aumento do autoritarismo e da violência física.

Comunicação clara, fronteiras nítidas e flexíveis, hierarquia correta, união e diferenciação são algumas condições para a construção de famílias saudáveis. A terapia familiar sistêmica visa mobilizar os recursos da família para enfrentar as crises e prevenir outros conflitos, à medida que produz mudanças significativas no sistema, contribuindo para aprimorar as relações entre os membros e no interior dos vários subsistemas. Assim, a abordagem familiar propicia uma melhora na qualidade de vida em família, fortalecendo os vínculos e ampliando as estratégias para a resolução dos conflitos.
Autora:
Isabelle Ludovico da Silva é terapeuta familiar sistêmica.
Extraído do site: www.ultimato.com.br

Escreva um comentário rápido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !