sábado, 15 de janeiro de 2011

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EUA doam US$ 100 mil para vítimas de enchentes no Rio e em São Paulo

Posted: 14 Jan 2011 09:11 PM PST

EUA doam US$ 100 mil para vítimas de enchentes no Rio e em São Paulo
O governo dos Estados Unidos vai repassar cerca de US$ 100 mil para assistência às vítimas das enchentes nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. De acordo com a embaixada, o dinheiro doado vai se somar aos recursos nacionais.

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e o Escritório de Assistência a Desastres no Exterior (Ofda) são os responsáveis pela doação dos recursos e coordenação das ações.
Segundo a assessoria, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, disse que a assistência financeira será repassada à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). O objetivo é usar o dinheiro para a compra de produtos de higiene pessoal, de limpeza e roupas.

Shannon lamentou a tragédia causada pela chuva e pelos deslizamentos de terra não só no Rio e em São Paulo, como também em Minas Gerais e no Espírito Santo. Segundo o embaixador, o governo norte-americano presta solidariedade ao Brasil como um todo.

— Nossos pensamentos e orações estão com as famílias afetadas por este desastre natural. Esta é uma contribuição do povo dos Estados Unidos para o povo do Brasil, para apoiar a superação desta tragédia — disse Shannon.

Veja outras notícias relacionada com as enchentes e vítimas do Rio de Janeiro e São Paulo:
  1. Igreja Universal se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio de Janeiro - Novo !!
  2.  Vitimas do Rio e São Paulo – Saiba como judar - Novo !!
  3. Mulher é resgatada durante enchente na região serrana do Rio de Janeiro - Novo !!
  4. Passa de 500 o número de mortos no Rio; é a maior tragédia do país - Novo !!
Fonte: Exame.com
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Como ensinar os jovens sobre sexo!

Posted: 14 Jan 2011 05:28 PM PST

Como ensinar os jovens sobre sexo!
Infelizmente, começamos a formação de nossos jovens tardiamente, de maneira ambígua e ineficaz.
Desde que o aborto foi legalizado nos EUA em 1973, foram registrados mais de 45 milhões de abortos. Esta perda de vida humana é equivalente ao número de pessoas exterminadas na repressão de Stalin na União Soviética ou à perda de vidas na China comunista de Mao. Estas são estatísticas que já usei em outros contextos para demonstrar a profundidade da perversidade humana.
O que as igrejas podem fazer para reduzir o aborto? A resposta de igreja precisa ser multifacetada:

- Precisamos educar, moldar nossos jovens e todas as pessoas. Os Cristãos Evangélicos precisam aprender a celebrar e abraçar sua sexualidade, vivendo esta sexualidade em santidade, não abrindo espaço para o aborto.

- Precisamos criar comunidades que apoiem as responsabilidades e a restrição sexual para os solteiros adultos em nosso meio, que se perdem tão frequentemente na cultura do "mercado da carne".

- Precisamos formar na consciência das pessoas de nossa comunidade a questão do valor da vida humana.

- Precisamos capacitar membros da igreja para se tornarem cidadãos articulados que compreendam as questões morais nas quais se enquadram as leis e a liberdade, mobilizando cidadãos que possam exercer seus direitos democráticos para moldar a lei do país.

- Precisamos apoiar aqueles que se mobilizam de maneira pensante, testemunhas efetivamente proféticas contra a morte de seres humanos "indesejados".

- Precisamos ampliar nossos trabalhos de compaixão com crianças que precisam de adoção para que tenham alternativas viáveis de vida e sejam poupados do aborto.

- Precisamos nos empenhar em criar caminhos para que pessoas escapem da pobreza, do sentimento de desesperança e desamparo que é tão comum hoje em nossa cultura.

- Precisamos contribuir para o fortalecimento do casamento e fortalecer o apoio das comunidades para pais e mães solteiros e famílias quebradas em uma época na qual os abortos são feitos em sua maioria não em adolescentes grávidas, mas em mulheres adultas, muitas delas que já tem um ou mais filhos.

- Precisamos orar sem cessar.

Esta é uma desanimadora lista de coisas a fazer. Vou focar nas primeiras ações, porque uma compreensão positiva e profundamente bíblica acerca da sexualidade é algo extremamente necessário nas igrejas evangélicas de hoje. Para uma comunidade que se orgulha por ser "bíblica", é chocante enxergar a distorção do nosso foco sobre sexualidade. Uma visão bíblica sobre a sexualidade é profundamente positiva, atraente e profundamente arraigada no valor da vida, um paradigma sobre o qual devemos tratar a questão do aborto.

Evangélicos não são fundamentalmente contra o aborto – em nível mais básico, somos definidos por aquilo que somos a favor, mais do que por aquilo que somos contra. Somos fundamentalmente valorizadores da vida e da sexualidade, pois celebramos estas verdades que são nossas em Jesus Cristo.

Infelizmente, começamos a formação de nossos jovens tardiamente, de maneira ambígua e ineficaz. Estamos presos a um paradigma de indiferença e negação quando pensamos sobre a sexualidade. Nossos pastores tem evitado o tema a não ser para rápidas mensagens, orientadas pela culpa e que contém a frase "diga não". Para nossa tristeza, muitos líderes evangélicos fracassam ao tentar viver os padrões que proclamam e se tornam exemplos públicos de hipocrisia. Visões conflitantes sobre a sexualidade contribuem para que estes fracassos se tornem argumentos e seduzam a nossa juventude. As duas principais visões conflitantes acerca da sexualidade: em primeiro lugar, o naturalismo evolutivo. O ponto de vista do naturalismo, materialista, reduz a realidade ao físico. Sob este ponto de vista, o sexo não tem significado. Um slogan da psicologia evolutiva diz: "Uma galinha é apenas a maneira de um ovo fazer outro ovo". O sexo seria algo puramente mecânico no qual os genes se reproduzem.

O naturalismo evolutivo é uma maneira fria de ver as coisas e, portanto é fácil compreender porque outro ponto de vista tem um apelo crescente. Eu vou chamá-lo de "formação de identidade pós-moderna". Pensadores como Nietzsche e Foucault afirmaram que as pessoas estabelecem sua verdadeira personalidade quando rejeitam as normas da sociedade, particularmente na área da moralidade sexual. Nietzsche prometeu que a "Natureza" irá "entregar seus segredos" quando formos bem sucedidos em "nos opor vitoriosamente de maneira antinatural". Foucault recomendou a "ética da transgressão".

É parte da condição geral humana a ânsia por sermos nossos próprios deuses e construirmos nossas próprias realidades. D.H. Lawrence escreveu: "[Homens] vivem na feliz obediência daqueles que acreditam ser seus mestres ou vivem em real oposição ao mestre que querem vencer. Na America esta oposição tem sido um fator vital".

Isto é Romanos 1 vivido de maneira prática como nunca antes. Hoje nos rebelamos não apenas contra os limites culturais e morais, mas também contra os limites biológicos de nossas realidades físicas, como nossos órgãos corporais e até mesmo nossa sexualidade masculina ou feminina. Nos rebelamos ao substituir Deus e seu chamado em nossa vida através de nossos comportamentos, preferências e identidades sexuais. O teólogo David Bentley Hart caracterizou o ideal moderno da autonomia pessoal: "Somos em primeiro lugar, consumidores insaciáveis e não podemos permitir que os espectros da lei transcendente ou a culpa pessoal nos tornem indecisos. Para nós, o importante é a escolha em si e não o que escolhemos".

Um poderoso modelo contemporâneo da formação da identidade pós-moderna vem de minha organização profissional. Ela afirma que algumas religiões trazem uma visão de que a vida é a luta para trazer a minha vida em congruência com algo maior e que vai além de mim. Em contraste, "modelos multiculturais e afirmativos da psicologia lgbt" tratam da vida como uma busca da congruência para o que experimentamos agora.

Em face a estes pontos de vista, que visão de sexualidade verdadeira, bíblica e positiva pode ser ensinada à igreja e pela igreja? Os elementos chave dizem respeito ao nosso corpo, nossa encarnação, sexual e em gênero, relacional, feitos à imagem de Deus, caídos e conflitantes, abençoados com significativas relações sexuais e a alma em construção.

1. Temos um corpo. Somos encarnados.

"Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou um ser vivente" (Gênesis 2:7).

Ser humano é ser uma criatura física e biológica. Cristãos enxergam toda a existência física, da grandeza do cosmos até a particularidade do corpo humano, como bondosa e boa criação de Deus. A existência física não é divina, mas é boa. A bondade do corpo, da encarnação, está baseada também nas doutrinas da Encarnação e da Ressurreição. Se Deus pode se tornar totalmente humano, a existência física não deve ser intrinsecamente má ou incompatível com a perfeita bondade. Da mesma maneira podemos apreciar nossa encarnação porque o estado final da humanidade redimida será na ressurreição, nossos corpos perfeitos. Somos mais do que corpos, mas somos corpos. Ao longo da história, a teologia Cristã caminhou de forma perigosa para longe desta verdade.

Na Antiguidade, a teologia Cristã foi moldada pela filosofia platônica e estóica e até mesmo conhecimentos gnósticos que denegriam o corpo. Durante o Iluminismo, muitos exaltaram a razão, que distanciou a experiência humana de outros aspectos.

Reações atuais contra a compreensão naturalista da natureza humana podem alimentar a mesma dinâmica. Ao invés disto, devemos afirmar que para sermos totalmente humanos é necessário ter um corpo, assim como devemos afirmar que nunca somos meramente físicos.

Como a nossa encarnação lida com o aborto? Muitos se impressionaram com a queda no número de abortos em adolescentes na última década. Alguns especulam que nada influenciou mais esta estatística do que a proliferação da tecnologia do ultrassom, na qual é possível visualizar o feto vivo e em movimento dentro da mãe. Este crescente conhecimento do que antes era considerada "a vida secreta do bebê" provocou um reconhecimento da nossa identificação e vida compartilhada com o feto. Saber que somos fundamentalmente e irrevogavelmente corpos, apoia à nossa compreensão de fetos e bebês como nossos irmãos e irmãs.

2. Somos seres sexuais.

"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gênesis 1:27). "Deus viu tudo o que havia feito e tudo havia ficado muito bom" (Gênesis 1:31). Não somos seres físicos genéricos, mas somos seres sexuais e com gênero específico. Em algumas histórias de criações na antiguidade, os dois sexos eram vistos como um erro. As mulheres eram retratadas como formas deficientes de homens. Em oposição a isto, o Gênesis declara que a criação de Deus dos dois gêneros foi um propósito divino, ambos os sexos feitos "à imagem de Deus" e humanamente incorporados, masculino e feminino, as duas criações descritas como muito boas. Na Antiguidade, esta era uma visão radical.

Como isto está relacionado com o aborto? As Escrituras apresentam a possibilidade de ter filhos como uma benção. O sexo é fundamentalmente ligado à questão dos filhos. As questões entre o sexo e a procriação em nossa cultura contraceptiva, que prega o "sexo para recreação" tem distorcido profundamente a visão acerca da sexualidade. As Escrituras também descrevem os prazeres físicos da união sexual (Provérbios 5) e relaciona o erotismo explícito com o amor romântico e a intimidade (Cântico dos Cânticos).

O apóstolo Paulo adverte aos homens e mulheres casados que satisfaçam as necessidades sexuais um do outro (1 Coríntios 7:1-6). Mas precisamos exercitar a cautela quanto a este assunto. As implicações concretas do sexo - a procriação, o prazer físico e o erotismo, a necessidade sexual - estão ligadas à união física que foi intencionada por Deus aos casados, mas os solteiros não são seres menos sexuais do que os casados. O próprio Senhor Jesus é um exemplo de uma existência sexual completa como um homem hebreu, mas sem a união sexual do casamento. As Escrituras nos falam pouco sobre esta compreensão da sexualidade de Jesus, mas os ensinamentos bíblicos nos dizem que "era necessário que se tornasse semelhante aos seus irmãos em todos os aspectos", e que "ele mesmo sofreu quando foi tentado", e que "como nós, passou por todo tipo de tentação", isto sugere que Jesus adentrou no âmbito da sua sexualidade como homem, "porém, sem pecado" (Hebreus 2:17; 18; 4:15).

Nossa sexualidade é expressa, mas não reduzida às experiências sexuais do casamento. Todas as pessoas são seres sexuais enquanto gênero, feitos unicamente em corpos femininos ou masculinos, seres que contém sensações, desejos e capacidades emocionais e cognitivas de seu gênero.

Gênero é apenas uma das facetas da sexualidade e o gênero em si é construído através das dimensões biológicas, psicológicas, emocionais e relacionais.

3. Somos relacionais

O livro de Gênesis nos ensina a pensar na natureza humana como fundamentalmente relacional. O Criador julga que o primeiro homem está incompleto, apesar de viver em um ambiente perfeito, com o trabalho perfeito, em um relacionamento perfeito com o Deus Trino (que é em si, relacional).

"Não é bom que o homem esteja só", disse Deus (Gênesis 2:18) e Deus então criou para ele a parceira perfeita. O homem reconhece como a mulher pode completá-lo perfeitamente e Deus afirma isto quando descreve esta realidade: "por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gênesis 2:24).

O amor romântico então se torna uma maneira importante de experimentar esta realidade relacional. Nós experimentamos isto também através da relação entre pais e filhos, nas amizades e outros relacionamentos. Isto é parcialmente baseado em nossa sexualidade. Ser sexual é estar incompleto e esta falta nos move na direção dos relacionamentos. Depois da Queda, nossa experiência humana é a de que nossos relacionamentos, com Deus e com as pessoas, são relacionamentos fraturados. Se o primeiro pecado humano é o orgulho de sua autosuficiência perante Deus, nossa sexualidade carrega testemunho contra nossa mentira, uma vez que nossa biologia afirma que não somos auto suficientes, que não podemos escapar da necessidade de uma relação com o outro. Solteiros ou casados, sabemos que fomos feitos para relacionamentos.

4. Somos feitos à imagem de Deus

Catherine Beckerleg, uma colega na Wheaton College, relata que Deus criou todas as criaturas dos mares e os pássaros do ar de acordo com seus tipos, que os animais silvestres vivem de acordo com suas espécies. Mas Deus não criou os primeiros humanos de acordo com suas espécies, mas os criou da espécie, da maneira de Deus – à sua imagem e semelhança (Gênesis 1:21;24;26).

As culturas próximas a Israel na Antiguidade usavam narrativas sobre a criação para estabelecer os sucessores do rei das tribos. O objetivo era a exclusão: o rei era parte da família divina e seus súditos não. Que inversão de valores temos no Gênesis! Ele estabelece uma linhagem real e divina de toda humanidade. Somos realeza! Somos filhos de Deus. Ser moldado à imagem de Deus também significa que somos capazes de exercer domínio, que temos capacidades morais, relacionais e racionais. Se todos os humanos são feitos à imagem de Deus, assim também são as crianças que não nasceram. A sexualidade parece estar explicitamente conectada a viver à imagem de Deus. Nenhum trecho reflete mais claramente esta afirmação do que Gênesis 5:1-3, no qual se encontra a declaração inclusiva a ambos os sexos e a toda a raça humana: "Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez, homem e mulher os criou. Quando foram criados, ele os abençoou e os chamou "Homem", e em seguida encontramos o relato de que Adão "gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem".

A maneira com a qual o trecho de Gênesis 5 reafirma a linguagem de Gênesis 1:26 é impressionante. A concepção e o nascimento de um filho para o primeiro casal é paralela à maneira com que Deus se tornou pai dos primeiros humanos. A imagem de Deus não pode ser reduzida simplesmente à procriação, mas o ato da procriação humana é uma das partes do que significa ser à imagem e semelhança de Deus.

5. Estamos quebrados e pervertidos

Até agora, tudo estava bem. As verdades básicas acerca de nossa sexualidade são positivas. Mas esta não é a imagem completa. A humanidade está quebrada e em rebelião contra Deus. Isto não erradicou a bondade primária da natureza humana, mas impôs novas condições para a experiência humana. Geralmente pensamos sobre os pecados como atos de desobediência, mas o próprio pecado demonstra a fragilidade do nosso ser e suas manchas de decomposição e ruína. Nossa liberdade está limitada por nosso "vício" em coisas que são menores do que a completude e a bondade do que Deus deseja para nós. Esta limitação aponta não apenas para nossa rebelião contra Deus, mas também para uma força do mal que atua fora de nós. Nossos desejos sexuais estão baseados em nossas boas capacidades para união, amor e prazer, mas estão sempre maculadas pelo egoísmo, sensualidade (apetites sexuais desconectados dos propósitos transcendentes) e o desejo de dominação.

Esta é a razão pela qual experimentamos conflitos profundos em nossa sexualidade. Temos conhecimento da bondade do potencial e da realização de nossa natureza sexual, mas não experimentamos esta bondade de maneira pura. Ao contrário dos teóricos da sexualidade que trocam o que é por aquilo que deveria ser, nossas fraturas nos alertam que podemos aprender sobre a nossa natureza humana ao observar nossa sexualidade.

6. Encontramos realidade objetiva quando fazemos sexo

Os contemporâneos do Ocidente acreditam que as relações sexuais adquirem o significado que trazemos a elas. O sexo pode ser um ato de amor e devoção ou uma mera liberação física, uma transação comercial, dependendo da intenção de quem age. Nós pensamos que o sexo significa aquilo que queremos que signifique, o que quer que seja.

Philip Turner argumenta que se acreditamos que a relação sexual não tem um objetivo significativo, então apagamos todo o significado moral. A relação sexual se torna apenas mais uma maneira de conquistar os desejos. Assim, os atos perdem seus valores morais, apenas os fins podem ser julgados. Seguindo a tradição apostólica, Turner argumenta que a relação sexual cria uma união de uma só carne. A questão da criação, os ensinamentos de Cristo sobre o divórcio e passagens como 1 Coríntios 1:6-7 nos ensinam que Deus idealizou a relação sexual para criar e sustentar uma união permanente, de uma só carne, em uma relação para casados: homem e mulher.

O fato de que a relação sexual cria uma união de uma só carne desafia profundamente nosso individualismo. Este não é o único desafio. Aprendemos do apóstolo Paulo que a união do casamento dá testemunho de algo maior do que o próprio casamento (Efésios 5:32): todos os cristãos participam de um corpo místico, que é verdadeiramente o corpo de Cristo (1 Coríntios 12) e a consumação da história não é a redenção de um grupo de indivíduos, mas o casamento entre o Noivo (O Cordeiro) e sua Noiva (coletiva e singular). Isto revela uma identidade coletiva que nenhum de nós pode compreender profundamente. Há mais no sexo do que podemos enxergar.

7. Somos almas em construção

Quem somos realmente? Para responder a esta pergunta, precisamos compreender se nossa identidade é algo que nos foi presenteado e descobrimos ou se é algo progressivamente construído. Os dois competidores na área da sexualidade – naturalismo evolutivo e formação de identidade pós- moderna – nos apresentam suas respostas.

Naturalismo diz respeito a total descoberta – somos o que somos – e o que descobrimos é que não somos muita coisa e não somos tão importantes. Não nos surpreendemos ao ver tantos lutando com o desespero. A formação de identidade pós-moderna diz respeito a uma total formação progressiva – somos aquilo que fazemos através das nossas vontades. Muitos acreditam que a sexualidade, nas palavras de Turner, "define de muitas maneiras a profundidade do ser" e que nossa sexualidade é fundamenta no processo de descoberta do "poder e das habilidades em descobrir, desenvolver e exercitar-se ao longo da vida". Em seguida diz que "a negação da sexualidade é a negação do ser, da identidade mais básica".

A visão cristã da pessoa nos leva a uma direção diferente: a verdadeira identidade é descoberta e formada. Nossa compreensão acerca de nós mesmos começa com a realidade das nossas vidas, significados revelados por Deus e trabalhados em nossa comunidade real. Além disto, nossa identidade está baseada em visões de realidades objetivas para além de nós mesmos, visões de virtude e bondade além de nossas habilidades. É aqui que incluímos nossa formação: à luz do que descobrimos sobre nós mesmos, fazemos escolhas que nos moldam. Nossa sexualidade tem significados e implicações que existem independentemente do que podemos pensar que queremos dizer com nossas ações. Formamos nosso ser enquanto respondemos a estas realidades objetivas e buscamos (ou deixamos de buscar) as virtudes intrínsecas. Obediência e desobediência nos marcam e nos moldam. Existe uma natureza no ser. Parte do ser é descobrir quem somos. Parte desta realidade objetiva é nossa sexualidade, um dos melhores presentes de Deus.

A formação do ser de maneira apropriada acontece quando somos submissos a Deus, que nos transforma conforme obedecemos à sua vontade revelada e nos alegramos em uma relação com o Salvador que vive em nós e nos molda. Uma pessoa que é apenas descoberta não se desenvolve totalmente e é empobrecida. Uma pessoa formada de maneira autônoma longe de Deus é empobrecida e subdesenvolvida da mesma forma. Uma pessoa descoberta e então formada através do processo de morte do pecado e do alto custo da obediência a Deus, processo este doloroso, de humildade e intimidade, torna-se mais confiante e real. D.H. Lawrence descreveu precisamente a cura para nossos distúrbios: "Os homens são livres quando obedecem a uma voz interna e profunda de uma crença. Obediência no íntimo, de dentro para fora. Os homens são livres quando pertencem a uma comunidade de fé, de vida, orgânica, ativa em preencher as lacunas e os propósitos tantas vezes despercebidos... A Liberdade na América teve seu significado distanciado da quebra das garras de um domínio. A verdadeira liberdade só começará quando os americanos descobrirem a profundidade integral do ser".

Lawrence estava certo quanto a isto. O eticista Gilbert Meilaender acrescenta: "Ser humano...é aprender a viver e amar dentro dos limites – os limites da nossa encarnação, nosso corpo, nossa vida mortal, os limites daqueles que se abrem para Deus. É para reconhecer e honrar este lugar específico – entre as bestas e Deus – que ocupamos nosso lugar na criação".

A Igreja Cristã tem ensinado corretamente que a sexualidade é crucial para a compreensão do ser, da pessoa, e da ética sexual na formação da pessoa. Temos defendido a vida humana como preciosa e criada à imagem de Deus. Somos confrontados com um enorme desafio de tentar testemunhar efetivamente a uma cultura secularizada na qual as pessoas estão viciadas em pensar em si mesmas como seres autônomos que podem ser criados à sua própria imagem. Somos desafiados a testemunhar pela vida em uma cultura que parece abraçar intencionalmente a morte. Precisamos viver na tentativa de entregar as pessoas o que nos foi entregue: a revelação verdadeira do Deus vivo. É basicamente através da sua Palavra Viva que compreendemos o quanto a humanidade está quebrada e onde está a cura.

Infomações do autor:
Stanton Jones é professor de Psicologia na Wheaton College. Junto a sua esposa Brenna, já escreveu quatro livros na série de educação sexual para famílias cristãs que foi publicada pela NavPress. Ele também supervisiona os programas de graduação e pós-graduação da Wheaton College através do reitor da Arte, Mídia e Comunicação, o decano de Ciências Humanas e Estudos Teológicos, eo decano de Ciências Naturais e Sociais. Além disso, o Pró-Reitor Adjunto, Diretor de Tecnologia da Informação e, o bibliotecário da faculdade e do Diretor de Admissões reportam a ele. Dr. Jones também faz a supervisão dos programas de Billy Graham Center.

Tradução de Karen Bomilcar
Veja outros artigos relacionados com a sexualidade e comportamento:
  1. Até onde vai a intimidade entre namorados?
  2. C. S. Lewis fala sobre o sexo 
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Fonte: CRISTIANISMO HOJE / via IDAGOSPEL
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Passa de 500 o número de mortos no Rio; é a maior tragédia do país

Posted: 14 Jan 2011 04:35 PM PST

Passa de 500 o número de mortos no Rio; é a maior tragédia do país
Deslizamento de terra destrói casas em Teresópoli
O número de mortos em consequência das chuvas na região serrana do Estado do Rio de Janeiro chega a 505, de acordo com balanço divulgado pelas prefeituras, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A assessoria da Prefeitura de Teresópolis divulgou às 9h50 desta sexta-feira (14) que o número de vítimas aumentou para 226. O município supera Nova Friburgo, onde foram registrados 225 óbitos até as 10h20. Em Petrópolis, são 39 mortos. A assessoria de imprensa do município informou nesta manhã que duas pessoas morreram no município de São José do Vale do Rio Preto. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros divulgou três vítimas. O mesmo aconteceu na cidade de Sumidouro, onde inicialmente a prefeitura divulgou 19 mortos, e às 10h25 informou que apenas 16 corpos foram encontrados.


Subiu para cinco o número de cidades da Região Serrana com registro de mortes após as chuvas. Ao todo, já são 541 mortos, segundo as prefeituras e o Corpo de Bombeiros de Itaipava.
Segundo os últimos levantamentos, seriam 247 mortos em Friburgo, 231 em Teresópolis, 18 em Sumidouro, 43 em Petrópolis e 2 em São José do Vale do Rio Preto.
(Inicialmente, esta reportagem dizia que havia 20 óbitos em Sumidouro, informação dada pelo próprio prefeito e corrigida, posteriormente, pelo mesmo).
Já a Polícia Civil informou que quatro corpos foram resgatados em São José do Vale do Rio Preto, 242 em Nova Friburgo, 228 em Teresópolis, 41 em Petrópolis e 19 em Sumidouro, o que corresponde a um total de 534 mortos.

Nesta manhã, 225 homens da Força Nacional de Segurança chegaram à Região Serrana do Rio de Janeiro. Eles vão auxiliar nas buscas por vítimas e na manutenção da ordem pública nas áreas atingidas pelos temporais no estado, principalmente em Teresópolis.
Na quarta-feira, o Exército enviou 400 homens, 30 veículos, 2 retroescavadeiras, 2 carregadeiras, 1 gerador, 1 torre de iluminação e 6 helicópteros.
Estradas e energia


Estradas voltaram a ser interditadas na Região Serrana.  Uma queda de barreira interditou nesta sexta-feira a estrada que liga Itaipava à Teresópolis. Motoristas que seguem para Teresópolis estão sendo orientados pela Polícia Militar a retornar para a estrada Rio-Magé.
Mais de 40 mil pessoas seguem sem energia elétrica na Região Serrana. Problema maior é em Nova Friburgo, onde 25 mil pessoas estão sem luz. Em São José do Vale do Rio Preto, a Ampla enviou geradores para suprir a demanda de postos de serviços essenciais.
Tumultos e saques
Teresópolis registrou nesta sexta-feira casos de saques. De acordo com informações da assessoria de comunicação da prefeitura, foram registrados nesta manhã dois assaltos a lojas do Centro, próximas à Calçada da Fama, a mais importante área de comércio da cidade. Comerciantes chegaram a fechar as portas.

O prefeito de Teresópolis, Jorge Mário Sedlacek, anunciou nesta sexta-feira que a reconstrução da cidade custará mais de R$ 500 milhões. Na cidade, há 1200 desabrigados e 1300 desalojados.
Em Nova Friburgo, a queda de uma caixa d'água assustou os moradores. Em pânico, boa parte da população chegou a pensar que uma represa havia rompido. Muitas pessoas correram desesperados pela cidade (veja vídeo ao lado).

Mais um Hospital de Campanha do Corpo de Bombeiros foi montado em Nova Friburgo nesta sexta-feira. Com o hospital de campanha da Marinha que já funcionava, passam a ser dois na região.
Em Petrópolis, equipes de resgate trabalham para conseguir acessar uma localidade isolada, conhecida como Ponto Final, no Vale do Cuiabá, em Itaipava. Há notícias de que lá há 22 pessoas desaparecidas. Para o trabalho, serão utilizados três retroescavadeiras e 60 caminhões.

Maior tragédia da história
Esta já é considerada a maior tragédia climática da história país. O número de vítimas ultrapassou o registrado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Naquela tragédia, tida até então como a maior do Brasil, 436 pessoas morreram.
No ano passado, de janeiro a abril, o estado do Rio de Janeiro teve 283 mortes, sendo 53 em Angra dos Reis e Ilha Grande, na virada do ano, 166 em Niterói, onde se localizava o Morro do Bumba, e 64 no Rio e outras cidades atingidas por temporais em abril. Em SP, durante o primeiro trimestre de 2010, quando a chuva destruiu São Luiz do Paraitinga e prejudicou outras 107 cidades, houve 78 mortes. Os números da Região Serrana do RJ superam ainda os de 2008 em Santa Catarina, com 135 mortes.
Veja outras notícias relacionada com as enchentes e vítimas do Rio de Janeiro e São Paulo:
  1. Igreja Universal se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio de Janeiro - Novo !!
  2.  Vitimas do Rio e São Paulo – Saiba como judar - Novo !!
  3. Mulher é resgatada durante enchente na região serrana do Rio de Janeiro - Novo !!
Fonte: G1 Globo.comO número de mortos em consequência das chuvas na região serrana do Estado do Rio de Janeiro chega a 505, de acordo com balanço divulgado pelas prefeituras, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A assessoria da Prefeitura de Teresópolis divulgou às 9h50 desta sexta-feira (14) que o número de vítimas aumentou para 226. O município supera Nova Friburgo, onde foram registrados 225 óbitos até as 10h20. Em Petrópolis, são 39 mortos. A assessoria de imprensa do município informou nesta manhã que duas pessoas morreram no município de São José do Vale do Rio Preto. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros divulgou três vítimas. O mesmo aconteceu na cidade de Sumidouro, onde inicialmente a prefeitura divulgou 19 mortos, e às 10h25 informou que apenas 16 corpos foram encontrados.

Em Teresópolis, 1.200 pessoas estão desabrigadas e 1300 desalojadas. Entre os bairros mais atingidos estão Caleme e Campo Grande, na zona urbana. Na Posse, a situação também está crítica. Em Bonsucesso, na zona rural do município, foi encontrado o maior número de corpos, 40.

O número de desabrigados e desalojados na região serrana ultrapassa 10 mil.

Veja fotos da tragédia

- Esse é o maior desastre de toda a história de Teresópolis. O número de vítimas pode aumentar. Nossa maior dificuldade é a questão do acesso. Ao todo, são mil homens trabalhando - disse o chefe da Defesa Civil do município, Flávio Castro.

A presidente Dilma Rousseff assinou, na quarta-feira (12), a medida provisória que libera R$ 780 milhões em créditos extraordinários para os municípios afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, São Paulo e outras localidades. Nesta quinta-feira (13) a presidente sobrevoou as áreas atingidas na região serrana, se reuniu com prefeitos e ministros na prefeitura de Teresópolis e garantiu um repasse de verba de R$ 11 bilhões, em uma coletiva na capital do Estado.
Problemas antigos

A população das localidades de Benfica e Vale do Cuiabá, em Itaipava, distrito de Petrópolis, na região serrana do Rio, está acostumada a sofrer com a força das chuvas. Quem mora próximo ao rio Santo Antônio sente mais os efeitos das cheias. No entanto, os relatos dos sobreviventes dizem que nunca a água chegou ao nível que alcançou desta vez.

Nério da Costa Mesquita, de 83 anos, alugava uma casa em Benfica e perdeu tudo. Só lhe restou a roupa do corpo.

- Começamos a levantar as coisas, mas não imaginamos que a água fosse subir tanto. Foi muita água. Agora tenho de esperar, sem água [para beber], sem mantimento, sem nada.

O proprietário da casa de Mesquita, Nilson Moreira de Macedo, que mora no mesmo terreno, também mantinha uma oficina na área. Ele perdeu o local onde morava e todos os objetos de trabalho.

- Não afetou só minha casa, mas o local de trabalho. Moro aqui há 35 anos. Nunca vi nada assim.

Saiba como e onde fazer doações

O Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro) informou que precisa de cerca de 300 bolsas de sangue para enviar para a região serrana, principalmente Teresópolis e Nova Friburgo. Segundo a assessoria do instituto, as cidades atingidas pelas chuvas têm grande número de vítimas que necessitam de transfusão de sangue.

O Hemorio pede para que a população compareça ao hemocentro ou a um dos 26 postos de coleta de sangue no Estado. Segundo o instituto, janeiro é um mês em que, tradicionalmente, o número de doadores cai. Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e trazer um documento oficial de identidade, com foto. Entre a triagem e a doação, todo o processo leva cerca de uma hora.

O Hemorio fica na rua Frei Caneca, 8, no centro. O horário de funcionamento é das 7h às 18h, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para mais informações, o hemocentro oferece o 0800-282 0708 para tirar dúvidas e agendar horário para a doação.Visite: Amigo De Cristo, Videos Amigo De Cristo

Igrejas num só objetivo: auxílio às vítimas das enchentes

Posted: 14 Jan 2011 03:20 PM PST

Igrejas Evangélicas se Unem na Ajuda às Vítimas da Chuva no RJ
Igrejas num só objetivo: auxílio às vítimas das enchentes


A  Assembleia de Deus em Teresópolis, liderada pelo pastor Israel do Couto, tem congregações em alguns bairros atingidos pelas chuvas na cidade. A situação mais difícil é no bairro de Campo Grande, que foi totalmente destruído. Além das centenas de casas levadas pela enxurrada, a congregação da AD também foi atingida.
De acordo com o presbítero Roberto Tardelli, que está auxiliando com um dos carros da igreja no resgate e locomoção dos desabrigados, o bairro de Campo Grande desapareceu. "O nosso pastor abriu a igreja para receber as pessoas e disponibilizou todos os veículos para atendimento aos desabrigados e famílias das vítimas. É uma situação muito triste. A televisão mostra apenas 50% do que realmente está acontecendo".

Segundo o pastor Israel do Couto, a situação é catastrófica. "Em alguns locais é impossível chegar. No bairro de Campo Grande, estima-se que ainda tenha mais de 500 desaparecidos. A congregação no bairro de Bonsucesso também abriu as portas para recolher os corpos das vítimas porque o IML da cidade não tem capacidade para receber todos os corpos. Ali, está sendo feita a triagem e depois os corpos são encaminhados para o Instituto Médico Legal", conta o pastor, destacando que, mesmo com todo o esforço dos governos, "em alguns lugares, a reconstrução será muito difícil".

Igrejas num só objetivo: auxílio às vítimas das enchentesCom apenas seis câmaras frigoríficas, o Instituto Médico Legal (IML) precisou improvisar um necrotério alternativo para abrigar os corpos de todas as vítimas. De acordo com o delegado Wellington Pereira, o jeito foi pedir emprestado um imóvel em frente à 110ª DP, onde funciona o IML do município. "No local funcionava uma igreja evangélica, mas agora está vazio. O proprietário mora em Minas Gerais e prontificou-se a nos emprestar para colocarmos os corpos. É um galpão muito grande, que na frente tem salas. Poderemos fazer até um QG (quartel general) para tratar da questão", disse o delegado.
Além de alimentos, cobertores e roupas, a AD em Teresópolis está recebendo doações pelo Banco Itaú – Agência 0807 / Conta Corrente: 368980

A Assembleia de Deus em Petrópolis, liderada pelo pastor Temóteo Ramos de Oliveira, também está mobilizada para atender às vítimas das chuvas na Região Serrana.

O pastor Walter ressaltou que as doações precisam ser levadas com urgência para as cidades mais prejudicadas (Foto: Pedro Henrique Negrão)
A Igreja do Nazareno em Sorocaba, localizada no Jardim Ana Maria, cedeu espaço para receber doações que serão levadas para as cidades da região serrana do Rio, onde houve mais vítimas das chuvas. As portas da igreja, situada na rua Jerônimo Veiga, 427.
"Já temos o caminhão para levar as doações até a cidade de Nilópolis e de lá seguirá comboio em conjunto com as outras Igrejas do Nazareno, para as regiões serranas onde o povo foi mais atingido", explicou Walter Pereira, pastor da igreja sorocabana.

Veja outras notícias relacionada com as enchentes e vítimas do Rio de Janeiro e São Paulo:
  1. Igreja Universal se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio de Janeiro - Novo !!
  2.  Vitimas do Rio e São Paulo – Saiba como judar - Novo !!
  3. Mulher é resgatada durante enchente na região serrana do Rio de Janeiro - Novo !!
Fonte: Ogalileo Visite: Amigo De Cristo, Videos Amigo De Cristo

Sansão e Dalila Sétimo capítulo !

Posted: 14 Jan 2011 02:20 PM PST

Sansão e Dalila Sétimo capítulo !
Simas decide fugir com suas filhas antes que seja tarde. Aron e os soldados chegam até a casa de Simas. Ele indica o local para os soldados seguirem até lá. Simas está recolhendo seus pertences até que chega Aron, querendo saber onde está Sansão. Ele responde que não sabe, então os soldados o amarram juntamente com suas filhas e distribuem palha pela casa. Um criado traz uma bandeja com frutas e taças. Tais se detém ao passar por ele e fica sabendo que tudo é para Dalila. Ela fica com a bandeja enquanto convence o criado a voltar até a cozinha. Tais pinga gotas de veneno nas duas taças. Soldados filisteus seguram algumas tochas aguardando o comando, até que Aron ordena que queimem a casa. O fogo consome a casa de Simas e Faruk chega a cavalo e quer saber o que está acontecendo. Aron diz que são ordens do comandante. Ele ainda tenta entrar na casa mas o fogo o impede e os soldados o seguram.


A bandeja de frutas e pães chega até Dalila que convida Myra, Jana e Yunet para se juntarem em sua refeição. Ela coloca as taças diante de Myra e Yunet. Tais observa a tudo da porta. Alguns homens entram no palácio carregando alimentos. Hannah entra escondida entre eles. Sansão chega quando a casa de Simas arde em chamas. Soldados ainda tentam impedi-lo, mas ele os abate sem desviar de seu caminho e entra. Na casa ele vê Simas morto, abraçado com Judi. Dalila, Jana e Yunet se alimentam descontraídas. Myra conta sobre um soldado que conheceu em Gaza e pega uma taça. Quando vai beber o líquido ouvem algo. Cario está tentando impedir que Hannah invada o local. Ela empurra o jardineiro. Myra deixa a taça cair, derrubando o líquido. Sansão retira os escombros à procura de Ieda e a encontra num canto da sala, ferida. Ele a pega no colo. Hannah avança sobre Dalila. Myra consegue segurá-la e Cario traz os guardas que tentam contê-la. Hannah diz que não tem mais nada a fazer no palácio e ao ver a taça, bebe todo líquido. Tais olha para Hannah apavorada.
Dalila e Myra observam, sem entender. Hannah olha para Dalila, com ódio, antes de sentir-se mal e a taça cair de sua mão. Alguns homens brigam no povoado e Manoá os aparta. Ele proíbe que culpem Sansão pelas desgraças que caem sobre seu povo. Ao se alterar, Manoá sente dores no peito e cai. Sansão se aproxima de uma árvore e recosta o corpo de Ieda. Ela está quase inconsciente e pede perdão pelo que fez. Ela conta que Faruk a obrigou. Ieda ainda o chama de herói, antes de falecer. Sansão beija Ieda, bastante emocionado. Por trás de Sansão, surge Faruk acompanhado por outros soldados. Ele acusa Sansão pela morte de sua amada.

Sansão levanta e avança sobre Faruk. Aron se afasta para buscar reforços. Após momentos de tensão durante a batalha, Sansão derrota Faruk. Dalila e Myra chegam à conclusão de que foi Tais que tentou envenená-las. Num Sansão carrega o corpo de Ieda. Dalila chega ao jardim do palácio e encontra Cario tocando um instrumento. Eles conversam até que algo chama a atenção do jardineiro. É Jana saindo do palácio. Dalila vai até ela e pergunta onde a moça está indo. Quer saber também se foi ela que tentou envenená-la. Jana fica nervosa e desconversa. Ela sai rapidamente. No povoado, Jidafe traz um garoto pelo braço. Seu nome é Gadi. Ele alega que o menino estava roubando comida e que merece punição. Samara puxa o garoto e o protege. Gadi explica que sua caravana foi atacada. Héber e Samara acolhem o menino. Gadi toma um caldo na casa de Manoá. Enquanto come, Zilá o observa e diz que ele lembra Sansão quando era criança. Jidafe se aproxima de Héber e se irrita com sua atitude de proteger o menino. Ele está prestes a agredir Héber, até que surge Sansão. Dalila entra no quarto e para diante de Tais, querendo saber se foi ela que tentou envenená-la. Sansão e Jidafe se encaram e discutem até que Jidafe se afasta. Héber abraça o amigo e pergunta sobre Ieda. Sansão não responde e diz que eles devem conversar. Dalila pressiona Tais até que ela confessa seu crime. Alguns guardas saem de esconderijos próximos e a levam. Tais promete vingança.
 Perdeu algum capítulo da minissérie , Sansão  e Dalila? Veja os capítulos passado!
  1. Assista o primeiro capítulo de estreia de "Sansão e Dalila"
  2. Sansão e Dalila segundo capítulo !
  3. Sansão e Dalila Quarto capítulo !
  4. Sansão e Dalila Quinto capítulo !
  5. Sansão e Dalila Sexto capítulo ! - Novo !!
  6. Sansão e Dalila Terceiro capítulo !
  7. Sansão e Dalila estreia nesta terça-feira !
Fonte: R7 Entretenimento
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Pastor foge com a mulher de um fiel da igreja após ameaçar esposa

Posted: 14 Jan 2011 02:08 PM PST

Pastor foge com a mulher de um fiel da igreja após ameaçar esposa
L.C.C., pastor de uma Igreja Evangélica na cidade de Itaporã, após ter ameaçado a esposa de morte e beber seu sangue teria desaparecido da cidade no ultimo dia 06.

Na manhã do dia seguinte mais um capitulo dessa história veio à tona, quando um "fiel da Igreja" sentiu falta da esposa; e ao sair para procurá-la tomou conhecimento que sua mulher teria "fugido" de "mala e cuia" com o Pastor L.C.C na noite anterior, e que o casal já estaria residindo na cidade de Maracaju.
Entenda o caso

A. M., de 55 anos, registrou boletim de ocorrência na tarde desta quinta-feira (06) informando que foi ameaçada de morte por L. C. C., de 38 anos, na cidade de Itaporã.

Conforme informações da polícia, I. B., de 46 anos, foi casada com L. C. C. por 16 anos, mas ultimamente vem tendo problemas conjugais. O autor teria ido até a casa de um homem, identificado como A., e perguntado onde estava I. B., pois ele iria matar as duas vítimas e beber o sangue.

O autor é pastor de uma igreja na cidade e, após as ameaças, fugiu.

O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Itaporã.

Fonte: Correio do Estado
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Mulher é resgatada durante enchente na região serrana do Rio de Janeiro

Posted: 14 Jan 2011 10:00 AM PST

Mulher é resgatada durante enchente na região serrana do Rio de Janeiro
 Essas cenas me marcaram, e podemos ver tantas coisa nelas, como a solidariedade, o amor por todas as criaturas (o cachorrinho), a preocupação de visinhos, a ânsiedade o stress do salvamento, e a vitória.
Num gesto altruísta e humanitário, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) está arrecadando donativos para as pessoas que estão nas áreas afetadas. A instituição faz um apelo a toda a população do Rio no sentido de coletar a maior quantidade possível de água e alimentos não perecíveis. Tuda essa mobilização é  a semelhança com essa passagem bíblica:
Salmos 40:1-3
1 - ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
2 - Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
3 - E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.


Mulher é resgatada durante enchente na região serrana do Rio de Janeiro


Demonstre um gesto de solidariedade e amor ao próximo, ajude!
Vitimas do Rio e São Paulo – Saiba como judar
Fonte: G1 / com informações IDAGOSPEL
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Brenda entra em estúdio preparando CD de estréia

Posted: 14 Jan 2011 09:12 AM PST

Brenda entra em estúdio preparando CD de estréia
A jovem cantora Brenda vive momentos de grande expectativa pelo lançamento de seu primeiro CD pela Sony Music. Sob a direção do experiente produtor, Rubens di Souza, Brenda acompanhou a gravação das bases no esúdio Mosh em São Paulo.

"Fiquei super empolgada com o projeto. O repertório está excelente e a qualidade dos músicos que estão participando é enorme! Posso confessar que estou muito feliz e ao mesmo super nervosa porque o projeto é muito grandioso e só tem 'fera' envolvido! Estou com uma enorme responsabilidade de fazer tudo direitinho e as dicas e a direção do Rubinho têm sido fundamentais para mim. Já nos próximos dias estarei colocando a voz e espero que tudo dê certo!" ­ – comentou Brenda.

A expectativa é de que o CD chegue às lojas no mês de março. Enquanto isso, vamos conferindo as performances de Brenda no programa do Raul Gil pelo SBT onde é presença constante e sempre nos encanta com suas apresentações.

Fonte: Sony Music Gospel   / com inforamções Click Gospel
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Igreja Universal se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio de Janeiro

Posted: 14 Jan 2011 09:00 AM PST

Igreja Universal se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio de Janeiro
Moradores de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Sumidouro sofrem com as enchentes decorrentes das chuvas que atingiram a região serrana no Rio de Janeiro, na última terça-feira (10). Além das centenas de mortes, milhares de pessoas estão desabrigadas. O governador do estado, Sérgio Cabral, e a presidente Dilma Rousseff sobrevoaram as áreas atingidas e R$ 780 milhões do Governo Federal já foram liberados para ajudar na reconstrução dessas cidades.

Num gesto altruísta e humanitário, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) está arrecadando donativos para as pessoas que estão nas áreas afetadas. A instituição faz um apelo a toda a população do Rio no sentido de coletar a maior quantidade possível de água e alimentos não perecíveis.

O grupo Juventude Universal, que está à frente do trabalho sob a coordenação do pastor André, já conta com voluntários para receber doações, que podem se feitas em qualquer uma das igrejas do estado. Para doar não é necessário ser membro da igreja. A entrega dos donativos está prevista para ser realizada no início da semana, entre segunda e terça-feira.

Demonstra um gesto de solidariedade e amor ao próximo, ajude!
Vitimas do Rio e São Paulo – Saiba como judar

Fonte: Arca Universal 
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Vitimas do Rio e São Paulo – Saiba como judar

Posted: 14 Jan 2011 08:06 AM PST

Vitimas do Rio e São Paulo – Saiba como judar
Com suas casas destruídas e parentes desaparecidos, as vítimas da tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro necessitam de doações de alimentos não perecíveis, água potável, roupas, cobertores, colchonetes, itens de higiene pessoal e sangue. É possível ajudar os sobreviventes de diversas formas, mesmo morando fora do estado fluminense.

A prefeitura de Teresópolis possui uma conta corrente no Banco do Brasil exclusiva para receber as doações em dinheiro.

A agência é a 0741-2 e o número da conta é 110000-9. A população pode contribuir com qualquer valor. O Programa de Voluntariado Viva Rio também disponibiliza uma conta corrente para doações (Banco do Brasil, agência 1769-8, conta-corrente 411396-9 e CNPJ: 00343941/0001-28).

Em Teresópolis, os donativos podem ser entregues no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, bairrio Várzea – Centro). Em Itaipava, distrito de Petrópolis, as doações são recebidas na Igreja Wesleyana, no Vale do Cuiabá; na Igreja de Santa Luzia, na Estrada as Arcas; e no centro de Petrópolis, na sede da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania (Rua Aureliano Coutinho, 81).

Todos os batalhões da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e as dez unidades da Guarda Municipal carioca também estão recebendo donativos. A preferência é por água mineral, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. A Cruz Vermelha recebe doações na Rodoviária Novo Rio.

Estabelecimentos particulares do estado fluminense também estão arrecadando doações para as vítimas. O grupo de supermercados Pão de Açúcar montou postos em todas as 100 lojas da rede. Os interessasos podem se dirigir aos estabelecimentos Pão de Açúcar, ABC Compre Bem, Sendas, Extra Supermercados e Assaí. Também é possível fazer doações na sede do Viva Rio (Rua do Russel, 76 – Glória).

O Hemorio (Rua Frei Caneca, 8 – Centro do Rio de Janeiro), pede que as pessoas doem sangue para as vítimas do soterramento na Região Serrana, pois os estoques estão quase zerados. Está apto a doar quem tiver entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar boa saúde. É necessário apresentar um documento oficial com foto. Informações pode ser obtidas pele telefone 0800-282-0708

São Paulo
A Cruz Vermelha também está arrecadando doações para os atingidos pelas chuvas no Estado de São Paulo. Até o momento, 23 pessoas morreram e mais de 10.000 estão desabrigadas ou desalojadas, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira pela Defesa Civil. As vítimas necessitam de alimentos não perecíveis de fácil preparação e produtos de higiene, como sabão, fraldas descartáveis e papel higiênico.

As doações podem ser entregues na sede da Cruz Vermelha de São Paulo, que fica na avenida Moreira Guimarães, 699 – Indianópolis (próximo ao aerporto de Conginhas), das 8h às 18h. Mais informações no telefone (11) 5056-8667 ou pelo e-mail voluntariado@cvbsp.org.br

Veja outras notícias relacionada com as enchentes e vítimas do Rio de Janeiro e São Paulo:

  1. Igreja Universal se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Rio de Janeiro - Novo !!
  2. Mulher é resgatada durante enchente na região serrana do Rio de Janeiro - Novo !!
Fonte: Yahoo

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