domingo, 30 de janeiro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


#InsensatoCoracao é o verdadeiro #todosgrita

Posted: 29 Jan 2011 03:00 PM PST

Eu tô pra ver uma novela com tanta gente gritando como essa Insensato Coração. Pode ver, não fica um capítulo sem alguém berrando desde a estreia.

Ou seja, foram duas semanas na base da Insensata Guela.

E posso falar? Digo com certeza que gostei totalmente de apenas três capítulos: os dois primeiros e um nesta semana, acho que na terça, não lembro ao certo.

Ou seja, é pouco, bem pouco, para uma trama que acabou de estrear. O correto seria chegar agradando, ao menos um tiquinho.

Tem muita gente ali fazendo a mesma coisa de sempre, como o Lázaro Ramos novamente bancando o foguinho e Natália do Valle como uma mãe que só sabe berrar.

E essa Luciana 2, o retorno? Acabamos de viver um tremendo lenga-lenga com a trama do Maneco e o assunto já vai ser abordado de novo?

Contudo, apesar dos pesares, Rosi Campos e Deborah Secco merecem elogios, estão roubando a cena e garantindo boas risadas.

A cena das duas saindo pra jantar e a personagem de Rosi dizendo querer um um lanche "atochado de mortandela" foi um barato!

De qualquer forma, insisto, a novela está só começando. É preciso aparar as arestas e mandar bala!

#InsensatoCoracao: um desafio que se inicia

Posted: 29 Jan 2011 02:00 PM PST

Bem, se dá pra dizer algo, talvez o mais certo seja que ainda é muito cedo pra ficar pensando em previsões, em dizer se vale a pena ou não. Mesmo porque novela é algo que pode ser muito instável. Talvez por isso tenhamos deixado passar a primeira semana, pois falar mal ou aclamar algo poderia ser tomado como pura e simples especulação. Uma atitude arriscada quando se pensa no tamanho das expectativas já normais de uma trama no horário nobre e mais ainda ao pensar em suas antecessoras.

Assisti o primeiro capítulo e posso dizer que lá eu gostei do que vi. Os personagens foram bem apresentados – e alguns pelo qual o telespectador mais afoito já poderia desenvolver o ódio a primeira vista – a história se desenrolou de maneira ágil. Mas, como já foi dito: novela é algo instável demais para ser medida através de um primeiro capítulo, então houve a primeira semana.

E eis que nesses primeiros seis dias tive compromissos que me impediram de assistir algo da forma que se deve. Claro que existe a internet pra isso mesmo, porém esse recurso de certa forma quebra um pouco a narrativa. Sim, internet e TV tem graaaaandes diferenças, mas voltando ao assunto: assisti e não tive lá muito com o que me empolgar. Sei lá, mais um pouco do mesmo como toda obra de ficção tem. Não que seja algo exatamente ruim. Questão de ponto de vista, literalmente.

Não sei quanto a sua preferência, caro leitor, mas sou uma daquelas pessoas que preferem tirar conclusões quando a trama está de uma certa forma consolidada. Os acontecimentos do tipo mortes/tragédias/reviravoltas já começaram e é aí que começa verdadeiramente o desafio.

Nada de pôr os carros na frente dos bois. O negócio é ter paciência pra ver se engrena.


_________________________________________________



* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

#InsensatoCoracao: Novelão valoriza outros grupos da sociedade

Posted: 29 Jan 2011 12:00 PM PST

*Por Wander Veroni

Um drama familiar, um coração destruído e uma paixão avassaladora. Esses são alguns dos ingredientes de "Insensato Coração", nova novela das nove da Rede Globo, que trouxe de volta telespectadores que estava cansados de assistir tramas lentas e com roteiro fraco, apesar do esforço do elenco de estrelas que passaram pelo horário.

Mesmo com boa aceitação, "Insensato" ainda não cresceu em audiência, mas já conquistou a crítica e boa parte do público. Com um texto vivo, dinâmico e ágil, a novela, às vezes, se perde com alguns tropeções dos autores em exagerar no drama de algumas cenas ou nos gritos histéricos de alguns personagens. No entanto, é no núcleo principal com os personagens de Paola Oliveira (Marina) e Eriberto Leão (Pedro) que a história de tão bem amarrada nos faz questionar se a Marina é mesmo uma heroína, quando ela deixa uma paixão avassaladora desfazer o casamento da amiga, culminando na morte da mesma, por um acidente. Ou ainda, o vilão de Gabriel Braga Nunes (Leo) que é capaz de qualquer coisa em nome do poder e da inveja de Pedro que nos provoca um debate interessante sobre ética dentro da própria família.

Mas, o que chama atenção da novela é o destaque que os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares deram às chamadas minorias. Negros e gays na novela são personagens que fogem do estereotipo social que estamos acostumados a ver na TV – são pessoas com trabalhos e que tem certo prestígio social, como é o caso dos personagens de Lázaro Ramos e Camila Pitanga que vivem uma engraçada comédia romântica – interpretando André e Carol, respectivamente. Ela uma alta executiva de marketing de um famoso grupo comercial, já ele um design premiado e de bastante sucesso no seu nicho, além de ser um mulherengo de carteirinha no maior estilo "José Mayer" de ser.

Já na ala gay - que ainda não foi mostrada toda na novela, há seis personagens homossexuais que serão mostrados ao longo dos capítulos, de acordo com informações do próprio site de "Insensato". Estes personagens também seguem essa mesma cartilha: o fato de serem "minoria" é apenas um traço a mais da personalidade, e não só uma bandeira ou um merchandising social.  Claro, sempre haverá um debate ou outro sobre o tema, mas eles estão lá para mostrar que não são tão "minoria" como imaginamos. O destaque ainda para "ala colorida" está no personagem Roni, de Leonardo Miggiorin, que vive um prometer badalado e que se mete em muitas confusões tentanto ajudar a amiga Natalie Lamour (Deborah Secco), ex-participante de reality show a voltar a ser famosa como na época em que saiu do programa.

Mesmo de forma discreta e sempre bem humorada, "Insensato" mostra que é possível fazer uma novela com história e com personagens que podem gerar debates interessantes na sociedade. Nessas primeiras semanas no ar, o folhetim já mostrou a que veio e conseguiu resgatar muitos telespectadores que estavam afastados desse horário. Acertando uma ou outra coisa, acredito que o folhetim tem tudo para ser um grande sucesso. Vale a pena conferir!
________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

#AmericanIdol: super adorei o novo elenco

Posted: 29 Jan 2011 09:00 AM PST

Primeiro de tudo gostaria de mandar um beijo para o Canal Sony: smaaaaaaaaaaack!

O motivo?

Adoro o Idol e parei de assistir quando mudaram o programa para os finais de semana. Fiquei com mais raiva ainda quando, no ano passado, surtaram e jogaram Melrose para as tardes de sábado e colocaram o reality no lugar da série.

Terminaram 2010 dizendo que iriam transmitir simultaneamente com os EUA e, bem, isso não vai acontecer.

Por isso mando um salve para a internet: estou voltando a assistir esse programa super adorável através deste veículo e...

Adorei as novidades!

Incrível como Steven, Jennifer e Randy se entrosaram bem logo de cara!

E os participantes, gente?

O mais incrível, em minha opinião, foi aquele cara idêntico ao Mick Jagger cantando Bad Romance... oi?? OIIII???

Juro, escondi a cara de tanta vergonha que senti por ele rs

E o carinha que queria ser aprovado com o refrão de My Away? Terrível!

Acho que Jennifer está meio que "fazendo as vezes" de Paula Abdul, com um jeitinho mais doce, emotivo.

Steven veio com o humor, somando ao lado de Randy.

Juro, nem senti falta do Simon, sério mesmo!

Ah, e é um prazer comentar antes da estreia no Sony

:p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !