sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Uma Década em Dez Dias: Rede Globo

Posted: 21 Jan 2011 06:00 AM PST

Acho que essa década foi interessante para a Globo, bem interessante. Foram anos de aprendizado.

A poderosa sofreu em duas ocasiões: primeiro quando o SBT veio com tudo com Casa dos Artistas, Show do Milhão e cia, e realmente parecia que poderiam colocar um medinho.

Aí veio a Record, também no mesmo embalo, prometendo ser a nova líder de audiência no país.

A questão é que acharam que um ou dois produtos seriam suficientes para tirar quatro décadas de sucesso em dois palitos. Ledo engano.

Mas foi bom, muito bom, porque a Globo cresceu e entendeu que mesmo tendo vantagem precisa se renovar.

E isso está acontecendo, especialmente nos últimos anos, quando apostaram ainda mais em séries - e estão se especializando nisso - e trouxeram novos programas para uma grade que era conhecida por ser sempre do mesmo jeito.

Hoje estão atentos as novas mídias e opções diferentes para a grade, é uma emissora mais adulta.

E essa mesma emissora novamente abriu vantagem frente as suas concorrentes, ou seja, vão ter que ralar bem mais para conseguir dar um novo susto.

O drama das #novelas: encontrar o ritmo e envolver

Posted: 21 Jan 2011 04:00 AM PST

Insensato Coração está morna ainda, mas Vale Tudo está numa semana eletrizante. E agora a burralda da Raquel vai começar a ficar rica e prosperar e vai mandar todo mundo pastar!

Eu assisto Vale Tudo muitas vezes me detendo no estilo de se fazer novela naquela época. Cenas longas, cortes bruscos, presença maciça da protagonista em quase todo o capítulo.

Com o aumento da duração dos capítulos, aumentou-se o número de núcleos, muitas vezes de maneira até exagerada como em Caminho das índias e Páginas da Vida. Eram tantas histórias pra contar e nenhuma contada de maneira convincente, de modo que o público pudesse se identificar fortemente com alguma trama da novela. Dessas características presentes em Vale Tudo que citei o João Emanuel Carneiro ainda explora muito os cortes bruscos, mandando a coerência temporal para o espaço em favorecimento do ritmo aluciante e envolvente da narrativa no melhor estilo Sidney Sheldon.

O grande drama da teledramaturgia contemporânea se resume a encontrar o ritmo certo de narrar e envolver o telespectador. JEC, atrevido e ousado, encontrou a receita para este problema


* do internauta Professor Bruno Matos

#BrotherseSisters 5X13; #DesperateHousewives 7X13

Posted: 20 Jan 2011 03:32 PM PST

Gente, quem foi que lançou essa moda ridícula de emagrecer até ficar feio pa carai?

Primeiro o Brito Jr, depois Charlie Sheen e agora o intérprete do Tommy? Gente, como ele tá estranho, chupado... o que será que foi isso?

Tirando esse pequeno detalhe - pequeno mais ou menos, era desconfortável porque o tempo todo eu ficava tentando entender isso ... - o episódio foi mais uma vez sensacional.

Então o Tommy vai voltar? E o que era Rose? Rose se metendo na vida de todo mundo? Sendo odiada por Sarah? O super mega bapho durante o jantar?

E essa de Nora ter casado em dada diferente do que é conhecido? O que vem por aí, um filho fora do casamento?

E, gente, finalmente Desperate tá entrando nos trilhos, não? Tava faltando o ingrediente principal: o humor negro.

Bree passando a perna na ex do Keith, Lynette e aquele velho maluco e chato que a mãe quer se casar, Susan teimando com o carinha da hemodiálise, Gabrielle e a boneca... Paul quase matando Beth! hahaha

É assim que gosto de Desperate, com acontecimentos, muitos! Acho que já tinha passado da hora de a temporada embalar...

#ValeTudo: Pra felicidade geral da "nação"

Posted: 20 Jan 2011 12:28 PM PST

Gente, voltei com Vale Tudo, vocês me convenceram. Tá vendo como não sou tão cabeça dura? Vocês reclamam a toa... rs

A verdade é que eu perdi o super comentado encontro entre Solange e a bisca, os novos cambalachos, essa aproximação entre Heleninha e Ivan...

Mas... eu vi Raquel finalmente indo pra cima de Maria de Fátima, claro, faltando o belo tapão que eu sempre aguardei.

Depois a burralda descobre que perdeu Ivan para a bêbada e... foi novamente ameaçada.

O melhor de tudo: já estava fula da vida, ficou sem seu homem por uma bobeira e...

Nem eu serei louco de perder o capítulo desta noite, né? Maria de Fátima sendo desmascarada enquanto prova o vestido de noiva.

Tem coisa melhor?

Acho que voltei a tempo, obrigado por insistirem!

=)

::

Tadinha da Gui... rs

Beijo gay, a transexual #Ariadna e o preconceito

Posted: 20 Jan 2011 12:21 PM PST

Continuo não assistindo essa edição do BBB e tô muito feliz com a audiência baixa. Não porque torço contra o programa, mas porque acho que Boninho precisa baixar a bola. Enfim, não é sobre isso que quero falar.

Logo que vi que Ariadna estaria no paredão já visualizei sua saída. O motivo?

Fácil: o brasileiro é muito preconceituoso.

Sim, o mesmo programa tornou Jean vencedor, mas tem uma grande diferença: ele era, digamos, "hominho".

Ariadna se apresentou como mulher, mas, em seu histórico, o fato de ter mudado de sexo e de ter feito programas, ou seja, bem mais do que o brasileiro poderia "engolir".

Isso entra na mesma história do tal beijo gay que nunca sai. E por que não acontece?

Exatamente porque os brasileiros não evoluíram tanto a ponto de permitirem que isso aconteça, apesar de eu ter a sensação de que estamos regredindo.

Pô, em Vale Tudo tinha um casal de lésbicas que funcionou muito bem... porque anos depois Silvio de Abreu teve que matar um outro casal porque o público não aceitou?

Mas também tem o fato de, pelo que sei, Ariadna não "colocou os pontos nos is", ou seja, não jogou abertamente com o público.

Ela teria ficado caso isso tivesse acontecido?

Não creio, porém, de qualquer forma, se já estão chamando essa edição de casa de repouso o fato de uma das polêmicas do reality já ter rodado pode significar que... #AFazenda3Returns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !