quarta-feira, 5 de janeiro de 2011


cenaaberta.com


Ponto de Vista: Quem me fez sentir em 2010

Posted: 25 Dec 2010 03:07 PM PST

2010 foi um ano de crescimento para mim e para o Cena Aberta. Juntos passamos por dois momentos: uma mudança brusca, quando esse espaço completou 10 anos no ar e deixou de ser um blog para ser um site.

No meio do caminho cheguei em meu limite com a televisão brasileira e dei meu grito de liberdade: o Cena Aberta ainda critica, faz birra, mas optou pelo que realmente vale a pena. Chega de bater a cabeça e exigir uma TV melhor.

Não tá bom? Bola pular fora do barco e buscar melhores opções tanto na TV aberta quanto na paga. Esperar um ano para ver episódios de séries queridas? Isso não nos pertence mais.

Assistir novelas de autores loucos que se esqueceram como se faz um bom roteiro? As novelas do Viva estão aí exatamente para serem nosso refúgio.

Mas esse texto não tem o intuito de reclamar, já fizemos muito disso o ano todo. Neste último texto quero fazer uso da expressão que me acompanhou durante 2010, o antigo slogan da Warner Channel.

Portanto, eis os programas, personalidades e demais situações que me "fizeram sentir" em 2010:

Na TV brasileira as séries Força Tarefa, A Cura e os jornalísticos Profissão Repórter e A Liga.

Os apresentadores Hebe, Silvio Santos, Tiago Leifert, Xuxa, Ana Maria Braga e Serginho Groismann.

Séries americanas me cativaram ainda mais em suas novas temporadas: Brothers & Sisters e Cougar Town são hoje minhas favoritas.

Também tive o prazer de conhecer a deliciosa Nurse Jackie e a emocionante The Big C.

Morri de rir com Old Christine (saudaaaade!!!), The Middle, The Big Bang Theory e Two and a Half Men.

Ainda falando sobre séries, estou cada vez mais envolvido com Parenthood e, putz, que ano bom o de Private Practice!

No universo musical hoje meu coração bate mais forte quando o assunto é Victor e Léo, super queridões. Talento de verdade, gente que compõe, canta e encanta.

Os novos DVD´s de Ivete Sangalo e Exaltasamba também me fizeram sentir.

Chorei litros com a atuação inesquecível de Alinne Moraes como a Luciana de Viver a Vida, grande atriz!

Nos cinemas merecidamente Sandra Bulock levou o Oscar: Um Sonho Possível é realmente emocionante.

Meu livro favorito? Esse ano foi fraco... quem me divertiu mesmo foi Os Delírios de Consumo de Becky Bloom.

Ah, não posso me esquecer da fofurinha da Palmirinha Onofre que nos divertiu e tanto nos emocionou!

E Marina Silva? 2010 também foi o ano dessa mulher que surpreendeu muita gente com a "força verde".

A Globo completou 45 anos, se manteve líder e deixou a cópia comendo poeira. Não vive sua melhor fase mas ainda assim se mantém melhor que as outras.

Meu canal favorito?  Aquele que eu mesmo montei com downloads e fazendo minha própria programação.

Um homem? José Alencar, exemplo de garra: sua luta pela vida emociona e inspira!

2010 foi o ano em que não apenas o Cena Aberta deu seu grito de liberdade, mas onde os internautas descobriram que esse veículo é nossa arma contra a falta de respeito.

O que falta dizer?

Obrigado internautas pelos debates, pelo carinho, críticas... companhia!

Este artigo fecha um ciclo, o Cena Aberta entra em stand by a partir de amanhã, quando conheceremos os melhores do ano de 2010 que vocês elegeram.

Depois, uma programação especial de férias.

Até 2011!


* por Endrigo Annyston

Retrospectiva: revendo 2010, nosso futuro "ano passado"

Posted: 25 Dec 2010 12:30 PM PST

* por Emanuelle Najjar 

É, galera. O ano está acabando, trocentos textos foram escritos nesse espaço e agora coube a nós essa semana escrever o que mais marcou nesse 2010. Uma retrospectiva, pois o Endrigo mencionou que esse será o último Ponto de Vista do ano. Ele crê que os colunistas merecem férias antes de ouvirem novamente suas ameaças de morte a là Flora Pereira da Silva, nossa diva.

Foi decidido que a forma de fazer essa retrospectiva seria de acordo com escolha própria do autor do texto e sendo esse é um ponto bem particular, devo alertar sobre a dificuldade da tarefa. Em um ano em que Sílvio Santos teve problemas financeiros, e Hebe Camargo deixou a emissora onde trabalhou por 25 anos, dizer que, para mim, os assuntos mais marcantes em minha opinião foram ligados às telenovelas, soa realmente estranho.

Melhor que eu me explique, afinal foi uma decisão difícil. Afinal no SBT foi um período de situações tão inusitadas que poderiam ser facilmente encaradas como um prenúncio do fim do mundo tão anunciado para 2012. Porém, boa parte da coluna foi gasta pra falar sobre nossa teledramaturgia, então creio ser digno usar mais um pouco desse espaço para falar do assunto.

Não foi um ano muito bom para a telenovela, seja para produtores ou para o público. Foi o ano de pelo menos dois fiascos. Afinal, depois de tudo como deveríamos chamar Tempos Modernos e Passione? A primeira foi exemplo de tudo aquilo que se falam sobre as providências tomadas para recuperar a audiência de uma trama: mudanças bruscas no enredo e nos personagens, fugindo completamente da história original. Já a segunda parece estar em uma situação ainda pior, por estar no horário nobre, por ter enredo e elenco que prometessem mais que uma festa estranha com gente esquisita.

Passione começou com altas expectativas e muitas promessas. E, como provavelmente tudo que começa dessa forma, passou por situações difíceis. O problema é que essa situação difícil se estendeu e – sabe como é – público de novela não é nada paciente e parte pra ignorância mesmo dizendo coisas desde "tá uma merda" até "esse autor está senil, é hora de vestir o pijama". Particularmente sou capaz de preferir sua antecessora Viver a Vida e seu marasmo porque, sinceramente me decepcionei com o que vi e com o que ainda vejo hora ou outra, quando ainda me arrisco a assistir.

Talvez as telenovelas sim mereçam o destaque que estou dando. Em 2010 a decepção foi tanta que eu acabei por abandoná-las quase completamente. Aliás, a TV em geral, mas a teledramaturgia geralmente é o principal chamariz das emissoras. Talvez eu apenas esteja seguindo a tendência, afinal a internet está aí, cada dia mais acessível. De uma forma ou de outra, não foi um bom ano para ela. Agora definitivamente pode ser a hora de reinventar a roda, apenas não pergunte como fazer.

PS: Boas festas pra você que nos aturou nesse 2010! Você merece!

_________________________________________________ 
* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

O ano de 2010 e as mudanças de hábito do público

Posted: 25 Dec 2010 08:30 AM PST

O ano de 2010 foi um marco para muitas mudanças na TV. Não, infelizmente não foram os diretores e produtores que mudaram. Mas, sim o público.

Apesar da TV ainda ser a mídia eletrônica de maior audiência, ela já não teve esse ano a mesma força que teve em épocas anteriores. 2010 foi o ano das redes sociais e da troca de informações entre internautas. O jornalismo teve que aprender a ouvir mais o público e está, aos poucos, se aderindo a troca direta de opinião promovida pelo Twitter e Facebook.

Começamos 2010 com o preconceito velado de Borys Casoy contra os garis. Além disso, a imprensa acompanhou com emoção a tragédia das chuvas no Rio de Janeiro e o terremoto que devastou o Haiti. O #BBB10, em sua décima edição, se reinventou em alguns pontos e apostou ainda mais na interatividade das redes sociais. Logo depois, veio o tremor do Chile e, em Minas Gerais, o Maníaco de Contagem que estuprava e matava várias mulheres foi finalmente preso.

Hebe Camargo começou e terminou o ano como notícia: depois de vencer um câncer, não renovou com o SBT. A loira mais gracinha da TV mudou de emissora em busca de novos desafios. Avatar se consagra como o filme mais comentado e aplaudido em todo mundo por inovar na tecnologia 3D e mostrar que os efeitos especiais podem ser usados para criar histórias originais e que vão além da imaginação.

A Globo fez 45 anos e o Serra também. Quer dizer, o Serra não tem 45 anos, mas usou o 45 como o número que representa o partido nas eleições presidenciais do segundo semestre. Coincidência ou teoria da conspiração? Mas o fato é que mesmo com todo esse 45, quem foi eleita presidente foi Dilma Roussef – primeira mulher presidenta do Brasil. Apadrinhada por Lula, Dilma tem vários desafios neste início de mandato, principalmente mostrar personalidade política e sair da sombra do ex-presidente molusco.

Já no mundo das telenovelas, apenas duas obras surpreenderam: "Escrito nas Estrelas" e "TiTiTi". Uma apostou em um conto de fadas moderno com temas espiritualistas. Já a outra, um remake de sucesso de Cassiano Gabus Mendes. No geral, as outras novelas decepcionaram e mostraram um grave crise de criatividade entre os principais roteiristas do gênero. Passione foi o grande fiasco das 21h. A trama se salva apenas pelo excelente elenco, e não pela história em si. O segredo do Gerson – tão comentando no início da trama, e a morte da Diana, foram os piores desfechos de um personagem para uma novela. O telespectador se sentiu frustrado e chamado de trouxa em rede nacional.

No mundo policial, o goleiro Bruno virou protagonista ao ser acusado pelo sumiço da paranaense Elisa Samúdio. Programas e noticiários exploraram o caso à exaustão. E a história aparenta não ter acabado. A cada mês mais capítulos são somados a essa trama de luxúria, crime e glamour. Ainda falando de esporte, o Brasil não ganhou a Copa do Mundo, mas deu um #CALABOCAGALVÃO pelo Twitter ao narrador esportivo mais amado e odiado da TV. Ah, voltando a falar em polícia: 2010 foi o ano de Tropa de Elite 2. Vimos o filme virar realidade quando as Forças Armadas e as policias cariocas uniram forças para acabar com o crime gerado pelo narcotráfico na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão. Foi uma resposta rápida e eficiente que precisa ser estendida a longo prazo!

Em 2010, fiz três anos de blogosfera com o blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Vi as redes sociais ganharem a tão sonhada força expressiva e, em muitos casos, sendo um ponto de fuga para mostrar um outro lado do jornalismo que, muitas vezes, é omitido pela grande imprensa. Prova disso foram as eleições mais conectadas da história do Brasil, onde os internautas podiam interpelar seus candidatos de forma mais direta e franca. Fizemos a diferença!

A televisão fez 60 anos de vida e pouca gente comentou. E foi esse ano que o telespectador criou uma certa independência dos horários da TV e passou a assistir os programas preferidos pela internet. A terceira edição de #AFazenda mostrou uma certa ousadia em não ter PPV, mas colocar o reality 24h no Portal R7. A atração não sambou pela grade da Record, mas continua sendo explorada até as últimas gotas pelos outros programas da Casa. Foi um programa transmídia, assim como o #BBB. E por falar em samba, o WikiLeaks fez as nações mais poderosas do mundo rebolar por revelar segredos da diplomacia internacional e conseguiu causar no último mês do ano.

As séries americanas ganharam força entre os telespectadores que podiam assistir online ou baixar as suas séries preferidas junto com o público norte-americano. O público ficou mais independente e o modelo atual de TV que não respeita o telespectador está se mostrando cada vez mais falido. Sim, as grades voadoras do SBT e Record ainda continuam, infelizmente. Não há uma preocupação em criar hábito no telespectador, apenas resultados altos e imediatos no Ibope. Porém, houve uma revolução: o público se deu a oportunidade de decidir, de fazer escolhas e opinar. E isso foi uma grande conquista! Que venha 2011!

P.S.: Agradeço ao Endrigo pela oportunidade de escrever essa sessão tripla, todos os sábados, aqui no Cena Aberta. Espero que ano que vem tenhamos mais e mais Pontos de Vista. Feliz Natal a todos e um excelente 2011!!!

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 25 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

You are subscribed to email updates from Cena Aberta
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !