terça-feira, 30 de agosto de 2011

Amigo De Cristo

Amigo De Cristo

Link to Amigo De Cristo

Um cristão pode praticar vale-tudo? Pastores e teólogos debatem sobre o tema

Posted: 29 Aug 2011 06:20 PM PDT

Um cristão pode praticar vale-tudo? Pastores e teólogos debatem sobre o tema
Mesmo sem ter um versículo bíblico proibindo a prática, a maioria condena, dizendo que o vale-tudo não condiz com os princípios do cristianismo .
O MMA (Artes marciais mistas) é hoje uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo e também no Brasil, que por sinal possui os melhores lutadores do esporte. Com o crescimento do MMA, também vieram as criticas a modalidade, que chegou a ser banida de alguns estados nos EUA por ser muito violenta. No final de semana passado, foi realizado no Brasil o maior evento deste esporte, o UFC Rio que lotou o HSBC Arena e foi um sucesso segundo seus organizadores.
Um dos maiores lutadores do UFC é Vitor Belfort, que na maioria de suas lutas agradece a Deus após vitórias e usa o calção com o nome Jesus escrito. Declaradamente cristão, Belfort explicou em recente entrevista a ligação entre a religião e a luta dizendo que o que ele faz no octógono não é uma briga, e sim uma competição.
Além de Vitor que desta vez apenas comentou as lutas, outro atleta cristão estava no UFC, o estreante capixaba Erick Silva, que a exemplo de Belfort, entrou com o nome Jesus escrito no calção e tem como um de seus apoiadores o Senador evangélico Magno Malta.
Diante desta relação, o portal Gospel Prime procurou pastores e teólogos para saber o que eles pensam deste esporte. Um cristão pode praticar tal esporte? É licito ao crente em Jesus assisti-los?
"Eu não vejo embasamento bíblico favorável, mas também não vejo o contrário", disse o pastor Ariovaldo Júnior, do Manifesto Missões Urbanas. Ele acredita que a prática hoje é mais esportiva e  "não tem mais nada a ver com os vale-tudo onde havia graça em esmurrar o outro além das condições humanas".
Biblicamente falando, Ariovaldo Júnior diz que não há menções que condenem o esporte. "Eu gosto do UFC por celebrar um esporte que ainda não tem influências do feminismo. O feminismo determina tudo hoje em dia, até o nosso modelo de 'cristão ideal' está mais pra figura de uma mulher do que pra um homem de verdade. A propósito, lutas de diversos tipos foram contemporâneas de Jesus e de Paulo (que viveu inclusive em Roma), porém não vemos nenhuma recomendação contrária à prática esportiva", diz o pastor do Ministério Sal da Terra em Uberlândia – MG.

Violência e cristianismo

Já o pastor Geremias do Couto, da Assembleia de Deus, considera o esporte inadequado para o cristão. "Respeito quem participa e assiste (a tentação é grande!), mas a violência que o caracteriza conflita com os princípios de vida do Cristianismo. Há outros esportes saudáveis que podem muito bem atender a nossa necessidade de entretenimento e, sobretudo, de cuidados físicos."
Couto diz que pode sustentar seu posicionamento lembrando de versículos como o de Gálatas 5 que fala sobre a temperança, assim como quando Paulo fala que tudo nos é licito, mas nem tudo nos convém. "Sei que no caso desse esporte não se trata de uma agressão gratuita, por vingança ou por maldade mesmo, mas de qualquer modo é uma forma de agressão consentida. Alguém vai sair arrebentado", diz o pastor assembleiano.
"Aquilo é selvageria", disse o teólogo Rodrigo Weronka, ele não concorda que um cristão deva participar ou assistir esse tipo de competição. "Como chamar de esporte um negócio que visa arrebentar o oponente?", questiona.
Weronka fala sobre a diferença entre esportes perigosos como a Fórmula 1, e esportes "brutos" como ele classifica o MMA. "Uns podem dizer que na F1 o carro pode matar o piloto, mas na F1 o objetivo não é esse. E no vale-tudo, o 'vale tudo' é vencer o oponente, massacrando o cara", disse.
Ele também não utiliza nenhum fundamento bíblico para basear suas convicções, apenas diz que a prática não condiz com os valores passados pela Palavra de Deus. "Não consigo aceitar uma brutalidade como o vale-tudo como esporte ou mesmo como algo para entretenimento cristão. Mas é claro que não tem um verso 'não lutarás MMA', isso é uma questão contemporânea. Deduzo pelos parâmetros bíblicos do amor ao próximo que arrebentar a cabeça de um ser humano, criado por Deus, por 'esporte' é ridículo".

Princípios bíblicos

Geremias do Couto também fala que o esporte em questão foge dos princípios bíblicos. "Biblia não trabalha simplesmente com regras. Ela trabalha com princípios, que devem ser aplicados nas mais diferentes circunstâncias. Há muitas outras coisas das quais a Bíblia não fala de forma explícita, mas por causa dos princípios que ela nos oferece podemos fazer bem as nossas escolhas e evitar aquilo que não glorifica a Deus. Paulo escreveu: "Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus", 1 Coríntios 10.31. A grande pergunta é: esse esporte glorifica a Deus?"
O mantenedor do portal apologético NAPEC vai mais longe:  "Pergunte a um cristão se uma tourada é um esporte bacana. Não, dirão em coro! Judiar do pobre animal não é certo. E a caça esportiva? não é certo!. Então seria ético arrebentar outro ser humano numa competição esportiva?"

Vale-tudo na Igreja

Weronka também critica a prática de lutas dentro da igreja, como acontece na Igreja Renascer, que chegou a ser notícia no canal NatGeo (National Geographic) por montar um ringue dentro da igreja e promover a luta como "forma de evangelismo".
"Uns dizem que o vale-tudo pode ser uma estratégia de evangelismo, então "vale tudo" para ter os jovens ali?" questiona Weronka que não concorda com o fato de uma igreja evangélica apoiar esse tipo de esporte.
"Sob a desculpa pragmática dos 'fins justificam os meios' a igreja vai ficando com a cara do mundo. E se a igreja deve ficar assim, prefiro ser um esquisito e manter a ortodoxia bíblica", critica o teólogo.
Fonte: Gospel Prime
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com

Piauí vai ganhar uma igreja evangélica que realiza casamentos gays

Posted: 29 Aug 2011 04:08 PM PDT

Piauí vai ganhar uma igreja evangélica que realiza casamentos gays

Teresina vai ganhar uma igreja evangélica que realizará casamentos gays no Piauí. A missionária Márcia Loiola participou na tarde desta sexta-feira (26) da Parada da Diversidade para divulgar a criação da "Comunidade Cidade de Refúgio", uma célula na capital piauiense da religião difundida a partir da sede em São Paulo.

De acordo com Márcia Loiola, a "Cidade de Refúgio" de Teresina será inaugurada em dezembro e pretende fazer também uniões religiosas entre pessoas do mesmo sexo. O primeiro casamento gay da igreja está previsto para o dia 10 de setembro em São Paulo.

 
No site www.lannaholder.org , a "Cidade de Refúgio" se descreve em seus propósitos como "Uma igreja que ama a todos e não exclui a ninguém". A religião propõe a discussão do que seriam mitos e verdades da Bíblia. Márcia Loiola desafia qualquer pessoa a mostrar que o livro condena a homoafetividade.
"Nossa bandeira é Jesus e aceitamos os homossexuais como parte de uma nação que se levanta", declarou ao Cidadeverde.com, enquanto caminhava na Parada da Diversidade pela avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina.
 

O evento começou  no final da tarde desta sexta-feira. O policiamento é comandado pela tenente-coronel Júlia Beatriz de Almeida. Quatro trios elétricos animam o evento na avenida Raul Lopes, que foi interditada
Fonte: Cidade Verde
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com

Evangélicos chegam a 1 milhão no estado do Espírito Santo

Posted: 29 Aug 2011 11:42 AM PDT

Evangélicos chegam a 1 milhão no estado do Espírito Santo
Espírito Santo é o estado mais evangélico do país, Já são mais de 1 milhão de evangélicos no Espírito Santo.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou, na tarde desta terça-feira (23), uma pesquisa sobre a religião dos brasileiros. Segundo a pesquisa, o Espírito Santo lidera na quantidade de evangélicos, com mais de 1 milhão de pessoas, com 15,09% da população.
Enquanto o número de evangélicos cresce, principalmente a quantidade de jovens, os dados apontam que o número de católicos no Estado - e no Brasil - caiu. Em 2003, 62,77% dos capixabas eram católicos. Em 2009, o percentual caiu para 57,04%.
Segundo o professor de Filosofia e Ciência da Religião, Vítor Rosa, a queda do número de católicos tem uma razão histórica. No passado, as pessoas eram obrigadas a seguir a religião e, hoje, ser católico é opcional. "Saímos de um Estado católico para um Estado plural, onde há possibilidades de livre manifestação", afirma Rosa.
Para Marcelo de Aguiar, pastor da Primeira Igreja Batista da Mata da Praia, o número de evangélicos jovens cresceu principalmente porque compõem uma faixa etária mais aberta à mudanças. "O jovem está em um momento de mais flexibilidade na vida, buscando um sentido para sua existência", declara o pastor.

O levantamento da FGV foi feito a partir de dados de mais de 200 mil entrevistas da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Informações G1

Tribunal da Bolívia condenou um grupo cristão a prisão por estupro de mais de cem mulheres.

Posted: 29 Aug 2011 11:11 AM PDT

Tribunal da Bolívia condenou um grupo cristão a prisão por estupro de mais de cem mulheres.
Um tribunal da Bolívia condenou sete integrantes de um grupo cristão conservador e isolado a 25 anos de prisão pelo estupro de mais de cem mulheres.
Os homens, membros de um grupo menonita, foram condenados por sedar secretamente as suas vítimas antes dos ataques sexuais.

O advogado das vítimas diz que a comunidade de mais de 2 mil menonitas onde ocorreram os estupros aprovou a sentença.

O grupo segue um código moral restrito e rejeita invenções modernas, como automóveis e eletricidade.
Um oitavo homem foi condenado a 12 anos e meio de prisão por fornecer os sedativos usados para drogar as mulheres. A decisão do júri foi unânime.

Os estupros ocorreram entre 2005 e 2009 na comunidade menonita de Manitoba, a 150 km a nordeste da cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, no centro do país.
Sedativo borrifado

Os réus foram acusados de borrifar, dentro dos quartos de suas vítimas, uma substância derivada da planta beladona, normalmente usada para anestesiar vacas.
Ao aplicar o sedativo, através das janelas e à noite, os acusados acabavam sedando famílias inteiras.
Depois, segundo a acusação, os homens estupravam mulheres e meninas. A vítima mais jovem tinha nove anos de idade.

O número exato de mulheres estupradas não é claro. Algumas mulheres não se lembram de ser violentadas, enquanto outras temem ser hostilizadas em sua comunidade, segundo o advogado Oswaldo Rivera.
Rivera afirma que quase 150 mulheres participaram do processo judicial, mas ele acredita que outras 150 podem ter sido estupradas e, depois, ficado muito constrangidas para fornecer provas.

O promotor Freddy Perez diz que os anciãos da colônia menonita suspeitavam que algo estava errado quando se perguntaram por que um integrante da comunidade estava acordando muito tarde pela manhã. Com isso, eles decidiram segui-lo.
O suspeito foi então encontrado pulando para dentro da casa de uma das vítimas por meio de uma janela.

O correspondente da BBC em Santa Cruz de la Sierra, Mattia Cabitza, disse que encontrar provas dos estupros foi difícil devido ao isolamento e à estrutura patriarcal dos menonitas.
Os condenados também foram acusados de ameaçar os pais de algumas das vítimas, caso os denunciassem.

'Danos irreversíveis'
Muitas das vítimas falam apenas baixo alemão, a língua que falavam os primeiros menonitas, e nunca aprenderam espanhol.

As igrejas menonitas descendem de comunidades protestantes da Europa. Acredita-se que elas tenham 1,5 milhão de seguidores em todo o mundo.
Os menonitas seguem os ensinamentos de Menno Simons, um líder religioso do século 16, originário do que hoje é a Holanda.

Existem entre 30 e 40 mil menonitas no Paraguai e na Bolívia.
Embora muitos deles sejam impossíveis de distinguir de seus vizinhos, e tenham crenças religiosas muito semelhantes à maioria dos grupos evangélicos e protestantes, outros rejeitam a vida moderna e vivem em comunidades isoladas.

Segundo o correspondente da BBC, a colônia de Manitoba, onde ocorreram os estupros, é uma comunidade ultraconservadora, sem ruas pavimentadas ou eletricidade.
Seus integrantes se vestem com roupas tradicionais menonitas, e usam carroças puxadas por cavalos para se transportar.
Rivera aprovou as sentenças, mas disse temer que algumas das vítimas tenham sofrido danos irreversíveis.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Informações BBC

Viagem de Edir Macedo e vice-presidente da emissora inquieta funcionários da Record

Posted: 29 Aug 2011 10:58 AM PDT

Viagem de Edir Macedo e vice-presidente da emissora inquieta funcionários da Record
O bispo Edir Macedo viajou na semana passada com o vice-presidente artístico da Record, Honorilton Gonçalves, juntamente com outros bispos e obreiros graduados da Igreja Universal do Reino de Deus, fato que deixou os funcionários inquietos pois o motivo da viagem pode ser promover mudanças na emissora, tanto na programação quanto em seu organograma.

A viagem foi marcada logo após Macedo encerrar o seu "jejum de informação". O religioso instou os fieis a ficar entre os dias 1º e 21 de agosto sem ter nenhum contato com mídia: jornal, rádios, TVs e internet.
Alguns site chegaram  dizer que Gonçalves pode ser demitido do cargo, mesmo sendo o responsável pelo plano "A Caminho das Liderança", o diretor artístico tem sido cobrado por líderes da IURD pela  estagnação do canal no Ibope, e agora pela queda da audiência. Há também quem critique o nível da programação, principalmente o reality "A Fazenda".

O local da viagem também não foi informado. Procuradas pela reportagem da F5, as assessorias da Universal e da Record não comentaram o assunto. Não há previsão de quando a comitiva retornará ao Brasil.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Informações F5

Padre se converte e leva pastor para pregar dentro de Igreja Católica

Posted: 29 Aug 2011 05:31 AM PDT

Padre Italiano se converte e leva pastor para pregar dentro de Igreja Católica
O Pr. Fabiano Nicodemo (à direita na foto ao lado), missionário em Cesena/Itália, pede aos irmãos em Cristo que orem pelo ex-padre Luca De Pero (na foto com o pastor). Ele foi afastado esta semana pela Igreja Católica de suas funções em uma igreja próxima a Cesena, na região Centro-Norte da Itália, sob a acusação de heresia por ter se convertido ao Evangelho e pregado e distribuído bíblias. Ele também foi reprimido por ter levado o pastor para pregar em sua igreja durante a chamada Sexta-Feira Santa.

O ex-padre celebrará sua última missa neste domingo (28). "Ore para que Deus dê-lhe ousadia para falar de seu amor por Jesus e sobre o real motivo de ter sido afastado da igreja; não por questões de saúde como foi alegado. Interceda também por seu futuro e o apoio como possível obreiro da terra dos batistas brasileiros aqui em Cesena", pede o pastor.

Luca De Pero se converteu em 2010 e, desde então, tem sido discipulado semanalmente pelo Pr. Nicodemo. Seus testemunhos foram responsáveis pela conversão de vários outros católicos.
O Projeto "Tu Me Amas?" teve no ex-padre seu primeiro fruto entre os catequistas.
Ore para que o ex-padre seja fortalecido pelo Senhor e continue levando a verdadeira Palavra de salvação aos italianos.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Fonte: JMM

Católicos e protestantes vai se reunir em evento sobre a Reforma

Posted: 29 Aug 2011 05:18 AM PDT

Católicos e protestantes vai se reunir em evento sobre a Reforma
A Igreja Católica e a Federação Luterana mundial estão preparando uma declaração comum sobre a Reforma Protestante em vista do 500º aniversário das 95 teses de Martinho Lutero, em 2017.

O anúncio foi feito pelo cardeal suíço Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, em entrevista à agência católica alemão Kna.

O documento deverá ser lido no evento sobre a Reforma, cuja comemoração comum pode ser uma ocasião, segundo o religioso, em que ambas as partes podem chegar a uma admissão comum de culpa pela "divisão da Igreja", como classificou o papa João Paulo II em 2000, quando pediu perdão pelo papel da Igreja Católica no episódio de 500 anos atrás.

"Sem uma consciência comum, sem uma purificação comum da memória e sem uma admissão de culpa de ambas as partes, para mim não pode existir uma sincera comemoração da Reforma", manifestou Koch.

Ele sublinhou ainda que Bento XVI deseja pessoalmente que um diálogo ecumênico tenha um papel central na sua próxima visita à Alemanha, que ocorrerá entre 22 e 25 de setembro.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação do link www.amigodecristo.com
Fonte: Jornal da Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !