segunda-feira, 22 de agosto de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Morde & Assopra: típico caso de obra aberta

Posted: 22 Aug 2011 06:52 AM PDT

Autores, produtores e maiores envolvidos numa grande produção que é a novela, utilizam deste termo. A tradução é a seguinte: caso não venhamos conseguir o objetivo (audiência) a trama será mudada para agradar ao público. A trama de Walcyr Carrasco acaba se tornando um ótimo exemplo sobre isso. A novela que vemos ao ar hoje é muito diferente da que existia no começo. Personagens saíram, alguns núcleos foram deixados de lado, outros ganharam mais destaque, novos personagens entraram e agora as tramas começam a se adiantar em seus desfechos.

Veja alguns exemplos:

Alguns atores que saíram da produção, já que seus personagens não tinham destaque e faltava algum gancho que os ligasse a algo importante na trama: Ana Rosa (Dinorá), Cláudio Jaborandy (Nivaldo), Tarcísio Filho (Delegado Pimentel, assassinado na trama, criando o mistério "Quem matou?"), Luana Tanaka (Keiko, saiu para que se desenvolvesse outras possibilidades ao seu par romântico, Wilson, interpretado por Max Fercondini). 
Nívea Stelmann e Rodrigo Hilbert já estão tendo o seu final antecipado para evitar o desgaste na história a tornando desinteressante.
Novos personagens continuam entrando, o mais recente é o Médico Tadeu (Raphael Viana) que talvez venha a formar um triângulo amoroso junto aos protagonistas.
O núcleo do salão de beleza foi praticamente esquecido. Poucas vezes aparece, tem cenas curtas e também não interferem em nada no andamento da novela.

Apesar das várias reviravoltas, a novela continua sendo atrativa ao público. Personagens como Dulce (Cássia Kiss Magro), Júlia (Adriana Esteves), Alice (Marina Ruy Barbosa) e Naomi (Flávia Alessandra) tanto robô como verdadeira, chamam a atenção pela interpretação e também pela história que cada uma carrega.

O autor está sabendo mudar e guiar a sua história para que não ande em círculos ou se torne maçante. Talvez no começo a trama estivesse confusa e carregada de personagens que não estavam bem adaptados a história, mas como toda obra aberta, a produção vai melhorando e tentando agradar ao telespectador da melhor forma possível.


* do internauta Guilherme Rodrigues do blog Espaço Opinativo

TAPAS & BEIJOS - Fátima reencontra sua mãe, Leda

Posted: 22 Aug 2011 03:59 AM PDT

Sueli (Andrea Beltrão) e Fátima (Fernanda Torres) se surpreendem com uma presença ilustre na Djalma Noivas: Leda (Yoná Magalhães), a mãe de Fátima. Vestida de noiva, a senhora conta que está rumo ao seu oitavo casamento e que escolheu a loja da filha para organizar o evento. Mas a boa vontade de Leda, na verdade, é movida pela revolta em ver a filha ainda solteira.

Arrasada com os comentários da mãe, a vendedora pede a Armane (Vladimir Brichta) para conhecer a sogra. Como ele se recusa a se apresentar como namorado de Fátima, Sueli encontra uma solução: PC (Daniel Boaventura) finge ser o atual namorado da amiga. O dentista topa interpretar o papel e deixa Leda muito desconfiada, pois ela sabe que a filha tem o hábito de se envolver em péssimos relacionamentos. A mãe da vendedora, então, convida o "casal" e Sueli para jantar.

Os problemas começam quando, arrependido, Armane vai a Djalma Noivas para conhecer Leda e percebe que PC tomou seu lugar. Revoltado, ele afirma que é o namorado de Sueli para poder sair com eles. Durante o jantar, o clima tenso piora. A cada movimento de carinho entre PC e Fátima, Armane provoca Sueli, que tenta afastá-lo. Leda estranha o comportamento dos casais, até que, desesperado com os avanços do dentista, Armane dá um beijo em Sueli. Esse é só o começo de uma semana cheia de confusões.

'Tapas & Beijos' tem redação final de Cláudio Paiva, com colaboração de Nilton Braga, direção de Daniela Braga e direção geral e de núcleo de Maurício Farias. A série é exibida às terças-feiras, logo após 'Insensato Coração'.

William Bonner em um mico histórico do Jornal Nacional

Posted: 21 Aug 2011 07:27 PM PDT


Tempos atrás Ana Paula Padrão voltou a virar notícia - tá meio apagadinha na Record né coitada? - por confundir o Jornal da Record com o Jornal Nacional.

Eis que agora a bola da vez é o Tio mais querido do Brasil, William Bonner.

Não é que o sujeito simplesmente se esqueceu que estava no Jornal Nacional e ficou twittando?

Sério, rolei de rir! Quem me avisou foi o amigo João Paulo do RD1, não tinha assistido.

Veja que coisa: uma louca pra voltar pro JN e o outro totalmente "aérico" rs

Um detalhe: Bonner não deu satisfação para o público e sim para a dona patroa, veja:




Top Five: Cinco programas inesquecíveis em 30 anos de SBT

Posted: 21 Aug 2011 02:28 PM PDT

O internauta André sugeriu um Top Five relembrando algumas atrações que marcaram os 30 anos do SBT.

E fez um pedido: que o Chaves e novelas como Maria do Bairro e A Usurpadora não estivessem na lista, que a prioridade fossem atrações nacionas. Assim seja:

1- Tem um programa do Silvio Santos que eu sempre me recordo com carinho, é o Hot Hot Hot. Segundo a Wikipédia ficou no ar apenas durante o ano de 1994, ou seja, curta duração. Ainda assim sempre me recordo, eu adorava!


2- Um infantil do SBT que marcou minha infância, meu preferido, foi a Sessão Desenho com a Vovó Mafalda. O SBT judiava: como eu gostava, acordava às 7 da manhã só pra assistir.


3- Passa ou Repassa, o melhor game de perguntas e respostas da TV brasileira. Era uma delícia passar as tardes com Angélica ou Celso Portiolli.


4- No quesito novelas não tem pra ninguém, Éramos Seis é a melhor telenovela produzida pelo SBT, um marco da década de 90. Saudade de Dona Lola e família!


5- Casa dos Artistas, ao lado do primeiro No Limite, os grandes programas de realidade do Brasil. Empacaram na primeira edição, sem sucesso nas posteriores, mas são lembrados até hoje.

Essa ordem é fajuta, procurei explorar diversos estilos de atrações para elaborar essa lista.

Não tem Bozo? Não, seu programa já estava caminhando pro final quando eu descobri o que era TV...



FINA ESTAMPA - A requintada Tereza Cristina

Posted: 21 Aug 2011 08:06 AM PDT

A cara da riqueza é, sem dúvida, a de Tereza Cristina Siqueira de Velmont (Christiane Torloni), esposa do chef de cozinha Renê (Dalton Vigh), por quem é apaixonada. Ao lado dele e de seus dois filhos, Renê Júnior (David Lucas) e Patrícia (Adriana Birolli), tem a vida que julga perfeita. Dona de uma bela casa na Barra da Tijuca e de um invejado prestígio social, a socialite é herdeira da fortuna dos pais e ocupa seu tempo com as mais requintadas formas de gastar dinheiro.

Embora faça parte de sua pose não gostar de subalternos, Tereza não vive sem seu mordomo, Crô (Marcelo Serrado), responsável por cuidar de seu penteado e de seus cachorrinhos. É ele também quem lhe faz companhia nos deslumbrantes eventos que frequenta, como os desfiles da "Fio Carioca", grife de moda praia de seu irmão, Paulo (Dan Stulbach), e da esposa dele, a estilista Esther (Julia Lemmertz).

A chance de circular pelo mundo de luxo e glamour da família Velmont é o que mantém Crô ao lado de sua patroa. Além disso, o mordomo tolera seu temperamento difícil para garantir os estudos de sua sobrinha Vanessa (Milena Toscano), que recebe uma ajuda financeira da vilã. A jovem frequenta a casa dos Velmont desde criança, pois é uma das melhores amigas de Patrícia. Contudo, os relacionamentos da filha ainda darão muita dor de cabeça para Tereza Cristina. Convencida de que a universitária não sabe escolher suas companhias, a esposa de Renê desconfia ainda mais de Antenor (Caio Castro), namorado da jovem. Precavida, ela avisa: só aceita o rapaz quando conhecer a família dele.

Já o caçula Renê Júnior, conhecido pelos amigos como RJ, dá à mãe outro tipo de preocupação: o rapaz não sai da frente do computador. Tereza Cristina sabe que o filho lhe esconde alguma coisa, mas nem desconfia que ele tenha um perfil falso em sites de relacionamentos pela internet. Com a ajuda do melhor amigo Leonardo (Victor David), vai tentar ganhar fama de conquistador na escola onde estuda.

'Fina Estampa' é uma obra de Aguinaldo Silva, com direção geral e de núcleo de Wolf Maya. Na direção, estão Ary Coslov, Claudio Boeckel, Marcelo Travesso, Marco Rodrigo e Marcus Figueiredo. A estreia está marcada para a próxima segunda-feira, dia 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !