domingo, 21 de agosto de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Confira detalhes sobre a abertura de Fina Estampa

Posted: 21 Aug 2011 04:03 AM PDT

Inspirados no tema central da nova novela das nove da Rede Globo, que traz a discussão sobre o valor do caráter e da aparência, os diretores de arte Hans Donner e Roberto Stein propuseram um jogo de espelhos para a vinheta de abertura de 'Fina Estampa'. "Queremos trabalhar realidade versus reflexo", disse Roberto.

Hans Donner conta que o projeto é semelhante ao da novela 'Brilhante', exibida pela Rede Globo em 1981. "Na abertura de 'Brilhante', coloquei um gato e uma mulher em uma sala só de espelhos. O projeto da abertura de 'Fina Estampa' lembra um pouco: aqui usamos espelhos, faixas brancas e uma luz, também branca, forte".

A direção de fotografia é de Affonso Beato. Durante as gravações, Affonso instruiu e estimulou as modelos para a proposta da vinheta. "Queixo erguido, busto para frente e olhar determinado. Marque presença! Ao mesmo tempo, procure o seu reflexo e encontre-se".

Ainda sobre o projeto, Hans diz: "É um desafio incrível! A câmera que está filmando tem que ficar praticamente invisível". E finaliza: "O diferencial desta abertura é que não é tudo reflexo. Há realidades, descobertas e semelhanças".

'Fina Estampa' é uma novela de Aguinaldo Silva com direção geral e de núcleo de Wolf Maya e direção de Marcelo Travesso, Ary Coslov, Marcus Figueiredo, Claudio Boeckel e Marco Rodrigo. A novela estreia dia 22 de agosto.

FANTÁSTICO - 'Expedição Xingu' estreia neste domingo no 'Fantástico'

Posted: 20 Aug 2011 11:05 PM PDT

Em homenagem aos 50 anos do Parque Nacional do Xingu e à saga dos irmãos Orlando, Claudio e Leonardo Villas Bôas, responsáveis pela Expedição Roncador-Xingu, o 'Fantástico' estreia neste domingo, dia 21, a série 'Expedição Xingu'. Com base no diário de Orlando, "A Marcha para o Oeste", o jornalista Rodrigo Alvarez e oito universitários – na mesma faixa etária que os irmãos Villas Bôas tinham na época – refizeram o caminho da grandiosa expedição, que começou em 1943 e durou 16 anos.

Escolhidos entre mais de 500 inscrições para participar do projeto, os universitários que embarcaram nessa redescoberta do centro-oeste brasileiro foram: Felipe Matelli, de Itapetininga (SP), Moreno Muniz, Rio de Janeiro (RJ), Francis Cirino, Goiânia (GO), Heitor Martins, Ilhéus (BA), Camylla Bittorio, Florianópolis, SC, Camila Mendes, Toronto (Canadá), Tatiana Setton, São Paulo (SP) e Agata Cipriani, Joinville (SC).

A série de seis episódios é entremeada com fotos, documentos e vídeos desse importante episódio da história do Brasil. E para dar ainda mais realidade nesta aventura, Rodrigo e os universitários usaram roupas como as utilizadas na época da expedição, carregaram mochilas e alimentos como arroz, paçoca salgada (carne seca com farinha de milho), abóbora, feijão e peixe, quando estavam próximos de rios. Tudo para reproduzir ao máximo o que estava disponível na época dos irmãos Villas Bôas. "Tivemos sempre muito claro que era preciso vivenciar a história, reviver da maneira mais fiel possível os passos daqueles heróis nacionais que foram os Villas Bôas e outras dezenas de expedicionários que se juntaram a eles ao longo de 14 anos de expedição oficial", diz Alvarez.

O ponto de partida da expedição foi o Barra do Garças, em Mato Grosso. A equipe cruzou o Rio da Morte, seguindo pela Serra do Roncador até chegar ao Parque Nacional do Xingu, um dos maiores legados dos irmãos Villas Bôas. No Parque Nacional Xingu, o grupo viveu a rotina dos índios: as mulheres conviveram com as índias e fizeram os artesanatos enquanto os homens aprenderam a luta huka huka, típica dos índios do Xingu. Os 40 dias dessa expedição serão mostrados em seis semanas no 'Fantástico', que vai ao ar logo após 'Domingão do Faustão'.

Chaves: A merecida homenagem ao soldado para todas as batalhas

Posted: 20 Aug 2011 06:35 PM PDT


O SBT está fazendo aniversário: o fato já é mais do que conhecido, alardeado e celebrado, mas adivinha quem é o grande homenageado nesta festa? O seu velho coringa, jogador de todas as horas e soldado para todas as batalhas: Chaves.

Nas últimas semanas, quem teve a oportunidade de acompanhar os programas especiais do SBT se deu conta de quantas homenagens estão sendo reservadas ao menino de rua e suas aventuras na vila suburbana. Episódios perdidos sendo resgatados, episódios sendo encenados por elenco brasileiro, atores sendo procurados e entrevistados para reforçar uma memoria mais do que devida. Homenageá-los é apenas um reconhecimento justo por todos os serviços prestados e por todos os milagres que sua presença é capaz de ocasionar.

Sim, milagres: Estamos falando de uma atração que desde que entrou no ar só deu alegrias ao SBT, independente de tudo que possa ser dito a seu respeito. Trash, ingênuo e com um humor clichê, "El Chavo del Ocho" converteu-se em um sucesso que o faz merecer ser objeto de estudo. Aquilo que poderia ser uma atração datada com desfecho previsto com o fim de sua produção original, nunca teve um fim e provavelmente nunca terá. Mesmo possuindo características que jamais seriam permitidas em um programa dos tempos atuais, permanece como absoluto na memória afetiva de seu público, ganhando status de cult e conquistando cada vez mais público, garantindo uma renovação de fãs que parece inacreditável.

Além de ser um sucesso indiscutível, também tornou-se a marca registrada da emissora que o veicula. É praticamente impossível pensar em SBT sem lembrar-se de Chaves. Uma lembrança mais do que justa tendo em vista que o programa circulou em quase todos os horários disponíveis em sua grade volúvel e bipolar. Seja com ordens de simplesmente tapar buraco ou disputar de igual para igual com algum adversário nos números, Chaves transita e prossegue fazendo história por atingir seus objetivos e brigando com os gigantes sem qualquer problema em supostamente ser nanico. Segue com sua fotografia pobre, seus bordões imortais e memórias impagáveis de infância terna, sem se importar se todas as piadas já estejam decoradas a ponto de repetí-las enquanto as ouvimos em mais um reprise.

Ainda gostamos de ouvir o "foi sem querer querendo" de Chaves, de ver o Seu Madruga fugindo das cobranças de aluguel do Senhor Barriga e de todo amor de Dona Clotilde, do carteiro Jaiminho tentando a todo custo evitar a fadiga e suas lembranças de Tagamandápio ou dos pedidos incessantes de Quico atrás de sua bola quadrada. Gostamos e muito provavelmente nunca deixaremos de gostar. Talvez seja melhor nem tentar entender a razão de todo esse amor: muito melhor desfrutar disso enquanto pudermos, enquanto seus atores permanecem vivos e suas fitas antigas ainda são capazes de contar sempre a mesma história com ares de nostalgia.

 _________________________________________________

* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

Thiaguinho, Paulo Bonfá, Fábio Assunção e Bruna Linzmeyer participam do ‘Altas Horas’

Posted: 20 Aug 2011 02:18 PM PDT

Neste sábado, dia 20, Serginho Groisman recebe na arena do 'Altas Horas' o cantor Thiaguinho, o humorista Paulo Bonfá, o ator Fábio Assunção e a atriz Bruna Linzmeyer, a Leila de 'Insensato Coração'. Durante o programa, os convidados conversarão sobre teatro, novela, esportes, carreira e reponderão à pergunta: Onde você estava no dia 11 de setembro de 2001?

Em cartaz com a peça " Adultérios", de Woody Allen, Fábio Assunção durante a gravação do programa falou de seu personagem, um morador de rua, e da sua satisfação de voltar ao palcos. " O bom do teatro é falar diretamente com o público", afirmou. Ele contou ainda que participará de 'Tapas e Beijos' e complementou: "Busco fazer aquilo que me faz feliz."

Já Thiaguinho, que está se desligando da banda Exaltasamba no final do ano, falou de suas novas perspectivas profissionais e recebeu a visita da namorada Fernanda Souza durante o programa. O cantor que estará com Serginho Groisman no Brazilian Day de Nova York, no dia 4 de setembro, relembrou quando cantou pela primeira vez. "Foi na escola para os meus colegas e para o público em geral na Rede Globo. Fiquei tão nervoso que as minhas pernas tremiam", diverte-se o cantor.

Bruna Linzmeyer disse como foi participar de uma novela das nove em seu primeiro trabalho na televisão. "Eu vim para São Paulo estudar. Nunca pensei em ser atriz. Mas deu certo e adorei fazer parte deste trabalho lindo". O jornalista Paulo Bonfá conta para a plateia porque foi para o Sport TV e como ele se descobriu como humorista. "Gosto de futebol e de outros esportes, por isso estou gostando deste novo desafio. Tem muita gente boa no jornalismo e meu objetivo é unir o esporte com humor".

As atrações musicais do 'Altas Horas' ficam por conta de 'Banda Eva' e 'Vanguart' com participação do Lobão. Ainda no programa, o quadro 'Sexo' com Laura Müller.

Foi sem querer, querendo, mas tinha que ser o Chaves MESMO

Posted: 20 Aug 2011 11:18 AM PDT

O SBT está completando 30 anos no ar e quem é o grande homenageado, Silvio Santos? Não, o Chaves.

Atração lançada há 40 anos e que desde sempre é veiculada pelo SBT, com diversos episódios durante o dia, continua sendo uma das maiores audiências do canal e, sempre que algo desanda, não chamam o Chapolim para defendê-los e sim o bom e velho Chaves.

É incrível como o tempo passa e essa série continua tão prestigiada pelo público e pela mídia. Talvez o sucesso de audiência explique o fato de estar sempre na imprensa, mas os altos índices, como explicar?

As novas gerações vão descobrindo o seriado e se somam aos adoradores de décadas?

É inexplicável, eu mesmo virei vitima do Chaves.

Há muitos anos não dava a mínima, apesar de gostar. No entanto, neste ano, me decepcionei com Cordel Encantado e resolvi que iria matar as saudades e isso aconteceu antes do início das comemorações pelo aniversário do SBT e do anúncio da exibição dos "episódios perdidos". Ou seja, dei sorte.

E o que eu acho incrível é que mesmo após tanto tempo sem assistir tudo ainda estava em minha memória, com frases e situações na ponta da língua. Até com relação aos ditos perdidos.

Ainda assim, insisto, ainda assim dou altas gargalhadas.

Me recordo do quanto eu ria com Sai de Baixo e Escolinha do Professor Raimundo, por exemplo, e quando tentei rever pelo Canal Viva não vi a menor graça.

O que o Chaves tem que os outros não tem? Sinto, não sei explicar.

Até o especial produzido pelo SBT em homenagem ao seriado ficou bizarro, tirando Livia Andrade que estava a cara de Dona Florinda. Valeu a tentativa, mas não teve a menor graça pois Chaves, assim como Silvio Santos, é imbatível.

Também me decepcionei com a entrevista de Roberto Bolaños e Florinda Meza ao Programa do Ratinho. Gente que perguntas fraquiiiinhas, podiam ter mandado a Marília Gabriela, não?

No entanto, valeu! Bolaños, esse gênio, me emocionou pacas!

Assim como é válida toda a festa que o SBT tem feito para seu grande astro, um merecido reconhecimento.

Raros os que conseguem sobreviver ao tempo em um veículo tão concorrido quanto a TV e com um público que esquece seus ídolos na maior facilidade.

Chaves tem um segredo que poucos descobriram: assim como Peter Pan segue jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda. Difícil saber se um dia velho será, velho será... é a juventude que nunca morrerá!

Obrigado Bolaños, Deus te abençoe!


Chaves é a grande estrela dos 30 anos do SBT

Posted: 20 Aug 2011 07:51 AM PDT

 *Por Wander Veroni 

O exercício é bem simples. Feche os olhos e pense no programa que é a cara do SBT nesses 30 anos e que está a mais tempo no ar? Foi sem querer querendo...isso, isso, isso. Lembrou? Trata-se de Chaves (Chavos Del Ocho), considerado o coringa da emissora de Silvio Santos. Nesse aniversário de três décadas do SBT, o programa mexicano é a grande estrela da festa. Fãs da atração ganharam a oportunidade de conferir, finalmente, os "episódios perdidos", inéditos na TV aberta. Ratinho viajou ao México para entrevistar Roberto Bolaños, criador da série e idealizador do personagem de sucesso mundial. Além disso, o próprio SBT preparou um episódio especial com os artistas da Casa para homenagear o seriado.

Chaves está bem fita! Aliás, sempre esteve. Vice-líder absoluto de audiência, a série mexicana é um sucesso mundial, não só no Brasil, mas em vários países. A história do menino de rua que mora no barril e os moradores de uma vila pobre de periferia conquistaram o telespectador pela simplicidade do texto e humor pastelão. Quem não gosta do Chaves? O seriado se tornou Cult, principalmente por conta do tom irônico e debochado das falas dos seus personagens, usadas no cotidiano até hoje. Inclusive, outro clássico que infelizmente não é tão valorizado é o super herói trapalhão, Chapolim Colorado. Não contavam com a minha astúcia?

Chaves: Seu Madruga, posso ver TV?
Seu Madruga: Claro, Chaves! Só não vá ligá-la. 

Uma ressalva importante é que a dublagem de Chaves e de Chapolim, aqui no Brasil, se tornou um marco pela originalidade e por trazer a série para a realidade do nosso país. Mais do que homenagear os artistas que interpretam com maestria esses personagens, devemos também, homenagear aqueles que deram a sua voz e com jogo de cintura criaram vozes imitadas há mais de 20 anos e um texto bastante próximo da idéia original. Trabalho feito de forme genial!

No entanto, é  uma pena que ao lermos a história dos bastidores do seriado, vemos que o ego imperou. Chiquinha e Kiko chegaram a ser impedidos judicialmente de serem interpretados por seus respectivos atores, uma vez que Bolaños reclamou para si o direito autoral. A pendenga fez com que a amizade acabasse, fosse parar nos tribunais e se transformasse em desafeto. Além disso, a atriz  Florinda Meza, que faz os personagens Dona Florinda e Pópis, foi disputada Carlos Villagrán e Bolaños, mas ano final acabou casando com o intérprete de Chaves.

Brigas à parte, Chaves para mim está ligado a minha memória emocional. Quando criança – e até os dias de hoje, o seriado passava várias vezes ao dia. Mas o horário do início da tarde era o que mais gostava, pois coincidia com a minha volta da escola. Dava uma raiva quando o SBT não colocava os episódios na seqüência ou mudava o programa de horário sem avisar. Chaves já sambou em todos os horários possíveis da grade da emissora. Virou um tapa buraco para tudo e mais um pouco. Teve uma época em que a direção tirou o seriado do ar por conta do desgaste e os telespectadores chiaram. Ainda bem! E foi graças a esse piti do público e o carinho que a série desperta até hoje é que o programa está no ar desde 1984. Sucesso absoluto! "Siga-me os bons!", dizia Chaves e Chapolim Colorado. Nós, com carinho, seguimos.

________________________________________

*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV e especializado em mídias sociais. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !