quinta-feira, 18 de agosto de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Quem matou Norma?

Posted: 18 Aug 2011 06:00 AM PDT

Tudo bem que ela não era nenhuma Odete Roitmam ou Salomão Hayala da vida, mas a personagem era importantíssima na trama e só por isso a sua morte representa algum valor pra novela nessa reta final e suscita tantas dúvidas em torno da identidade do assassino. Segundo os autores, o assassino está entre Tia Neném, Fabíola, Eunice ou Ismael.

Vamos ver cada um à parte!

Tia Neném descarto automaticamente. A tia metida da família de Raul, é tudo menos assassina, não faz parte de seu perfil e do caminho que a personagem vem tomando até esse ponto na trama. Se ela tiver matado Norma, terá que ser por um motivo bem plausível e eu não consigo vê-lo. A não ser que os autores nos surpreendam muito, eu excluo a tia Neném.

Eunice também é forçar a barra, de ativista social à assassina em menos de um capítulo é um pouco demais. Tudo bem que a lógica e o respeito ao tempo cronológico nunca forma as marcas de IC, mas daí a transformar a personagem de Débora Evelyn em assassina... Pra personagem, o melhor final seria um bom esfregão na mão, tendo que trabalhar pra se sustentar, depois que todos lhe viram a cara, algo comum nas tramas de Gilberto Braga.

Ismael, pode até ser. Mas ele age por impulso e voltar à casa da patroa para matá-la requer premeditação, e a morte de Norma foi muito rápida, se fosse ele, teria algum tipo de discussão preliminar. Mas não descarto. Seu personagem terminará preso mesmo, quem sabe a morte da Norma não seja só mais um de seus crimes, porém o assassino tem que se ser alguém tão importante na trama quanto a assassinada ou alguém inesperado pra surpreender e Ismael não se encaixa em nenhum desses perfis.

Fabíola nem precisa comentar. Ela vai terminar com Gabino, cuidando do bar e tendo eternas discussões. Os autores não acabariam com um casal que faz sucesso na trama pra favorecer um delírio. Então, uma suspeita à menos.

Então, quem foi? Acredito na Wanda, de quem se tirou qualquer suspeita na novela. Ela, sim, faria qualquer coisa pelo filho, até matar alguém. Lembre-se que ela também não estava em casa na hora do crime e foi visitada por Norma horas antes. Vai ver achou estranha a visita da nora e resolveu segui-la e quando viu seu filho ameaçado, agiu. O que vcs acham?

Agora, se for pra surpreender, acredito na mãe da Eunice. Ninguém suspeitaria da velha e daria um final digno à personagem mais do que apagada que os autores deram pra grande Bete Mendes. Mais surpreendente que isso, não vejo! Norma a usou e tinha as provas que mandaria o assassino de sua filha pra cadeia.

Ainda tem Cortez, correndo por fora. Norma encobria o responsável por sua falência moral. Por que não ele?
 
* do internauta PValente do TV Lá Em Casa

A GRANDE FAMÍLIA - Agostinho e Lineu disputam a atenção de Glória

Posted: 18 Aug 2011 04:00 AM PDT


No próximo episódio de 'A Grande Família', previsto para o dia 18, dona Glória (Laura Cardoso) combina de passar uma semana na casa de Lineu (Marco Nanini). Para recepcionar a mãe, o filho prepara um belo café da manhã, com direito a buquê de flores. Mas essa semana não será tão tranqüila quanto ele imagina. Agostinho (Pedro Cardoso) vai buscar a senhora no lugar de Tuco (Lúcio Mauro Filho) e a leva para comer em sua casa. Lineu descobre o paradeiro da mãe e os dois declaram uma guerra para disputar a atenção de Gloria.

O taxista, já sabendo dos problemas financeiros da mãe de Lineu com sua boate, sugere criar a Casa de Samba do Paivense. E a primeira cantora convidada seria a própria avó de Bebel (Guta Stresser). Enquanto isso, Lineu tenta encontrar uma forma de quitar as dívidas do local de trabalho da mãe e, ao mesmo tempo, mostrar que não é tão certinho quanto o genro diz.

No dia seguinte, o patriarca da família Silva chega do trabalho e dá a boa notícia para mãe: pagou todas as dívidas da boate. Mas ela lhe revela que passou o ponto, pois foi convidada pelo comodoro do Paivense a se apresentar lá. Revoltado, o filho pede para que a senhora não aceite a proposta e, por uma vez, pense nos seus sentimentos, de um filho que não quer dividir este reencontro com ninguém. Mas Glória decide ir embora a ficar com alguém que ela não agrada.

Lineu culpa Agostinho por todos os conflitos e vai ao clube enfrentar o taxista, que está preparando o local para o primeiro dia da Casa de Samba. Lá, o genro piora ainda mais a situação na frente de toda a família Silva e presenteia Glória com o buquê de flores que Lineu lhe deu anteriormente. A partir daí, uma desavença toma conta da relação entre sogro e genro e gera ainda mais confusões.

O episódio 'Nervosos e Furiosos' está previsto para ser exibido na quinta-feira, dia 18, e tem redação de Adriana Falcão, Mauro Wilson e Guel Arraes. A direção de núcleo é de Guel Arraes, a direção geral é de Luis Felipe Sá e a direção é de Olívia Guimarães. 'A Grande Família' é exibida às quintas-feiras, logo após 'Insensato Coração'.

CORDEL ENCANTADO - Jesuíno descobre que é da realeza de Seráfia

Posted: 18 Aug 2011 02:09 AM PDT


As visões de Miguézim (Matheus Nachtergaele) começam a fazer sentido. Depois de confirmar com Efigênia (Berta Loran) a ascendência real de Jesuíno (Cauã Reymond), o profeta e a rainha pegam uma carroça e vão atrás do rapaz, a fim de explicar as rimas desse cordel. Eles encontram Jesuíno na estrada e tentam convencê-lo de sua nobreza, mostrando o pergaminho que comprova seu parentesco com Serafim D'Ávila, fundador de Seráfia.

Jesuíno não acredita no que lhe dizem, e o profeta sugere que eles sigam para a igreja de Vila da Cruz, onde poderão conversar com calma. Ao chegarem, a rainha conta a história do ex-governador de uma capitania hereditária que se casou e teve um filho no Brasil. Efigênia explica que durante um ataque dos franceses, a família se perdeu e, apesar dos esforços de Serafim, sua esposa e filho não foram encontrados. Foi então que ele voltou para a Europa e fundou Seráfia. Precavido, D'Ávila deixou um tesouro enterrado em Brogodó junto com um documento no qual afirma que a fortuna deve ser entregue ao seu filho ou seus descendentes, neste caso, Jesuíno.

O rapaz reage surpreso, mas acredita no que dizem a rainha e o profeta. "Tu deves cruzar o oceano e trazer Açucena de volta. Porque tu, Jesuíno, é o rei que deve colher a flor!", afirma Miguézim.

As cenas foram gravadas na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, e estão previstas para ir ao ar a partir de hoje, dia 17. 'Cordel Encantado' tem autoria de Thelma Guedes e Duca Rachid. A direção de núcleo é de Ricardo Waddington, direção geral de Amora Mautner e direção de Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Thiago Teitelroit.

Rede Globo monta grade com programas para a cidadania

Posted: 17 Aug 2011 11:09 PM PDT


Cinco programas e um compromisso: fazer diferença na vida das pessoas. Com este objetivo, ontem, dia 15, foi apresentado à imprensa o 'Globo Cidadania', atração que estreia na grade da Rede Globo no dia 3 de setembro e reunirá programas de responsabilidade social. Estarão juntos, todos os sábados de manhã 'Globo Educação', 'Globo Ciência', 'Globo Ecologia', 'Globo Universidade' e 'Ação'. Com apresentação de Serginho Groisman, o 'Globo Cidadania' promoverá discussões de temas como responsabilidade social, compromisso com a difusão do conhecimento e mobilização de brasileiros de todas as regiões do país.

Participaram da coletiva o apresentador Serginho Groisman, a diretora de Responsabilidade Social e Relações Públicas da Central Globo de Comunicação (CGCOM), Beatriz Azeredo, e o gerente de programação e jornalismo do Canal Futura, João Alegria. Juntos, eles ressaltaram a importância de se proporcionar uma manhã educativa aos telespectadores e a relevância dos temas discutidos nos programas.

O apresentador Serginho Groisman disse estar entusiasmado com o novo formato: "Depois de 11 anos no comando do 'Ação', fico muito feliz em apresentar cinco programas dedicados a causas sociais. O novo formato permitirá que eu interaja com as atrações do 'Globo Cidadania', enriquecendo ainda mais as discussões".

"Este novo formato expressa o nosso compromisso de contribuir cada vez mais com processos educativos dos brasileiros. Temos o desafio de abordar temas como educação, ecologia, responsabilidade e inclusão social de forma acessível e interessante para todos os públicos, mostrando que estes temas fazem parte do nosso cotidiano", destacou Beatriz. Segundo João Alegria, o objetivo desta integração é obter uma unidade maior. "Os programas têm uma intenção em comum: o compromisso com a inclusão social. E a nossa intenção é potencializar o conteúdo apresentado por eles", contou.

O 'Globo Cidadania' terá direção de Mauricio Yared e coordenação de Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social e Relações Públicas da Central Globo de Comunicação (CGCOM).

Portal Globo Cidadania

No mesmo dia 3, estreia na internet o 'Portal Globo Cidadania' (globocidadania.com.br), que terá o conteúdo dos cinco programas e ampliará as discussões levantadas no ar, além de destacar outras iniciativas sociais da Rede Globo.

No 'Portal Globo Cidadania', estarão disponíveis trechos dos programas antes de eles irem ao ar;  atrações na íntegra, além de conteúdo produzido exclusivamente para a internet.

Durante a coletiva, João Alegria explicou que o 'Portal Globo Cidadania' é um espaço interessante para debater assuntos já repercutidos anteriormente. "Lá, o internauta terá acesso a conteúdos complementares. Por exemplo, poderá assistir antigos programas sobre o mesmo assunto e comparar o que mudou com o passar dos anos", revela o gerente de programação e jornalismo do Canal Futura.

Programação do 'Globo Cidadania' de estreia

Globo Educação, às 06h05 – "Quem não cola, não sai da escola?" é o tema do programa de estreia. A jornalista Helena Lara Resende irá às escolas para verificar se novas formas de avaliação podem solucionar o problema da "cola" entre alunos. Professores contarão suas experiências e os métodos usados por algumas escolas para evitar a prática. Também serão exibidos depoimentos de estudantes sobre o tema.

Globo Ciência, às 06h25 – O programa falará sobre a revolução da linguística, contando a história de dois estudiosos que se especializaram neste assunto e revolucionaram a área: o filósofo suíço Ferdinand de Saussure e o psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner. O 'Globo Ciência' será apresentado por Alexandre Henderson, diretamente do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e de lá, os telespectadores poderão conhecer um pouco da língua falada no Brasil, de seus aspectos e curiosidades.

Globo Ecologia, às 06h50 – Quais são as perspectivas para o futuro das florestas? Max Fercondini ouve a opinião de pesquisadores, especialistas em clima, governo e economistas para saber o que podemos esperar para os próximos 50 e 100 anos e o que precisa ser feito para garantir a conservação e a recuperação das nossas florestas.

Globo Universidade, às 07h15 – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos e de Cachoeira Paulista, cidades do interior de São Paulo, são os destinos do programa, que vai mostrar como acontece o desenvolvimento de satélites espaciais. No quadro "Mérito Acadêmico", um professor explicará o fenômeno conhecido como "Ilhas de Calor". Já no "Fora de Série", será mostrado o trabalho de alguns satélites para mensurar a quantidade de gases liberados na atmosfera durante uma queimada. No quadro "Eu Amo meu trabalho", o destaque será para a profissão de meteorologistas, que produzem os boletins de previsão do tempo. E para encerrar o programa, uma matéria sobre o Centro de Controle de Satélites, de onde especialistas do INPE controlam os que monitoram a Terra.  O 'Globo Universidade' tem apresentação dos jornalistas Paulo Mário Martins e Lizandra Trindade.

Ação, às 07h40 – O programa mostrará as diversidades sociais e culturais de quem vive próximo ao Rio São Francisco, além de apresentar as diferentes paisagens em seu entorno. A equipe do 'Ação' viajou pelas águas do "Velho Chico", reconhecido como o rio da integração nacional. Segundo maior rio do Brasil, ele nasce em Minas Gerais, percorre quase três mil quilômetros e atravessa cinco estados, entre Alagoas e Sergipe, antes de encontrar o mar. Júlia Bandeira apresenta no programa o rio que é um grande celeiro de energia elétrica produzida nas usinas implantadas em seu leito. Mariana Salerno também apresenta o programa.

O 'Globo Cidadania' estreia no sábado, 3 de setembro, às 06h05 da manhã e os programas são exibidos no Canal Futura e Globo News.

True Blood + Damages + Hot in Cleveland

Posted: 17 Aug 2011 07:36 PM PDT


Ontem pulei a chatonilda Insensato Coração e me atualizei com TB e Damages.

True Blood, de um modo geral, segue com uma temporada melhor que a anterior, mas com coisas ainda bizarras. Aquele lance de Sookie e Eric se tornarem um foi tremendamente trash.

O lance das bruxas, no entanto, insisto, veio para somar. Resta saber no que vai dar, quer dizer, é óbvio que os vampiros sairão vitoriosos, ainda mais que uma nova temporada foi confirmada.

Um embate final deve ser o tchan do season finale, pra "variar".

Já Damages, Patty Hewes religiosa, really?

Como é complexa essa personagem. Geralmente é fácil visualizar uma Patty em muitos homens, querendo ser pais ou pessoas melhores, declarar seu amor e até demonstrar, mas algo impede que isso aconteça.

A impressão que dá é que ela morre de vontade de pegar a neta e a abraçar muito, dar carinho. É isso que vejo quando, por exemplo, a enfermeira está colocando a menina para dormir ou rezando. Mas ela não consegue.

E o lance do Afeganistão, assim como as bruxas em TB, foi um acerto.

Tem aquela imagem do primeiro episódio onde Ellen encontra alguém morto. Pela emoção, fica meio óbvio que era Chris, mas poderia ser esse moço que veio para ajudar, não?

E o elemento surpresa do episódio? A gente crente que o "senhor gripe" seria capturado pelo FBI e... lógico que não seria fácil assim!

Agora Hot In Cleveland: o episódio dessa semana foi um apanhado dos momentos mais divertidos dos bastidores da série e realmente capricharam.

Impossível não rolar de rir, gargalhar horrores e até chorar, com Elka falando sobre seu nick de quatro para seu contato virtual. Ou a sequência pós tiro, a da mesma Elka falando bitch na prisão...

Como Betty White é adorável, não?

Impossível não se apaixonar por essa tremenda atriz!

Fiz bem ou não em deixar IC de lado? Obviamente que sim.

Insensato coração: E quando a protagonista morre?

Posted: 18 Aug 2011 05:34 AM PDT

O Fantástico exibiu uma reportagem falando sobre vingança baseada na história de Norma, e os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares chegaram a dar opiniões sobre a personagem, Gilberto Braga chegou a dizer que "Desde que ela aparece no início como vítima, eu acho que a gente sente o sopro da tragédia. E provavelmente nós vamos optar por um final trágico para ela". E foi exatamente isso que o público conferiu nesta terça-feira (16/08).

Glória Pires fechou um ciclo muito bem construído de uma mulher que morreu por não conseguir controlar seus sentimentos, confundir e acabar traindo a si mesma, voltando a ser enganada e iludida. A técnica de enfermagem que vimos no começo, triste, abatida, sem nenhuma vaidade, acabou tendo uma vida pior do que já tinha. Foi presa injustamente, matou para sobreviver e cometeu vários erros até conseguir chegar ao seu objetivo: encontrar quem tanto lhe fez mal e fazer com que pagasse por tudo aquilo. Mas como o próprio nome da novela diz, foi completamente insensata e não conseguiu se vingar, acabou sendo enganada novamente e no fim pagou com a própria vida por tanta ilusão. Os autores poderiam ter seguido a linha racional, fazendo com que ela se vingasse e seguisse a diante com sua vida. Mas este desfecho desde o começo não combinava com a trama, Norma era frágil, facilmente enganada, e nem uma rasteira violenta a fez cair em si. Sobram elogios a cena que Léo é desmascarado mais uma vez, teve falas como "Você sempre foi isso, um animal que mostra os dentes quando senti cheiro de sangue. Um bicho carniceiro, uma hiena que escolhe aquela vitima mais frágil que já está quase morta, e enreda e vai matando devagar". Norma acabou por se definir em uma das suas últimas frases.

O que nos resta é elogiar mais uma vez o excelente trabalho realizado por Glória Pires junto a Gabriel Braga Nunes e esperar a resolução do "quem matou?", que como sempre teve acabar sendo no último capítulo.

* do internauta Guilherme Rodrigues do blog Espaço Opinativo 

Os programas de auditório, grande marco dos 30 anos do SBT

Posted: 17 Aug 2011 12:38 PM PDT

Acho que não dá pra se falar do SBT sem mencionar os programas de auditório.

Se de um lado temos os clássicos da TV, com o apresentador e a apresentadora mais queridos da telinha - Silvio Santos e Hebe -, também não dá pra negar que mesmo os mais bizarrinhos viveram bons momentos, como o Fantasia e Canta & Dança de Carla Perez.

Os exemplos são muitos, desde os games como Passa ou Repassa até o saudoso Programa Livre, homenageado na última edição do Festival SBT 30 Anos.

As crianças, não apenas os adultos, tiveram vez no segmento: Bozo, Mara, Angélica e inclusive a Eliana, mesmo que em período mais curto.

Hoje essa prática acontece, creio eu se não estiver errado, apenas com o Domingo Legal, mas o SBT também sempre foi reconhecido pelos programas de auditório e... por serem ao vivo.

Vamos relembrar alguns?

 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !