domingo, 13 de fevereiro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


O dedo podre do #Boninho e quando o video era show

Posted: 12 Feb 2011 04:08 PM PST

Uma coisa é um profissional de talento e outra um que tem talento mas é colocado em um pedestal por quem está ao seu redor ; o resultado é alguém cujo ego acaba sendo mais trabalhado que a criatividade.

Assim é Boninho, um diretor cujas qualidades ninguém nega, contudo, os defeitos conseguiram minar um profissional que já foi um dos destaques da televisão.

Ele tanto se achou o tal que assumiu para si a direção de diversas atrações. O objetivo? Apenas assiná-las e dizer que fazem parte do seu núcleo.

O Estrelas é um programa simples que não demanda grandes investimentos. O Mais Você? Ele e sua equipe "bolaram" coisas ou que a atração já fazia ou baseadas em quadros da concorrência. Novidade? Nenhuma.

A sorte, no entanto, é que Ana Maria Braga é uma profissional de personalidade e, portanto, o programa melhorou especialmente porque a apresentadora mostrou seu lado humano ao fazer abordagens jornalísticas no matutino. Ou seja, é mérito dela.

Em compensação o Video Show... o que sobrou desse que sempre foi o programa mais gostoso das tardes na TV e, não a toa, o mais invejado pela concorrência que nunca conseguiu um similar?

O "gênio televisivo" desfigurou a atração e, hoje, ao invés de cobrir os bastidores da TV, rever situações memoráveis da Globo ou explorar os micos do elenco, virou uma espécia de TV Fama.

E isso não é nada bom e o resultado é de insatisfação geral.

O único caminho é Boninho "vestir as sandálias da humildade", ou seja, se achar menos e produzir mais para mostrar que realmente merece o crédito que a Globo deposita em seu nome.

Mas eu, sinceramente, acho isso impossível, por isso, meu sonho é vê-lo na Record, quero ver ele cantar de galo por ali e mostrar se é essa Coca-Cola toda que pensa ser.

#Boninho e #VídeoShow: a triste sina da letargia

Posted: 12 Feb 2011 01:30 PM PST

Acho que para quem lê o Ponto de Vista não é segredo para ninguém o fato de que eu tive uma infância televisiva. Claro, isso não me faz expert em coisa alguma, mas o atributo da memória me faz valer em grandes aspectos. O tempo passou, meu interesse por televisão oscilou perigosamente à medida em que a programação sofreu suas alterações. Algumas brindaram o passado, contemplaram o futuro... mas outras serviram como decepção e me trouxeram a vontade de usar uma expressão perigosa por trair a idade: a velha máxima do "no meu tempo..."

Um dos pilares de minha programação durante muito tempo foi o Vídeo Show. Sim, embora não seja cultural e instrutivo o bastante para muitos, admito que durante anos ele ocupou um dos lugares cativos em meu cérebro como um dos meus programas favoritos, porém atualmente o vejo ocupar o limbo televisivo. Um lugar onde habitam os mortos-vivos e ao contrário dos zumbis que fazem a alegria de marmanjos em filmes de terror, essa posição não é uma coisa boa.

Soa cruel relembrar seu passado, dizer que naquela época sim era bom? Talvez, mas sou obrigada a admitir. Era um programa simples, e talvez até  relativamente barato já que todo o infinito material que dispunham estava ali estava ao alcance pleno das mãos. Tinha bons apresentadores, um grande astral, um bom texto e uma marca forte. E o que resta agora?

Perguntinha cruel, essa...

Lembro de quando começaram a anunciar a grande reformulação do programa dirigido por Boninho. A suposta inovação do "ao vivo", os novos apresentadores, as promessas do que "mais que um programa institucional". Um sucesso que não se concretizou porque no fim as modificações foram piores. Não restou mais do que apresentadores sem entrosamento –André Marques apresentando sozinho seria melhor. – um texto fraco e as matérias, antes eram engraçadas, agora não despertam mais que um bocejo ou outro.

Agora comenta-se que seu diretor anda perdendo espaço nos programas da casa. Pelo menos é o que diz Fabíola Reipert, e um post em seu blog com o sugestivo título Boninho perde força e poder na Globo, afinal sutileza é o seu forte. Seu célebre Big Brother Brasil aparentemente não anda lá muito bem das pernas, sendo a principal preocupação no momento. Seu reinado estaria ameaçado também com a estreia de um novo programa que interferirá em seu reinado, afinal a programação das manhãs globais (Mais Você, de Ana Maria Braga, e TV Globinho) está sob seu comando, o que não será o caso do novato "Bem Estar". Com isso, presume-se que ele esteja muito ocupado para lidar com um programa que aparentemente não sofre lá grandes ameaças.

Ignore o fato de Fabíola Reipert ser conhecida por sua pitada de maldade tida em seu perfil do R7 como fruto de má interpretação. De qualquer modo pode haver um fundinho de verdade interligada nessa decadência. Em uma lista de prioridades certamente o Vídeo Show ocuparia a última posição aos olhos do público e de uma alta cúpula, mesmo que a jornalista afirme em seu post que o comando do programa também possa sair de suas mãos. Isso garante um bom período de letargia. Muito pouco há de se fazer quando o horário nobre é o carro-chefe de qualquer emissora.

De qualquer modo é triste ver um programa descansando em paz no mesmo sem estar exatamente morto, em um universo paralelo onde os zumbis não são lá tão adorados. Francamente duvido muito que um dia ele saia do ar, mas enquanto uma grande ideia não surgir, ele continuará em seu sossego agonizante.

 Triste sina.

 ________________________________________________



* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

#VídeoShow se perdeu com tantas mudanças

Posted: 12 Feb 2011 11:32 AM PST


 *Por Wander Veroni 

Um programa que já  foi referência por cobrir os bastidores da televisão, dos programas, shows e eventos com foco jornalístico, de forma bastante descontraída e que hoje se perdeu pela quantidade de apresentadores e perda da identidade editorial. Estamos falando do Vídeo Show, um programa que começou em março de 1983, de forma semanal e, atualmente, apesar de ser diário, se perdeu com tantas mudanças que valorizaram apenas a parte estética, se esquecendo do conteúdo.

Atualmente, o Vídeo Show é apresentado por Geovanna Tominaga, André Marques, Ana Furtado e Bruno de Lucca. O programa é uma tentativa de revista eletrônica, misturando entretenimento, novidades sobre o universo cultural, homenagens e perfis, mas sempre de forma superficial e rasa. Desde que Miguel Falabella deixou o comando da atração para se dedicar à carreira de ator e roteirista, o Vídeo Show não é mais o mesmo. Nessa atual fase, o programa apresenta um conteúdo fraco, não fala mais dos bastidores das atrações atuais e se limita a dar notícias de famosos e mostrar o arquivo de atrações produzidas pela emissora carioca, seja ele material jornalístico ou de entretenimento.

Além disso, a fala dos apresentadores, já é um sinal do quanto o roteiro da atração vespertina está ruim. Tentando mostrar um diálogo informal para chamar as matérias ou quadros, eles "pagam um verdadeiro mico" e subestimam a inteligência do público. O fato é que desde que o diretor Boninho assumiu a direção geral do Vídeo Show o programa passou por uma transformação que nada se lembra a fase áurea que dava maior ênfase aos bastidores da Globo, mas de forma informativa e alto astral.

Das muitas mudanças que Boninho trouxe a nova temporada do Vídeo Show, o único destaque positivo é Geovanna Tominaga, conhecida do grande público por ter trabalhado como assistente de palco de Angélica na época dos programas infantis e ter apresentado por anos a TV Globinho. Geovanna começou no Vídeo Show como repórter e logo se somou à trupe de apresentadores, por ser a única mostrar segurança, clareza, simpatia e presença de vídeo. Mesmo tendo passado por uma saia justa horrorosa ao entrevistar Suzana Vieira em 2009 (http://www.youtube.com/watch?v=MpAoLodL7Zg&feature=related), Geovanna deu a volta por cima com classe e entre os telespectadores do Vídeo Show há uma torcida para que ela assuma sozinha o comando da atração, pois não há necessidade um programa relativamente curto ter mais de dois apresentadores. Há tempos, o alerta vermelho já está ligado! Quando será que a Globo vai se dar conta disso?

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Troca de Família: Cadê a traição?

Posted: 12 Feb 2011 09:00 AM PST

Tipo,oi? Quem assistiu ao programa quinta feira ficou com uma dúvida: Será que o ex de Clarah a traiu mesmo ou foi só uma desculpa pra terminar logo com aquele casamento maluco?

E a mãe que teve que ser carregada bêbada e chegou até a vomitar, e depois estapeando o marido na frente dos filhos por ele ter bebido com a Clarah?

Querendo ainda ensinar como criar a filha dela, e dizendo que a bipolaridade da garotinha não é genética não. Então é o que Meu Deus? Birra? Tudo bem que a garota é bem mimada e complicada de se conviver, mas tem lá seu fator de doença.

Enfim, fica a dúvida, mas permaneceu uma certeza: o casamento das duas famílias estava por um triz, existiam coisas ali que não estavam sendo levadas em conta e cada um siga seu rumo e acredite no que quiser, pois nada de concreto foi realmente mostrado.

Terça tem mais uma troca: uma defensora dos animais e uma esposa de um peão de boiadeiro. Alguém dúvida que vem conflito por ai? É esperar pra ver.


* do internauta Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !