domingo, 20 de fevereiro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


Fenômeno: o ícone, o ponto final e o luto

Posted: 19 Feb 2011 04:00 PM PST

Para quem alardeia que 2012 é o ano do fim do mundo, creio que seu antecessor esteja dando todos os sinais de veracidade da lenda. Um ano que já começou movimentado e com alguns acontecimentos realmente significativas incluindo até a queda de ditadores que tinham poder em mãos há pelo menos trinta anos. Mesmo que o apocalipse não aconteça na data marcada, os acontecimentos insólitos continuam a todo vapor.

Certo, mas não estamos aqui para falar da condução política do mundo árabe ou do fim do planeta Terra. Falemos então de um acontecimento mais próximo de nós, igualmente importante em termos de mídia. Isso aí: estou falando da aposentadoria de Ronaldo Fenômeno.

A aposentadoria anunciada no dia 14 de fevereiro foi o final dramático de uma carreira brilhante. As lágrimas durante a coletiva de imprensa resumia bem qual era o sentimento, assim como a repercussão que sua decisão teve no mundo do esporte. E Ronaldo foi importante a ponto de muitos telejornais ocuparem praticamente todo o seu tempo no ar falando sobre sua carreira do fim ao começo e não necessariamente nessa ordem.

Em destaque o seu brilhantismo e sua história de superação contados de uma forma tão especial e imaculada que tive dúvidas se por acaso Ronaldo estava somente deixando de ser um atleta. O tom era tão saudosista que pareciam estar falando em morte: aquela ocasião em que tudo de negativo fica relegado ao segundo plano e só se lembra dos bons momentos e os episódios de superação. E olha que os fatos aleatórios foram inúmeros.

Caso você tenha uma boa memória, lembrará que vitórias e escândalos tivera igual privilégio em sua história, nem preciso dizer mais. Basta dizer que era um dos assuntos preferidos de tabloides e programas de TV cujo maior atributo e formar e discutir subcelebridades. E ainda assim Ronaldo continuou importante e rentável o suficiente para ser a imagem de vários patrocinadores, mesmo nos piores momentos. Um caso raro de força e sorte – e também uma boa assessoria.

Pareceu uma morte em vida. Talvez até tenha sido. Acho já o consideravam aposentado mesmo sem uma declaração oficial enquanto uma maioria esperava por mais um episódio de ressurreição. E o ponto final acabou gerando sentimento de luto, emocionante o bastante para fazer alguém que não liga pra futebol ou não gostava de sua estampa pensar no quanto alguém como ele fará falta, mesmo que nos últimos tempos Ronaldo fosse mais uma marca do que um jogador.

Atleta ou ícone: Seja como for, vai deixar saudade.

_________________________________________________

* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

#Ronaldo, a despedida e o tô nem aí pra você

Posted: 19 Feb 2011 12:30 PM PST

Topei esse tema para a coluna Ponto de Vista por acreditar em democracia e por julgar que cada um tem o direito a ter sua opinião - e ela pode e deve ser diferente das dos demais, significa que pensamos. Quer dizer, não necessariamente deve ser diferente, mas se for, bem, pra isso existe o respeito.

Sei que toda a trajetória de Ronaldo no futebol e agora sua despedida mexeram com a cabeça de muita gente e...

Mas eu tô nem aí pro futebol, sabe? Acho ótimo como atividade esportiva, mas as questões duvidosas nos bastidores ($$$), esse lenga lenga sobre quem vai ou não transmitir as partidas ou o fato de os jogadores ganharem milhões só pra chutar uma bola...

Gente, os policias arriscam a vida por muito, muito menos, sendo que eles sim deveriam receber salários absurdos tendo em vista a importância da corporação para a vida em sociedade.

O que ficar berrando pra alguém marcar um gol muda minha vida?

E eu vou ficar chorando porque o Ronaldinho se aposentou? Vou nada!

Olho para ele e penso numa pessoa que tem problemas com a balança, com mulheres - e travestis - e uma vida completamente conturbada.

Não, não tenho nada contra ele, mas também não admiro.

Assim como olho para o Pelé e vejo uma pessoa que não foi no enterro da própria filha.

Ou seja, também não posso admirar fora dos campos.

Mas é questão de gosto... prefiro vibrar com uma grande novela, e aí?

Cada um na sua, mas sempre com alguma coisa em comum.

Ronaldo Fenômeno tira o time do campo e entra para a história

Posted: 19 Feb 2011 10:20 AM PST

*Por Wander Veroni 

Uma lenda viva do esporte brasileiro. Goste ou não, ele é um nome que deixa um legado de superação, vitórias, polêmicas, títulos e uma legião de fãs espelhados pelo planeta. Esse é um breve resumo da carreira de Ronaldo Luís Nazário de Lima, 34 anos, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno ou, simplesmente, Ronaldinho, que anunciou esta semana a aposentadoria como atleta profissional. É a pauta da semana e o assunto em vários programas de televisão e nos noticiários. O cara é o Cara!

"Estou encerrando hoje minha carreira como jogador profissional. Esse carreira foi linda, maravilhosa, emocionante, com derrotas e vitórias. Fiz muitos amigos, não lembro de ter feito nenhum inimigo. (...) Há quatro anos, no Milan, eu descobri que sofria de um distúrbio que se chama hipotiroidismo. Isso desacelera meu metabolismo e que para ser controlado é preciso tomar hormônios não permitidos no futebol, seria um doping. Muitos devem estar arrependidos de terem feito tantas chacotas do meu peso. Só queria explicar isso no último dia da minha carreira, não guardo mágoa", disse o Ronaldo em entrevista coletiva exibida ao vivo na televisão e repercutida em vários veículos de comunicação pelo mundo.

Eu também não guardo mágoa, confesso. Aliás, nem o público, nem a mídia. Ronaldo enalteceu os atletas gordinhos por um bom tempo. Foi um marco! Ele é notícia, vende jornal, traz audiência. Não há como não ligar a imagem de Ronaldinho à polêmica. Recentemente, assumiu um filho fora do casamento e foi fotografado fumando; já se envolveu com travestis e prostitutas; foi acusado por um médico de tomar anabolizantes no inicio da carreira; ainda é um mistério aquele fatídico jogo contra a França onde ele passou mal e o Brasil perdeu; se envolveu em namoros tumultuados com modelos e um casamento glamoroso, porém relâmpago num castelo da França.  É uma vida que daria um livro, preferencialmente uma biografia oficial e uma não autoriza para aumentar ainda mais o interesse do público. O Fenômeno é marketing puro! A melhor junção entre talento, mídia e apelo popular.


No meu primeiro tuite como ex-jogador, quero agradecer a todos vcs que me seguem e tb a todo mundo q mandou mensagem de apoioless than a minute ago via Echofon


Mais do que um atleta, o Fenômeno é uma marca ambulante. A volta dele aos gramados brasileiros foi uma prova viva disso: Ronaldo possui patrocinadores pessoais, trouxe outros ao Corinthians, além de uma visibilidade internacional para o clube que possui uma das torcidas mais fanáticas do Brasil. Não é a toa que os noticiários esportivos supostamente nacionais exibem 90% do seu conteúdo sobre o time paulista. Sim, antes de ser jogador, Ronaldo é uma marca. Nem mesmo os escândalos pessoais ao longo da carreira dele fizerem com que os fãs deixassem de segui-lo, os patrocinadores de apoiá-lo e a imprensa de noticiá-lo. Uma relação de amor e ódio regada a mais paixão do que ódio, essa que é a verdade.

O anuncio da aposentadoria de Ronaldo é uma prova de que ele está ciente do quanto ele é mais marca do que atleta. Não estou falando que Ronaldo não é um bom jogador de futebol, nem que nunca amou o esporte. Pelo contrário: na entrevista coletiva era visível no rosto dele o amor que ele sente pelos gramados. Ronaldo tem carisma e sabe usar esse dom a ser favor. Mas o Fenômeno foi vencido por ele mesmo. Sai do campo para entrar para a história. E que história....

________________________________________


*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV, ambas formações pelo Uni-BH. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !