domingo, 4 de setembro de 2011

cenaaberta.com

cenaaberta.com


O jornalismo, o mais do mesmo e o seu caminho mais fácil

Posted: 04 Sep 2011 07:20 AM PDT


Se há algo que parece ser sinônimo de algo ruim, normalmente isso está ligado à rotina. Criticamos a rotina, a execramos sob pena de "o mais do mesmo" e costumamos culpa-la quando as coisas dão errado, e especialmente, é a elas ao qual atribuímos as rupturas ao longo da vida.

Existencial, não  é? Provavelmente, mas isso também se aplica ao jornalismo. Não a ele em si, mas ao modo como ele é feito. Há muito tempo ele tem sofrido tendências ao que costumamos de chamar de "o caminho mais fácil". Uma fórmula que até há pouco parecia ser praticamente imbatível: desgraças.

Não basta a violência estar presente em nossas vidas ou ainda dever ser noticiada – desculpe contrariar aqueles que imploram por boas notícias, mas é um mal necessário. O problema parece ser a necessidade mórbida de explorá-la em troca de um resultado rápido ou como se o crime fosse o único caminho para chamar a atenção.

Ok, todo mundo sabe do dom inato que a desgraça tem para exercer o complexo de urubu, mas o público já deu provas mais do que suficiente que a culpa de uma linha editorial sanguinolenta não é sua. Se antes os números do ibope eram a salvaguarda das emissoras, hoje a internet está aí para contrariar e desmentir todo e qualquer argumento do gênero.

É necessário falar sobre violência e crime? Com certeza, sim. Porém, é necessário fazer dela o único foco possível para informar? O que custa para notarem a ausência do fator mais importante de todos, que é o equilíbrio?

Entre todos os recursos das emissoras é estranho notar que falta justamente é percepção.
_________________________________________________



* Perfil: Emanuelle Najjar - Jornalista, formada pela FATEA em 2008, pesquisadora da área de telenovelas. Editora do Limão em Limonada (limaoemlimonada.com.br)

AUTOESPORTE - Carros bicolores voltam a ser moda

Posted: 04 Sep 2011 03:15 AM PDT


Moda em meados dos anos 50, o 'AutoEsporte' deste domingo, dia 4, mostra que os carros bicolores estão de volta. O estilo que tinha caído em desuso nas décadas anteriores agora é uma opção de customização que já vem de fábrica.

Na terceira reportagem no Goodwood Festival of Speed, evento que reúne carros de competição na Inglaterra, o telespectadores poderão conferir um modelo de automóvel que parece um avião. Ainda na edição de domingo, os motoristas saberão se há prejuízos para o motor do veículo dirigir com o tanque de combustível na reserva. E os pilotos do MotoGP, mais importante campeonato de motociclismo do mundo, dão dicas sobre como se posicionar em uma curva diante dos diferentes modelos de motocicleta.

O 'AutoEsporte' vai ao ar aos domingos, logo após o 'Globo Rural'.


PEGN - Varejo lucra com produtos próprios

Posted: 03 Sep 2011 11:15 PM PDT


É crescente o número de produtos de marca própria nas grandes redes de supermercados. E o 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' deste domingo, dia 4, conta que quem lucra com este negócio são os pequenos empresários. Nos últimos quatro anos a produção destes itens quase dobrou nestas redes de varejo.

Aproveitando este crescimento, o empresário Jack Chouveke passou a fabricar lenços umedecidos. Ele vende para mais de 50 empresas e os pedidos são de, em média, de 50 mil unidades. Outra reportagem vai mostrar que uma empresa investiu por 12 anos no desenvolvimento de um produto que acaba com formigueiros que atacam plantações em fazendas. Com o formicida, que é vendido apenas pela internet por R$ 13, o empresário fatura R$ 15 mil.

Ainda na edição de domingo, uma matéria sobre a extração do sal no Rio Grande do Norte. O estado oferece 95% do produto consumido em todo o país. O empresário Sergio Torralba se aproveitou disto e há 21 anos começou a produzir sal marinho. Sua grande lucratividade vem da fabricação do suplemento alimentar para pecuária. Para concorrer com grandes empresas, ele fabrica um produto que custa a metade do preço do oferecido no mercado. Ao todo, são vendidas 100 toneladas do produto por mês.

E na reportagem do SEBRAE, o 'PEGN' vai até Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, para mostrar o turismo na região. Lá, proprietários e funcionários de hotéis e pousadas fizeram cursos profissionalizantes para aumentar a clientela.


REDE GLOBO - Novela 'Passione' é premiada na Ásia

Posted: 03 Sep 2011 07:51 PM PDT


A novela 'Passione' foi eleita a vencedora da categoria "Drama Series" do Seoul International Drama Awards, considerado a mais importante premiação na área de dramaturgia da Ásia. O prêmio foi recebido ontem, dia 31 de agosto, pelo autor Silvio de Abreu e pela diretora de núcleo Denise Saraceni, que compareceram à cerimônia, realizada na Coreia do Sul.

A novela ainda recebeu outra indicação, na categoria de melhor ator para a interpretação de Tony Ramos. O prêmio, concedido anualmente desde 2006 pelo Seoul Drama Organizing Committee, tem grande visibilidade em toda a região. Esta é a segunda vez que uma produção da Rede Globo concorre. Em 2007, a novela 'Sinhá Moça' ficou entre os finalistas.

'Passione' disputou com produções da própria Coreia, além de China, Austrália, Canadá, Argentina e Romênia. "Estamos muito orgulhosos com este reconhecimento e queremos agradecer à comissão do Seoul Drama Awards por esta grande homenagem. Esperamos que, em um futuro próximo, outras novelas brasileiras permitam que muitos profissionais sintam a mesma emoção. Que este prêmio aproxime cada vez mais nossos países e nossas paixões", agradeceu Silvio de Abreu.

A Globo TV International tem apresentado uma trajetória de crescimento na Ásia. No ano passado, foram vendidas produções para mercados como os da China, Taiwan, Mongólia, Singapura e Indonésia. Atualmente, a novela 'Caminho das Índias' é exibida no Channel 5, do Media Corp, maior grupo de mídia e TV aberta de Cingapura. Já o canal Telenovela, da Coreia do Sul, exibe diariamente novelas, minisséries, séries e documentários da Rede Globo, enquanto o canal CCTV8, da China, apresenta o seriado 'Mulher'.

CORDEL ENCANTADO - Açucena aceita se casar com Timóteo

Posted: 03 Sep 2011 04:11 PM PDT


Timóteo (Bruno Gagliasso), "o terrível", sabe como ninguém conseguir o que quer. O que ele ainda não percebeu é que amor não se conquista à força. Com medo de que os planos de Herculano (Domingos Montagner) para libertar Jesuíno (Cauã Reymond) fracassem, Açucena (Bianca Bin) vai à fazenda e propõe um acordo ao coronel. A princesa diz ao falso rei que se casa com ele, em troca da liberdade do amado.

O fazendeiro aceita a proposta. E, como quem carrega um troféu, leva Açucena para o celeiro em que mantém o rival preso. Com as mãos amarradas e quase sem força, Jesuíno fica surpreso ao vê-la. Timóteo diz que Açucena o procurou por livre e espontânea vontade e que eles vão se casar. A princesa confirma a versão do coronel e o filho do cangaceiro implora para que ela desista dessa loucura. Irritado, Timóteo encerra a questão: "Chega! Chega! Chega! Açucena vai se casar comigo e está acabado! E tu vai estar lá, na igreja, para ver a minha, a nossa, felicidade!", diz.

As cenas foram gravadas na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, e estão previstas para ir ao ar a partir de sábado, dia 3. 'Cordel Encantado' tem autoria de Thelma Guedes e Duca Rachid. A direção de núcleo é de Ricardo Waddington, direção geral de Amora Mautner e direção de Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Thiago Teitelroit.

Crise existencial no Jornalismo e 42 anos do JN

Posted: 03 Sep 2011 11:00 AM PDT


*Por Wander Veroni

Depois de anos a procura da batida perfeita, tentando e arriscando novas linguagens, o Jornalismo chegou em sua mais grave crise existencial e foi para o analista. E com razão: nestes anos todos, "nunca antes na história desse país", o Jornalismo – principalmente o de mídia eletrônica, está passando por uma das suas piores crises de identidade e reconstrução do modelo mais rentável de produção de conteúdo informativo. Já existem esforços consideráveis para a quebra do monopólio informativo e desgaste do jornalismo que só cobre polícia, tragédia e desgraça. Antigamente, se falava que o público queria ver isso. "O Mundo Cão da audiência", diziam os executivos de televisão. Mas será mesmo? Tenho as minhas dúvidas...

O telespectador já não é mais passivo quanto antes. Não gostou de um programa, mete a língua nas redes sociais ou ignora a sua existência. Não tem papas na língua! No entanto, os produtores de TV ainda insistem em ficam surdos diante da crítica do público, dos jornalistas e dos blogueiros. "Mas a culpa não é nossa! Somos apenas os operários, o chão da fábrica de sonhos", contra-argumentam quem trabalha em TV. Mas será que é só assim que a banda pode tocar? Porque não mudar o repertório? Propor novas idéias, sair do lugar comum e tratar o telespectador com mais inteligência? Do que nós jornalistas e comunicadores temos tanto medo?


A TV brasileira que já foi a mais criativa e diversificada do mundo, hoje se presta a repetidora de modelos estrangeiros e de um jornalismo – principalmente local, cada vez mais superficial e alienado. Mas a TV trabalha com o tempo, não dá para ser analítico o tempo todo? Quem disse que é para fazer um telejornalismo "cabeça"? O público e porque não dizer, também os profissionais da imprensa, estão ansioso pelo nascimento desse novo modelo de jornalismo que realmente consiga falar do regional, do local, do Brasil e do mundo de forma próxima e conversada.

Na crista da onda pior crise [de criatividade] da história do telejornalismo brasileiro, comemoramos os 42 anos do Jornal Nacional (JN), da Rede Globo. Com um formato de sucesso que atravessou décadas e se tornou uma referência, o JN ainda alcança vôos editorias significativos que credencia o noticiário como um patrimônio cultural e midiático da TV brasileira. Claro, o telejornal ainda sofre com as normas dos Princípios Editoriais da Globo, mas consegue ser pioneiro na linguagem e no cuidado editorial, provando que por mais que seja tradicional, o telejornalismo não pode nunca acomodar. Talvez seja este o pior erro, até então. Onde está a nossa criatividade?

________________________________________
*Autor: Wander Veroni, 26 anos, é jornalista pós-graduado em Rádio e TV e especializado em mídias sociais. É autor do blog Café com Notícias (http://cafecomnoticias.blogspot.com). Twitter: @wanderveroni / @cafecnoticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado que irei ler com maior prazer e aprovar na mesma semana. Grande abraço !